Eusebio no panteao =vergonha nacional

Eu acho que o Eusébio merece. Foi uma das figuras de topo do Desporto Nacional e Internacional. Fez muito por Portugal, mesmo que boa parte tenha sido através das galinhas. Agora, pergunto-me…se do Desporto, se o Eusébio não tem direito de ir pra lá…quem terá então?

Transladação feita!! Já os ajudei a poupar uns euros.

PALHAÇADA…

Saúde…

giphy.gif

Confesso que não entendo a preocupação sobre a saúde publica, o individuo está conservado em Etanol

Um Jogador que nem sequer era um exemplo em termos de profissionalismo !!

Um jogador que quando da visita do benfica a Aveiro , vai ao balneario do benfica e lhes diz para nao se preocuparem que nao iria marcar nenhum golo , isto dito por ele na televisao diz bem da sua pessoa , como toda a vinda mentiu sobre a forma como entrou no benfica , e vai para o panteao nacional onde so pessoas de grande caracter e que tenham feito algo de muito relevante pelo nosso pais la deveriam estar ?

So num pais de lampioes !!

Com todo o respeito à pessoa em questão, não me parece que uma pessoa que apenas tenha passado a vida a dar uns pontapés numa bola tenha lugar no panteão nacional de nenhum país, mas enfim, não surpreende quando olho para os outros nomes do panteão nacional português e quando houve tanta pressão da comunicação social ridícula deste país para que esta transladação fosse feita, mas não é por isso tudo que não deixa de ser uma palhaçada que só desvaloriza ( ainda mais ) o panteão nacional português.

Metam no panteão o Zézé Camarinha, de certeza que as camones vão para o estrangeiro falar de um português!
Já merecia!!! :clap:

Não faz sentido nenhum, ainda por cima o homem morreu há quanto tempo? 1 ano?

Para o Panteão Nacional? Fecham a 2.ª Circular? Trasladação aprovada por unanimidade na AR?

Não está em questão que ele seja do carnide ou deixe de ser. Ele simboliza concretamente o quê?

E Aristides Sousa Mendes? E Passos Manuel que não foi trasladado por restrições orçamentais, em 2011? (Para o senhor da Silva Ferreira já não há restrições orçamentais?) E José Saramago? (goste-se ou não da pessoa, é o único Nobel da literatura portuguesa e já faleceu há um bom par de anos) E Egas Moniz? (o único Nobel da Medicina).

Enfim, é por isso que este país está como está.

Saramago acho que era mesmo vontade dele ir para onde vivia…

Este país é um nojo.

Ando eu a pagar impostos para esta merda, angustiante.

Antes de discutir se o Insébio deve estar no Panteão ou não, é importante perceber o que é e quem está no Panteão, pois parecem-e duas ideias distintas…

Segundo a wikipédia, Panteão, que, etimologicamente, deriva de pan (todo) e théos (deus), significa, literalmente, o conjunto de deuses de determinada religião. Eventualmente, o termo “panteão” passou a significar tanto o conjunto de deuses quanto o templo específico a eles devotado. Atualmente, “panteão” é o termo designado para um mausoléu que abriga os restos mortais de diversas pessoas notáveis.. Ainda segundo a wiki, em 2000 são definidas as atuais honras de panteão: “homenagear e perpetuar a memória dos cidadãos que se distinguiram por serviços prestados ao país, no exercício de altos cargos públicos, altos serviços militares, na expansão da cultura portuguesa, na criação literária, científica e artística ou na defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e da causa da liberdade

Ora, no Panteão Nacional, também conhecido por Igreja de Santa Engrácia, estão sepultados os seguintes:

Almeida Garrett (1799-1854), escritor e político;
Amália Rodrigues (1920-1999), fadista;
Aquilino Ribeiro (1885-1963), escritor;
Guerra Junqueiro (1850-1923), escritor;
Humberto Delgado (1906-1965), opositor ao Estado Novo;
João de Deus (1830-1896), escritor;
Manuel de Arriaga (1840-1917), presidente da República;
Óscar Carmona (1869-1951), presidente da República;
Sidónio Pais (1872-1918), presidente da República;
Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004), escritora;
Teófilo Braga (1843-1924), presidente da República.

Ou seja, 4 Presidentes da República, 5 escritores, 1 fadista, 1 opositor ao Regime. Serão estes que definem a nossa cultura?

Por outro lado, Reis, Descobridores, Prémios Nobel, e outras figuras ímpares não se encontram no Panteão.

Portanto, para mim, mais importante do que discutir se o Eusébio merece estar no Panteão, deve-se discutir se é este o Panteão que se pretende e que nos representa.

Lembrar ainda que existem outros Panteões: Santa Cruz em Coimbra (D. Afonso Henriques e D. Sancho I), Mosteiro dos Jerónimos (Fernando Pessoa, D. Manuel I, Rainha D. Maria; Alexandre Herculano; D. Henrique I; D: João III; D. Catarina; Vasco da Gama; D. Duarte; Luís de Camões e ainda o túmulo de D. Sebastião)

Totalmente de acordo.

Não me choca, sinceramente. É merecido que vá para o Panteão Nacional, assim como outros nomes terão que ir no futuro, em particular, o Cristiano.

Eu até gostava da figura do Eusébio, limitado , mas até conseguia reunir consenso
na maioria dos Portugueses.

A sua morte foi , fico triste por ele, foi usada , da forma mais reles, para promover
o clube de carnide, lamentável.

A forma como tudo foi feito,l e sobretudo porque o Eusébio é um simbolo de um clube
e não um símbolo Nacional, torna esta estória um autêntico golpe, banalizando
o Panteão e a simbologia Histórica de um Povo.

Num futuro longo esperemos nós, quero ver se a Sara Sampaio irá…

Alguém sabe se Moçambique tem Panteão?

Como é que isso funciona da transladação?

Desenteram o bebado? Apanham as ossadas? Trazem o caixão? Engarrafam-no?

Quem é o Eusébio?
O que é um panteão?
Será uma casa de put@s?

O álcool lá é mais caro!