Epá, a minha experiência de exames de condução foi negra.
1º exame - Corria tudo muito bem, no Parque das Nações, depois de um estcaionamento perfeito à primeira (facto inédito no meu curto tempo de “condutor”!!), estou a sair de uma espécie de parque de estacionamento e a entrar numa recta. Estavam carros estacionados em cima do passeio, e eu não tinha visibilidade total para o lado de onde os carros vinham, e fui-me metendo devagarinho, mas um gajo vinha a abrir, e o meu examinador diz que teve de travar o carro para não chocarmos (com os nervos não me lembro se travei ou não). A partir daí e até à APEC foi sempre a fazer m€rd@, sem conseguir por a embreagem de forma correcta. Chumbei!
2º exame e 300€ depois… - Estava a ir para o IC2, e nervoso como tudo entro na rotunda da BP. Ia eu na faixa do meio, a meio da rotunda, e de repente o examinador trava-me o carro. Eu que já estava pouco nervoso, mais lixado ainda fiquei, sem perceber o porquê da situação. “Ah, você passou um semáforo vermelho”. Eu " :o". Olho para o lado, e lá estava o dito semáforo. Da forma que eu estava, nem o semáforo vi. Andei mais uns metros, e antes de entrar no IC2 encostei e passei para trás. Mais uma vez, chumbado!
3º exame e mais 300€ depois… - Exame em Alvalade, tambem bastante nervoso, mas a correr tudo bem. Numa certa altura, passo num “cruzamento” onde venho da direita mas tenho de dar prioridade aos outros. Nem abrandei o carro. Assim que passamos, o gajo pergunta-me “você olhou para a esquerda para ver se vinham carros?”. “Não…”, digo eu de um modo meio lixado já a ver que o meu futuro era andar de bicicleta. Continuei, ainda fiz algumas borradas, mas chegado à APEC, o gajo disse que me dava uma abébia e que eu passava. Portanto, desta vez não chumbei! :victory:
Curiosidade da história: Os 3 gajos que fizeram exame comigo passaram na altura, e até hoje, com quase 2 anos de carta, não tive nenhum problema relacionado com o carro (leia-se acidente), porque já fiquei sem embreagem a meio da avenida de ceuta à meia-noite de uma 6ª feira, uma situação sempre gira. :great:
Bem eu como história caricata no exame de condução foi o de arrancar num cruzamento em 3ª, eu vinha numa rua em 3ª até me esqueci de reduzir quando parei no cruzamento, arranquei em 3ª mas não deixei ir o carro abaixo o VW Polo que eu levava aguentou-se bem (também era a descer), o gajo só me disse “então e arranca em 3ª?” eu disse “ah também dá (a brincar, mas com todo o respeito)”, e pronto lá passei à primeira que foi o que interessou!
Não tive nenhuma situação estranha, mas orgulho-me de ter feito exame de código dia 16 de Janeiro e o de condução a dia 15 de Fevereiro, aprovada á primeira, em ambos
Como referi sou um condutor muito respeitador das regras do transito (andar a 50 na cidade não conta), por isso, a unica vez que tive perto de ter um acidente, foi na auto-estrada, que estava um trânsito brutal, mas travei a tempo. De resto, nenhuma situação de perigo causada por mim :mrgreen:
Os exames é que não correram muito bem, e a minha conta sofreu bastante com isso( :(), mas como disse, sou um exemplo na estrada (ou não…) pelo que não há o que temer ;D
Entre a abertura do tópico e hoje,já deu para reprovar duas vezes.
A primeira fui o segundo a fazer. A rapariga que fez comigo arrancou com o travão de mão, entrou na autoestrada a 20 a hora, deixou o carro ir abaixo 3 ou 4 vezes, e obviamente reprovou. Eu fiz o meu percurso todo, e quando já estava a chegar ao centro de exames,numa rotunda, o examinador trava o carro porque diz que não dava tempo para eu passar sem bater no carro que lá vinha
305€ depois, segundo exame de condução. Uma pilha de nervos. Um sinal STOP, eu aproximo-me,abrando, vejo que não vem lá ninguém, e avanço… Chumbo óbvio, eu com os nervos que estava nem me apercebi que não tinha parado.
Vamos ver se a terceira é de vez, se não o meu futuro passa pelos autocarros…
O meu exame de condução teve pormenores engraçados:
1º - Entre o meu exame de código e o exame de condução passaram 5 meses, porque fui de ferias de verão e quando regressei resolvi partir o braço.
