Este Leão morreu...é preciso um novo...Limpeza Geral a todos os níveis

Desculpem iniciar este tópico, mas não vi nenhum que falasse do Sporting, em geral, em todos os sectores e para não estar a dividir a mensagem, aqui vai.

Este Leão morreu…é preciso um Leão novo…com outro sangue, com outros princípios…

Eu sou completamente a favor de uma limpeza geral neste Sporting, a começar na Direcção e acabar no plantel.
É uma equipa que não dá garantias em qualquer competição, que nos fez sair humilhado da Liga dos Campeões. É uma equipa técnica que não muda, que não faz nada para mudar e que comete os mesmos erros centenas de vezes numa época.
É uma direcção que por causa da contenção de custos, não se importa de prejudicar a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal. Para mim CHEGA!

Filipe Soares Franco - É um Presidente que é muito bom em gestão, mas esquece-se que o Sporting não é uma empresa, é um clube de prestígio que não pode apertar o cinto todas as épocas. Não percebe patavina de futebol e não têm qualquer mística.

Miguel Ribeiro Teles - Pouco ou nada pode fazer neste Sporting, porque quem comanda é o Presidente. É um grande Sportinguista, mas ali não risca praticamente nada.

Pedro Barbosa - É muito “verde” para estas andanças. Tem pouco conhecimento do mercado de futebol internacional e o Sporting precisa de alguém com mais “calo” e que consiga realmente dar algo de novo ao clube.

Paulo Bento e equipa técnica - O mesmo esquema de sempre, os mesmos erros de sempre. Os mesmos jogadores de sempre os mesmos erros de sempre. As mesmas embirrações de sempre, os mesmos erros de sempre. Paulo Bento, chegou ao fim da linha, ele e toda a equipa técnica.

Plantel - Uma limpeza, tem de ser feita uma limpeza neste balneário.

A começar na baliza: Rui Patrício tem uma grande margem de progressão, sem dúvida, mas tem vindo acumular sucessivos erros e creio que teria que passar para 2º guarda-redes. É necessário um guarda-redes que dê segurança e garantia imediata. Manter Tiago pode ser um erro, embora empreste sempre experiência e mistica ao balneário. É preciso um guarda-redes a sério. O Ricardo Batista emprestava, para abrir um lugar para o Golas.

Na defesa: dos centrais, para mim, só ficava no Carriço e Caneira. O Polga tem sido uma desgraça. Já cá está há uns bons anos e estagnou por completo. A venda era o melhor cenário. Tonel, está na hora de despachar o Tonel, para se conseguir fazer algum dinheiro. É urgente contratar um central forte, possante, alto e que dê garantias à defesa e um outro que possa ficar como 3º/4º central.
Dos laterais: Abel, para mim seria dispensado, juntamente com Ronny (empréstimo ou venda), Grimi (venda), P. Silva (tem garra, tem vindo a subir de forma, mas não sei se atingirá o patamar que eu exigiria para um lateral no Sporting).
Meio-Campo: Veloso, era para ser vendido nem que fosse por 10 milhões, para abrir o lugar a um outro trinco. Veloso não quer estar cá, não rende o que rendia, é melhor vende-lo. Contrata-se um trinco forte para o meio-campo, e com boa visão de jogo e que seja alto (1,82 pra cima). Adrien, emprestava a um Estrela de Amadora ou Trofense, para ganhar experiência e fazer mais jogos. Fazia regressar o Celestino. Izmailov, mantinha porque dá o litro e é dos poucos que consegue manter qualidade naquele meio-campo.
Romagnoli, vendia, dispensava por 0, sei lá, mas não o queria cá. João Moutinho, tá na hora de vender o Moutinho…chega de bater recordes, o Moutinho precisa de dar o salto e o Sporting precisa de deixar de depender dele. Vukcevic, vendia claramente. Primeiro, porque todos os problemas que ocorreram com ele, não são bons para clube nenhum e não queria correr o risco de vir outro treinador e tal voltar acontecer. Pereirinha, mantinha no plantel, porque tem margem de progressão e tem vindo a jogar cada vez melhor. Contratava o Costinha e o Maniche, dois jogadores que são sportinguistas, que têm experiência e que viriam dar outra qualidade ao meio-campo.

