Estádio e Academia na SAD: o princípio da estocada final

Eu junto as “pontas soltas”:

  1. Transferir o estádio e a academia para a SAD com o pretexto de valorizá-la para alienar capital social em AG do SCP.
  2. Alienar capital social da SAD pertencente ao SCP. Resta saber quanto…em bom rigor nem sabemos ao certo quanto temos, com distribuição de acções por Amadeus e fundos de jogadores…
  3. Alienar o Estádio e a Academia, sem ser necessário autorização da AG do SCP.

O presidente da mesa da AG já se esquivou a essas perguntas no passado fim de semana ([url]https://www.blogger.com/comment.g?blogID=16206187&postID=8255267870554127518[/url]). Agora vejo porquê.

Chamem-me maluco à vontade. Foi o que chamei a quem me alertou desta situação: [url]http://photos1.blogger.com/blogger/5074/1350/1600/pr19961hq.jpg[/url]

Jamais o património seria alienado para fora do universo do clube sem aprovação do plenário”. Pois…10 anos mais tarde foi o que se viu. Não passou no plenário e chutaram para o Conselho Leonino aprovar no âmbito da alteração de estatutos que em 96 dera muita contestação

ACORDEM! Estamos a ser enra****s de mansinho e quando acenderem a luz nem uma nota de 5 vão lá ver.

Estão a vender o nosso clube ao tostão!

um “rumor” há muito do conhecimento de quem anda de olho posto nesta turma. Este “movimento” de despacho final do pouco que temos há muito estava planeado.

Assim evitam sequer ter de pedir aos sócios aprovação para mudarem o nome do Estádio, uma vez na SAD a decisão já não passa pelos sócios. Obviamente se fossem sérios faziam a passagem mantendo a obrigação de ir a AG para uma mudança de nome ou venda a terceiros, mas obviamente isso não vai acontecer.

O desrespeito pelos sócios completa-se assim, de forma triunfal, ao mesmo tempo que lançam uma camapanha não para sócios mas para ursos, em que o convite no fundo é: “vem dar-nos 20 eurinhos por mês mas não pias no que interessa meu burgesso”. Isto é gozar na cara, mas é gozar à grande sobretudo na cara dos que votaram nisto.

Venham de lá agora os “justificadores” oficiais deste estado de coisas tornar compreensível mais uma coisa destas.

moura, morpheus e quejandos chamados à recepção. Desembrulhem lá esta. :arrow:

Passar o Estádio e a Academia para a SAD seria abrir as portas a essa possibilidade. É bom que a direcção explique muito bem o que é que pretende e que se garanta que o Estádio e a Academia nunca serão vendidos sem autorização dos sócios…

Também, o Estádio e a Academia são o único património que nos resta. Se continuar a política actual de “reduzir o passivo über alles”, mais tarde ou mais cedo seremos colocados perante um pedido de venda de um e da outra.

Começa a ser demais… ^-^ ??? ::slight_smile:

Pingo a pingo enche o Jameson o papo…Viva à p*ta da vergonha…

Se na blogosfera e aqui no fórum não nos começarmos a unir para informar tudo e todos e a mobilizar as hostes para irem à AG com uma opinião devidamente informada sobre o que realmente se passa, é ver os adeptos mais velhos (com todo o respeito) a beberem aquelas calúnias do presidente e a aprovarem a nossa destruição com os milhentos votos que possuem.

Cabe a nós todos informarmos o maior número possível de sócios e a comparecer na AG para impedir esta trupe :cartao:

Acho que ao passar para a SAD, mesmo que esta não venda mais capital, é estar a alienar o património uma vez que a empresa está cotada em bolsa. Assim, bastava comprar umas quantas acções que já estávamos a comprar parte do estádio e da academia. Corrijam-me se estiver enganado.

Bem, em rigor deveria dizer-se : ‘do pouco que julgamos ter’ .

Na verdade, só porque juridicamente ‘o pouco que temos’ ainda é do SCP, permite que se continue a brilhante gestão em curso, até á delapidação final !

Se possível, sem dor, para que quando fôr perceptível, já seja definitivamente tarde de mais

Para alguns incautos, pode parecer que estas linhas são parte de ‘teorias da conspiração’ …

Não são !

Retratam o nível da (in)competência dos quadros mais importantes que dirigem este clube.

Quando já não houver mais nada para alienar, partirão para outras paragens, lamentando-se certamente da conjuntura, da crise económica, do fraco poder aquisitivo dos Portugueses, da alta taxa de Euribor, bla bla bla bla bla bla …

Incompetência
s. f.,
falta de competência ou de jurisdição;
incapacidade;
inabilidade;
que não é idóneo.

Apenas admito que se diga que é incompetência no último sentido aqui exposto. O da falta de idoneidade.

Porque esta corja é competente para aquilo que quer - prejudicar o Sporting em seu benefício!

Há dúvidas??? 75% ainda???

Esta direcção parece uma junta de penhores. :cartao:

Estão a precisar de levar uma sacudidela. :twisted:

Quem é que tem a a maioria na SAD? Não é o Sporting Clube Portugal? Para alienar qualquer património, não tem que passar por uma assembleia geral? Não vai haver eleições para o ano?

Está tudo nas mãos dos sócios! A maioria dita as leis, como em qualquer democracia.

Há muitas coisas que já estão na SAD e que eu saiba não alterou em nada (a não ser em resultados financeiros), por exemplo todo o plantel profssional do futebol (que teóricamente tem um valor financeiro maior que a academia) está na SAD.

Tudo o que diz respeito ao futebol, estar na SAD, não me choca em nada. E menos me preocupa enquanto o Sporting for o sócio maioritário da SAD.

Ah! Já agora escusam de me desafiar para responder. Eu não tenho medo de assumir as minhas ideias. Não sou o dono da verdade, nem ninguem o é!

Nota: Só muito distraidos ou mal intencionados, não sabiam que esta era uma proposta que FSF ia propor no seu mandato.

alguem me sabe dizer quais sao as implicações?..

eu nao percebo muito do que se está a passar mas vou tentar resumir o que penso…

existe um clube, o Sporting Clube de Portugal, que necessita de um serviço… esse serviço é a gestao do futebol do clube…

assim, vai contratar uma empresa, a sad, para fazer esse serviço… contudo, essa empresa “pertence” ao proprio clube atraves de uma manobra que permite contornar a lei… segundo a lei em vigor o clube nao pode ser dono da sad, ficando a sua participacao limitada aos 40% do capital da sad… a manobra foi a criaçao de outra empresa, a SGPS, que detém 11% da sad permitindo assim ao clube ter indirectamente o controlo da sad…

é assim?

o clube tem um passivo de 210 milhoes de euros… esse passivo foi criado devido aos custos da academia e do estadio (entre outros que gostaria de ver explicados porque para mim nao fazem sentido…)…

ao passar a academia e o estadio para a sad o que é que o clube está a fazer?.. a enviar tambem o passivo relativo a esse patrimonio?.. o que é que o clube ganha com isto?.. e a sad?..

o que é que perde?.. (sem ser o controlo por partes dos socios)…

nao gostaria que o estadio mudasse de nome, mas se trouxesse grandes beneficios financeiros nao me chocaria…

a venda do estadio e da academia é inconcebível por isso nem estou preocupado (se calhar devia mas acho que ninguem teria coragem para isso…)

quanto á incompetencia acho que é por demais evidente quando se olha para o alvalaxia…

Qual foi a decisão dos sócios no que toca à venda do Património? O que é que se fez?

Parece haver aqui alguma confusão !

O que se pretende agora será incorporar o Estádio e a Academia nos activos da SAD. E isto terá de passar, sim por AG.

Depois, é o que a SAD entender por conveniente.

Como sabes, quando se alienou Deivid, Nani, etc, não foi preciso AG.

Mas quem diz esses activos, pode dizer no futuro o Estádio (ou parte dele) e Academia (ou parte dela).

SEM PRECISAR DE AG !

Se os sócios decidirem a favor da eventual proposta do FSF, sabem que todas as decisões sobre o estádio e a academia, passam a ser da SAD. Embora convem não esquecer que a maioria da SAD é do Sporting, portanto os sócios indirectamente terão uma palavra nas decisões da SAD.
Continuo a pensar que este alarido sobre a eventual passagem do estádio e da academia para a SAD não passa dum fait-divers.

Clubes como o Milan e Inter nem sequer estádio próprio têm.

Clubes muito mais fortes que nós em futebol, não têm uma academia como a nossa.

Tenho muito orgulho na nossa academia (principalmente esta) e no nosso estádio e votarei contra qualquer alienação destes equipamentos. Não me choca que venham a mudar de nome se isso trazer proveitos financeiros significativos. Quanto a estar na SAD ou no clube para mim é irrelevante.

É verdade que FSF falou disto aquando das eleições, como uma das soluções a estudar. Só que falou enquanto simples medida de rearranjo económico no seio do grupo (que, acredito, uma AG aprovará sem dificuldade), e teme-se que possa ser mais do que isso.

O que acontece é que o SCP não tem, segundo a letra dos estatutos, qualquer obrigação de, antes de autorizar a venda de imóveis na AG da SAD, obter uma autorização dos sócios na AG do Clube.

