Parabéns miúdo!
Nem me lembrava deste tópico. ^-^ :lol:
Fui a exame na segunda, eu mais uma rapariga lá da minha escola. Tivemos sorte com o instrutor, era um senhor bastante simpático e que não queria estar a chatear-se, tudo tranquilo mesmo. O engraçado é que eu tive mais dificuldades que a rapariga que fez comigo o exame e eu assisti à aula dela antes do exame e aquilo era um verdadeiro desastre. Tinha dificuldades em tudo e até o carro deixou ir abaixo, ao contrário de mim que fazia tudo certinho (tirando contornar passeios, que detesto, mas que conseguia fazer minimamente bem).
No exame, eu fui 1º e ainda pensei que ia reprovar, bati 2 vezes no passeio a estacionar (foi-me meter num sitio complicado também). De resto, tudo impecável. A tal rapariga foi e fez tudo direitinho, tudo como deve ser, fiquei parvo.
Acabamos por passar os dois e pronto, menos um problema com que me chatear. :great: :mais:
Obrigado!
Uma cena que me atrofiou foi o facto do meu exame ter durado praticamente 40 minutos…já estava a desesperar de tanto andar, é que disseram-me que era meia hora e eu ali sempre a olhar para o relógio do carro :lol: :lol:
Perguntou-me também onde ficava o velocímetro e o conta rotações, nada de complicado.
O meu durou meia hora e eu já estava farto de andar, é que tirando as manobras foi quase sempre na autoestrada. :lol:
Vou com 20 aulas de condução, só de pensar no exame prático fico agoniado. Não quero nada pagar aquele balúrdio para repetir esta treta.
Vou partilhar a minha aventura que foi tirar a carta.
Portanto inscrevi-me na escola de condução no verão de 2014 (inscrevi-me é simpático, fui fortemente persuadido pelos meus pais). Na altura não estava muito a favor da ideia porque nesse mesmo ano, em setembro, entraria na faculdade (cidade diferente, rotinas diferentes, etc etc) juntando ao facto de que nunca fui um apaixonado por carros ou sequer tive vontade de aprender a conduzir.
Depois de um mês de agosto em que fiz praticamente as aulas de código todas, iniciou-se então a faculdade, fui fazendo umas aulas esporadicamente e até tive as minhas primeiras aulas no carro (depois de 6 aulas perdidas no simulador), um polo para os interessados, muito por medo e falta de à vontade com o volante e todo aquele ambiente as primeiras aulas foram algo desastrosas o que me fez ainda mais perder a motivação.
Lá para Novembro, a faculdade começou a apertar, exames na mira e adivinhem… deixei de ir à escola. Com isto o tempo foi passando e ou eram as aulas, ou os exames, ou simplesmente preguiça e falta de vontade passou-se mais de um ano. Em Janeiro de 2015 (já literalmente à rasca com o receio de não conseguir tirar a carta a tempo do prazo da licença) lá voltei. Obviamente que de código já pouco me lembrava e da condução então muito menos. Decidi focar-me totalmente em fazer o código para depois me focar na condução. Maravilha, fiz as aulas de código que me faltavam e repeti algumas para me relembrar do que já tinha aprendido. Quando me inscrevi a escola deu-me com o manual uma pen com exames e foi só isso que fiz, inúmeros exames da pen até não errar nada e lá me propus para fazer o exame de código (no barreiro porque era mais rápido). Em Março fiz o exame sem erros e ganhei um ânimo para tirar a carta de uma vez por todas.
Tinha de Março até Julho para fazer as aulas de condução todas e propor-me a exame, na minha cabeça era difícil porque ainda ia ter época de exames pelo meio, mas fazível…
Entretanto voltei e até os carros tinham mudado, iria agora iniciar o meu contrarrelogio num alfa romeo giulietta a gpl. Fui eu “pasito a pasito, suave, suavecito. Aprendendo a conduzir, poquito a poquito”, com um santo a meu lado de nome sr Zé. Dei cabo de um pneu, mas sempre a melhorar. Em Junho acabei as aulas, comprei mais umas para poder ir ao barreiro conhecer aquilo (nunca lá tinha ido, só no dia do exame de código), tudo bem pareceu-me tudo simples. Muitas ruazinhas, stops e afins mas era ter atenção e talvez me safasse.
