Europa Conference League, a terceira prova europeia para clubes

NOVA COMPETIÇÃO DA UEFA E LUGARES DE APURAMENTO

Europa Conference League será a terceira prova europeia para clubes

João Estanislau

Texto

2 de Setembro 2020, 10:19

O futebol está a mudar e falamos já da da nova época que se avizinha, pois o quarto e o quinto classificados vão ser apurados para uma nova competição europeia, a Europa Conference League.

Em 2021/2022, também devido à subida de Portugal no ranking após a época transata, a Liga NOS passou a ter direito a três lugares de possível acesso à Champions League. Com esta nova competição, os mesmos continuam a ser apurados para a Champions, mas só o vencedor da Taça de Portugal fica qualificado para a Liga Europa.

Por ventura, se o próximo vencedor da Taça de Portugal ficar igualmente nos três primeiros classificados do campeonato, então, o acesso à Liga Europa passa para o quarto classificado, sendo que, assim, o sexto lugar dá acesso a uma eliminatória da nova competição europeia de clubes.

Resumindo, a próxima qualificação europeia em Portugal funcionará da seguinte forma:
1.º lugar – Acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões;
2.º lugar – Acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões;
3.º lugar – Acesso à 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões;
4.º lugar – 3.ª pré-eliminatória da Europa Conference League ou Fase de Grupos da Liga Europa (caso vencedor da Taça de Portugal esteja entre os primeiros três lugares);
5.º lugar – 2.ª pré-eliminatória da Europa Conference League ou 3.ª pré-eliminatória (caso vencedor da Taça de Portugal esteja entre os primeiros três lugares);
6.º lugar – Sem acesso ou 2.ª pré-eliminatória da Europa Conference League (caso vencedor da Taça de Portugal esteja entre os primeiros três lugares).

Cada ciclo de competições da UEFA dura três anos, pelo que é o previsto que dure esta nova competição europeia que vai iniciar já na época 2021/2022. No fim desse período, é feita uma avaliação, para se perceber se continua a competição ou se termina.

Como André Bernardo indicou, em nome da direção, que o Sporting CP, quer melhorar o quarto lugar (LER AQUI), significa que, a ser bem sucedido, terá uma hipótese na principal competição de clubes, a Champions League.

Se a regra para entrar na Liga Europa passa a ser a taça dos respectivos países, o nível não será superior ao dessa nova competição.

Faria mais sentido nova competição, vencedores das taças, como a antiga competição Taça das Taças.

1 Like

Vamos dar cartas aqui… :joy:

Não era mau sacar uma destas. Vamos lá estar batidos de certeza.

não ficou muito claro para mim quem vai para a Liga Europa

Não vai ser…vai ser para Portugal. Não para os principais países.

Ainda me lembro de quão fácil era no tempo da Taça dos Clubes Campeões Europeus, Taça das Taças e Taça UEFA. :laughing:

Nem com mais uma competição conseguem por um lugar para a taça da liga?

Portanto é aqui que vamos parar para o próximo ano.

2 Likes

E o que é triste…é que nem nesta vamos fazer nada de jeito…

1 Like

Ha mais uma competiçao mas o numero de lugares na europa nao se alterou

1 Like

Atualmente é 32 + 48, vai passar a ser 32 + 32 + 32. Ah, já entendi o teu post foi uma resposta a outro. Ainda não estou adaptado ao novo layout.

É uma competição que faz sentido, eram muitas as equipas que ficavam arredadas das competições europeias ainda em Julho/Agosto. O 3º classificado da fase de grupos da Liga Europa qualifica-se para as rondas a eliminar da Conference League. Seria muito mau sinal participarmos nela.

Faz sentido esta gestão miserável do Vatangas.
Às tantas anda a fazer de propósito para irmos a esta competição que é para depois se gabar que conseguiu ganhar um título europeu.

1 Like