Avançados: mantinha Postiga e Liédson. É necessário contratar um ponta-de-lança forte e goleador. O Derlei acabou, não dá para mais. O Djálo, precisa de novos ares (Inglaterra seria o melhor caminho para ele) para poder desenvolver e desta forma vendia-o. Era o melhor pra ele e para o clube. Gosto muito do Djálo, mas era a melhor opção. Tíui, obrigado pela Taça, mas…não tem qualidade para ficar por cá. Dispensava-o para uma equipa da Liga Sagres ou Vitalis. Subia o Wilson Eduardo.

ou seja:

Saídas: Tiago (dipensado), Ricardo Baptista (empréstimo) Polga e Tonel (venda), Abel (dispensado), Ronny (empréstimo ou venda), P. Silva (venda), Grimi (venda); João Moutinho e Veloso (venda), Adrien (empréstimo), Romagnoli (venda ou dispensa), Vukcevic (venda), Derlei (dispensado), Djálo (venda), Tíui (dispensado). 16 jogadores

Entradas: Golas (ex-juniores), Wilson Eduardo (ex-juniores), Tiago Pinto (ex-Trofense), João Gonçalves (ex-Olhanense), Diogo Rosado (ex-juniores), Costinha (ex-Atalanta), Maniche (ex-Atlético Madrid), Celestino (ex-Estrela) + 1 guarda-redes, 1 lateral esquerdo, 1 lateral direito, 2 defesas centrais, 1 médio defensivo, 1 ponta-de-lança, 1 extremo e 1 nº 10.

Treinador: contrataria alguém experiente, que goste de jogar ao ataque. Por mim, não importava se era português ou não. Mas até podia ser o Jorge Jesus ou então alguém estrangeiro, com currículo e palmarés.

Posso estar a parecer um pouco duro, mas chega de vergonhas!

Saídas: Tiago (dipensado), Ricardo Baptista (empréstimo) Polga e Tonel (venda), Abel (dispensado), Ronny (empréstimo ou venda), P. Silva (venda), Grimi (venda); João Moutinho e Veloso (venda), Romagnoli (venda ou dispensa), Vukcevic (venda), Derlei (dispensado), Djálo (venda), Tíui (dispensado). 15 jogadores

Entradas: Golas (ex-juniores), Wilson Eduardo (ex-juniores), Tiago Pinto (ex-Trofense), João Gonçalves (ex-Olhanense), Diogo Rosado (ex-juniores), Costinha (ex-Atalanta), Maniche (ex-Atlético Madrid), Celestino (ex-Estrela) + 1 guarda-redes, 1 lateral esquerdo, 1 lateral direito, 2 defesas centrais, 1 médio defensivo, 1 ponta-de-lança, 1 extremo e 1 nº 10.

Concordo com quase tudo o que escreveste mas acho que o Derlei é para manter (com um acerto no vencimento) não é um Sá Pinto mas em alguns jogos quase se assemelha a ele na garra e precisamos de jogadores assim no plantel, o Vukcevic precisa de uma época como deve ser sem os filmes/teatros todos criados de parte a parte culpas para ele e para o treinador que o modo como tratou o Vuk e o modo como tratou o Veloso valha-me Deus enfim… Quanto as aquisições sim essas são as lacunas a preencher mas €€€€ é mais complicado. Mas também acho com alguma prospecção pelo mercado e com saber se fariam boas aquisições para LUTAR INTERNAMENTE pelo Campeonato e pela Taça de Portugal

Enquanto não tivermos uma estrutura profissional para o futebol sénior nem vale a pena andarmos aqui a perder tempo a discutir os nomes de jogadores que devem sair ou ficar. A limpeza tem de começar por cima.
Tem de se eliminar o amadorismo, a chulagem e o mau carácter!