Quando fui marcar exame para as datas que pretendia (depois dos exames da faculdade), disseram-me que ainda não estavam abertas essas datas mas que assim que abrissem me ligavam para lá ir marcar. Ora, descansado da vida dediquei-me as estudos. Entretanto, comecei a estranhar nunca mais me dizerem nada e eu a ver o tempo a passar e a data do fim da licença cada vez mais perto do fim. Fui lá perguntar se ainda não tinham aberto as datas que pretendia e a senhora vira-se e diz-me que se tinha esquecido completamente de me avisar e que… já estava tudo cheio. “f***-, isto só pode ser um sinal. Depois de tudo isto acontece…", depois de muito insistir lá arranjaram uma data, mas com um instrutor diferente.
No dia do exame, estava nervosíssimo. Fomos antes de almoço para o barreiro (eu, o instrutor e uma rapariga que também ia fazer exame). A miúda conduzia melhor que eu e estava à vontade, decidiu que queria ser a primeira a fazer o exame e assim foi. Durante a prova ficou nervosa, deixou o carro ir abaixo 4 vezes e depois a fazer um estacionamento subiu o passeio e pronto, chumbou. O momento em que o instrutor pega no carro para o levar para o ponto de troca e eu iniciar o meu exame foi horrível, a miúda chorava baba e ranho, o examinador gritava e insistia com a moça e eu só pensava que aquilo só podia ser um sonho.
Sentei-me no lugar para ajustar os espelhos, banco, etc… ainda o examinador berrava com a miúda. Meti o pé na embraiagem, nem a conseguia segurar, a perna abanava por todos os lados dos nervos. O examinador interrompe a berraria, olha para mim e para a minha perna e diz-me “então jovem, não está nervoso pois não?”. Não respondi.
Finalmente, comecei o percurso, até estava a ir bem até dar com uma espécie de entroncamento que nunca tinha visto na vida e cheio de trânsito (Nem sei bem como explicar, quem conhece a zona talvez saiba), tem um stop depois linhas amarelas no chão e depois para virar à esquerda tem três vias, uma separada das outras duas. Essa que está primeiro e separada das outras vai para o ic21, a outra para santo andré e a mais à direita não me recordo. Ora, quando o homem me diz para virar à esquerda eu vejo uma seta e meti-me logo ali… Fui para a direção ic21/a23 que não era o que o homem queria. Pensei que já tinha chumbado, mas tive uma segunda hipótese, desta vez estava com um autocarro à frente não conseguia ver bem. Ia concentrado em não virar outra vez na seta da primeira via que nem reparei que logo a seguir às linhas amarelas haviam outras e entrei por ali sem dar prioridade. Chumbado.
Não tive tempo para sequer pensar em nada, pedi logo para renovar a licença. A licença nova só veio passado mais de um mês já eu estava outra vez em aulas. Portanto podem imaginar que tive outra vez imenso tempo sem meter os pés na escola de condução.
Em Janeiro deste mesmo ano pensei que estava na altura de voltar. Deram-me um instrutor novo porque o sr. Zé estava cheio. Muito bem, também era só para fazer 6 aulas não vi problema. Fiz as aulas, correram mal e porcamente. Numa delas não acertava uma, não estava a conseguir concentrar-me em nada e quanto mais erros dava pior. Pensei muito se valia a pena ir gastar um balurdio para me propor a exame se estava a conduzir pior que da última vez. Mas mais uma vez com pressão de amigos e familiares, decidi que seria a derradeira tentativa.
