Deixando de parte os anticorpos que criou na massa associativa antes de vestir de verde e branco, acho que foi uma boa contratação, o Abel fez boas épocas e gostava de o ver jogar, mas já está em fase descendente na carreira e já não consegue fazer uma época como aquela em que não tinha concorrência para o lugar e era indiscutivel, acho que precisamos de laterias que saibam atacar (e ele sabe) e que não comprometam a defender (o que também é o caso), penso estar perfeitamente ao nivel de qualquer defesa direito do campeonato.
Fui daqueles que não agradou á primeira vista esta contratação, mas não podemos negar que ele veio e conseguiu criar empatia com as claques e fala como se fosse sportinguista desde pequeno.
Penso que na direita esamos servidos, para a esquerda precisamos de um jogador do genero do Evaldo, que compense defensivamente a falta de centimetros e poder de choque do João Pereira.
A melhor série de jogos é da responsabilidade do Pedro Mendes. E o Pedro Mendes exemplifica o que tenho vindo a dizer! Querem o Evaldo? Tudo bem. Tragam-no por um milhão e contratem uma jovem promessa para quando ele começar a dar o berro. Agora que não vale mais que isso, não. Aliás se valesse garanto que ele não viria para o Sporting. Ou somos só nós na nossa Liga a não ter um defesa esquerdo competente? E com a nossa apetência para chegar tarde ao mercado e não fazer bons negócios, ele já tinha ido.
Agora se derem o valor justo por ele (nunca mais de 1,5 milhões de euros) e tragam outro para o futuro (por exemplo antecipar-mo-nos ao Man Utd e conseguir o empréstimo+opção de compra do Dôdô, que eles andam com dúvidas se o compram ou não), então tudo bem.
Agora entre dar perto de 3 milhões pelo Evaldo ou comprar por 4/5 um mais jovem, melhor ou, pelo menos, com a mesma qualidade (e que possa ainda evoluir) e que traga rendimentos futuros…
trazer um jovem para esperar que cresça e se torne um jogador em condições… aos 28 anos!!!
enfim, vejam a média de idades do Inter e depois falem. só mesmo aqui é que um jogador com 27/28 anos é um velho acabado. :
quanto ao retorno financeiro futuro… eu, neste momento, quero retorno desportivo imediato. o retorno financeiro espero-o do investimento feito na miudagem da academia.
E os laterais só se tornam bons aos 28 anos? É que eu posso apontar uns exemplos do contrário. Comparar o Sporting com o Inter é lirismo. Até parece que o Sporting não precisa de vender jogadores.
Quanto ao retorno desportivo: isso é outra tanga! Ou os jogadores de 21, 22 ou 23 anos não podem render no imediato?
Foi o que conseguimos nos últimos 15 anos, em transferências relevantes de putos. Pode estar a escapar-me um ou outro, mas basicamente é isto. Se esquecermos o Figo, sao 4 vendas em 7 anos = 60M. Média de 8.5M por ano. Se conseguirmos fazer 30M com Veloso e Moutinho, serão perto de 13M por ano. Se acham que vale a pena abdicar de uma política de contratações voltada para o retorno financeiro… entao boa sorte! É que vcs acham que ou há retorno desportivo ou financeiro… as 2 é que nao!
as contratações a efectuar têm que ser com um pressuposto. a equipa é inexperiente, faltam vozes de comando (a começar pelo pseudo-capitão). e falta qualidade.
jovens com potencial nós temos (toda a europa considera que temos uma das melhores escolas/academias do mundo… só nós é que não???). mas para que esse potencial se transforme em qualidade efectiva é necessário que os putos tenham referências dentro da equipa. um dos maiores erros dos últimos anos neste Sporting é a entrega de responsabilidades em excesso a miúdos que deviam estar numa outra fase na sua integração ao futebol sénior.
