Eu não abdico da caixa manual. Quanto muito uma DSG com patilhas.
Actualmente conduzo um Ibiza a gasóleo, sempre tive carros a gasolina antes…
Se o carro a gasolina dá mais pica pela sonoridade, o Ibiza anda mais que eles todos juntos e dá outro prazer de condução, e com o binário que tem permite uma condução com menos caixa.
O meu carro tem 143cv e há uns tempos fui a um evento onde conduzi um Leon com um motor a gasolina de 180cv. Aquilo parecia não andar nada, isto de ter a potência concentrada nas baixas e médias rotações habitua mal uma pessoa. :mrgreen:
Já para não falar nos consumos, a andar bem e sem preocupações, em viagens é raro passar dos 5,6/5,7.
Quando acabei de tirar a carta, num Yaris a gasóleo, passei para carros a gasolina e realmente há uma diferença nos pontos de embraiagem. Agora quem me tira a caixa manual tira-me muito da essência de conduzir, algo que é para mim um prazer.
No meu primeiro exame, perguntou-me merdas sobre o painel de instrumentos. Que sinal era aquele vermelho (termómetro), o que é que media o velocímetro, e quantas velocidades tinha o carro. Geralmente, é à volta desse tema. Curiosamente, da segunda vez, não me foi perguntado nada.
Boa sorte para o segundo exame. Sempre a 20 à hora :dance:
Pois eu foi tudo rápido, cheguei já tarde porque estava um trânsito brutal em Lisboa e já só fui ao local da troca, ou seja, fui em 2º e nem pude ver o percurso da outra senhora que fez o exame, como estava a chover a potes não me perguntou nada e mandou-me logo arrancar.
[ quote author=NaP MAGO link=topic=13989.msg2898134#msg2898134 date=1392128173]
Outra coisa isto agora é mais uns 300 euros assim fácil certo?
[/quote]
No meu caso não me chegaram a fazer perguntas teóricas antes, durante nem após o exame (se bem que já tirei a carta à uns belos 6 anos :shifty: ). E como muitos já aí disseram: O exame correu-me melhor que as aulas com o meu instrutor!
O segredo está em ir…devagar. É importante frisar isto! Indo mais devagar vocês vão com outra atenção e têm igualmente maior tempo de reacção para uma qualquer “anormalidade” que possa surgir. Não se preocupem que o examinador vos mande “desenvolver” ou apressar! Mantenham o ritmo que ele não vos pode chumbar por condução defensiva (isto dentro de localidades, claro está). :mrgreen:
Supostamente as perguntas estão envolvidas no exame prático, mas por vezes são perguntas de resposta muito simples, e no meu caso nem existiram :mrgreen:
Convém distinguir devagar de cauteloso, se andares demasiado devagar ele pode-te chumbar por não saberes lidar com o carro, até porque andar demasiado devagar podes estar em incumprimento do código da estrada se estiveres a impedir o normal funcionamento do trânsito. Acredito que querias dizer cauteloso, mas convém fazer essa distinção.
A mim perguntaram me como e que eu sabia que o carro estava parado, como o carro era um yaris dos novos com velocímetro digital respondi que era quando mostrava 0, ele partiu-se a rir e disse finalmente alguém diz isto bem hoje, mas podem chumbar se respondere mal?
Não. Pelo menos a minha instrutora na altura disse que nenhum examinador pode chumbar um aluno por errar apenas nas perguntas e fazer uma condução perfeita.
Mas és penalizado e são erros que se vão juntar aos outros que fizeste na condução.
Por exemplo se te derrapares nas perguntas e se cometeres alguns erros leves na condução o examinador se quiser chumba-te porque acumula uns e outros.
Eu errei duas perguntas e fiquei com 2 erros marcados. Se cometesse mais algum durante a condução acho que me lixava. Ele no fim ainda me mandou a boca do “para conduzir não basta saber guiar um carro” mas passou-me.
Já agora as duas perguntas que errei foram:
-Que detergente se usa no depósito para o limpa pára-brisas.
Respondi um detergente para os carros :lol: , era detergente normal.
-Para que serve o carburador.
Respondi para carburar :inde: , ele depois lá explicou que é alimentação de não sei o quê e ainda ralhou comigo por ser basicamente, segundo ele, um nabo.
Eu nem sequer tinha feito o exame. Tinha-o insultado e bazado. Um gajo não pode deixar que nos calquem. Detesto esse tipo de gajos, que pensam que um estatuto hierárquico superior, é carta branca para rebaixarem as pessoas. Por acaso tive sorte com os examinadores. Apesar de não ter existido qualquer tipo de interacção mais informal, também não eram daqueles muito carrancudos e amargurados com a vida. Mesmo o que me reprovou, fê-lo de forma bastante educativa.
Eu acho que por vezes eles gostam de se armar em superiores, gostam de ser gabarolas, e depois é preciso sorte se estão num dia mau gostam de calcar nos alunos.
Mas o meu irmão teve um exame super tranquilo, com um examinador educativo que no final lhe apontou um ou outro erro, nada de grave, mas que durante o exame nada lhe disse, limitou-lhe a dar indicações e dizer que manobras fazer. É preciso sorte e muita tranquilidade para não se deixar afectar, mesmo se errarmos perguntas e nos tentarem pisar.
@King não disse exactamente com estas palavras mas deu a entender. Teve para aí uns 2 minutos do caminho com um discurso de que é importante conhecer o carro, que andar às cegas pode causar estragos irreparáveis, que os alunos não deviam ir a exame sem perceberem nada etc. Eu sou sincero, nem sabia que eles iam fazer perguntas dessas. Pensei que era mais como as do código do tipo que sinal é este, qual a velocidade máxima nesta via etc.