Final de Janeiro, fui marcar exame só havia para o inicio de Março. Marquei, não tinha outro remédio. Marquei também umas aulas para voltar ao barreiro para rever o sitio e relembrar-me de como aquilo era, disseram-me que o instrutor que tinha não ia ao barreiro. "f*-**! Outra vez a mesma m****, então só agora é que me avisam isso?”. Cada instrutor ensina à sua maneira, referências diferentes e eu que já tenho uma aptidão negativa fico a perceber nada. Mas enfim, o que não tem remédio remediado está.
Dia do exame, quem vem comigo por coincidência é o sr.Zé. Outra vez a mesma rotina, antes de almoço, almoçar lá e depois fazer exame às 14. Senti-me confortável na aula antes, tive só uns problemas a fazer um estacionamento. Desta vez veio um rapaz comigo, também a fazer exame pela segunda vez que quis ir primeiro. Mais sorte ele não poderia ter tido, o percurso do exame dele tinha sido onde ele tinha feito a aula 1 hora antes. Tinha tido imensas dificuldades em distinguir as ruas de sentido único e as com dois sentidos, mas aquilo tinha sido tão visto ao pormenor que pensei que ele já se tinha safo. Errado, não sei se pelos nervos ou se por outra coisa mas o rapaz só fez asneira inclusivamente até foi contra um passeio. Ah, esqueci-me de referir que o examinador era o mesmo da primeira vez. Mais uma vez o mesmo filme, berraria para o rapaz.
Foi a minha vez, estava menos nervoso, também já um pouco com mentalidade conformista. Comecei logo pelas manobras, estacionar em L em inclinação foi a minha primeira tarefa. Tive ali uns bons 5 minutos porque tinha virado o volante um pouco cedo demais e depois tive que fazer ajustes, mas consegui e deu-me moral para o resto do exame. Fiz as manobras todas certinhas, condução segura, sem falhas. Até que ele guarda a folha onde está a tirar as notas e eu fico na duvida se ele guardou porque já passei ou se já chumbei. Fiquei com aquilo na cabeça e a entrar numa rotunda faço asneira da grossa. Acho que em vez de meter em primeira, meti a terceira e quando fui arrancar o carro foi abaixo. Conseguem imaginar o que me estava a passar pela cabeça… Mas o examinador vira-se e diz “jovem, não vai agora borrar a pintura. Acalme-se!”. E pronto, cheguei ao centro de exames e ele diz que aprovei e para continuar a conduzir como tinha conduzido.
Fez hoje uma semana que sou encartado. Sei que foi um texto longo, mas fica partilhada a minha experiência e como conselho a quem está a tirar a carta só tenho a dizer para não serem como eu. Façam tudo de seguida, com poucas interrupções para não se esquecerem das coisas. E se como eu, são pouco seguros ao volante e distraídos na estrada foquem-se nisso e tentem não ficar nervosos nem a pensar no que fizeram.
Agora tenho que ir ao IMT fazer não sei bem o quê, mas o teste já está feito. Agora é adaptar-me ao meu novo companheiro, o meu 206 herdado dos meus avós, que espero que não me dê problemas e me seja fiel. :lol:
Em relação a este tema tenho a dizer que é das áreas mais corruptas do país, salvo honrosas excepções.
Pessoal tive a ler alguns tópicos e como está é a minha área decidi dar vida a este que estava enterrado!
Dúvidas que tenham digam!
Parabéns, e já agora, Tiraste na Barreirense ou na Infante?
Aqui em França é um roubo paguei 600 euros pela incrição + o codigo, a condução é apartir de 1600 até 2200 euros dependendo das horas so fui a algumas aulas do codigo os gajos não me querem dar o acesso a net para fazer os tests se não fizer menos de 10 faltas que fdps ainda por cima trabalho das 11 h até as 19 h não tenho tempo para nada e preferia fazer em casa do que ir a escola, com esta treta o tempo vai passando tenho praticamente 25 anos e começa a ficar tarde.
Eu tenho muito pessoal a tirar comigo da França e Suíça, aproveitam 1 mês de férias e vêm tirar a Portugal.
Ja agora tambem partilho a minha historia, mas ja um pouco antiga, tirei a carta em 2006.
