Se é para assobiar jogadores do Sporting , porque vão ao Estádio
Só quem está longe como eu , sabe dar o valor.
Dava tudo para estar lá hoje , ninguem deve viver mais o Sporting do que eu.
Se não fosse os adeptos espalhados por todo o lado , o Sporting não era o que é.
Sócio Bancada Central
Oh , palhaço não vistes aquela falta!!!
Ó amigo tenha calma.
Você não está a ver que o árbitro está-nos a roubar.
Se quer fazer barulho porque não vai para o meio da claque?
Você é que é uma mosca-morta , porque não ficou em casa a ver na Sportv?
Olha-me para este gajo , a dizer que estou a fazer barulho. :cartao:
Claque só se fosse para ficar surdo e não ver o jogo.
Você se está mal , mude-se!
-Saindo dali …
(Para ele próprio) Se não houvesse claques e gajos como este não se perdia nada e um gajo via a bola mais descansado.
Membro de Claque
Vamos lá gritar , Sporting és a nossa fé! …
SLB , fdp , SLB …
Uuuuuuuuuuuuhhhhhhhhh!!! (bancada central)
Mas porque é que aqueles gajos nos estão a assobiar?
Estão ali não puxam pela equipa , ainda têm a lata de nos assobiar.
Fiquem em casa a ver pela Sportv!!!
Entretanto o Moutinho toca na bola
UUUUUUUUUUUUUUHHHHHHHHHH!!!
Palmas em resposta da bancada central.
Como é possível baterem palmas ao Moutinho , por estas e por outras é que o Sporting não ganha nada.
Se não fossemos nós a ír com a equipa para todo lado , o que havia de ser do Sporting?
Ninguem sente o Sporting como nós.
[hr]
Três maneiras diferentes de vêr e viver o Sporting.
Que implicações têm ao nível da exigência que cada um tem do clube estas formas diferentes de viver o Sporting ?
Será que alguem pode dizer que é mais sportinguista que o outro como alguns costumam afirmar , ou ao fim e ao cabo ninguem é mais sportinguista que os outros.
Já fiz de tudo um pouco, acompanhei só em Alvalade, já corri o país para ver o SCP, agora limito-me a ver pela TV, que não é bem a mesma coisa, mas ao menos dá para ver os replays se acontece algo quando vamos dar uma mija ou buscar mais uma bejeca.
Vou ver se utilizo este tópico para espetar as máximas que um sportinguista deve seguir.
E aqui vai a primeira.
A um sportinguista apenas é permitido casar/namorar com uma adepta orc, se na hora de irem para cama não fizerem amor.
Deverá sim fazer sexo e com letra F. :twisted:
Já alinhei em deslocações com a claque a Paços de Ferreira, a Braga, a Guimarães, a Setúbal, ao Porto … ao estrangeiro, para apoiar o Sporting, nunca fui devido às dificuldades económicas próprias de um adolescente. Nessa altura, lembro-me de passar mais ou menos tempo de angústia nas antigas bilheteiras do velhinho Alvalade para ir ver a bola. Com muito sacrifício lá ia comprando o meu bilhete para acompanhar a equipa nos jogos em casa. Adorava estar na claque, entoar entusiasticamente os cânticos, aplaudir os ídolos que vestiam a nossa camisola. Via os jogos ao frio e à chuva com o orgulho irreverente de um jovem leão.
Depois, uns anos mais tarde, veio o estádio novo. Na altura, já com 23 anos, comecei a ir para o meio da claque apenas em jogos grandes. Nos outros jogos apetecia-me apenas ver futebol, ver o desempenho técnico e táctico das equipas e puxar pelo Sporting ao meu ritmo, sem ter um megafone ao lado a berrar que éramos uma vergonha porque não estávamos a cantar, ou sem ver ameaçarem de porrada alguém que se lembrou de pedir para baixarem uma bandeira que o impedia de ver o jogo. Há coisas para as quais a paciência diminui à medida que a idade avança. Os jogos fora, à excepção de 3 ou 4 por época em que arranjava pachorra para fazer a viagem, eram vistos pela televisão, normalmente no café e com os amigos.
Entretanto juntei-me com a minha namorada e os jogos começaram a ser vistos de uma forma mais “familiar”, embora tenhamos ambos gamebox e o mesmo entusiasmo de sempre. Duas vezes por mês, lá estamos nós na Superior Sul, no A14, com os amigos.
Recentemente propus à minha “mais que tudo” e a alguns amigos que dentro de um ano experimentássemos comprar a gamebox para a Central de forma a que renovássemos o sangue experiente que por lá mora e tentássemos perceber melhor aqueles velhos que nunca assobiam ninguém, a não ser a própria claque.
Há duas semanas, grande parte dos meus planos pessoais foram abalados por um novo projecto profissional que me obrigará a emigrar para a Alemanha, provavelmente a título definitivo.
Neste momento, podem imaginar, sinto-me o mesmo Sportinguista de sempre: Aquele miúdo de Lisboa a quem um dia o pai decidiu levar a Alvalade para ver o 7-1 ao benfica, que esteve com a claque em casa e fora, o habitual consumidor gamebox e consumidor selectivo de SporTv, com planos recentes de ir para a Bancada Central mas a quem a vida decidirá em breve afastar fisicamente do Clube.
