Eu vou estar presente.
Eu vou votar NÃO com a faculdade que os meus quatro votos me concedem.
Eu vou levar um amigo também.
Vocês também vão?
Nestes últimos dias, tenho feito o meu papel de Sportinguista consciente e preocupado. Não integro nenhum movimento de sócios ou de adeptos mas, de forma anónima, tenho tentado apelar à presença de todos aqueles que estão preocupados com o futuro do Sporting Clube de Portugal. Ainda hoje enviei um mail para os meus contactos verde e brancos para apelar a uma presença maciça na AG. Quis o destino que um amigo meu, empenhado na mesma ideia, me tivesse enviado igualmente um mail de conteúdo e sentido semelhantes. Este era muito melhor e mais completo que o meu.
Com a sua autorização, e com a devida vénia, transcrevo esse texto para o fórum, ciente que o mesmo merece ser divulgado, proporcionando mais uma oportunidade de reflexão para todos aqueles que compreensivelmente, ainda estão indecisos:
[b]"Amigos,
Tinha redigido um testamento (este não é menor) mais complicado e intrincado mas apaguei-o. Para textos complicados já nos basta o discurso do nosso clube nos últimos anos, em que temos discutido não o sócio, o clube, o seu futebol e modalidades mas sim os termos técnicos que caracterizam a sua gestão. Por vezes até nos esquecemos que o que nos deve fazer sorrir não é a baixa de taxa de juro que pende sobre o nosso clube ou o facto de por um breve semestre termos tido cashflow positivo.
O que nos devia fazer sorrir é o nosso clube. O orgulho que temos (ou não temos) em ser sócios do mesmo.
Esta sexta-feira e posteriormente no dia 8, variando apenas a forma como nesse dia 8 a questão será votada (e discutida ou não) somos chamados mais uma vez a votar o que queremos. O que está em confronto é relativamente simples, pese a “complicação” dos termos, propostas e artifícios:
-
somos convidados a optar pelo Sporting Clube de Portugal de e para os seus sócios e adeptos, que volte a apostar na recuperação de mais de 75% de sócios e adeptos que já viraram costas ao clube ou a finalização da visão que Soares Franco preconiza e que reafirmou este domingo na TV: uma sociedade comercial pura, com prioridade aos seus accionistas, com o fim do peso tutelar dos seus associados.
-
somos mais especificamente convidados a decidir já esta sexta-feira, se essa decisão deve ser tomada numa assembleia-geral discutida, em que não só as justificações e pontos de vista do Conselho Directivo sejam verbalizadas como também o ponto de vista complementar dos sócios como nós, sejam eles a favor ou contra o projecto, propondo o Conselho Directivo actual, sob a justificação de uma votação mais abrangente orientada para os núcleos que só nos últimos meses aprendeu a estimar (que já foram mais de 300 e são hoje, ao fim de 10 anos de autismo e arrogância, perto de 50), converter temporariamente a AG numa Assembleia Geral referendária, sem discussão, com a promessa de sessões de esclarecimento a quem os quiser ouvir mas sem a possibilidade de nos ouvirmos uns aos outros.
-
somos ainda convidados a reflectir, e votar em consonância, tanto esta sexta-feira dia 17 como no dia 8, não só um projecto de reestruturação com inúmeros pormenores pouco claros para o sócio comum como também o seu timing. Deixo-vos a pergunta, sobretudo se ainda, em todo o vosso sportinguismo, acreditam na boa fé deste Conselho Directivo: que legitimidade tem este Conselho Directivo, a dois meses de eleições, de propor um único caminho altamente cerceador do futuro do clube, quando nem sequer se propõe dar a cara pela sua execução, nomeadamente o seu máximo rosto, Soares Franco?
-
somos também, e em consequência do ponto anterior, chamados a declarar, com o nosso voto, no dia 17 e dia 8, se queremos finalmente e após mais de 13 anos de sucessão dinástica, oligárquica e pouco democrática, eleições livres, transparentes, com opções em aberto e com o choque claro e incontornável entre a visão comercial de Soares Franco que visa privilegiar (como o próprio diz) os accionistas da SAD (Olivedesportos, Nova Expressão, etc.) e os valores e essência do Sporting Clube de Portugal, devolvendo o clube aos sócios e devolvendo sobretudo a estes a alegria de ser sportinguistas.
Quem como eu frequentou vezes sem conta o estádio nos anos 80 sabe perfeitamente que ser Sporting não é nem nunca foi ganhar 1 ou 2 taças de futebol ou outra modalidade aqui e ali ou conquistar o segundo lugar que o status quo accionista instalado nos permite e nos oferece, à partida para cada campeonato. Quem como eu frequentou com alegria aquele estádio nessa década sabe que ser Sporting sempre foi a alegria e orgulho que sempre tivemos na forma como esses objectivos são perseguidos, sejam eles ou não conquistados no final, e sabendo nós que nesse domínio entram factores tão simples como a sorte e o azar e outros evitáveis mas que o Sporting tem feito tudo menos desmarcar-se de influências externas perniciosas. Está na hora de lutarmos por um Sporting que nos devolva esse orgulho. Está na hora de voltarmos a ser, no sentido positivo, uma “seita guerreira”, orgulhosa do seu clube e dos seus valores, de metermos respeito aos adversários e admiração aos parceiros.
Está na hora de devolver o Sporting aos seus sócios, só eles são o garante genuíno de que o Sporting continuará a existir tendo como principal e único objectivo o bem do clube, algo que por mais que nos prometam nenhum accionista externo pode garantir.
Peço-vos por isso que no dia 17 de Abril me permitam acompanhar-vos ao Pavilhão Atlântico para votarmos juntos isto mesmo, mesmo que tenham à partida pontos de vista ligeiramente diferentes.
Todos têm o meu contacto, mas eu vou estar à vossa espera à entrada do Pavilhão, a partir das 19.30.
Se não têm as quotas em dia actualizem-nas, podem fazê-lo via internet. Mas por favor compareçam.
E passem este e-mail aos sócios que quiserem e que queiram trazer convosco.
Abraço"[/b]
O essencial desta mensagem é MOBILIZAÇÃO. Por favor, venham e tragam o máximo de sócios convosco. Proponho o ponto de encontro referido neste texto para todos nós. Eu conheço muitos foristas pessoalmente, todos nós ou quase todos conhecemos e não será difícil pequenos grupos de foristas se reconhecerem e se juntarem a pouco e pouco. Em meu nome e no do meu amigo, muito obrigado!
SPORTING SEMPRE!!