ESPÍRITO DE ABRIL - VEM E TRAZ UM AMIGO TAMBÉM!

Eu vou estar presente.
Eu vou votar NÃO com a faculdade que os meus quatro votos me concedem.
Eu vou levar um amigo também.

Vocês também vão?

Nestes últimos dias, tenho feito o meu papel de Sportinguista consciente e preocupado. Não integro nenhum movimento de sócios ou de adeptos mas, de forma anónima, tenho tentado apelar à presença de todos aqueles que estão preocupados com o futuro do Sporting Clube de Portugal. Ainda hoje enviei um mail para os meus contactos verde e brancos para apelar a uma presença maciça na AG. Quis o destino que um amigo meu, empenhado na mesma ideia, me tivesse enviado igualmente um mail de conteúdo e sentido semelhantes. Este era muito melhor e mais completo que o meu.

Com a sua autorização, e com a devida vénia, transcrevo esse texto para o fórum, ciente que o mesmo merece ser divulgado, proporcionando mais uma oportunidade de reflexão para todos aqueles que compreensivelmente, ainda estão indecisos:

[b]"Amigos,

Tinha redigido um testamento (este não é menor) mais complicado e intrincado mas apaguei-o. Para textos complicados já nos basta o discurso do nosso clube nos últimos anos, em que temos discutido não o sócio, o clube, o seu futebol e modalidades mas sim os termos técnicos que caracterizam a sua gestão. Por vezes até nos esquecemos que o que nos deve fazer sorrir não é a baixa de taxa de juro que pende sobre o nosso clube ou o facto de por um breve semestre termos tido cashflow positivo.
O que nos devia fazer sorrir é o nosso clube. O orgulho que temos (ou não temos) em ser sócios do mesmo.

Esta sexta-feira e posteriormente no dia 8, variando apenas a forma como nesse dia 8 a questão será votada (e discutida ou não) somos chamados mais uma vez a votar o que queremos. O que está em confronto é relativamente simples, pese a “complicação” dos termos, propostas e artifícios:

• somos convidados a optar pelo Sporting Clube de Portugal de e para os seus sócios e adeptos, que volte a apostar na recuperação de mais de 75% de sócios e adeptos que já viraram costas ao clube ou a finalização da visão que Soares Franco preconiza e que reafirmou este domingo na TV: uma sociedade comercial pura, com prioridade aos seus accionistas, com o fim do peso tutelar dos seus associados.

• somos mais especificamente convidados a decidir já esta sexta-feira, se essa decisão deve ser tomada numa assembleia-geral discutida, em que não só as justificações e pontos de vista do Conselho Directivo sejam verbalizadas como também o ponto de vista complementar dos sócios como nós, sejam eles a favor ou contra o projecto, propondo o Conselho Directivo actual, sob a justificação de uma votação mais abrangente orientada para os núcleos que só nos últimos meses aprendeu a estimar (que já foram mais de 300 e são hoje, ao fim de 10 anos de autismo e arrogância, perto de 50), converter temporariamente a AG numa Assembleia Geral referendária, sem discussão, com a promessa de sessões de esclarecimento a quem os quiser ouvir mas sem a possibilidade de nos ouvirmos uns aos outros.

• somos ainda convidados a reflectir, e votar em consonância, tanto esta sexta-feira dia 17 como no dia 8, não só um projecto de reestruturação com inúmeros pormenores pouco claros para o sócio comum como também o seu timing. Deixo-vos a pergunta, sobretudo se ainda, em todo o vosso sportinguismo, acreditam na boa fé deste Conselho Directivo: que legitimidade tem este Conselho Directivo, a dois meses de eleições, de propor um único caminho altamente cerceador do futuro do clube, quando nem sequer se propõe dar a cara pela sua execução, nomeadamente o seu máximo rosto, Soares Franco?