quando dizem que nos últimos anos não vendemos ninguém, ou vendemos mal, isso tem a ver com dois factores. equipa de futebol profissional em sub-rendimento e dirigida por um treinador que não soube fazer crescer os nossos jovens jogadores (atirá-los para a fogueira não é a solução) e incapacidade negocial grosseira dos nossos dirigentes.
e depois, foram vocês que consideraram o Evaldo velho, não fui eu. eu acho que um defesa (neste caso, um lateral) tem os seus melhores anos entre os 27 e os 30/31 anos.
sinceramente, era uma contratação que considero boa, barata e na “mouche” (é a posição mais debilitada da equipa).
se preferia um monzon ou um ansaldi, sim óbvio.
mas não tenho a ousadia (ou estupidez) de considerar este jogador uma má aposta.
É óbvio que falta qualidade. Inexperiente? Tiago, Abel, Pedro Silva, Caneira, Tonel, Polga (campeão do mundo), Pedro Mendes (que devia ser o novo capitão), Izmailov, Liedson, Postiga… E não se podem considerar jogadores como Moutinho, Veloso, Vukcevic ou João Pereira inexperientes. A inexperiência não pode ser só a idade, temos de olhar para os jogos que têm na e, principalmente, em que contexto fizeram esses jogos. Vozes de comando parecem não faltar (pelo que dizem Caneira, Liedson, Polga…), resta discussão se comandam bem ou mal.
Isso não é segredo nenhum, todos sabem isso, quase todos já o comentaram e tanto o Paulo Bento como o Carlos Carvalhal o assumiram. O grande problema do Djaló, do Adrien, do Pereirinha, Patrício, Saleiro (embora este nem tanto) e etc., foi o serem atirados demasiado cedo para a “fogueira”. Deviam, de facto, ter “crescido” noutras equipas. E defendo isso para os que neste momento rodam e oponho-me a que sejam já chamados e fiquem no banco.
Agora, o que eu defendo, é a contratação de jogadores que tenham dezenas de jogos nas pernas e em Ligas principais. Não defendo ir buscar juniores ou tipos com uma dúzia de jogos (ou menos, tipo Ronnys e Tíuis…). Não me venham dizer que não existem laterais titulares com 23 ou 24 anos… E com qualidade! E com dezenas de jogos “nas pernas”.
[/quote]
Talvez seja estúpido, mas continuo a achar que 3/4 milhões é mau negócio. Se tivéssemos fundos, tudo bem. Podemos comprar jogadores sem pensar em vendê-los. Não é o caso.
Eu nunca disse que era mau jogador. É, sem dúvida, melhor do que o(s) actual(is).
Não é (na minha modesta opinião) jogador que leve o Sporting a um nível muito mais alto. Melhorará, mas duvido que projecte a equipa a grande nível.
Continuo a preferir investir 6 num jogador que possa valorizar e ser vendido pelo dobro ou triplo do que em alguém que traga a mesma qualidade mas não evolua. O Sporting está mais para Mónaco, Sevilha e Schalke do que para o Inter ou o Barcelona (e estou apenas a falar no que fizeram com os seus laterais). Procurar, recrutar e vender quando a oferta satisfaz.
Mas esta é apenas a minha opinião. Não será alterada, e cada um fica com a sua opinião. Daí isto ser um fórum de debate. Podem chamar-me estúpido, ignorante ou seja o que for. Eu vejo outros clubes fazê-lo e com sucesso. Até a Juventus o fez durante toda a década de 90. Depois ficaram demasiado “gulosos” e foi o que se viu.
Claro… e o resto, é por baixo da mesa? É óbvio que o Salvador vai olhar para o jogador, o seu único defesa esquerdo (não me Venham com o Pinto ou o Diogo Valente) a meses de poder entrar na Champions (por quase impossível que seja, existe a possibilidade) e vendê-lo por esse preço. É também óbvio que o jogador e o seu representante não vão querer grandes luvas, visto estarem apostados na valorização do jogador e ganharem mais tarde.
