Eu acho que as razões para todas essas saídas têm naturezas muito distintas.
Deivid era um jogador que me agradava, mas imagino que tivesse um custo superior ao rendimento - pelo menos nunca vi outra justificação válida para um dos poucos parceiros com alguma qualidade que Liedson teve.
Mguel Garcia não sei se terá sido vendido ou dispensado. Admito que para vir um qualquer Pedro Silva teria ficado com Garcia, herói de Alkmaar.
Alves bem me enganou, era um dos melhores box-to-box do campeonato quando estava no Braga e uma completa nulidade no Sporting. Não tinha qualidade para o Sporting.
Douala encaixa na tal “urticária” de Bento aos extremos, discutida anteriormente.
Martins não tem lugar em equipa nenhuma que tenha as ambições do Sporting. E Bento, tido como vingativo, muito me surpreendeu em convocar essa aventesma para o Euro quando podia perfeitamente ter levado o André Martins… um dá 10-0 ao outro e por muito que amue - e consta que amua - joga que se farta…
Custódio terá saído, presumo, pelas razões que falei anteriormente.
E eu não meteria Alecsandro no lote de jogadores “minimamente competentes”.
Não considero nenhuma destas perdas como minimamente preocupantes, o que me preocupa é a incapacidade em ir buscar talento para suprir as suas saídas.
Admito que Bento poderia ter operado melhor no mercado nacional, afinal há sempre um Mossoró ou um Tonel em fim de contrato (ou lá perto) e estes “custo zero” nacionais são diferentes dos “custo zero” internacionais, a realidade económica é muito distinta.
O problema, quanto a mim, é que tens que tentar suprir diversas lacunas no plantel (que existiam desde logo pelos nomes elencados) e não tens fundos adequados para o fazer. Nada fazer nada não é solução, mas o risco de tentar arranjar melhor sem ter argumentos (€€€) para isso acarreta um risco elevado e conduz à asneira.
Uma coisa que nunca percebi (a sério) era termos um treinador quase manager, um director desportivo (Barbosa) e um tipo que tratava das contratações (Freitas), mas que eu imagino que tenha metido jogadores no Sporting sem nunca ninguém os ter visto ao vivo. É que não encontro outra explicação para algumas contratações absurdas que houve nesse período. Recuso-me a acreditar que um treinador com qualidade acreditasse nas qualidades de algumas “peças” que passaram por Alvalade e Bento, mesmo para quem não vai muito à bola com ele, era um treinador com alguma qualidade.
Com a devida distância, estamos hoje num ponto similar: temos atletas que não estão a fazer rigorosamente nada no Sporting e terão inevitavelmente que sair, enquanto nos redimensionamos financeiramente. Este problema é de solução mais fácil, porque qualquer entulho que os venha substituir, desde que seja mais em conta, já é “bom negócio”. Mas sem um bom departamente de observação vamos “mamar” com mais uns quantos Kokes e Kirovskis…