Eu sou o mestre de culinária

hoje acordei com vontade de abrir o meu primeiro tópico depois de tantos anos aqui no fórum. tenho a certeza que há muita malta aqui que gosta da arte culinária. seja a comsumir ou a cozinhar. como já há um tópico de restaurantes favoritos, gostava de usar este para falar de tudo o que se passa na cozinha. receitas de comidas favoritas, países (comida) favorita, tecnicas/maquinas/aparelhos que usam na cozinha, etc etc… tudo é permitido desde que tenha a ver com comida… até ando com a ideia de abrir uma roulotte/snack bar/restaurante em portugal (sou suiço, mas tenho familia no baixo alentejo).

vou deixar por aqui e se houver mais gente interessada no tópico começamos a falar :slight_smile:

4 Curtiram

E enfeitar a travessa?

Isso é o que se chama “entravessar”, não é? :thinking:

1 Curtiu

E sei enfeitar a travessa!
Vou comprar uma panela de pressão…
Para ver se eu cozinho mais depressa!

2 Curtiram

Sabem o que diz um canibal para o outro?

“Amigo não emprata amigo”

2 Curtiram

Bom topico. :+1: :+1:

Cá em casa, desde há alguns anos que passei a ser eu o chefe de serviço para a comida comum/normal/de todos dias. E faço questão de ter um toquezinho extra ou de experimentar coisas novas de casa vez.

Os bolos e coisas doces isso deixo para a mulher (que nasceu com talento para isso).

P.S.: Embora já não seja culinária, café também é para os meus lados. No início era fixado em espresso, mas ganhei o gosto ao café de filtro / aeropress e hoje em dia quase já não toco nem faço espresso (até porque abandonei o açúcar quase na totalidade, que era imprescindível com espresso, na altura em que ainda o bebia).

2 Curtiram

Até tenho saudades de beber um bom café de saco que nenhum café agora tem.
O açúcar fui cortando aos poucos e agora nem consigo beber café com açúcar.

1 Curtiu

Bom tópico, recentemente também assumi os tachos lá em casa. Não sou de todo um excelente cozinheiro, mas também acho que me desenrasco :joy::joy: vou ficar atento a quem tiver dicas úteis.

Cá em casa também me toca a mim.

Só sei fazer a comida típica portuguesa, mariquices não sei :sweat_smile:

Feijoadas, sopas da panela, cozidos, todo os tipos de bacalhau, carnes… Desenrasco bem e alguma coisa dou o toque à minha rica mãezinha que ela dá a dica.

2 Curtiram

muito bom ver que há aqui homens que não têm medo dos tachos :wink: eu sempre tive grande paixão pela culinária. quando era jovem queria ser cozinheiro. a minha mãe que já tinha trabalhado num hotel disse-me “queres? então vai lá trabalhar uma semana numa cozinha para veres” pois, a realidade não tinha nada a ver com o que se via na tv (naquela altura, inicio anos ‘00, as tv shows de cozinha ainda eram muito poucas, mas dava para iludir um puto de 12/13 anos). fiquei me então pela cozinha de casa. mas desde que fui pai, há 3anos para cá, o tempo ficou muito escasso…

uma questão que me parece muito interessante “vocês dão valor á qualidade do produto que compram? regional, bio, etc?” ou mais do tipo: muito e barato? óbvio que nem todos têm possobilidades de olhar para isso…

Sempre… mas é mais: isto tem qualidade ou não? É que se escolheres um arroz roscoff, por exemplo, a arte até pode ser muito boa que não dá pra mudar o arroz. Arroz basmati… compro do medio-oriente/paquistanês/do género sempre que posso. Os bagos de arroz são mais longos e fica melhor que os outros quando é deixado de molho assim uns 30 mins antes de o meter a cozer.

Outras coisas são, por exemplo, o tipo de manteiga, o tipo de polpa de tomate, tipo de milho, tipo de feijão, o tipo de sal, até com o tipo de pimenta às vezes sou picuinhas. Já isso dos ecológicos e não ecológicos não ligo muito, porque há ecológicos bons e maus e vice-versa.

