Equipamentos Sporting 2024/25

Estás em erro estás.

O emblema do Centenário foi este:

1 Curtiu

Não tínhamos já um equipamento em honra do CR7? Agora é do CR7 e do Figo? Este lançamento de merch é para aproveitar o momento e ter receitas?

Não faz sentido nenhum. Ainda por cima preto, como se o principal já não fosse maioritariamente preto…

A minha MIW :heart_eyes: :joy:

1 Curtiu

Vou acreditar que adicionaram o Figo apenas pelos problemas com a marca CR7, caso contrário acho que nem o incluíam.

Fui dar uma olhadela nos regulamentos da Uefa…

8.01
If a playing attire item comprises three or more colours, one must be clearly dominant on the surface of that item. For hooped, banded, striped or checked items (i.e. with two dominant colours), any use of a third colour must not dominate or affect the distinctiveness of the shirt or socks.

A nossa “principal” está de acordo com isto? Vou supor que passa, mas o branco(suposta 3ª cor) realmente afeta o aspeto da camisola.
Acho que estarmos banidos de usar a listada verde e branca que não é listada verde e branca seria o cúmulo deste conto de terror :joy:

Por outro lado, alguém sabe qual foi, ao certo, o problema de usar a CR7 na Europa durante o ano passado? Pensei (e penso) que fosse devido a problemas com o registo da marca CR7 (ou algo semelhante):

1. Each manufacturer trademark must be validly registered as a live trademark with the European Union Intellectual Property Office (this restriction may be waived by the UEFA administration in exceptional circumstances where such a trademark is shown to UEFA as being unobtainable);

Mas também li o seguinte:

No material used in the construction of playing attire may be reflective or change its colour or appearance under any external influence (pressure, light, water, etc.). This includes material used for numbers, player names, sponsors or charity logos.

Como sabem, as pubs desse equipamento eram dourado num material com alguma reflexão.

(caso precisem):

Esta pancada da UEFA com os equipamentos transcende-me.
Tratam disto como se fosse o tema mais crucial do futebol actual.

Isto é só mais um exemplo de regulamentações que, sinceramente, ninguém pediu. Entre adeptos, jogadores e até dirigentes, nunca ouvi ninguém reclamar que os equipamentos estavam a causar confusões ou a prejudicar a visibilidade dos jogos.

Não deixa de ser engraçado que, por causa das regras, o ano passado tivemos de jogar no Dragão com um equipamento todo preto, enquanto os frutas jogaram de azul e branco. Este ano, em que temos um equipamento maioritariamente todo preto, eles jogaram na mesma com um alternativo… mas isto faz algum sentido? :sweat_smile:

Enquanto isso, há questões muito mais importantes no futebol que mereciam atenção urgente, como a equidade financeira entre clubes, a corrupção ou até mesmo a transparência no VAR. Mas não, parece que para a UEFA, garantir que as camisolas não têm materiais reflexivos ou que as marcas estão corretamente registadas e mais as outras mariquices todas é que é a prioridade máxima.

3 Curtiram

Pelo que disseram penso que na Sporttv ( Vale o que vale) segundo as regras da Liga que se regem pelas da UEFA quando duas equipas com equipamentos as riscas ( Independetemente de cor, vertical ou horizontal) uma delas tem de jogar com um equipamento liso

Isto dos equipamentos esta uma confusao vai la vai. Isto e mesmo oficial do clube com esta camisola nova do 7 dourado?
Que raio de sentido faz ter outra camisola maioritariamente preta? Um esclarecimento do clube sobre as ideias dos equipamentos seria bem vindo, principalmente onde esta a homenagem a Stromp.

isto tem sido uma verdadeira manta de retalhos. literalmente…

eu só apresentei dados factuais :slight_smile: não era para desculpar o que quer que seja aos equipamentos da Nike.

Disclaimer: eu até agora só comprei camisolas listadas verde e branco e todas oficiais. Tenho uma da Reebok com o escudo de campeão e outra da Puma da época de 2012 (se não estou em erro), que é a que prefiro pois nem patrocínios tem (na altura acho que era a TMN a azul). Ainda não comprei nenhuma da Nike para mim. E não gosto nada das com quadrados / rectângulos verde/branco nas costas. Para mim uma listada tem de ser completa.