:arrow:

Faz falta uma direcção que sinta o Sporting! GOSTE DO CLUBE e queira o melhor para o clube

se isso acontecer, então os sócios do SCP merecem a morte anunciada da maior instituiçao desportiva portuguesa.

a parte a italico nao subscrevo porque nao gosto de fazer julgamentos de caracter…

o resto subscrevo…

e nem me refiro tanto á direccao… é mesmo ao departamento de futebol profissional. toda a sua filosofia, metodos de trabalho, objectivos e competência…

Concordo com todo o teu post, excepto esta parte.
O Vukcevik é dos poucos que é para manter. Sempre acreditei que não era ele o principal culpado nos problemas que aconteceram.

Não percebo porquê. Afinal estamos a falar de individuos que não tiveram quaisquer problemas em tirar o tapete debaixo dos pés à direcção que lá esteve antes. Não nos esqueçamos que Ribeiro Telles como Barbosa sairam da anterior direcção (no caso de Barbosa foi enquanto jogador) alegando estar contra a estrutura da altura e como tal não houve problemas nenhuns em minar o balneário ao treinador e em usar membros da claque que estava orquestrada para fazer contestação. Agora, é vê-los muito admirados com uns assobiozinhos…
Isto já esquecendo as atitudes de fazer camas aos treinadores do Barbosão, que está no clube apenas à conta de um tacho e como tal não passa de um peso morto.

Pessoas destas não tem carácter para envergar as nossas cores! Pessoas destas tem de ser corridas à biqueirada porque além de não estarem a contribuir com nada desportivamente para o clube, não tem quaisquer problema em meter os seus interesses pessoais à frente do mesmo e, dado o seu carácter demonstrado em situações anteriores, é um risco para o clube manter-se refém destes individuos.

Mas tal só acontece porque o actual presidente do Sporting também não está a bem no clube. Os interesses dele são todos menos o clube e como tal interessa-lhe rodear-se de pessoas que não lhe levantem ondas e para isso nada melhor que a parasitagem que entra muda e sai calada desde que o tacho se mantenha.

Qual filosofia? Quais métodos de trabalho? Competência? Não há nada disso em Alvalade.

é mesmo a isso que me refiro…

Concordo com a limpeza, mas a do balneario é a menos urgente, nesse aspecto corria com todos os estrangeiros exceptuando Liedson,Vuk e Izmailov!Tugas só concordo com o Abel, Baptista e Tiago ou entao o emprestimo de Patricio!
O Moutinho e o Veloso podem ser uteis ao Sporting, uma boa oferta seria sempre aceite, pena nao terem cedido ao Bolton em dezembro!
Nao existe dinheiro para fazer 16 contrataçoes,pelo menos com alguma qualidade, mesmo q 6/8 sejam provenientes da formaçao!

Golas,JGonçalves,TPinto,AMarques,André Martins,Celestino,DRosado,RFonte!

Maniche talvez,depende ds €€€, o homem é um mercenario,Costinha está acabado,podia ter vindo à uns 2 anos, preferiu o dinheiro!

Nao acredito muito na soluçao Jorge Jesus mas pelo menos jogariamos um futebol de ataque!Seria preciso ter a caracteristica de gostar de lançar jovens!Luis Martins q está no Braga poderia ser um bom adjunto se o escolhido fosse estrangeiro!

Temos q ter alguem q saiba de futebol, humlide e corajoso,q nao seja megalomano tipo Rui Costa e q adore o Clube e a sua tradiçao de formaçao!Q opte por fazer o melhor para o clube e nao o melhor para os amigos!Talvez o Sá,nao sei!
Para dirigentes Bettencourt e Ribeiro Telles!!O Presidente pode ser qualquer um, mas deviamos adoptar um estilo mais britanico, em q o Presidente está lá para geriri o clube, para o futebol estao os directores, coisa q nao temos agora, o PBarbosa tem sido uma anedota!

Muito gostam vocês do Bettencourt e do Ribeiro Telles… ::slight_smile:

A limpeza tem de ser de alto a baixo! Isso era varrer o lixo para debaixo do tapete. Não pode ficar nem um!!

E depois o q fazes?Como geres o clube?

??? Oi?