Sem querer comparar o meu Sportinguismo com o de ninguém, digo que independentemente da “forma” que assumi, ou vier a assumir ao longo do tempo, a “essência” será sempre a mesma. Quer esteja dentro do Estádio, ou fora do País, o meu Clube é o Sporting e por ele irei sempre sofrer.
infelizmente estou muito longe para assistir aos jogos no estádio, por isso tem de ser pela televisão. tento ir a pelo menos um ou dois jogos por época se tal for possível, já que para além dos impedimentos de ordem financeira, há também os profissionais, que regre geral é o motivo porque não vou mais vezes.
mas pronto, cá de longe também vou cantando os golos do Sporting com o mesmo entusiasmo como se estivesse no estádio…
O maior sportinguista que eu conheço é o meu avô, que sofre pelo Sporting desde 1932. Apesar de não ir ao Estádio desde o tempo dos violinos (perdeu a visão), sabe tudo sobre o clube, os jogadores, os júniores, a equipa técnica, sabe recitar equipas de há 30, 40, 50, 60, 70 anos atrás, lembra-se de jogadas que viu na década de trinta, vive o Sporting intensamente, ainda e sempre, com 84 anos.
Cada um ama o clube da sua maneira, há quem vá a todos os jogos, há quem vá aos jogos em casa (como eu), há quem nunca vá, há quem compre a camisola todos os anos, quem nunca compre, quem espere que ela esteja em saldo (como eu :-[), cada um é sportinguista da maneira que pode e desde que seja sincero e ame verdadeiramente o clube não é pior ou melhor que qualquer outro correligionário. Certamente que eu não sou mais sportinguista do que o português ou luso-descendente que vive em Boston ou na Austrália, mas que lá vai fazendo por saber os resultados e manter-se a par do que se passa no clube, ou do que o guineense ou moçambicano que um dia vem a Portugal e a primeira coisa que faz é ir ver um jogo a Alvalade e pedir a alguém que lhe tire uma foto com o campo em plano de fundo.
Finalmente, a minha mulher é do Benfica e estou-me marimbando para isso. Não sei se seria mais sportinguista se não me tivesse casado com ela, mas seguramente seria mais parvo!
Já o meu avô tem menos 10 anos e todas as épocas, depois de ver o primeiro jogo do Sporting na pré-temporada, diz que rifava todos os jogadores, jogava com os juniores e só deixava lá ficar o Rui Jorge. E eu todos os anos lhe tenho que lembrar que o Rui Jorge já não joga no Sporting.
Eu sou um Sportinguista abrangente, maioritariamente adepto Sporttv, morar em viana do Castelo não ajuda, desloco-me a Alvalade 8 a 10 vezes por ano, para ver jogos da Liga, Champions e por vezes Taça de Portugal, tenho Gamebox desde que ela existe, sou sócio há 6 anos e o meu companheiro de deslocação é quase sempre o meu Pai, também sócio e detentor de Gamebox, por vezes levo a minha mulher, que a muito custo converti ao “leonismo”, já levei o meu irmão para um Sporting-porco, o desnaturado é morcão, mas há algum tempo que idealizo a ida do meu puto pela 1ª vez a Alvalade para ver o seu Sporting ao vivo, faz 2 anos daqui a uns dias e sendo assim está feito metade do percurso, será a sua prenda no 4º aniversário, prevejo que nesse dia a família Sampaio terá grande representação em Alvalade! ;D
O Sporting faz parte do meu lado bom da vida assim como faz parte do lado mau da vida, por isso é tão importante algumas vezes e noutras não tem importância nenhuma, é esta relação tipo “montanha-russa” que suscita emoções antagónicas, dúvidas, alegrias, incertezas, desabafos, simpatias, ódios e paixões como nenhuma outra, o Sporting é uma Paixão, é uma forma de estar na vida e por isso é fascinante!
Esta frase sim é de LEAO! Para mim ser Sportinguista nao é para quem quer, é para quem pode … é para quem sente. Nem todos se podem considerar Sportinguistas. Eu sou daqueles que rapidamente vai ao tecto se alguém disser que é mais Sportinguista do que eu.
Bocas como “Tu vives no Estrangeiro, nao és Sócio, nao vais aos Jogos … ora és menos Sportinguista do que aqueles que vao a todos os Jogos.” zangam-me imenso porque eu nao vou aos Jogos porque nao posso. Eu desde 1999 que acompanho practicamente todos os Jogos do Sporting. Foi aí que a grande Febre e Doenca comecou. O meu pai levou-me para este lado.
Em 2000 após a Conquista do Campeonato eu fui a primeira vez, nao tenho problema em dizer que foi só aí a minha primeira vez :mrgreen:, ao Velhinho Estádio de Alvalade ver o Sporting x Parma com dois golos de Beto Acosta. Estava sentado na Superior Norte e foi para mim o delirio.
