Fábio Paim

Deixo aqui um texto que penso ser do nosso interesse.
Saiu hoje no pasquim II.

A questão é: A ser verdade o que está escrito, com o Mendes e o “homenzinho” no barulho, será que podemos dizer adeus ao Paim? :roll:

"[i]IDOLATRA O CRAQUE DO BARCELONA E É A NOVA PÉROLA LEONINA
Paim, a sombra de Ronaldinho

“Pai, aquele é que é o Paim, não é?”. A pergunta de uma criança ao pai mal chega ao campo principal da Academia de Alcochete é sintomática. Podia o jovem adepto questionar o progenitor sobre o resultado do jogo com o Vieirense, já a decorrer, mas não.

A curiosidade está em seguir com olhos de lince a “estrela” da equipa, aquele de quem se diz que faz o que quer com a bola, finta todos e marca golos. “Não tenham medo dele!”, gritam as mães dos adversários que vão ficando pelo caminho, ultrapassados pela técnica excepcional do jovem craque, a grande esperança do futebol leonino.

Fábio Paim completa hoje 17 anos de idade e está condenado ao sucesso. É um predestinado que começou a dar os primeiros pontapés na bola no Alcoitão e que aos 8 anos já representava o Sporting, depois de o Benfica ter sido o primeiro grande amor. Desde aí tem rubricado uma história de sucesso nas camadas jovens do Sporting e centra as atenções de todos aqueles que assistem aos jogos das equipas que representa. Da fama de futuro craque já não se livra.

Um dia a fazer as tranças

A humildade que o caracteriza faz com que trate, sem excepção, os mais velhos por “senhor”. Idolatra Ronaldinho Gaúcho. Joga na mesma posição e tenta em campo fazer o mesmo que o colega de Deco. “Às vezes sou individualista, mas gosto muito de fintar. E o futebol não é só passes, corte e golos. Tem que haver alguma fantasia”, assume.

Até no visual, Paim tentou imitar o seu ídolo. “Agora já consegui fazer as tranças, mas demorei um dia. Antes, não consegui porque doía-me muito”, revela o menino que ficou encantado no dia em que conheceu Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo.

Técnico fala em talento extraordinário

Desde os oito anos no Sporting, Fábio Paim tem sido acompanhado de perto por todos os quadrantes técnicos do emblema leonino. O seu actual técnico, João Couto, não tem dúvidas em considerá-lo como um verdadeiro talento que pode chegar muito longe.

“O Fábio é um jogador muito talentoso, um criativo. É muito forte no um para um e às vezes até no um para dois. Tem uma improvisação extraordinária e apesar das grandes qualidades tem vindo a evoluir no jogo colectivo. Tem tudo para chegar a um nível internacional como chegaram outros jogadores do Sporting nos últimos anos”, assegura o treinador. Fábio Paim integra uma equipa recheada de “estrelas”.

Nos juvenis joga também João Martins, irmão de Carlos Martins, a quem todos auguram grande futuro. E ainda Tiago Pinto, filho de João Vieira Pinto, entre outros futuros craques.

Ganha 60 contos e ainda ajuda a família

Fábio Paim é de origens humildes. Tem três irmãos e a mãe não vive propriamente de forma desafogada. Apesar dos 17 anos que hoje completa, o jovem craque revela maturidade no que diz respeito ao dinheiro. Aufere cerca de 300 euros (60 contos), ao abrigo de contrato de formação e, mesmo assim, ainda ajuda a família a viver.

“Não ajudo tanto como gostaria porque também tenho que comprar as minhas roupas e as minhas coisas”, refere. Vive na Academia de Alcochete, mas não se queixa nem da comida. “A comida é boa”, assegura, assumindo que se perde por um bom bitoque. A escola ficou para trás, apesar dos esforços em acabar um curso de informática.

Aproveita os tempos livres para passear em centros comerciais e ir ao cinema. “Gosto muito de filmes. O último que fui ver foi o ‘Papparazzi’ e adorei a história que é incrível”, afirma a jóia leonina.

Contrato expira no final da época

O vínculo contratual que liga Fábio Paim ao Sporting termina no final da corrente temporada. Considerado como uma das grandes esperanças leoninas a curto/médio prazo, a SAD sportinguista já encetou negociações com Jorge Mendes, representante do atleta, para chegar a acordo para um contrato profissional.

A situação está num impasse, mas Paim assume que gostaria de continuar de leão ao peito. “Gostava de continuar no Sporting e sonho jogar na primeira equipa. Vai tudo correr bem”, salienta. Contudo, os dotes do jovem craque já despertaram a cobiça de grandes clubes.

E José Mourinho está atento…[/i]"

De vez em quando tenho que quebrar o silencio…

Esta situação ja foi bem mais grave que aquilo que os FDP do pasquim II publicam hoje, felizmente só agora se lembraram ou descobriram.