Concordo. Acho inútil discutir jogadores quando o que tem vindo ao de cima nos últimos meses e que ficou ontem demonstrado sem apelo é que são os métodos de trabalho - preparação física, técnica e táctica, acompanhamento dos jogadores fora do treino, estudo dos adversários, prospecção de talentos séniores, movimentação no mercado, etc - que são obsoletos. E continuo a dizer que estes jogadores, com métodos de trabalho adequados, bastavam e sobravam para ganhar confortavelmente o campeonato nacional esta época e fazer uma figura digna na Liga dos Campeões. Atrevo-me mesmo a dizer que se o Sporting trabalhasse como trabalha o Bayern, os alemães teriam de suar a sério para passar (e então se o Bayern trabalhasse como “trabalha” o Sporting, duvido muito que passasse de todo…).

Com isto não estou a desresponsabilizar os jogadores pela tragédia de ontem. Tiveram a sua quota parte de responsabilidades no descalabro e o clube devia fazer-lhes sentir as consequencias disso. Além disso, abundam atitudes inadmissíveis e falta de profissionalismo, desde a falta de cuidado com o corpo até queixumes constantes sobre o martírio que é estar a jogar no Sporting Clube de Portugal, em que eles são os primeiros responsáveis. Mas mais do que a limpeza de balneário - que me parece inevitável - o que me interessa mesmo é conhecer a equipa técnica e os dirigentes para a próxima época. É preciso uma revolução na forma como trabalha o futebol sénior do Sporting, que o traga para o século XXI. Ao menos que o desastre de ontem sirva para a iniciar.

Muito bom em gestão? Gere o Sporting como uma empresa? :o

Se ele fosse bom nas duas coisas, então o Sporting não estava assim. Quem gere ou já geriu empresas, sabe que o bom gestor é aquele que consegue montar a melhor estratégia para aproveitar os recursos existentes e fazer a sua empresa chegar aos seus objectivos, aquele que é rigoroso e que prima pela excelência.

FSF não é um bom gestor, ele é um péssimo gestor, o pior que me lembro de ver no Sporting. Não compreende o objectivo da existência do SCP, não sabe aproveitar os recursos disponíveis, quer financeiros, quer humanos (adeptos), não tem cultura de exigência e de rigor nem mentalidade e espírito vencedor. Como se tal não bastasse, FSF também não percebe nada de futebol - pensa que a estratégia de um todo um clube se resume a tentar ficar com os melhores jogadores de futebol e a não despedir um treinador aconteça o que acontecer e depois é só deixar em piloto automático. É, em suma, um grande grande grande incompetente, enquanto presidente e enquanto gestor de empresas.

E todos os outros que o rodeiam e para os quais “no pasa nada”, como Miguel Ribeiro Telles, José Bettencourt, Rogério Alves e afins, aparentam ser afinal uns sportinguistas com “s” pequeno, daqueles que nãi interessam ter no clube, porque perante vergonhas destas dimensões a única coisa decente a fazer era mostrarem a sua indignação através de palavras e actos.

Que venham eleições, cedo ou tarde, para se poder de uma vez por todas reerguer o clube dos escombros.

A questão é, até que ponto os outros têm algum poder. O projecto está morto, disso não há duvidas. Aliás, penso que o mais vantajoso seria todos os movimentos de contestação, Leão da Verdade, Ser Sporting, SAM, etc. juntarem-se, criar um bloco de oposição a sério, em vez de se arriscarem a competir uns contra os outros e dispersarem os votos de oposição.

Apenas sou contra o emprestimo de Adrien porque é claramente, a meu ver, melhor que Celestino e é uma opção viável. Tem ali muito talento. E Vuk, faz-me lembrar Sá Pinto, garra, ambição, empenho, pode ser o Leão do Leste. De resto subscrevo inteiramente.