Digo “segundo a letra”, porque para mim é evidente que o espírito dos estatutos, resultante de uma correcta interpretação teleológica e histórica dos mesmos, deveria obrigar a que essa autorização fosse obtida (afinal, o que os estatutos pretenderam foi assegurar a integridade do património do Clube, e em 1996, quando eles foram aprovados, não existia sociedade nenhuma). Isto já para não falar no compromisso moral assumido por Roquette e que consta do recorte que o Nmac já postou.

Só que o entendimento dos órgãos sociais do Sporting, pelo menos no que respeita às participações sociais, não é este.

Desde que a SAD foi constituída que o Sporting tem assegurado a maioria do seu capital através da Sporting SGPS. O Sporting Clube tem apenas cerca de 16% do capital da SAD, contra os mais de 60% detidos pela SGPS.

De acordo com a que considero ser a correcta e legítima interpretação dos estatutos, o Sporting Clube, antes de permitir que a Sporting SGPS (que ele próprio controla) alienasse participações sociais na SAD ou noutras sociedades do grupo, deveria convocar uma AG do Clube e obter a aprovação dos 2/3.

Acontece que a Sporting SGPS, pelo menos no caso do resgate dos passes ao First Portuguese Fund, entregou a terceiros acções da SAD, sem que os sócios do Sporting o tivessem autorizado, o que demonstra que os dirigentes consideram poder transaccionar livremente essas acções.

Existe também o caso da comissão no negócio da venda do património não desportivo, que foi paga parcialmente através da entrega de acções da SAD. Neste caso não sei de quem eram essas acções, se da SGPS (o que seria a mesma situação que a do First Portuguese), se do Clube (o que seria ainda mais grave, porque neste caso não há dúvida de que a autorização é necessária).

Depois há a questão do esvaziamento da AG do Clube. Mesmo que o SCP considerasse dever obter autorização dos sócios para vender imóveis ou participações sociais, a verdade é que já ficou demonstrado, com a rábula da delegação no CL, qual o valor que é dado à vontade dos sócios. Se houver dificuldades, lançam mão do expedientezinho e pronto (suponho aliás que no caso do estádio e da academia será assim, nem sequer apresentarão uma deliberação de venda pura e simples).

A este respeito, sempre digo que para mim este expediente é totalmente fraudulento e desprovido de cobertura estatutária, porque os estatutos dizem que são necessários 2/3 para aprovar “deliberações relativas à alienação de imóveis”, e venha alguém explicar-me que uma delegação de poderes para venda não é uma deliberação “relativa” a essa venda.

Por fim, temos o problema do controlo accionista da SAD. Admitindo que perdemos a maioria do capital (FSF já por várias vezes disse que não só não achava isso problemático, como até achava desejável, e, como disse, parece haver rédea larga para entregar acções a terceiros), continuaremos a ter pelo menos o limite legal de 15%. São acções que, nos termos dos estatutos da SAD, têm direitos especiais, nomeadamente o de serem necessários os votos que representam para autorizar vendas de património imobiliário.

Só que um dia vem a UE e este tipo de privilégios acaba. Já temos aí o Estado Português em tribunal por causa da golden share na PT, e será uma questão de tempo até que o problema se ponha aos privados. E depois veremos como é, se entretanto tivermos caído abaixo dos 51%.

Quanto a ser fait divers a preocupação, o Frede que vos explique o que ouviu sobre este assunto - e quem lho disse - numa reunião recente, em que esteve em representação do Leão de Verdade.

Mas quem, e para que raio é que queria comprar o nosso estádio?
Já a academia, ainda para mais com o novo aeroporto já n sei.

Isto é fácil de resolver…há que tirar esta corja do clube o quanto antes…AG extraordinária o mais rápido possivel…se esperamos até ao final da época 08/09, estamos acabados…já não restará nada do nosso clube…

Ninguém vai pegar no estadio debaixo do braço e ir embora com ele…estar portanto na SAD ou no clube é irrelevante do ponto de vista puramente desportivo.

Imagina que a OPWAY compra parte desse capital :-\

A Academia do Sporting nao se limita a um local. E portanto uma estrutura que pode funcionar noutro local desde que tenha as mesmas ou melhores condiçoes que Alcochete. Nao veria com maus olhos a venda da Academia por razoes obvias, a mais valia resultante do anuncio da construçao do novo aeroporto. A condiçao sine qua non seria obviamente a construçao doutra num local menos cotado actualmente…o que permitiria, com a diferença, o abate de mais uma fatia significativa do passivo… :twisted:

…a Ota, por exemplo, que com certeza até estaria interessada em atrair investimento para os terrenos agora orfaos de aéroporto. Quem sabe até se podia negociar uma acquisiçao a custos muito reduzidos. :twisted: :twisted: