ERASMUS

Das melhores escolhas que podias ter feito na tua vida, ires para ERASMUS! Acredita!

Eu estou no 4º ano de Engenharia Electrótecnica e de Computadores, ramo Telecomunicações, na FEUP, e o 4º ano fi-lo todo na Suécia, em Gotemburgo (está acabar agora :'(…)

A sério, aproveita… Vais aprender imensa coisa! E não vais estudar quase nada provavelmente ;D

cumps,
ADNR

Finalmente aparece alguém com quem possa falar do Erasmus. Acho que vai ser excelente. Turim não é nenhum destino paradisiaco mas é uma cidade muito fixe e acho que vou adorar estar lá. E quanto ao ir estudar pouco já me disseram o mesmo. Mas tenho a certeza que como dizes vou aprender outras coisas, que irão enriquecer em muito o meu futuro. :great:

É exactamente essa a questão: algo que irá enriquecer em muito o teu futuro!

Em primeiro lugar, não sei se na faculdade para onde vais se fala inglês ou se sabes falar italiano, mas quase de certeza vais aprender italiano e melhorar o teu inglês…

…e ao viver numa realidade estrangeira durante um ano ou seis meses estás a mostrar que te conseguíste adaptar, algo muito importante num mercado de trabalho cada vez mais vasto, e na tua área, Comunicação, nem se fala da importância disso!

Vais conhecer muita gente! Muita gente diferente! Não vai ser só pessoal italiano :wink: Vais conhecer algo mais sobre as outras nacionalidades que vai muito além do estereótipos que aprendes na televisão e no dia-a-dia! Por isso recomendo que vás com o espírito aberto e não faças como alguns cromos que passam a vida ERASMUS com pessoal da mesma nacionalidade sempre a dizer mal dos outros…

Vais ganhar um hostel gratuito em muitas cidades europeias (e não só!) ;D Vais ganhar contactos em muito lado!

Quanto a estudos, eu aqui na Suécia ganhei maior sensibilidade para o desenvolvimento sustentável e protecção ambiental! É uma idiossincrasia sueca! Talvez encontres algo do género em Turim!

E claro, vais divertir-te I M E N S O! :lock: :beer: :victory:

Eu digo-te, sem qualquer dúvida, que este foi o melhor ano da minha vida até agora!!!

cumps,
ADNR

Iverson uma pergunta, vais sozinho?

É que para o ano tambem estava disposto a candidatar me a Erasmus mas muitos dos meus colegas não alinham. Ir para uma cidade diferente sozinho deve tornar tudo ainda mais complicado.

Na Universidade de Turim acho que a lingua que se fala é o italiano, mas de certeza que vou aperfeiçoar o meu inglês, porque já que vou 6 meses para fora vou aproveitar para conhecer outros paises e não só a Itália. De Turim à França, à Suiça e a muitos outros sitios é um pulinho e eu vou querer aproveitar isso ao máximo.

Uma das disciplinas que vou ter vai ser Corso de Italiano, que é especial para Erasmus, e vai ser uma óptima formula de aprender o italiano.

Vai ser uma experiência enriquecedora a todos os níveis e como é óbvio, vai ser muito bom para o curriculo, ainda para mais na minha área.

Pelo que tou a ver ficaste um ano inteiro. Eu à partida só irei 6 meses, mas tenho sempre a opção de ficar o resto do ano, creio que existe essa oportunidade.

O único senão é relativemente aos gastos, pois a Itália é um país com nível de vida superior ao nosso. A universidade financia, mas eu como fui dos últimos a candidatar-me só me garantem bolsa lá para Março.

Sabes, nunca mais é Setembro… :stuck_out_tongue:

Não vou sozinho. Vou com um colega de turma. Percebo a tua situação, mas se queres um conselho, não te prendas por isso. O espirito tem que ser mesmo de aventura. E acredita que depois de lá estares vais conhecer imensa gente, inclusive portugueses. O concelho que te dou é o slogan aqui da UM para Erasmus: VAI QUE É PARA APRENDERES!! :great:

Iverson aconselho-te a visitar a Suiça… País que eu tive a oportunidade de visitar e cuja qualidade de vida é fantástica!