Dito isto, deixo aqui mais algumas referências:

• Observador: “O case study de sucesso que desperta interesse lá fora: camisola do Sporting inspirada em Ronaldo vendeu sete vezes mais do que o recorde”

• Record: “O Sporting estreou ontem uma nova camisola para homenagear a conquista da Taça das Taças e o famoso ‘Cantinho do Morais’, histórico golo a 15 de maio de 1964 que deu a vitória e o troféu ao leão frente ao MTK Budapeste. O equipamento foi hasteado nas imediações do estádio e, segundo Record apurou, bateu todos os recordes de venda no primeiro dia de comercialização - superou, inclusive, as vendas da camisola de Cristiano Ronaldo.”

• Jornal “não oficial” dos Lamps: “Recorde atrás de recorde, o 3.º equipamento do Sporting para a temporada 2023/2024, a camisola CR7, impulsionou as vendas de merchandising desta época já para cima dos €5 milhões. Isto num período de tempo de apenas dois meses e meio.
    Em apenas 40 dias de vendas, tornou-se o melhor registo de sempre de qualquer equipamento do Sporting numa época completa. O uniforme representa 64 por cento do volume de vendas de camisolas e 42 por cento da faturação da época desportiva de 2023/2024.”

Obviamente que estes números têm também o efeito da marca Nike.

2 Curtiram

É uma panca sim.

Embora alguns pontos de defesa sejam compreensíveis, como a questão do daltonismo pois deverá haver sempre inclusão, o resto é exagerado.
Ano passado por exemplo, o Sporting foi a Berna jogar de branco.
Tanto Young Boys como o Sporting tinham o mesmo template, e embora um fosse amarelo/preto e outro verde/branco, por ser o mesmo template e na óptica do daltonismo fazia sentido.

Problema é que pessoas com daltonismo são muito menos que as restantes, e acaba-se por dar primazia às minorias que às maiorias… Sinais dos tempos I guess…

No caso do Sporting-Porto, acaba por ter a sua defesa também, pois no espectro de luz o verde e azul são cores próximas e algumas tonalidades até se cruzam.

Depois temos a questão da Liga.
Não se quer ter trabalho em Portugal, regulamentos e leis é tudo na base do copy/paste… Por isso é que há dias tivemos um Varzim-Lourosa da Liga 3 e ambos os clubes têm caixa nas costas.
Já em Inglaterra, que não admitem ter regulamentos externos porque não papam grupos, além de não terem caixas internamente, ainda vês um Chelsea-City com o royal blue e sky blue em campo.

para um daltónico é preferível que o Sporting jogue com a listada tradicional (costas inclusive) e o fêcêpê idem aspas.
para os daltónicos, listas horizontais continuam a ser listas horizontais e as verticais também.

2 Curtiram

Frase um pouco infeliz…

É porque leste esta parte na diagonal…

O problema não são as riscas, mas sim as cores que compõem as riscas. Num jogo contra os tripeiros, não é propriamente fácil distinguir uma camisola com tons escuros (verde para nós e azul para eles) e um tom claro (branco), indepentemente do sentido das riscas. Posso dar o exemplo de que na final da taça, utilizava os calções (brancos para nós e azuis para eles) para distinguir as duas equipas.

Um aparte, não sei se te lembras de na época 2010/2011 a bola da liga ser a laranja que tenho como fotografia do perfil. Eu, e pessoas com quem falei, não conseguíamos vê-la na televisão.

Não diria que o Sporting tem de jogar com o equipamento verve contra uma equipa que joga com riscas (exemplo da Choupana), mas digo-te que foi um dos jogos onde consegui identificar as equipas mais facilmente

Isto é o que dá quando de começa a “legislar” por tudo e por nada…as pessoas da UEFA e da liga por arrasto, tem que mostrar trabalho e depois dá nisto…pergunta: a identidade dos clubes, onde é que fica no meio de tantas restrições??..

1 Curtiu

Verdade, mas depois vais ver e só permitem 5 cores diferentes na numeração.

1 Curtiu

Esta bola não foi trocada pela Jabulani original antes do início da época?

Desculpa, só vi agora. Foi trocada em novembro pela Jabulani branca (igual à do mundial) e desde aí a Adidas parou de fazer bolas só para nós

Edit: "Jabulani" muda de cor em Novembro