Eu quero uma truta

E é isto que nos faz falta essencialmente!

No plano racional uma “truta” só interessa se o comprovar dentro de campo. Mas no sentido de termos referências e ídolos, principalmente para os adeptos mais novos, é importantissimo! Veja-se o caso do Ronaldinho no Flamengo. Dentro de campo tem sido um desastre, mas fora dele é um sucesso absoluto.

E sabemos bem as lacunas que vamos tendo em termos de adeptos nas gerações mais novas. Aliás, se pensarmos que nos ultimos 5 anos o unico ídolo que tivemos foi… Liedson, revela muito do que tem sido o Clube.

:arrow:

Grande texto.

É quase impossível não concordar com as ideias expressas no teu texto.

Pões a tónica na qualidade dos jogadores, que é algo incontornável.

Referes, também, o método de reforço da equipa: tínhamos um conjunto de jogadores e chegaram 2 internacionais brasileiros de qualidade. Referes, ainda, o elenco do último campeonato, de onde sobressai um nome: Mário Jardel.

O que têm em comum estas duas épocas? O Sporting retocou um bom conjunto de jogadores, acrescentando-lhe ingredientes, na dose certa. Sim, o Jardel foi o retoque do Boloni. Chegou mais tarde e ainda bem que chegou.

De todas as formas, nesses 2 históricos campeonatos o sucesso não foi instantâneo. Não chegámos lá por contratar 9 ou 10 jogadores, como agora se pede.

A lógica de construção do plantel desta nova época é diferente dos tempos que enumeraste.

Por essa razão, tenho dúvidas que, mesmo com 2 ou 3 trutas, sejamos sérios candidatos à vitória neste campeonato.

E penso que seria positivo que a nossa avidez por sucesso nos permitisse manter uma dose de elevada racionalidade, que ajude a perceber que, esta época, poderá ser a primeira pedra de um futuro desportivamente mais risonho. Seria bom que a nossa impaciência não matasse à nascença um projecto que precisa de um percurso e de um período de maturação.

Excelente texto Winston!

Uma obra prima ;D

Obrigado, novamente, a todos pelos elogios endereçados. Infelizmente é impossível responder a todos. :great:

Também concordo com essa análise. No ano do Jardel, a título de exemplo, tínhamos uma equipa feita no ano transacto, com Paulo Bento, Sá Pinto, João Pinto, entre outros que já lá estavam há mais anos. O brasileiro acabou por ser o elo que faltava para ligar toda a equipa à baliza adversária.

Contudo, a questão do tempo e da paciência estará intimamente relacionada com a melhoria do futebol apresentado e com a qualidade dos reforços. Ou seja, será necessário ver melhorias reais no futebol apresentado e qualidade nos pés dos atletas contratados. Se assim for e ficarmos em 2º lugar devido à longa distância que o Porto tem, não me causará problemas. É um pouco como a chegada do Mourinho a Madrid, onde a primeira época serviu para afinar a equipa e na segunda veremos um verdadeiro ataque à hegemonia catalã.

:arrow:

Também quero uma truta (ou duas, ou três…). Quando é que ela chega?

Devem estar a nadar contra a corrente…

É uma verdade que merece o meu acordo.

É preciso que façamos bem as contas. Ficar em 2º ou em 3º, até pode ser irrelevante para determinar a qualidade do trabalho efectuado.

Tendo em conta os acontecimentos dos últimos dias (ida de AVB para Inglaterra, podendo fazer-se acompanhar de Falcão e de Moutinho), penso que até podemos ter condições de disparar ao primeiro lugar.

Mas, voltamos ao mesmo, é preciso que façamos bem as coisas, e tal não tem sido um hábito na nossa “casa”.

Peço desculpa, mas estou farto de peixe… Eu quero é filet mignon.
Venham os jogadores que têm de fazer a diferença, 2 extremos, um central, um lateral esquerdo e um ponta de lança, de grande qualidade.
E se não for pedir muito, europeus (até podem continuar na Holanda), mas sem ser lá para os lados dos Balcãs, que o pessoal daquela zona não bate bem da mona.
E se não for para fazerem a diferença, não vale a pena gastar dinheiro que não temos.

:rotfl:

… ia jurar que o @winston é daqueles que não lê os “r” e troca os “t” pelos “p” no principio das frases. :mrgreen: :great: Fora de brincadeiras, muito bom texto companheiro. :angel:

Por muito que nos custe a única truta que vamos ter já está contratada e dá-se pelo nome de Domingos Paciência :inde:

O rio está seco, não há trutas. Isto nas eleições, um jogador como um adebayor ou outro do género, era o tipo de jogador que o sporting devia ter para chamar os adeptos e concorrer ao titulo. Depois tinhamos Garay, Alex Silva, Bobo etc etc. pós as eleições, contrata-se uma enxorrada de jogadores medianos, a maioria a custo zero (do tipo logo se vê se é ou não bom jogador). Os 40 milhões não são nem metade gastos, e jogadores prometidos zero. Mas o que me deixa mais chateado ainda é que a maioria dos socios e adeptos come esta palha e andam todos contentes a dizer que está a ser feito um bom trabalho e que para o ano vamos ser campeões. Pura ilusão, basta ver os reforços do Porto e do Benfica para se perceber que o Sporting para o ano talvez não fique a 30 pontos mas fica no minimo a 10 pontos de distância dos primeiros lugares. Estamos a contratar ao nível de um Braga ( aliás o Braga até contrata melhor que nós).

Trutas não temos tido, é verdade.

Continuando na alegoria pisciforme, digamos que temos tido besugos, chicharros, umas petingazitas e um pampo :mrgreen:.

Se calhar, as trutas estão todas dentro da barriga do Luis Duque… Por favor, dêem um Guronsan ao homem… :mrgreen:

.
A truta do teu avatar, não seria mal pensado! sorry pelo :offtopic:

Se querem truta vão pesca-la ou comer ao restaurante. :shifty:

À tanto tempo que não pescamos nos lagos da etar ou no dragay… Temos que ir lá um dia a ver se pescamos alguma coisa…

O problema é o que pescar e se o peixe morde o isco.

Não se mexia neste tópico há muito tempo (o que é mau sinal), mas queria acrescentar uma coisa que não disse, e que deveria ter dito.

Para mim, tendo em conta as outras opções existentes no campeonato português nessas posicionais, jogadores como Rui Patrício, João Pereira e Matías Fernandez são, também eles, reais trutas. Já não são - nenhum deles - jogadores em crescimento, jovens promessas. São certezas: são trutas.

Mas que precisariam de companhia nesse “rótulo”, sem dúvida que sim.