Mas como o [member=23080]Diabel por ums motivos ou outros quase deixei passar o tempo da licensa - especiamente porque me meti num negocio, e nao tinha tempo nenhum prá coisa.
Quado faltavam 3 meses para acabar a licensa ligaram-me da escola pra avisar e foi tudo feito a bruta. Marquei logo exame de codigo pra manha e exame de conduçao pra tarde do mesmo dia, e nao me queriam deixar marcar o da conduçao sem ter o outro arrumado. Mas com persuaçao ao telephone - pq ia provavelmente perder a licensa, la o fizeram.
Foi marrar o que podia entre as poucas horas livres que tinha, e sentia-me minmaente preparado pro exame teorico - nao porque percebia o que estava a fazer, mas mais porque sempre tive boa memoria… ate me nasceram os filhos, mas isso é outra historia.
A conduçao foi uma montanha russa. Umas aulas horriveis - uma vez quase bati num poste na beira da estrada, salvo pelo segundo volante no carro, - seguidas por aulas mais ou menos. Acho que se estivesse a fazer aquilo com 6 meses e mais calma, tinha sido facil… Mas como nao tinha, foi tudo a pressao.
Tinha exame ao fim da manha em Braga, e fui a escola de conduçao de manha, nao sei porque realmente, fazer mais uma duzia de exames. O pessoal disse-me pra ir pra casa, em vez, relaxar. Mas inda bem que fui a escola, no ultimo exame que fiz, tinha uma pergunta que saiu no exame (sobre MOT das ambulancias) e como passei na negra, se tivesse errado essa pergunta tinha chumbado na teoria… isso encheu-me de moral, e la fui pra conduçao.
Tinha feito as ultimas 8 liçoes nos 4 circuitos de exame de Braga. Nao sei como é agora, mas em 2006 haviam 4 circuitos, e podia-se com mais ou menos dificuldade adivinhar as ruas e cruzamentos por onde ia passar o exame. Estava confidante mas nervoso ao ponto de me sentir mal antes de entrar no carro.
Disse a jovem (tinha ja 28 ou 29 anos na altura) que eu queira ir primeiro, se ela nao se importasse - ja estava por tudo e queira era acabar com aquilo pro bem ou pro mal.
La fui pra exame e o examinador passou o meu exame a ‘discutir’ com o meu instructor uma das questoes do exame teorico anterior, que aparentemente nao tinha uma resposta ‘certa’… com isto ninguem me ligou nenhuma. O examinador dizia vire aqui e vire ali… e la fui cada vez mais calmo… entretanto pede-me que estacione por ali - st tecla, pra quem conhecer - assim que vir um lugar. Sao ruas apertadas e com muito transito, mas por sorte la havia um espaço enorme sem carros onde foi facilimo estacionar.
Pra meu espanto o examinador sai do carro e pede-me pra esperar… vai o kiosque e compra a porcaria da abola!
Entra no carro e diz, olhe aproveite e faça inversao de marcha aqui e depois contorne ali o passeio.
Claro que passa o resto do meu exame a discutir futebol com o meu instructor e vamos ate ao Bom Jesus, onde me manda parar o carro e me diz que passei.
Com muita sorte e la fiquei encartado. Uma visita inesperada a escola de conduço, uma pergunta dúbia no exame teorico e a porcaria d’abola safaram-me!
Eu não tenho grande história para contar. Fiz 18 anos no dia 1 de Abril de 2010 sendo que nesse mesmo dia pedi exame de código que fui fazer no dia 20 de Abril. Passei com 3 erradas. Pedi no dia 20 de Abril exame de condução. Fiz as 5 aulas obrigatórias na altura e nunca mais lá meti os pés a não ser no dia 28 de Maio quando fui fazer o exame. Não fiz a aula antes do exame porque o exame era às 9 da matina e não me apeteceu acordar para estar na escola às 8. Fui para o centro de exames direto de carro ( :mrgreen:). A rapariga que ia comigo era a 6ª vez que fazia exame de condução. Chumbou passado 15 minutos. Eu fiz os meus 40 minutos de exame, tranquilinhos, só um ou outro reparo porque estava calor e por vezes meti o braço de fora da janela e um alerta para ter cuidado pelo excesso de confiança. 2 mesitos e a cartá já cá cantava
Este ano tirei a carta completa A de mota. Fui inscrever-me à escola de condução a portuguesa aqui em Lisboa. Pedi exame de código, fui fazer e passei com 0 erradas a 4 de Janeiro. Pedi exame de condução e como foi no centro de exames privado consegui para dia 25 de Janeiro ao final do dia. O exame durou 15 minutos. Saí do centro, fiz uns 8’s, dei uma voltinha ao bairro e voltei. Carta deste lado.