Eu na verdade ando sempre em cima das promoções, se vir alguma coisa que realmente valha a pena compro e assim vou gerindo a coisa. Normalmente não compro por comprar, em vez de adaptar as promoções às minhas compras faço ao contrário até para não ser sempre uma monotonia no supermercado eheh

Vou deixar aqui a minha receita secreta de caracois.
Não divulguem a ninguem sff :smiley:

1- Lavar MUITO bem os caracois.
2- Deixa-los pelo menos 30m no tacho antes de acender o lume, o lume após acesso sempre com a chama no mínimo.
3- Colocar no tacho uma cebola partida ao meio, muitos dentes de alho cortados à bruta, 1 caldo knorr de galinha, 1 malagueta, 1 ou 2 folhas de louro.
4- Após levantar a primeira fervura (e aqui está o grande truque do caracol) colocar 2 mãos de sal e ir provando aos poucos o molho até estar bem apurado, se necessário adicionar mais sal.
5- Colocar um ramo de oregãos, desligar o lume e deixar apurar 10/15m.
6- Servir com uma bejecas estupidamente geladas.

De nada companheiros. :sunglasses:

P.S. Apanhar o ponto de sal nos caracois é a parte mais importante do processo.

7 Curtiram

Desde puto que gosto de cozinhar.
Como vivi muitos anos sózinho (fora de Portugal), por necessidade ainda desenvolvi mais o gosto. É que, sejamos sinceros, ainda que outras cozinhas possam ser muito boas, a nossa cozinha é fantástica, tanto na qualidade como na variedade.
Depois como passei uns anos em que trabalhava quase sempre de casa, e tive filhos nessa altura, eu é que cuidava deles e fazia almoços, etc. Aí cansei um pouco, mas continuo a adorar fazer uns currys, feijoadas, cogumelos recheados, etc. Exploro algumas receitas, adapto a meu gosto ou mudo o ingrediente principal e vai de experimentar. E doces também. Por vezes não sai muito bem, mas com os anos é raro falhar, mesmo quando inovo.
Pelo menos a família não reclama, pelo contrário. :joy:

1 Curtiu

Faço mais ou menos igual mas eu mudo sempre a água depois da primeira fervura, aquela que faz espuma.

1 Curtiu

Eu dou valor à qualidade, por exemplo a carne, compro sempre num talho aqui da cidade e a carne é sempre boa e ligeiramente mais cara que no supermercado, ligeiramente mesmo.

Eu dou a minha:

Lavar bem o caracol antes de colocar no tacho.
Meter em lume brando uns dois dedos acima dos caracóis, o lume brando para eles irem saindo para fora, senão, ficam todos lá dentro.
Sai a primeira carrada de ranho na primeira fervildela.
Meter no lava loiça e lavar novamente e, muito importante, voltar a lavar o tacho, porque o merdum(ranho) fica agarrado ao fundo.
Voltar a ferver em lume brando nas águas necessárias até a água sair o mais clara possível, porque enquanto sair verde é porque os caracóis têm porcaria.
Quando já tiverem limpos(após várias fervidelas) então junto uma cebola, uma lata de cerveja, sal, pimenta, piripiri, dentes de alho esmagados, folhas de louro, orégãos.
Deixar ferver.

O segredo do caracol está na lavagem.
Eu não como mas não dou ranho para comer aos meus.

PS:gosto mais de camarão e gambas :grin:

4 Curtiram

Eu troco o Knorr de galinha pelo de marisco e acrescento um pouco de presunto cortado em cubos pequenos. Na fase do sal vou tirando um pouco da espuma que sempre deitam… :grin:

Pessoal, e Bimby, quem tem? E o que acham?

Alguem tem dicas como fazar uma lasanha igual ou melhor da do LIDL?

Assim evitava comer lasanha congelada cheio de químicos .