Ora aí está! Onde estão os olheiros? Onde está a prospreção? Formamos medios porque os portugueses são talentosos, mas não formamos avançados porque não temos cultura nesse aspecto. Se falta treinadores capazes nesse aspecto vai-se buscar à Holanda treinadores de camada jovens. Se falta defesas (apenas Carriço pós Beto, muito pouco) vai-se buscar italianos para as camadas jovens. Mas por favor invistam também em profissionais qualificados. Apenas ter condições para tomar banho sem ver baratas ou ter relvado bem aparadinho não é tudo. Falta qualidade humana. Falta olheiros em todos as partes do mundo. Iordanov na bulgaria e toda aquela zona, Acosta na argentina, André Cruz no Brasil, e todos os grandes sportiguistas de varios pontos a trabalhar para o sporting. Por cada talento inegavel que encontrassem o sporting pagva 5 ou 10% que seja mas que os encontrem. Não é Rabius em que o apanhamos porque pagamos bem e mesmo assim estava dificil. Não, tem que ser jogadores que ninguem conhece. Falta informação nessa área. Depois o fisico, mas o pessoal anda todo roto quando joga 2 vezes por semana??? Mas o quê? Não temos preparação para isso, tudo o que ultrapasse 1 jogo semanal é já puxado? Onde está a preparação? Vejam os nossos jogadores (campeonato portugues), todos rasos, tabuas, sem musculatura. Vejam os italianos, vejam os jogadores do Bayern, altos é verdade mas cada porte fisico que metia medo! Mas o ginasio é para quê? Para trabalhar prá definição que as miudas gostam disso? Uma grande prospeção, metodologia de trabalho, preparação e tudo é diferente. E claro, uma esquema desde as escolas até aos seniors. Hoje é losangulo, amanha é classico, depois de amanha é o 4-3-3, sempre a mudar, não poder ser. Quando passa de junior para senior cada jogador já sabe o que tem que fazer. Por fim, um treinador que jogue para ganhar, com futebol belo e estudioso, só assim é que se ganha, só assim é que os adeptos vão ao estádio. Um treinador tipo Hidinnk, atenção tipo… já que ele é impossivel.

Mas tu acreditas no Pai Natal? No coelhinho da páscoa? Só pode. Lembra-te de uma coisa, antes de sportinguistas somos portugueses e isso não podes mudar. Somos os mesmos que elegemos Fatima Felgueiras (apesar de estar exilada no Brasil sabe-se lá porquê! Como se costuma dizer, quem não deve não teme…) elegemos na mesma. Izaltino Morais (aquelas continhas na Suiça… humm tavam lá tão bem!) Major Valentin Loureiro, pá… podia dar imensos exemplos, por isso eu pergunto (retórica não precisas responder :lol:) Acreditas no Pai Natal?

Concordo com a ideia de limpeza geral. parafraseando o queiroz (outro esterco) aquando da sua primeira passagem pela federação: " é preciso uma vassoura para limpar com a porcaria toda".

A direcção parece que vai em breve, mas já tarde, no entanto, temo as coptações e outros cagalhões que por vezes nos arranjam. Porque não se trata de nomes mas de uma questão de mentalidade. aquela gente limpou-nos a honra e o orgulho e por isso urge dizer basta àqueles que, de lápis na orelha, apenas olham para as contas, que desinvestem na equipa, que se contentam com segundos lugares e que ainda nos procuram convencer de que esse é o caminho. um clube para ser grande precisa de ousadia, de gente que sonhe e não de quem procure, a todo o transe, mostrar que as contas estão depauperadas como se isso, pudesse atrair algum potencial investidor…

Rapidamente um treinador, já que este já provou, e não é de agora, que não sabe mais. a sua melhor época foi feita às costas de peseiro depois disso foi sempre a descer, o que evidencia a sua absoluta inaptidão para o cargo, porquanto três ou quatro anos de trabalho continuado exigiam outro tipo de futebol. esta questão relaciona-se claramente com o problema da direcção pois se entrar uma da estirpe da anterior a pouco poderemos aspirar. aparecerá sempre um que siga a cartilha, que exija pouco, no fundo sempre pronto a dizer o “sim! sim! do asno” como escreveu o outro.

Jogadores também, há por ali muito esterco que noutras épocas seria impensável vê-los com o leão ao peito. todavia, resolvidos os problemas da direcção e equipa técnica este ponto, espero, deverá ser resolvido naturalmente.

O nosso lema é Esforço Dedicação Devoção e Glória, faltam-nos todos esse predicados, sem os três primeiros nunca poderá haver glória !