“História e vida do Sporting Club de Portugal”
- Obra composta por 3 volumes impressa a ouro, dedicada à memória dos fundadores e promovida e patrocinada pela comissão directiva encabeçada pelo Presidente Dr. Guilherme Brás Medeiros.Concluída em Março de 1977.
VOL.II
Capítulo-“BANDEIRA,EMBLEMAS,DISTINTIVOS E EQUIPAMENTOS”
Pag.390
"…em 1923 a direcção do Sporting resolveu mandar confeccionar nova remessa de emblemas na Alemanha.
Porém,a Assembleia Geral realizada em Janeiro daquele ano nomeou uma comissão que rejeitou os 4 modelos apresentados para substituírem os existentes…"
Convém salientar que em 1920 o Sporting tinha apenas 1230 sócios e estando em causa uma pequena variante ao emblema de 1913,NÃO DEIXOU DE CONSULTAR OS SÓCIOS EM ASSEMBLEIA GERAL.
Quanto à presente discussão e ao "existir quem peça uma mudança de emblema…"é comigo.Ou também comigo.
Independentemente da muito boa apresentação e defesa do actual emblema pelo Vuk10Bala,não é isso que está em causa,mesmo admitindo todas as virtudes enaltecidas.Para mim,por exemplo,continuo a gostar mais do anterior e acho mesmo que o actual é o pior de sempre.Claro que já se sabe que nunca se pode agradar a todos.
Mas o que para mim está em causa é o seguinte:
-Os sócios deveriam ter sido consultados.Não foram.
-Depois,este emblema para mim e não só,está ligado ao período mais negro da História do Sporting.Como todos sabem,sou apologista e acérrimo defensor duma limpeza total,perseguição e expulsão de todos os que para isso contribuiram e colaboraram.
Ou seja a “Era Roquette”.
Para que não fiquem dúvidas,não é o emblema em si,que embora não gostando,não me custa admitir as qualidades que possa ter e aqui muito bem defendidas por alguns.Posso até dizer que noutras circunstâncias,salvo a questão dos sócios não terem sido ouvidos,o aceitaria perfeitamente,tendo sempre a opção de poder usar o anterior ou os anteriores.
A minha posição baseia-se fundamentalmente,como sempre deixei claro,no ódio que sinto por aqueles que tanto mal têm feito ao Sporting e aos Sportinguistas.É o ódio aos vendidos.É o ódio aos traidores.
Poderá ser exagero?Para alguns talvez.Poderá ser demasiado radical?Para alguns talvez.
Mas é assim que eu penso.É uma questão de coerência.Nada mais.
SEM TRÉGUAS!|