Se fossem só 2 milhões e 300 mil como disseram antes, não andava eu com este discurso todo. Não era grande coisa, mas desenrascava bem!
Esta discussão é perfeitamente inútil. Apesar de aguentar bem com ironias, é pura perda de tempo. E isso é que não leva a lado nenhum. Não tenho qualquer ímpeto de começar aqui com ironias (ou baixar o nível, isso é que é estupidez) entre foristas.
Se vier por essa quantia, e esperando que não se torne outro negócio “custo zero à Sporting” que acaba por sair bem caro (o Sr. Presidente esqueceu-se que no pagamento de comissões já temos “gestão à FC Porto”), duas coisas podem acontecer:
Tens tu razão, o negócio sai barato, o jogador torna-se uma mais-valia e o Sporting passa a ganhar (também) graças ao jogador e cá estarei eu com um sorriso de “orelha-a-orelha”! Nesse caso ficarei feliz da vida por estar errado. E engulo (não sei porquê mas desde o Verão passado que esta palavra não me soa bem…) de bom grado tudo o que disse (se for preciso com o recurso a umas imperiais, celebrando as vitórias)! Por mim, pacifico!
Se tiver eu razão, for mais um negócio de muitos milhões, o jogador não representar uma mais-valia tendo em conta o investimento e se, ainda por cima ficarmos, a ver navios como já vai sendo hábito (temos sensivelmente a mesma idade, sabes bem do que falo)… então não ganho nada. Nem sorriso, nem cervejas (só se for para ultrapassar mais humilhações) e lá estará o Sporting afastado do caminho das vitórias. Mesmo estando certo, isso não servirá de consolação. Como até já passei por essa situação várias vezes, sei bem que estar certo, nestas situações, é uma mer**!
Caro Ravanelli, o Evaldo é o melhor lateral esquerdo do campeonato, está no auge da sua carreira e é titular indiscutível duma equipa muito superior à do Sporting (se tiveres dúvidas, vê a classificação). Se o presidente do Braga o vender por 2,5 milhões, tem de ser internado num hospício!
Vale mais que 2,5 milhões e se o Sporting o conseguir contratar por esse preço espero bem que não o deixem escapar.
O problema não está na qualidade do Evaldo. O problema está na sua valorização para um futuro negócio, porque quer queiramos quer não, o Sporting tem a necessidade de valorizar os seus activos para os vender porteriormente. O Sporting não term possibilidades para manter os melhores jogadores, pois o “monstro” não nos dá margem de manobra. E é aí que considero o Ansaldi (bem mais caro) ou o Monzón (quase ao mesmo preço do Evaldo) melhores opções.
E não acredito que o Braga rejeite uma oferta a rondar os 2M.
Para já, é um jogador com a idade limite para render algum dinheiro e ao que parece não existe concorrência para o contratar.
Quanto ao facto de não ser um activo para o futuro…é verdade, com ele directamente não vamos fazer dinheiro mas vamos certamente dar mais estabilidade a nossa defesa.
Não podemos pensar que será possível ter um onze só com jovens promessas, porque isso não resulta. Primeiro temos de criar uma base sólida e depois sim, esperar que os jovens(ou menos jovens) consigam mostrar o seu potencial e realizarmos dinheiro com as suas vendas.
Não há melhor valorização dos activos que ganhar troféus.
Ganhe-se titulos, se querem ver os activos a ser cobiçados e com valores interessantes para a sua compra. Agora, para ganhar titulos, tem de haver investimento e bem calculado, e o cálculo aqui é a qualidade do que se compra.
Há bons exemplos, inclusivé no campeonato Português. Vejam quanto é que davam aos activos de um certo clube que hoje está em 1º a época passada e quanto se noticia esta época. Houve crescimentos de “400, 500%”. E mesmo que não saiam por esses valores, saiem pelo dobro ou mais do que ofereciam a época passada.