• somos também, e em consequência do ponto anterior, chamados a declarar, com o nosso voto, no dia 17 e dia 8, se queremos finalmente e após mais de 13 anos de sucessão dinástica, oligárquica e pouco democrática, eleições livres, transparentes, com opções em aberto e com o choque claro e incontornável entre a visão comercial de Soares Franco que visa privilegiar (como o próprio diz) os accionistas da SAD (Olivedesportos, Nova Expressão, etc.) e os valores e essência do Sporting Clube de Portugal, devolvendo o clube aos sócios e devolvendo sobretudo a estes a alegria de ser sportinguistas.

Quem como eu frequentou vezes sem conta o estádio nos anos 80 sabe perfeitamente que ser Sporting não é nem nunca foi ganhar 1 ou 2 taças de futebol ou outra modalidade aqui e ali ou conquistar o segundo lugar que o status quo accionista instalado nos permite e nos oferece, à partida para cada campeonato. Quem como eu frequentou com alegria aquele estádio nessa década sabe que ser Sporting sempre foi a alegria e orgulho que sempre tivemos na forma como esses objectivos são perseguidos, sejam eles ou não conquistados no final, e sabendo nós que nesse domínio entram factores tão simples como a sorte e o azar e outros evitáveis mas que o Sporting tem feito tudo menos desmarcar-se de influências externas perniciosas. Está na hora de lutarmos por um Sporting que nos devolva esse orgulho. Está na hora de voltarmos a ser, no sentido positivo, uma “seita guerreira”, orgulhosa do seu clube e dos seus valores, de metermos respeito aos adversários e admiração aos parceiros.

Está na hora de devolver o Sporting aos seus sócios, só eles são o garante genuíno de que o Sporting continuará a existir tendo como principal e único objectivo o bem do clube, algo que por mais que nos prometam nenhum accionista externo pode garantir.
Peço-vos por isso que no dia 17 de Abril me permitam acompanhar-vos ao Pavilhão Atlântico para votarmos juntos isto mesmo, mesmo que tenham à partida pontos de vista ligeiramente diferentes.

Todos têm o meu contacto, mas eu vou estar à vossa espera à entrada do Pavilhão, a partir das 19.30.
Se não têm as quotas em dia actualizem-nas, podem fazê-lo via internet. Mas por favor compareçam.
E passem este e-mail aos sócios que quiserem e que queiram trazer convosco.

Abraço"[/b]

O essencial desta mensagem é MOBILIZAÇÃO. Por favor, venham e tragam o máximo de sócios convosco. Proponho o ponto de encontro referido neste texto para todos nós. Eu conheço muitos foristas pessoalmente, todos nós ou quase todos conhecemos e não será difícil pequenos grupos de foristas se reconhecerem e se juntarem a pouco e pouco. Em meu nome e no do meu amigo, muito obrigado!

SPORTING SEMPRE!!

Caro Coração de Leão,

com este excelente texto introduziste o objectivo que tive com o Tópico sobre o número de votos do Fórum.

http://www.forumscp.com/index.php?topic=13998.0

A palavra de ordem agora é:

MOBILIZAÇÃO

Sabemos que somos bastantes aqui no fórum, e que seremos ainda mais se levarmos outros sócios connosco.

Dia 17, a voz é dos SÓCIOS.

Se for, seremos um grupo de amigos que aparecerão.

Não faltarei, e além de muitos amigos e familia, não faltarão concerteza muitos conhecidos e todos com o mesmo intuito:

VOTAR SIM! Sem qualquer ponta de dúvida!

Pena o pequenote não poder votar ;D

Se tivesse possibilidade de votar, o meu voto era o “NÃO”

O meu SIM ou NÃO, será certamente em consciência de que estarei a votar naquilo que acho melhor nesta altura para o SPorting.

Podes resumir as razoes que te fazem votar no sim?

As razões são de simples:

• Indentifico-me completamente com este projecto, embora possa discordar pontualmente de algumas opções.
• Como diz Roquete e muito bem, é preciso dotar estruturalmente o Sporting por forma a atravessar esta conjuntura difícil e assegurar o futuro sem sobressaltos, mantendo clube competitivo no plano desportivo.
• Vivemos novos tempos e como tal o Sporting ecléctico como no passado, jamais poderá existir. Para mim mantinha além do futebol, o atletismo e pouco mais. Quero um clube moderno e essencialmente auto-sustentável, considerando os pressupostos apresentados por FSF, aquilo que o clube necessita.
• Gostaria de poder ver um modelo alternativo, para ver o que os iluminados opositores (onde não incluo os anti-franquistas, porque esses só o querem tirar de lá, porque sim…) poderiam apresentar. Quem sabe não aparece um projecto fantástico? O que se viu até agora são figuras degradantes, que jamais conseguiria ver à frente do meu Sporting.

Há imensas razões, mas bastam para já estas para que a minha decisão esteja hà muito tomada.

Aproveito o “Espirito de Abril” para deixar o blog http://simnosconfiamos.blogspot.com/

Talvez através destas inciativas consigam compreendar a única verdade. E tirarem as vossas dúvidas!

Aplaudo a tua sinceridade e sobretudo a tua capacidade de perceberes aquilo que está em cima da mesa, apesar de me chocar completamente a tua visão do Sporting Clube de Portugal, e de achares que o clube por si não pode conseguir um relativo equilibrio devidamente apetrechado daquilo que lhe pertence.
Só gostaria que todos os outros compreendessem aquilo que este projecto vai/pode custar .

NEM UM LÁ PODERÁ FICAR.

Não poderão ficar contas por fazer.
A limpeza tem que ser total.Desde os verdugos aos lacaios.

Então porque raio é que o “Ecletismo” aparece como palavra de ordem no cabeçalho do blog que aí apresentaste?

http://simnosconfiamos.blogspot.com/

Que dizer do Barcelona, um clube ultrapassado e falido porque é eclético e cultiva os valores do associativismo.

Eu também quero um clube moderno e auto-sustentável.

Um clube moderno é aquele que se adapta aos novos tempos. Ora, o Sporting tem tido dificuldades de adaptação incríveis ao não conseguir convencer, fazer acreditar e mobilizar a maior parte dos seus adeptos para o seu projecto. Não entende a necessidade de proporcionar espectáculo, a necessidade de diversificar a angariação de receitas, a necessidade de aproveitar em proveito próprio as ferramentas do mundo moderno (marketing, publicidade, patrocínios, etc).

E depois não sabe ser auto-sustentável. Não aposta na competência e, fruto disso, comete erros atrás de erros (perpretados pelos incompetentes logicamente) que custam caro e que minam a sua sustentabilidade. Alguma vez o Sporting vai ter melhores perspectivas de ser auto-sustentável quando, em vez de dever 280 milhões de euros à banca tendo um estádio, academia e património não-desportivo em sua posse, dever 150 milhões e não tiver estádio, academia e património não-desportivo em sua posse? Nem nos vossos melhores sonhos, esqueçam. Ao menos com activos tínhamos tempo para negociar e encontrar respostas, agora sem nada para negociar só vamos poder comer e calar e rezar para que não nos desliguem a torneira um dia destes.

Fala-se de ecletismo como no passado, não a falta dele.

Espero que os mesmo que se indignaram por eu dar o exemplo de outros clubes, não te saltem em cima também.

Moniz Pereira, talvez o rosto maior do ecletismo, porque será que apoia este projecto? :think:

Lindo o SF destacado…

Pouca vergonha na cara, não há?

E o direito á livre opinião, não há…??? ^-^

E é disto que tambem tenho medo para o vosso Sporting.

[b]Medo?

De ver sócios do Sporting a serem agredidos pela Policia no seu estádio? Isso é a tua livre opinião?[/b]
Da venda do Sporting a retalho?

Não obrigado.

Diz-me tu, que ainda lá atrás dizias que este projecto é que é bom, porque o Sporting eclético como no passado jamais poderá existir.

Apoia?

Nas ultimas AG até Soares Franco lhe pegava no braço para votar as moções da Direcção.

O prof. tem é medo que acabem com o atletismo, mas há de chegar esse dia até.