2º- Fiz o exame num carro diferente daquele em que tinha tido todas as aulas, carro esse que tinha 20 anos (no dia anterior ao meu exame de condução, uma rapariga resolveu testar qual seria mais forte, o opel corsa ou o autocarro da carris)
3º - Fui o segundo a fazer exame, e ao fim de 5 minutos de exame, o instrutor manda o outro rapaz parar, que “ele ia só ali à loja comprar umas lâmpadas”.
Passado meia hora o senhor volta, percorremos a rua até ao fim, e o outro rapaz teve que estacionar o carro. Exame concluído com sucesso, trocamos para o carro do meu instrutor para eu fazer o meu exame.
4º - Para os que conhecem Lisboa, o meu exame consistiu basicamente em ir da avenida da igreja até à APEC, sem ter que fazer qualquer manobra de inversão de marcha/estacionamento etc. Mesmo assim, como estava nervoso ainda tive tempo de fazer uma borrada de gravidade menor (num semáforo meti-me na faixa que era para virar à direita em vez de ficar na que era para seguir em frente), pelo que conclui o exame com sucesso.
No final o meu instrutor e o do outro rapaz comentaram que “sempre que fazemos exame com este examinador ele para para comprar lâmpadas, não sei para que raio é que ele as tá sempre a comprar”. Vai na volta é daquelas pessoas que come lâmpadas
O que eu me rio, quando vou à Terceira, com as pontes para as vacas. :rotfl:
RMP o que eu me tenho rido com os teus posts :rotfl:
Já tenho carta à mais de 10 anos, eu no exame não tenho nenhuma história engraçada, mas na última aula antes do exame, tenho:
Eu era nadador-salvador e estava de serviço na praia quando me ligou o instrutor a marcar a última aula, combinei com ele para me vir buscar à praia no fim do turno, enquanto esperava por ele enquanto enfardei un finos ao sol. Peguei no carro e lá fui, correu tudo bem, até que… em pleno Setembro apanhei um gajo à minha frente a carregar uma árvore de natal, que claro me tapava toda a visibilidade, tentei ultrapassar e na manobra parti um espelho :-[, dos meus, num carro estacionado, depois galguei um passeio e o instrutor (gajo porreiro) disse que eu estava pronto (grande :liar:) e mandou-me regressar à base. Passados uns metros começo a reparar que a direção está pesada, paro o carro e saimos os dois… e não é que tinha um pneu em baixo. Abrimos a bagageira e qual não é o nosso espanto, não havia macaco.
Resumindo, na minha última aula, parti um espelho, furei um pneu e deixei o carro da escola empanado na estrada a mais de 5 km da base :rotfl: mas a meros 2 km de casa, fiz eu estes 2 km a pé para casa enquanto o instrutor fez os 5 para a escola. :rotfl:
É dos exames mais fáceis que encontramos ao longo da nossa vida.
Basta ires numa boa,
Fiz o meu exame há perto de 10 anos, e fiz em 1º lugar, tudo na tranquilidade, condução segura, etc.
A seguir a mim fez uma mulher que já tinha chumbado 3 vezes e era cada prego que ela dava, inclusivé ia com o carro por outro caminho que estava a ver que ia a cambalear por um caminho de cabras.
Foi uma emoção do crl … ir no mesmo carro que aquela mulher e pensei logo para mim … é pá, acabe-se lá isto, dêem-me a carta que eu quero é sair daqui.
Foi um dia bem emocionante pela “condutora” surpresa que tive, que me fez logo pensar que eu era um condutor do crl.
Só consegui passar a terceira, fez ontem um mês…e o melhor conselho que te posso dar é ires na descontra, concentrado qb, e seres simpático com o examinador, do género perguntares se toda a gente tem o cinto de segurança antes de arrancares, ires falando ao longo do exame se achares que ele é simpático, etc… eu achei os 3 exames fáceis, mas no primeiro calhou-me um estupor que me chumbou porque entrei numa rotunda com mais que tempo e ele travou-me o carro e à segunda porque tive duas distracções fatais nos STOPS… Se não fizeres em linda-a-velha descansa que não te calha o primeiro examinador, se fizeres e te calhar um tal de “Monteiro”, vai com o dobro da atenção…
O melhor é mesmo ter calma e fazer as coisas na descontra.
No meu exame, estava uma pilha.
Fiz na expo.
Primeiro foi uma rapariga, sair da expo direção ao shoping dos olivais, tudo normal.
A seguir entro eu e começo logo bem. “Então o carro não arranca?” Olho para baixo.
Travão de mão engatado. ^-^
De resto tudo bem.
Só me obrigou a acelarar mais numa recta, porque queria que usasse a 4ª.