Não esqueço o que fizeram ao meu Presidente BdC, vibrei a cada Vitória, a cada discurso e luta de defesa da nação Sportinguista e do nosso Sporting, a cada promessa que cumpriu como o nosso Pavilhão, teria enlouquecido com a conquista de 2015, depois de todo este massacre e tentativa de assassinato do nosso centenário clube, faço fé para que tudo corra bem e termine como deve terminar, com o Sporting campeão.
Sportinguista uma vez, Sportinguista para sempre, Leão desde 1981.
Cada vez mais perto…
Gostava muito que o Sporting fosse campeão sem derrotas, seria a primeira vez na história do clube e a primeira vez num campeonato com mais de 30 jornadas.
Como já disse noutras paragens, o amor ao Sporting foi-me involuntariamente posto no corpo pelo meu pai, rabolho ferrenho.
A primeira grande memória que tenho do nosso amor foi naquela fria tarde de domingo em Dezembro de 1987, quando ele para me pôr o bichinho da rabolhagem, me leva à antiga lixeira ver a 1ª mão da Supertaça desse ano.
Mal sabia ele que a tareia que Paulinho Cascavel, Virgílio, Carlos Xavier e todos os outros deram nos rabolhos conquistaria o coração daquele cachopo de 5 anos que eu era.
E até aos dias de hoje e certamente até ao dia em que feche os olhos de vez, o Sporting é o meu amor, o meu sofrimento e das maiores alegrias que tenho na vida.
Não repeti o erro do meu velho e os meus cachopos já são os dois sportinguistas e este título vai reforçar ainda mais essa paixão, porque goste-se ou não, campeão nacional é campeão nacional e é das glórias que há mais tempo foge ao nosso Sporting.
Por isso e independentemente de presidentes e estruturas, de treinadores melancia e o que seja mais, que seja este o nosso ano, que cheguemos ao 23º título e que tal como os heróis de Zardar, que esta equipa por quem ninguém dava nada no início da época se torne num grupo de heróis que ficarão para sempre na história do Sporting.
VAI SPORTING! Vence por nós!
Em 2000, em pleno café Brasil em Coimbra, onde o café manteve o preço muitos anos até o Sporting ser campeão novamente, eu do alto dos meus 17 anos andei feito louco aos saltos em cima do balcão com uma enorme bandeira do Sporting. Esse dia foi inesquecível!
Passei por algo similar. Com os meus 16 anos. Sei que fiquei com falta de ar de tanto gritar, fiquei zonzo, estava fora de mim… e vi o meu pai fora de si como nunca tinha visto. Estava com a t-shirt do Sporting e ele arrancou-ma fora para festejar. No final dessa tarde, coloquei o meu sistema de som da altura (e mais tivesse mais subia as escadas) no varanda de casa, 2x500w, a tocar marchas do Sporting até à meia-noite.
O campeonato seguinte foi excelente, mas não é igual como a primeira vez. E foi mais “garantido”. Naquela fantástica época João Pinto-Jardel, não havia “pai” para nós.
O meu pai já não pode festejar fisicamente comigo. Já partiu. Não foi por ele que me tornei leão. Mas também. O pai dele era portista ferrenho e os irmãos também, fora um benfiquista.
Passava sol a sol fora de casa, motorista de pesados, vinha ao sábado, saía ao domingo.
Por vezes punha água na fervura: “deixa lá, eles é que ganham milhares para aquilo, não te chateies, estuda, trata da tua vida e se ganharem ganharam, se não, siga, ser Sportinguista é isso”. Mas sei que era da boca para fora. Dificilmente havia fim de semana em que a discussão não começava com um “e então o teu clube?”
Em miúdo a minha mãe também trabalhava das 6 da manhã às 8 noite e pouco estavam comigo. Fui criado em casa da minha avó e a partir dos 7 anos quase sempre sozinho em casa. Quando tinha alguém, era um tio ferrenho lampião e um sr que morava em casa dos meus avós, avó de um primo meu, portista. Sempre a fazerem-me a cabeça.
