Desculpem iniciar este tópico, mas não vi nenhum que falasse do Sporting, em geral, em todos os sectores e para não estar a dividir a mensagem, aqui vai.
Este Leão morreu…é preciso um Leão novo…com outro sangue, com outros princípios…
Eu sou completamente a favor de uma limpeza geral neste Sporting, a começar na Direcção e acabar no plantel.
É uma equipa que não dá garantias em qualquer competição, que nos fez sair humilhado da Liga dos Campeões. É uma equipa técnica que não muda, que não faz nada para mudar e que comete os mesmos erros centenas de vezes numa época.
É uma direcção que por causa da contenção de custos, não se importa de prejudicar a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal. Para mim CHEGA!
Filipe Soares Franco - É um Presidente que é muito bom em gestão, mas esquece-se que o Sporting não é uma empresa, é um clube de prestígio que não pode apertar o cinto todas as épocas. Não percebe patavina de futebol e não têm qualquer mística.
Miguel Ribeiro Teles - Pouco ou nada pode fazer neste Sporting, porque quem comanda é o Presidente. É um grande Sportinguista, mas ali não risca praticamente nada.
Pedro Barbosa - É muito “verde” para estas andanças. Tem pouco conhecimento do mercado de futebol internacional e o Sporting precisa de alguém com mais “calo” e que consiga realmente dar algo de novo ao clube.
Paulo Bento e equipa técnica - O mesmo esquema de sempre, os mesmos erros de sempre. Os mesmos jogadores de sempre os mesmos erros de sempre. As mesmas embirrações de sempre, os mesmos erros de sempre. Paulo Bento, chegou ao fim da linha, ele e toda a equipa técnica.
Plantel - Uma limpeza, tem de ser feita uma limpeza neste balneário.
A começar na baliza: Rui Patrício tem uma grande margem de progressão, sem dúvida, mas tem vindo acumular sucessivos erros e creio que teria que passar para 2º guarda-redes. É necessário um guarda-redes que dê segurança e garantia imediata. Manter Tiago pode ser um erro, embora empreste sempre experiência e mistica ao balneário. É preciso um guarda-redes a sério. O Ricardo Batista emprestava, para abrir um lugar para o Golas.
Na defesa: dos centrais, para mim, só ficava no Carriço e Caneira. O Polga tem sido uma desgraça. Já cá está há uns bons anos e estagnou por completo. A venda era o melhor cenário. Tonel, está na hora de despachar o Tonel, para se conseguir fazer algum dinheiro. É urgente contratar um central forte, possante, alto e que dê garantias à defesa e um outro que possa ficar como 3º/4º central.
Dos laterais: Abel, para mim seria dispensado, juntamente com Ronny (empréstimo ou venda), Grimi (venda), P. Silva (tem garra, tem vindo a subir de forma, mas não sei se atingirá o patamar que eu exigiria para um lateral no Sporting).
Meio-Campo: Veloso, era para ser vendido nem que fosse por 10 milhões, para abrir o lugar a um outro trinco. Veloso não quer estar cá, não rende o que rendia, é melhor vende-lo. Contrata-se um trinco forte para o meio-campo, e com boa visão de jogo e que seja alto (1,82 pra cima). Adrien, emprestava a um Estrela de Amadora ou Trofense, para ganhar experiência e fazer mais jogos. Fazia regressar o Celestino. Izmailov, mantinha porque dá o litro e é dos poucos que consegue manter qualidade naquele meio-campo.
Romagnoli, vendia, dispensava por 0, sei lá, mas não o queria cá. João Moutinho, tá na hora de vender o Moutinho…chega de bater recordes, o Moutinho precisa de dar o salto e o Sporting precisa de deixar de depender dele. Vukcevic, vendia claramente. Primeiro, porque todos os problemas que ocorreram com ele, não são bons para clube nenhum e não queria correr o risco de vir outro treinador e tal voltar acontecer. Pereirinha, mantinha no plantel, porque tem margem de progressão e tem vindo a jogar cada vez melhor. Contratava o Costinha e o Maniche, dois jogadores que são sportinguistas, que têm experiência e que viriam dar outra qualidade ao meio-campo.
Avançados: mantinha Postiga e Liédson. É necessário contratar um ponta-de-lança forte e goleador. O Derlei acabou, não dá para mais. O Djálo, precisa de novos ares (Inglaterra seria o melhor caminho para ele) para poder desenvolver e desta forma vendia-o. Era o melhor pra ele e para o clube. Gosto muito do Djálo, mas era a melhor opção. Tíui, obrigado pela Taça, mas…não tem qualidade para ficar por cá. Dispensava-o para uma equipa da Liga Sagres ou Vitalis. Subia o Wilson Eduardo.
ou seja:
Saídas: Tiago (dipensado), Ricardo Baptista (empréstimo) Polga e Tonel (venda), Abel (dispensado), Ronny (empréstimo ou venda), P. Silva (venda), Grimi (venda); João Moutinho e Veloso (venda), Adrien (empréstimo), Romagnoli (venda ou dispensa), Vukcevic (venda), Derlei (dispensado), Djálo (venda), Tíui (dispensado). 16 jogadores
Entradas: Golas (ex-juniores), Wilson Eduardo (ex-juniores), Tiago Pinto (ex-Trofense), João Gonçalves (ex-Olhanense), Diogo Rosado (ex-juniores), Costinha (ex-Atalanta), Maniche (ex-Atlético Madrid), Celestino (ex-Estrela) + 1 guarda-redes, 1 lateral esquerdo, 1 lateral direito, 2 defesas centrais, 1 médio defensivo, 1 ponta-de-lança, 1 extremo e 1 nº 10.
Treinador: contrataria alguém experiente, que goste de jogar ao ataque. Por mim, não importava se era português ou não. Mas até podia ser o Jorge Jesus ou então alguém estrangeiro, com currículo e palmarés.
Posso estar a parecer um pouco duro, mas chega de vergonhas!