Assim o farei, espero. O que separa a Suiça de Turim são apenas os Alpes, coisa pouca. :stuck_out_tongue:

Eu estou decidido em ir, nem que vá a aventura ou seja sozinho. So que acho que agora so o poderei fazer no meu 3º ano (estou no 1º) porque deixei passar os prazer de inscrição para o ano que vem.

Yep, penso que são 3 horas de comboio entre Lausanne e Itália são 3 horas de comboio!

Tás muito eloquente! Isso é tudo sono!?

LOL :lol:

;D
Yep, hoje dormi 3 horas… Mas ao menos a minha soneira deu para te esclarecer e não te colocar dúvidas… :wink:

Isso sim, nunca me hei-de esquecer que entre Laussanne e Itália são 4h de comboio…

EDIT: Ah não, são 3h!! :lol:

lol
Epá agora não me venhas depois dizer que afinal eram 2h30 ou 3h30… :lol:
Tou a falar em termos arredondados!

Mas posso-te dizer que foi um país que gostei de visitar pela diversidade cultural… Tu entras na Suiça francesa e depois vais para a alemã e nada tem a ver pá! Muitos espaços verdes, ruas completamente limpas (não vês papeis no chão!), só tem o condão de ser um país caro (onde se nota isso é na alimentação!)…

Pois, sempre foi a ideia que eu tive da Suiça. É um país extremamente bem organizado, onde tudo é levado à regra. Por alguma razão eles têm o que têm. Depois outra coisa que me atrai lá são aquelas paisagens lindas, montanhosas, daqueles que se vêm na televisão, e que eu espero ver ao vivo. Falo da Suiça mas também podia falar da Austria, que na minha opinião não fica a dever nada aos helvéticos. Dois destinos a visitar, espero.

A Austria eu não visitei! Mas associo mais a Austria à Suiça alemã que a francesa… São estilos diferentes!

Disso não posso opinar. Como nunca lá fui não sei diferenciar as diferentes ‘Suiças’ !

EDIT: ‘diferenciar as diferentes’, parece que o eloquente agora fui eu. Vou mas é dormir que amanhã é dia de aulas. :wall:

Sabes o que é?

Já foste?

Tás a pensar ir?

Quais as Vantagens?

Vai que é para aprenderes!!

Talvez no mestrado. Ir agora na licenciatura era dar um tiro no pé, com a nova regra de prescrições (tenho que fazer o curso de 3 anos em 5 anos ou vou cos porcos).
Acho que iria a Espanha ou Inglaterra, visto que são 2 idiomas que domino completamente, e assim fazia cadeiras sem problema e fazia alguma coisa da vida, porque a maioria das pessoas que vejo a ir de Erasmus é mais para tirar ferias que outra coisa :smiley:
E claro, também depende da situação financeira.

ERASMUS… nunca tive cojones para ir! Infelizmente…

Motivos:

1º) Sporting. Tirem a Igreja a um Domingo a uma beata… morre!
2º) Família e Amigos. Esta creio que suportava melhor, porque já não vivo com os cotas há 4 anos. Mas mesmo assim, pesou…

Hoje, já no Mestrado, olho para o curso e vejo que me faltou um aninho lá fora. Quem sabe um dia, uma pós-graduação. Londres, Nova Iorque, Paris ou Pequim serão o destino, uma vez que conto estudar a vertente política do crescimento económico chinês. Mas não haver Alvalade, mata-me. :inde:

Por isso, até lá… tudo de bom a quem “ERASMAR” :smiley:

Piada, Orgamos…perdão Eramus e aprender…mais não digo.

Visita Florença LINDA