Vá, não concordo com o teu post, mas vou corrigir o meu: estamos a anos-luz do poço sem fundo onde Sá Pinto e Vercauteren nos deixaram. Sá Pinto tem muitos “méritos” na nossa situação, mas não é culpado único.
A equipa do Sporting actual, repleta de miúdos cheios de valor mas também cheios de dúvidas, deixa-me muito mais confiante que a manta de retalhos sem qualquer competitividade com que começámos a época.
Quanto à carreira do Sá Pinto: ele até pode ser um bom treinador de ligas secundárias ou de campeonatos obscuros, mas não o vejo como um obcecado pelo futebol, como alguém que não consegue estar 4 a 5 horas sem pensar ou ver futebol.
Treinador foi apenas o último caminho que ele seguiu. Antes disso tentou a parte administrativa e a carreira como director desportivo. Tem o percurso de alguém que anda na órbita do futebol, mas não vejo qualquer consistência no seu trajecto e nunca vi, no banco, nada que me deixasse sereno quanto às suas capacidades…
Eu sei que sou um hater, mas ainda há alturas em que consigo ser hater e ver valor. Neste caso, não. :inde:
E a anos luz dos melhores jogos da epoca passada com ele a treinador.
Nao tinha as credenciais necessarias para treinar a equipa senior do clube pelo menos no momento em que foi escolhido. Mas com ele fomos a uma meia final europeia retirando do caminho o campeao ingles dessa epoca.
Dizer que foi o pior treinador do clube e algo de quem tem uma memoria do tamanho de uma formiga, quando o clube teve treinadores como paulo sergio, carlos manuel …
Eu não sei se é justo ou injusto dizer isso, mas a única altura em que o trabalho dele teve resultados bons/satisfatórios foi no seguimento do trabalho deixado por outros.
Esta época foi totalmente planeada por ele e foi um desastre completo à conta disso. Se é pior ou melhor que o Paulo Sérgio e outros que tais, deixo ao critério de cada um. Mas nem o Paulo Sérgio teve um início tão desastroso, mesmo quando se considera o forcado como estando entre os piores treinadores que tivemos.
Honestamente acho que Sá foi muito pior que o Paulo Sergio… e eu não podia com o Paulo Sérgio à frente! O Sá Pinto foi não só um erro como uma desilusão a toda a linha. O homem de caractér forte, que iria impor disciplina e ordem foi o mais manso dos treinadores que vi na vida! Pior ainda, ele nem foi capaz de ver o mal que fazia e chegou ao cúmulo de ter que ser o inutil do godinho a correr com ele.
Tinha um espirito de entrega fantastico como jogador, criou como treinador uma relação aparentemente boa com os jogadores só que precisávamos de um treinador e não de um amigo para os jogadores. Além disso destruiu as poucas rotinhas que o Domingos havia criado, regredimos a zero. Jogos onde era passsar para o lado, biqueiros e Patricio para a area adversária…
A falta de visão ou egoismo que teve como treinador afectaram a imagem que tinha ele. Para mim, dos que vi foi o pior de longe.
Acusar apenas o Sa Pinto do total descalabro desta epoca e demasiado puxado, para nao dizer mesmo desonesto. Vamos no 4 treinador e isso nao se deve ao sa, as mexidas no plantel pelo menos a maioria nao se devem certamente ao sa, nao e por ele que nao temos uma alternativa ao ponta de lanca, que nao temos um unico medio creativo no plantel …
Que tem culpas no cartorio, parece-me obvio que sim, mas a meu ver esta bem longe de ser o unico, ou mesmo o maior culpado.
De referir que quando o Sá saiu, não se podia dizer que jogávamos um futebol miserável, como aconteceu com o belga. Houve é uma grande mudança de um ano para o outro. Antes jogávamos em contra ataque e depois passámos a jogar para ter mais de 60% de bola e conseguíamos. Tínhamos o domínio claro do jogo e o Sá meteu a equipa a defender bem (houve erros individuais e de preparação física gritantes, isso sim, do Insua, Pranjic,…), mas a atacar de forma lenta, criando poucas ocasiões. O problema não foi o Sá. Foi a direcção.
Não sei se ele aceita, mas gostava de o recrutar para a equipa B em vez do Dominguez.
Que Sá Pinto não é o único culpado pela época actual, já dei de barato anteriormente.
Que não é o principal culpado, já não é tão linear. Mas aceito, atendendo a que tivemos Godinho Lopes.
Mas que vem logo a seguir na hierarquia de responsabilidades? Por mim, não tenho qualquer dúvida. Não vale a pena dizer que tínhamos 60% de posse de bola porque nada fazíamos com ela. Fisicamente éramos uma desgraça e defensivamente éramos, muito provavelmente, a pior equipa dos campeonatos profissionais - algo que apenas era esbatido pela qualidade natural dos jogadores.
Lamento discordar, mas o futebol com Sá Pinto era efectivamente miserável. Todos os jogos havia gente a perguntar no fórum se ele tinha visto o mesmo jogo que os restantes, o homem era um disparate de estatísticas “nonsense” “à lá Paulo Sérgio”.
Recrutar Sá Pinto para a equipa B? Com que objectivo, desestabilizar toda a equipa A? Tirar o tapete aos treinadores da equipa A?
A pior coisa que podia acontecer ao Sporting era Sá Pinto ter algum, ainda que residual, sucesso fora do SCP, de modo a alimentar eventuais esperanças de um regresso. Pelos vistos, os destroços que ficaram da sua primeira passagem pelo Sporting não são prova suficiente das suas competências, será necessário uma segunda investida…
[center][size=15pt]Sá Pinto alcança sexta vitória consecutiva pelo Estrela Vermelha[/size][/center]
Sá Pinto continua sem perder pelo Estrela Vermelha. Este sábado somou a sexta vitória consecutiva, na receção ao Donji Srem (1-0).
O único golo da partida da 25.ª jornada foi apontado pelo defesa sérvio Nikola Mikic, aos 58 minutos. A equipa de Sá Pinto espera, agora, que o Partizan escorregue este domingo no terreno do Novi Pazar.
As duas equipas estão, à condição, separadas por um ponto.
Esse louvor todo ao Sá como treinador? Perdemos uma taça no jamor com a briosa. A minha 1a ida ao jamor e logo perder com o clube da minha terra, era o único sportinguista do meu grupo e o único que não pode torcer pela vitória do meu clube ^-^
Obrigado Sá, enquanto jogador agora como treinador nunca te posso perdoar aquela final da taça perdida ^-^
Quando viste a classificação o Partizan tinha menos um jogo. Neste momento sao 2 pontos, sendo que o Estrela Vermelha ainda tem de jogar com o Partizan. A recuperação do Estrela Vermelha foi no mínimo espectacular.
O que lixou mesmo o Sá Pinto foi esta época e aquela meia-final da Uefa contra uma equipa perfeitamente ao nosso alcance. O Sporting era mais que favorito a passar e entrou com medo só porque o Bilbao tinha eliminado um United que se estava a cagar para a competição e o Schalke com uma sorte do tamanho do Mundo.
Não o acho grande treinador, nem nunca o será. Vitórias de 1-0, lembro-me que há uns tempos ganhou ao último, que só tem 12 pontos em 25 jogos, com um golo mesmo a acabar o jogo… Tá a fazer pela vida mas esta recuperação tem mais demérito do Partizan que outra coisa. Boa sorte em todo o caso.