O Fábio que tanta gente aqui dizia temer ir para a tripeirada não era o Fabio Rochembach, era este, no entanto está tudo bem encaminhado, já foi preocupante, agora e segundo o que sei está tudo calmo.

Só um aparte, essa estoria da humildade e bla , bla, é totalmente falsa, este puto julga-se (e é) um artista e vedeta, e não são raros os jogos em que o treinador o deixa a aquecer 90 minutos so para o castigar, é uma vedeta “prima dona” e não tem um pingo de humildade.

Ja aqui prometi que assim que possivel e me permitirem contarei todo o processo, deixem-no renovar e contarei tudo.

E mais, não estamos a falar de um jogador ao nivel de Figo, Ronaldo ou Quaresma, ponham as expectativas ao nivel de Maradona, Pelé e Cª, é desse tipo de jogador que se trata…

Bom regresso Incy… que pena que seja temporário…

Como já vos disse, não me canso de repetir, vi Fábio Paim jogar com 8/9 anos em Sintra contra a equipa de um primo meu. Com aquela idade, e a jogar contra miudos com muito mais corpo que ele, previ um Génio…

Na altura falava-se do slb, mas felizmente que o Sporting chegou-se à frente…

Não sei como está a renovação deste rapaz, mas se ainda não estiver tudo preto no branco, continuo apreensivo, pois concordo com o Incy, apesar da sua falta da humildade, estamos a falar de um Astro, não de uma Estrela…

Mas Incy, gostava de ouvir a tua história…

Aguardo serenamente …

Incy,

Não duvidando do talento do bicho…

…se fosse do nível do maradona já se tinha dado por isso, aos 17 anos :).

Com essa idade já o Maradona espetava 4 ao Gatti em plena bombonera pela equipa prinicipal do argentinos.

Sim Mauras, mas aqui é tudo mais lento, lento até demais.

Alíás demoram a ir para a equipa titular e depois de lá estarem é que tudo é rápido, tão rápido que não aguentam lá mais de um ano ou dois :wink:

Incy, aguardo a tua história.

O rapaz até pode ser muito bom, mas por aquilo que me disseram tem um cérebro de formiga, e têm sido muito difícil orientá-lo. Oxalá não se perca :?

Já vi a reportagem do Record. Humilde? Basta topar o estilo do bicho :).

Vejam la se renovam e o poem a jogar na equipa a sim?

quero ver esse homem a jugar!!!

niguem tem videos dele ?

incy, estou muito curioso com a tua história, assim que puderes posta para me esclareceres…

:wink:

Vejam la se renovam e o poem a jogar na equipa a sim?

Ja’ estou a ver que se vai embora, quando ele diz que ha’ uns “pequenos” problemas com a sua renovaçao…

O rapaz até pode ser muito bom, mas por aquilo que me disseram tem um cérebro de formiga, e têm sido muito difícil orientá-lo. Oxalá não se perca :?

Infelizmente assim é. Basta olhar para ele para detectar ambas as coisas, quer o talento, quer as peneiras.

O que me custa a perceber é que se o gajo é mesmo bom, como é que deixaram a situação chegar ao ponto em que chegou?

O que me custa a perceber é que se o gajo é mesmo bom, como é que deixaram a situação chegar ao ponto em que chegou?

É a dúvida que eu também tenho, apesar de querer acreditar que se trabalha de forma profissional na Academia. É que a consumar-se o cenário de termos ajudado a formar uma estrela que iria brilhar para outro lado… aí sim haveriam razões para questionar a lógica do Projecto. Seria uma implosão nas bases desse mesmo projecto.

Se é assim tão prima dona então está percebido porque ainda n foi p os juniores ou p a equipa principal. É preciso formá-lo tb como homem de preferência menos egocêntrico.

Nunca o vi jogar tenho pena :frowning:

Foi-me dito ontem por uma pessoa da formação leonina: “ao nível do Ronaldo”.

Foi-me dito por outra pessoa da formação leonina, há cerca de 15 dias: “Tem tiques de vedeta, os treinadores têm de o castigar muitas vezes. mas se decide jogar à bola, é um Figo.”

A.A.

Nunca vi o miúdo jogar, mas acreditando no que aqui se diz, será ele a decidir se quer ser um “Figo” ou um “Dani”

Só para dizer que o SCP terá assegurado contrato de profissional com o jovem “cromo” por tres anos.

No entanto vou esperar que seja oficial para voltar ao assunto em pormenor, apenas pensei que gostassem de saber isto.

Fikem bem, sempre bem

Só 3 anos?
Se ele for mesmo bom isso é muito pouco…

Sim se ele for mesmo bom seria caso para renovar por 10 anos… Mas 3 e melhor que nada, ate aos 20…

Pelo menos impede que o levem de graça. Espero que seja verdade.