Como tirei a licença de ciclomotor aos 14 anos e desde então que sempre andei em estrada, a condução sempre foi tranquila para mim. Assim a carta foi quase um procedimento administrativo bem caro.
Eu tirei a carta em 2006 e foi a melhor decisão que tomei…
Na altura ainda andava na escola e nos tempos livres ia pra la e tambem no fim das aulas… Passado uns tempos fui logo a codigo… Aprovado com 0 erradas!!
Na condução la me habituei e ao fim de 1 mês fui a exame. Calhou me um examinador porreiro até… Mas com tantas facilidades, numa rotunda em tabua, olhei antes de tempo quando ia a entrar, e vinha um outro carro de outra escola dentro a circular. Quando pus pé no travão, ja o examinador tinha metido o dele. Eu parava em cima da linha, só que ele não quis e chumbou me. Fiquei lixado mas não desisti e voltei logo marcar novo exame, passado 15 dias. Desta vez calhou me um dos examinadores lixados. O " sr espelhos"… E la fui eu e safei me. Ja a colega que ia comigo, não. Chorava, tremia e tudo…
Estive a tirar a carte durante 2 anos, dos meus 18 aos 20, tive este tempo todo porque tinha entrado para a faculdade e a minha licença era de 2 anos por isso fiquei a vontade e fui fazendo aulas 1 ou 2 vezes por mês e uma serie de exames de codigo o que me ajudou bastante.
Na parte da condução chumei 3 vezes por causa dos nervos, á 4º tentativa lembro-me que ia a exame do dia depois do Sporting ter sido eleminado pelo Wolfsburgo na Liga Europa na altura do Marco Silva e ter ido para Setubal com granda azia do dia antrior e isso ter-me ajudado a controlar os nervos, uma vez que o meu examinador tambem era Sportig e passamos o exame a falar do jogo e lá consegui :victory: :victory: :victory:
Eheh o sr espelhos ! Tábua é onde passo os meus dias! Esta semana ainda não sai de cá!
Esse sr é o melhor examinador que cá está, é uma pessoa que cumpre a legislação! Se o instruendo dentro da lei merecer é aprovado, é rigoroso? É ! Mas tem que ser assim.
Eu sou da opinião que o exame devia ser mais rigoroso, porque as pessoas podem ter aptidões para conduzir um veículo mas falta lhes o que para mim é o mais importante que são os Comportamentos!
Ainda me lembro de qual foi a rotunda do chumbo… A rotunda da fonte…
O homem era lixado. Ou olhavas pro espelhos, ou era logo falta! A malta na altura tinha um medo que se pelava dele… :lol:
O exame teórico foi na sede dos bombeiros ( não sei se ainda e la ou ja mudaram…) e o prático foi ali a volta e ir na autoestrada e terminar num parque industrial, que tinha árvores e não podias tocar, senão chumbavas. Dizia o instrutor que batias numa árvore, era como se batesses numa parede. Assim como os continuos…
Ainda me marcou umas 5 ou 6 faltas, maioria por nervosismo, batia nas linhas sonoras na autoestrada…
Ultima vez que estive em tábua foi quando fui eu e mais uns amigos ver o jogo com o olympiacos a alvalade. Parámos na sede do núcleo… Ainda bebemos la umas minis bem fresquinhas… Espaço não é muito grande, mas esta porreiro…