A partir daí o maior castigo para mim quando fazia merda seja na escola ou em casa era nao ver o Sporting. Lembro-me perfeitamente naquele dia que vim da escola, uma sexta-feira com negativa a Alemao e nessa noite jogou o Sporting contra o Maritimo no Funchal. Na altura jogava cá ainda o Rodrigo Fabri. Nao pude ver o Jogo, mas estava enconstado à porta do meu Quarto a ouvir a Televisao :whistle:.
Nunca festejei um Titulo por assim dizer, tirando em 2002 uma Surpresa que o meu pai me fez. Sporting x Beira Mar, consagracao de Campeao quem é que nao se lembra? O meu pai conseguiu um bilhete e marcou a passagem de Aviao. No dia em que o fomos levar ao Aeroporto eu estava todo amuado também queria mas sabia que era impossivel ainda para mais tinha escola na segunda e terca.
Despedi-me do meu pai ia entrar po carro quando ele me diz para tirar a casaca e me despedisse da minha mae porque também ia. Deu-me tamanha caganeira que nem vos digo nada :rotfl: :rotfl: estava com um nervoso tao grande aqui na barriga e contente! Primeiro Jogo em Alvalade com o Estádio Cheio!
As palavras que me entram na Cabeca quando penso nesse momento? Lindo, fantástico … SPORTING! Foi um dia espectacular e quando o Jardel marcou o seu 42° Golo que loucura! Se calhar devo ser dos poucos que na sua vida nunca assistiu a um Derby ou um Clássico?!
Tirando o do Guadiana em que o Sporting ganhou 3-0 às lamparinas mas de resto nada a assinalar. Mas um dia vou ver disso tenho a certeza e se tiver saúde até lá. Por norma sempre que estou em Portugal de férias vou ver o jogo de Apresentacao. Nao sao muitos os Jogos é verdade mas os poucos que vejo e vi sao com uma intensidade enorme que nao dá para explicar.
2003: Sporting x Manchester
2005: Az Alkmaar x Sporting
Estes dois jogos estao aqui guardados como nada! Dos melhores jogos que vi ao vivo. Se calhar se fizer a soma ao todo fui ver uns 15 Jogos do Sporting na minha Vida inteira, metade de uma Época actual. Mas sou tanto Sportinguista como qualquer um e acreditem que quem vive cá fora sofre e muito. Vejo todos os jogos na TV visto que temos cá TV Cabo via Satélite e apesar de na Época passada isto nao ter sido muito lindo e eu dizer que me recusava a ver mais Jogos assim eu sempre estava ali batido a ver durante 90 minutos o nosso Sporting.
Porquê? Quem ama e sente o Sporting sabe! Todos somos Sportinguistas! Os que vao aos Jogos, que estao enfrente à Televisao, todos … e de uma coisa estou certa. Apesar de muitas dores de Cabeca que este Clube nos dá às vezes, os Jogadores que por lá passam e nos fazem passar dos miolos … Sporting é sempre Sporting e o Sporting somos NÓS!
Certa vez o meu pai ligou a um irmão para saber como ele estava, e na conversa ele sai-se com esta:
“eu já com tantos problemas com que me preocupar, e agora aquele gajo despede-me o inglês”.
:lol:
Grande sportinguista esse meu tio. O que eu e o meu pai nos rimos com essa tirada. :mrgreen:
Não tenho influências de ninguem…a malta mais velhota da familia é do belenenses,pai benfiquista ,mãe do belenenses ,2 imãos mais velhos do fcp e do slb,e o que tem a mesma idade do que eu(somos 4!) felizmente é do SCP,mas ninguem me influênciou.
Quando tinha 8/9 anos o pai de um velho amigo meu costumava levar-nos ao antigo estádio da luz(era lamp) ,era-me indiferente, um dia levou-nos ao velhinho Alvalade para assistir a um derby SCP-slb (1987) ,assim que entrei dentro do estádio …apaixonei-me…!!! Foi para sempre. Foi o meu primeiro amor,e esse nunca se esqueçe.
Já tive alturas em que andava atrás da equipa ,já tive alturas que não ía a lado nehum ( a vida muda),ás vezes vejo na TV ,outras vezes vou ao estádio,outras vezes tem de ser via rádio. É como disse a vida muda…o tempo muda tudo.
Já não posso fazer aquilo que quero ,quando quero ,porque nem sempre estou por no pais ,e quando estou não é sempre no sitio certo,mas quando vou ao estádio faço-o com o mesmo sorriso que tinha na cara em 87.
Thanks! Ele é de facto um grande sportinguista, 110% sportinguista!
O meu avô também é apologista de se encher a equipa de juniores, diz sempre “vale mais quem quer do que quem pode” e que um miúdo com fome de bola e amor à camisola é capaz de fazer melhor figura do que uma suposta estrela “paga a peso de ouro”. Se calhar é a sabedoria que vem com a idade…
Já fui de Claque, já fui de bancada central, já fui de superior, já deixei de ser sócio, já fui adepto de bancada B em Superior, já fui distante, já fui de acompanhar para todo o lado, já fui de Sportv …
E continuo a ser o mesmo Sportinguista que sempre Fui.