Isso parece-me muito interessante quando eu entrar na universidade.
Acho que deveria existir um tópico só sobre o acesso e o ensino superior. Tenho umas dúvidas sobre cursos e mercado de trabalho que gostava que quem já é mais experiente esclarecesse. Por exemplo, alguém sabe se a ISEG é uma boa Universidade? O curso de Economia agrada-me, estou a pensar candidatar-me a ele.
Então não uses o tópico que é sobre o Erasmus para fazer as perguntas que já fizeste. Primeiro procura-o (usa por exemplo “Cursos”, “Formações”, “Universidade” - lista não extensiva). Se não houver o que queres então cria o tópico.
OT: enquanto estudante do ISEG não hesito em dizer que é uma boa Universidade!
O OT? Não, de todo, o ISEG é de facto uma boa Universidade. A Católica e a Nova têm geralmente melhor aceitação no mercado de trabalho, mas o ISEG tem algumas áreas em que os alunos têm boa reputação, como Finanças (curso que não existe nas duas mencionadas) e Métodos Quantitativos. O curso de Matemática Aplicada à Economia e Gestão (outro exclusivo do ISEG) tem saída para bastantes áreas interessantes (análise estatística, estudos de mercado, não sei se terá também hipótese de orientação para análise de risco / actuariado).
Claro que para pós-graduações ainda é melhor! 8)
Se quiseres discutir mais, reaviava ou abre o tal tópico.
Tens também os países nórdicos onde até o pessoal com 70 anos que encontras no supermercado sabe falar inglês… Pelo menos os nativos, talvez não tanto os emigrantes (que são bastantes aqui na Suécia, cerca de 20% da população tem origem estrangeira… Ver na secção ‘Demographics’ em http://en.wikipedia.org/wiki/Sweden). Ah, e claro, há que referir que as aulas (agora, verdade seja dita) são dadas em Inglês…
Tens o problema de serem mais caros… Mas olha que a Inglaterra ainda é mais cara do que a Suécia, mesmo fora da área metropolitana de Londres, e o ‘accent’ deles não é assim muito fácil de apanhar (mas claro que nas faculdades o Inglês usado para leccionar seja com o ‘accent’ britânico correcto).
Quanto à segunda passagem que destaquei, concordo plenamente contigo quando dizes que um ERASMUS também (às vezes ;D) tem de estudar. Também acho um pouco mal o pessoal que sai daqui sem cadeiras feitas :o Mas eu trabalho muito, mas muito menos do que estivesse em Portugal, porque gasto tempo noutras coisas, mas não significa que o estou a perder, muito pelo contrário, diria eu!
Na Suécia, trabalhar menos significa não ter tão bons resultados como em Portugal (falo em não obter boas notas, 15 para cima, não em disciplinas incompletas…) mas há países em que a vida ERASMUS é facilitada ao máximo… Por exemplo na Republica Checa, em Praga, onde tenho alguns amigos, aquilo é de bradar aos céus… Sais de lá com 18’s a estudar na véspera…
Isto depois é ao critério de cada um… Se quiseres aproveitar o lado académico do ERASMUS escolhe uma boa universidade, se quiseres aproveitar o lado ‘experiência pessoal’, qualquer sítio é bom, mas sítios como Praga são melhores que Gotemburgo por exemplo!
Pois, o que eu pesquisei encontrei que o ISEG tem uma excelente colocação no mercado de trabalho, para além da média de entrada ser baixa. A Nova tem médias um pouco altas e de resto, desconheço. Estou a pensar ir para Economia no ISEG… :inde:
A católica é excelente, para além de ser a única fac portuguesa (de economia e gestão e administração de empresas) a figurar no ranking do financial times com honrosa 33ª posição…
gostava de ir a Itália, mas não tenho posses para tal coisa.
a minha prioridade sempre foi Londres, mas dado o momento que se vive aqui em casa não é viavel.
visto ter família em Paris, o mais certo é eu concorrer para Paris!
já me disseram que para o meu curso, Paria és bastante difícil e exigente.
Sei de várias pessoas que foram/ estão em erasmus em Itália, mas ninguem em Turim… Eu estive em Göteborg, na Suécia, até à um mês, e tambem adorei aquilo Que saudades…
Erasmus!!! Tou a pensar ir, talvez para o ano ou no próximo. Estou em engº Mecânica na UA (Aveiro) e curtia mesmo ir.
Estou na 3ª matricula, a ir para o ano iria fazer a maioria das cadeiras do 3º e 3/4 do 4º… por isso não sei se hei-de ir para o ano já se no seguinte. Que conselhos me dão?
Gostava de ir por exemplo para a Checa, mas também há possibilidade de ir pra Eslovenia, e Polonia. Alemanha pra mim está fora, França em principio também, resta-me Itália e Espanha, mas sobretudo pela diferença de cultura e pelo nivel de vida o leste me atraia mais.
Puxo este tópico para cima pois vou-me candidatar a Erasmus. Ando na Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação na Universidade de Lisboa e não tenho muitas opções…ou Espanha ou Grécia. As cidades em Espanha onde me posso candidatar são Madrid, Santander, Corunha, Granada, Salamanca, Oviedo, Tenerife ou Valladolid.
Alguém me aconselha uma destas cidades e porque razão? As que mais me atraem são Madrid e Salamanca.
O meu irmão esteve em santander e curtiu milhoes. Eram cerca de 300 erasmus (como e obvio nem todos se juntavam) e havia sempre muita ‘fiesta’, viveu grandes tempos lá.
Santander é dos sitios mais ricos de espanha, ha muita gente de madrid (gente da nota!) que vai para lá passar férias.
Tens praia, estás perto da montanha (neve) e penso que tem lowcost. e claro, tens uma boa equipa da liga espanhola, que joga no el sardinero. Investiga, que pode ser que te surpreendas.
Salamanca, é uma espécie de Coimbra de espanha (pelo nº de estudantes). É uma cidade que está relativamente perto e é sem duvida um grande sitio pra estudar.
Grecia, não estás mesmo virado prai? Não tem um custo de vida elevado, e de certo que curtes milhoes por lá pelas praias e tudo mais!!
A minha primeira opção em princípio será a Grécia mais propriamente Alexandropoulis por isso que disseste. Fica situada junto à fronteira com a Turquia e é junto ao mar. Mas Espanha pela proximidade com Portugal, língua, etc é uma opção a considerar. Nem que não seja pela pressão que as pessoas próximas a mim fazem para que escolha uma cidade espanhola.
Pelas pesquisas que realizei Salamanca atrai-me imenso, mas como ainda tenho mais 15 dias para pensar tenho que realizar mais pesquisas.
Conheço Salamanca de 2 visitas e é lindíssima. É como disseram uma espécie de Coimbra, mas de calhar melhor preservada, o centro histórico todo em pedra é muito bonito e tem uma ponte que eles dizem ser romana. Mas não escolhas pela paisagem, porque depois de 1 semana já viste tudo
Acho que não devias perder a oportunidade de conhecer a Grécia, para Espanha terás milhões de outras oportunidades. O teu maior problema vai ser mesmo a língua e o alfabeto.
Andei a investigar, a pesquisar e neste momento a minha 1ª opção deverá ser Salamanca. Tenho pena que não seja Grécia mas devido às dificuldades das ligações aéreas, do custo das viagens, língua etc muito provavelmente não irei para lá.