Mas ligava a tv, quando havia jogos e nenhum outro clube me dizia nada. Fruteiros? Cacetada… pura e dura. Não me revia naquilo. Lampiões por toda a parte, jogos de bastidores, não gostava do futebol deles. O Sporting tinha uma mistura de qualidade, entrega e pureza em que eu me revia. E não poderia ser de outra forma. Nunca tive muitas possibilidades de ir a jogos, dos poucos que me lembro com o meu pai, fui a 2 ou 3 ao campo do Tirsense. Vi 2 jogos no campo do Rio Ave com o meu pai e um tio, também já falecido, que era sócio do Rio Ave, mas também Sportinguista. A Alvalade só tive o prazer de ir uma vez. Mas fui com vontade de aproveitar o dia, fui de manhã, ainda na AE quando vi os mastros amarelos deu-me um arrepio que nem sei bem. O chão está torto, a pintura feia, os azulejos partidos? Caramba… estou em casa. Almoço no MacDonalds, quero ir ver o museu. Fui com a minha esposa que se diz do benfica mas que pouco liga a futebol. Queria tanto mostrar-lhe o museu. Andei 2 horas à procura e entre perguntar a seguranças, pessoas perto do estádio, ninguém me soube indicar o local do museu. Quando lá consegui chegar, pelo estacionamento interior, fiquei tão, mas tão revoltado, o museu já tinha fechado e fui atendido com 4 pedras na mão. Nesse dia pernoitei em Vila Franca de Xira e o sistema nervoso deu-me um ataque de “Zona”. Não sei se sabem o que é, mas é bem doloroso. Caiu o “sonho” de visitar o museu.
No entanto, hora do jogo, 30 minutos antes dentro do estádio, durante a tarde passamos na loja do… “marroquino” penso eu? e eu tinha levado a Camisola do Sporting, vestiu a minha esposa e comprei uma T-shirt para mim. Claques a cantar, ambiente brutal, a minha esposa a cantar junto, a vibrar com o jogo… foi na segunda época do JJ, primeiro jogo contra o Marítimo, vitória por 2-0, jogou o Alan Ruiz a PL.
Compreendo quando leio aqui o pessoal a falar da cor das cadeiras, do fosso, da debilitação do estádio… borrifei-me para isso tudo. Depois de estar lá dentro, estava no céu, 2h passaram a voar e… mesmo com zona, vim embora feliz da vida. Com uma experiência para contar e voltar a repetir assim que possível.
Não me considero fanático. Não perco trabalho para ver o Sporting (embora reorganize as coisas dentro do possível para não perder os jogos), não vou para meio das multidões porque sou algo claustrofóbico e sempre fui avesso a confusões. Mas considero-me um leão, um Sportinguista de cima a baixo.
Querem mais uma alegria brutal? Ontem cheguei a casa do trabalho, fiz 319 km’s, o que não é habitual, sou consultor, faço algumas visitas, mas nunca costuma ser tanta coisa por dia. Estava cheio de dores de cabeça e os últimos dias são daquelas “temporadas” em que a sorte parece não querer nada connosco. Vinha pelo caminho só com vontade de chegar a casa, tomar um banho, trincar qualquer coisa e sentar-me a ver o jogo. Tinha previsto ir com a esposa e o meu pequenito receber os jogadores a Vila do Conde. Acabou por não dar. Mais uma tristeza.
Cheguei a casa e a minha esposa tinha comprado uma camisola para o meu pequeno do Sporting, vestiu ela a T-shirt do Sporting e preparou a minha para eu vestir. Entrei em casa e o meu miúdo de 3 anos e pouco a cantar: “E o Sporting vai jogar, eu vou ficar, louco da cabeça…”
Ela sabe o quanto eu “sinto” e vivo o Sporting.
Na tristeza de não ter o meu pai comigo, o meu sogro é leão. Daqueles que ia ver o jogo até ao hipermercado, não costumava ir a cafés, nem nada do género. Ganhamos, boa, perdemos, pronto.
Comigo, levou uma lavagem de Sportinguismo que o vejo às vezes mais fanático do que eu, a discutir jogadores, posições dos jogadores (não sabia sequer a diferença entre um lateral e um extremo), vem sempre cá a casa ver os jogos, comprei o livro de BdC, ele pediu-me logo para o ler também… Umas “jolas” para ver os jogos, um porto para o final do dia, um champanhe em caso de festa.
Nunca vivi rodeado de Sportinguistas, nem influências. Sou Sporting. À boca cheia. E não só esta época. Sempre e para sempre.
