Das melhores escolhas que podias ter feito na tua vida, ires para ERASMUS! Acredita!
Eu estou no 4º ano de Engenharia Electrótecnica e de Computadores, ramo Telecomunicações, na FEUP, e o 4º ano fi-lo todo na Suécia, em Gotemburgo (está acabar agora :'(…)
A sério, aproveita… Vais aprender imensa coisa! E não vais estudar quase nada provavelmente ;D
Finalmente aparece alguém com quem possa falar do Erasmus. Acho que vai ser excelente. Turim não é nenhum destino paradisiaco mas é uma cidade muito fixe e acho que vou adorar estar lá. E quanto ao ir estudar pouco já me disseram o mesmo. Mas tenho a certeza que como dizes vou aprender outras coisas, que irão enriquecer em muito o meu futuro. :great:
É exactamente essa a questão: algo que irá enriquecer em muito o teu futuro!
Em primeiro lugar, não sei se na faculdade para onde vais se fala inglês ou se sabes falar italiano, mas quase de certeza vais aprender italiano e melhorar o teu inglês…
…e ao viver numa realidade estrangeira durante um ano ou seis meses estás a mostrar que te conseguíste adaptar, algo muito importante num mercado de trabalho cada vez mais vasto, e na tua área, Comunicação, nem se fala da importância disso!
Vais conhecer muita gente! Muita gente diferente! Não vai ser só pessoal italiano Vais conhecer algo mais sobre as outras nacionalidades que vai muito além do estereótipos que aprendes na televisão e no dia-a-dia! Por isso recomendo que vás com o espírito aberto e não faças como alguns cromos que passam a vida ERASMUS com pessoal da mesma nacionalidade sempre a dizer mal dos outros…
Vais ganhar um hostel gratuito em muitas cidades europeias (e não só!) ;D Vais ganhar contactos em muito lado!
Quanto a estudos, eu aqui na Suécia ganhei maior sensibilidade para o desenvolvimento sustentável e protecção ambiental! É uma idiossincrasia sueca! Talvez encontres algo do género em Turim!
E claro, vais divertir-te I M E N S O! :victory:
Eu digo-te, sem qualquer dúvida, que este foi o melhor ano da minha vida até agora!!!
É que para o ano tambem estava disposto a candidatar me a Erasmus mas muitos dos meus colegas não alinham. Ir para uma cidade diferente sozinho deve tornar tudo ainda mais complicado.
Na Universidade de Turim acho que a lingua que se fala é o italiano, mas de certeza que vou aperfeiçoar o meu inglês, porque já que vou 6 meses para fora vou aproveitar para conhecer outros paises e não só a Itália. De Turim à França, à Suiça e a muitos outros sitios é um pulinho e eu vou querer aproveitar isso ao máximo.
Uma das disciplinas que vou ter vai ser Corso de Italiano, que é especial para Erasmus, e vai ser uma óptima formula de aprender o italiano.
Vai ser uma experiência enriquecedora a todos os níveis e como é óbvio, vai ser muito bom para o curriculo, ainda para mais na minha área.
Pelo que tou a ver ficaste um ano inteiro. Eu à partida só irei 6 meses, mas tenho sempre a opção de ficar o resto do ano, creio que existe essa oportunidade.
O único senão é relativemente aos gastos, pois a Itália é um país com nível de vida superior ao nosso. A universidade financia, mas eu como fui dos últimos a candidatar-me só me garantem bolsa lá para Março.
Sabes, nunca mais é Setembro…
Não vou sozinho. Vou com um colega de turma. Percebo a tua situação, mas se queres um conselho, não te prendas por isso. O espirito tem que ser mesmo de aventura. E acredita que depois de lá estares vais conhecer imensa gente, inclusive portugueses. O concelho que te dou é o slogan aqui da UM para Erasmus: VAI QUE É PARA APRENDERES!! :great:
Eu estou decidido em ir, nem que vá a aventura ou seja sozinho. So que acho que agora so o poderei fazer no meu 3º ano (estou no 1º) porque deixei passar os prazer de inscrição para o ano que vem.
lol
Epá agora não me venhas depois dizer que afinal eram 2h30 ou 3h30… :lol:
Tou a falar em termos arredondados!
Mas posso-te dizer que foi um país que gostei de visitar pela diversidade cultural… Tu entras na Suiça francesa e depois vais para a alemã e nada tem a ver pá! Muitos espaços verdes, ruas completamente limpas (não vês papeis no chão!), só tem o condão de ser um país caro (onde se nota isso é na alimentação!)…
Pois, sempre foi a ideia que eu tive da Suiça. É um país extremamente bem organizado, onde tudo é levado à regra. Por alguma razão eles têm o que têm. Depois outra coisa que me atrai lá são aquelas paisagens lindas, montanhosas, daqueles que se vêm na televisão, e que eu espero ver ao vivo. Falo da Suiça mas também podia falar da Austria, que na minha opinião não fica a dever nada aos helvéticos. Dois destinos a visitar, espero.
Talvez no mestrado. Ir agora na licenciatura era dar um tiro no pé, com a nova regra de prescrições (tenho que fazer o curso de 3 anos em 5 anos ou vou cos porcos).
Acho que iria a Espanha ou Inglaterra, visto que são 2 idiomas que domino completamente, e assim fazia cadeiras sem problema e fazia alguma coisa da vida, porque a maioria das pessoas que vejo a ir de Erasmus é mais para tirar ferias que outra coisa
E claro, também depende da situação financeira.
ERASMUS… nunca tive cojones para ir! Infelizmente…
Motivos:
1º) Sporting. Tirem a Igreja a um Domingo a uma beata… morre!
2º) Família e Amigos. Esta creio que suportava melhor, porque já não vivo com os cotas há 4 anos. Mas mesmo assim, pesou…
Hoje, já no Mestrado, olho para o curso e vejo que me faltou um aninho lá fora. Quem sabe um dia, uma pós-graduação. Londres, Nova Iorque, Paris ou Pequim serão o destino, uma vez que conto estudar a vertente política do crescimento económico chinês. Mas não haver Alvalade, mata-me. :inde: