Não desgosto nada. Era uma camisola interessante que se calhar ia vender que era uma maravilha (sim, porque ao contrário do que se calhar alguns velhos do Restelo pensam, o Sporting não tem só adeptos velhos do Restelo. Também tem mulheres, crianças, jovens…).
E outras camisolas que venderam muito bem e que devem ter sido na altura escorraçadas neste fórum são a laranja de 2012, a roxa de 2013, as amarelas… Enfim, tudo o que não seja o mesmo preto ou branco aborrecidos e simples de sempre.
Eu só posso falar por mim, estava entusiasmado para ver no dia 1 de julho. Neste momento tou-me bem a cagar para quando é a apresentação do alternativo.
Repito, só posso falar por mim, mas pessoalmente perdi todo o interesse.
Espero que haja a camisola Stromp. Seria sinal de desleixo caso a direcção não a tivesse exigido à Nike. O meu medo é voltarmos aos tempos do equipamento Stromp da Puma. Nesse aspecto, a Reebok (nem sempre) e a Macron portaram-se bem.
Que resultou. Não tou a dizer que os teus argumentos estavam errados. Revelaram-se foi errados. E não é uma questão de simplificar outcomes. É o facto de achares que não existe um build up de expectativa a ser montado nos adeptos, só porque tu não o tens…
Porque vendemos 4x mais, mas e se pudessemos vender 5 ou 6 vezes mais com uma campanha melhor preparada?
É uma questão de simplicar outcomes porque estás a associar a uma blind sale toda a responsabilidade de vendermos 4x mais camisolas que nos anos anteriores (mesmo esse 4x mais carece de mais explicações, 4x mais em relação a quê, se nunca tiveste uma blind sale antes? Em relação ao primeiro dia de vendas?).
Os factos é que o Sporting foi campeão e mudou para uma marca que era muito pretendida pelos adeptos há muito tempo.
Obviamente que esses são os dois principais fatores para um eventual aumento de vendas, nunca uma blind sale.
Ou achas que o quadruplo do numero de pessoas que comprava equipamentos nos anos anteriores decidiu comprar a camisola porque esta foi vendida às cegas uns dias antes da revelação da mesma? Estamos a brincar, certo?
Isso é especulação. E se … E se … É impossível tu e eu quantificarmos o “e se”. Factualmente vendemos 4x mais. Se podíamos ter vendido 10x mais? 20x mais? Muito difícil tu e eu percebermos isso.
Certíssimo. E tens toda a razão. Mas a verdade é que a blind sale, não tendo um propósito final dotado de uma dinâmica muito interessante, criou buzz, que gerou vendas. Isso é factual. Ou pelo menos, segundo aquilo que o clube meteu cá para fora, é factual (1º dia um milhar ou dois milhares já nao me recordo de encomendas). Mas sim, como é óbvio a mudança para a Nike e todo o ecossistema daí advindo, bem como o facto de termos sido campeões contribuiu e muito. Mas a blind sale criou um formigueiro de antecipação (até a mim que não adquiri) e deixou muitos adeptos em verdadeiro frenesim. Gostando-se da estratégia ou não, resultou.
Eu não disse isso… Mas houve muitas pessoas que provavelmente acharam a ideia diferente e quiseram participar em algo que, não intelectualizando demasiado com “receber camisola no dia x ao invés de receber no dia y” ou outros argumentos quaisquer, era engraçada. A verdade é que a nível de Mkt e criação de conteúdos e ações dinâmicas para alavancar o pilar “adepto” e a merchandising / vendas, temos estado bastante bem. Mesmo quando achamos que ações são “retardadas”.
Se não me engano quando tivemos puma, em que o alternativo foi o laranja, não houve Stromp. Também estou a dizer sem certeza e sem ir confirmar. O @nunoni deve saber isso de certeza
E tão especulação como associar um aumento de vendas de 400% a uma blind sale.
Era giro daqui a uns anos haver uma tabelinha com os dados das vendas de camisolas dos anos anteriores e os anos da nike também.
Aí sim, podiam ser retiradas algumas conclusões.
Agora o facto de termos vendido 4x mais camisolas em relação a não se sabe bem o quê… desculpa mas não posso atribuir a responsabilidade a uma blind sale sem qualquer informação concreta que faça essa associação.
Ainda por cima, e como disse, há outros fatores expectavelmente bem mais preponderantes para esse aumento.
Mas isso são análises que interessa que sejam feitas internamente, e que serão certamente feitas se o Sporting tiver departamentos de marketing e business intelligence em condições.
Entretanto e quanto a mim, é um erro estratégico deixar um intervalo tão grande entre apresentações de equipamentos, mantenho.
Depois da desilusão enorme que foi o principal, percebo perfeitamente, então esses possíveis alternativos tiram completamente a esperança de que possam fazer algo de jeito, para além de ter 0 haver com nossa identidade, são horríveis, tanto os padrões como as tentativas de inovar, este ano em camisolas vou gastar 0, nem nas promos de 50%, só se safam mesmo os calções de treino…
Eu também não estava a criticar nem nada parecido mas é verdade tens um ex-dirigente do Sporting a dizer que quem fez os equipamentos foi a direção por isso se queremos equipamentos “bonitos de catalogo” temos de ir reclamar com eles.