Simplesmente magnifico , grande partilha, memórias poderosas e que nos marcam para a vida e que marcam e contagiam qualquer sportinguista que se preze e só quem ama o clube como é o nosso caso se arrepia ao ler esta e outras estórias e partilhas.
É mágico, É paixão e Emoções no seu estado puro, é também por isto que vale a pena vivermos as nossas vidas.
Paixões incondicionais, irracionais onde pequenos ganhos assumem dimensões gigantes nas nossas vidas !
Muito Orgulho de ver irmãos de sangue a mostrarem a sua raça, os seus valores e o que é ser do SPORTING !!!
Não!.. Foi uma descoberta croquete.
Tá quase amigos, já sinto na pontas dos dedos.
Depois desta chungaria de arbitragem já o sinto a escorregar pelos dedos…
Isto é ser SPORTING.
Bro, calma que o @Coolhandluke mete duas velinhas desta vez.
Uma pela vitoria e outra pelo Paulão.
Terça vai ser
A cena é que vamos ser campeões na segunda com ajuda do Gauld e Licá, contra a vontade do Jorge Costa…
Eu vou ver o Sporting Campeão pela 7. vez na minha vida, lembrar-me, lembrar-me, só me lembro a partir de 1974, a de 1970 tenho uma vaga ideia.
As minhas filhas não se lembram de nenhuma vez, estão elétricas.
Espero que o meu coração aguente!
Plot twist: Gauld e Licá não saem do banco, animal costa, quando questionado do porquê de não os pôr a jogar, diz que prefere guardá-los para o próximo jogo, mais ao alcance do Farense.
Não sei se alguém já tinha colocado aqui…
Festa do título do Sporting já “está a ser preparada”
João Paulo Rebelo e uma eventual festa do título do Sporting: «É possível juntarmos mais pessoas do que estávamos habituados»
João Paulo Rebelo confirmou esta quinta-feira que já decorrem reuniões de preparação para eventual festa do título do Sporting. De acordo com a opinião do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, esse é o caminho certo a tomar-se para evitar que fenómenos de celebração surjam sem estar preparados, sendo que o dirigente deixa claro que nesta fase é efetivamente possível avançar para este tipo de ações.
“Está a ser preparada. Esta semana falei com o Ministério da Administração Interna, para perceber em que curso estão as coisas. Hoje mesmo decorre uma reunião entre a Câmara Municipal de Lisboa, um potencial vencedor do campeonato e as forças de segurança. Devo manifestar que é muito melhor que algo esteja preparado do que deixar que surjam fenómenos de comemoração, pois sabemos que será muito difícil neutralizar e evitar essa manifestação. O melhor é enquadrar e fazer com que isso aconteça com as melhores condições. E como temos assistido, tanto no 25 de abril como no Dia do Trabalhador, é possivel juntarmos mais pessoas que estávamos habituados nos últimos tempos, sempre com segurança. Isso é fundamental que se faça”, disse o governante, no decurso de uma visita à Cidade do Futebol, onde acompanhou os playoffs do do FPF Masters eFootball, a maior competição de futebol virtual do país."
Não seja pessimista amigo e duvido que o Jorge Costa goste do xerox
Falta uma vitória. Uma vitória para tornar realidade um sonho. Uma vitória para eternizar estes jogadores para sempre. Uma vitória para criar memórias que nunca esqueceremos. Uma vitória para alcançar algo que merecemos tanto, mas tanto.
Por favor Sporting, ainda nada está ganho mas por favor, ganhem-me ao Boavista e façam-nos felizes. É dar tudo! Vamos meu Sporting!
Porra, pá.
Lembro-me de em 2000, na última jornada, estarmos com apenas 1 ponto de vantagem para o foculporco e irmos a Vidal Pinheiro ganhar e os azules irem a Barcelos e serem enrabados a sangue frio.
Acabámos por ser campeões com 4 pontos de vantagem.
Estamos a 8(!!!) pontos à maior a 3 jornadas do fim, falta-nos uma vitória, caraças.
Estamos com medo de quê?
Somos Leões, não somos cagões!
Bem sei que são 19 anos, mas caramba! Se não formos campeões na 4. feira, era muito mau. Nem coloco essa hipótese.