Equipamento do Sporting

Segundo o Luisito, se os outros fazem merda antes, eu estou legitimado para fazer merda também. Boa! :great:

Se alguém do Clube disser que por a equipa ser da SAD já pode usar outro emblema, está de má fé! Isso é mais uma aldrabice que alguém inventou para branquear um atropelo aos estatutos. Vê o artigo 13º. É a chamada “esperteza saloia”.

Edit: Até os borregos do SC Campomaiorense, clube que detesto e ao qual desejo a extinção, convocaram os sócios para mudarem o emblema. Os sócios não foram na cantiga e é então que surge a esperteza saloia no seu esplendor: passam a constar 2 emblemas nos estatutos: o original e o do galgo. Claro que o original foi varrido para sempre.

Penso que a comparação é válida no sentido da criatividade e competência que tem de existir para criar um símbolo (ou uma música).

Dizes que podiam ter apresentado a mudança numa AG… então mas numa apresentação oficial com estádio bem composto é muito melhor, já que há muitos mais Sportinguistas para apreciarem a obra. Mas se te referias ao facto do dever em submeter o início do processo em AG, também aí não acho que o facto de não o terem feito seja problema de monta. Como já disse, existem determinadas coisas que podem ser decididas individualmente sem recorrer às bases de apoio. Também eu tomo determinadas decisões em relação ao fórum sem ter de vos consultar a todos, é um processo que me parece normal desde que haja bom-senso e confiança entre as partes (e isto sim é muito importante).

Quanto ao símbolo sem as letras SCP, aí sim acho que deveriam ter tido mais cuidado, uma vez que está nos estatutos a sua presença e a sua retirada descontextualiza bastante o símbolo em relação aos anteriores… ou seja, aqui não prevaleceu o bom-senso, porque poderiam muito bem ter submetido este pormenor numa AG só por via das dúvidas ou então justificado convenientemente a decisão (não fizeram nem uma nem outra).

Falaste em “alguns”. Como eu fizera um comentário no sentido do que o H2SO4 dissera. Enfiei a carapuça e falei por mim.

Mas, já agora, acrescento que não me parece que ninguém (eu ou outro) tenha dito (ou insinuado) que estávamos a precisar de outra mudança. Aliás, o busílis fora mesmo a mudança…

Desculpa, mas, neste caso, não tem nada a ver com confiança entre as partes. É mais uma questão de respeito…

É óbvio que nem todas as questões têm de ser tomadas (longe disso) com recurso às bases de apoio. Mas não me parece que uma mudança na imagem institucional do clube, no símbolo, numa das “marcas” do Sporting, seja uma simples medida de gestão corrente para a qual não se tem de dar cavaco a ninguém.

Já basta ter de aturar os equipamentos alternativos pretos, amarelos e cor-do-burro-quando-foge em nome do marketing.

Achas que o meu avatar é só para encher? Sou assumidamente picuinhas neste tipo de questões que mexem directamente com os símbolos do meu clube.

Se quiseres uma comparação (em vez da letra da música) que faz mais sentido para mim (e peço desculpa se choco alguém, mas não é essa a intenção) seria o mesmo que a igreja católica decidir que a imagem de cristo na cruz deveria sofrer um restyling porque está 2009 anos desactualizada…

A conversa contigo acabou. :arrow:
Se não consegues perceber o sentido do meu post, então não estamos a adiantar nada em conversar. Não disse que estavas legitimado para fazer asneira, disse que os que malham no Roquete têm que encontrar outro culpado para a mudança de logótipo “sem consulta dos sócios”. Foi isso que eu disse ou não foi? Se dizes que não foi, estás a ser hipócrita.

De certa forma tens razão. Mas… Isto pode dar pano para mangas porque já entramos um pouco em filosofia, mas se não gostas de algo então de certa forma “queres” uma mudança. Mesmo que não o expresses.
Mas deixa lá. ;D

Se leres com atenção verás que existe quem peça uma mudança de emblema. Será que também convocaram uma AG para ter essa opinião?

Atenção que não me refiro a ti, apenas é uma resposta à tua “dúvida”.

“História e vida do Sporting Club de Portugal”

• Obra composta por 3 volumes impressa a ouro, dedicada à memória dos fundadores e promovida e patrocinada pela comissão directiva encabeçada pelo Presidente Dr. Guilherme Brás Medeiros.Concluída em Março de 1977.

VOL.II
Capítulo-“BANDEIRA,EMBLEMAS,DISTINTIVOS E EQUIPAMENTOS”
Pag.390

"…em 1923 a direcção do Sporting resolveu mandar confeccionar nova remessa de emblemas na Alemanha.
Porém,a Assembleia Geral realizada em Janeiro daquele ano nomeou uma comissão que rejeitou os 4 modelos apresentados para substituírem os existentes…"

Convém salientar que em 1920 o Sporting tinha apenas 1230 sócios e estando em causa uma pequena variante ao emblema de 1913,NÃO DEIXOU DE CONSULTAR OS SÓCIOS EM ASSEMBLEIA GERAL.

Quanto à presente discussão e ao "existir quem peça uma mudança de emblema…"é comigo.Ou também comigo.

Independentemente da muito boa apresentação e defesa do actual emblema pelo Vuk10Bala,não é isso que está em causa,mesmo admitindo todas as virtudes enaltecidas.Para mim,por exemplo,continuo a gostar mais do anterior e acho mesmo que o actual é o pior de sempre.Claro que já se sabe que nunca se pode agradar a todos.

Mas o que para mim está em causa é o seguinte:

-Os sócios deveriam ter sido consultados.Não foram.

-Depois,este emblema para mim e não só,está ligado ao período mais negro da História do Sporting.Como todos sabem,sou apologista e acérrimo defensor duma limpeza total,perseguição e expulsão de todos os que para isso contribuiram e colaboraram.
Ou seja a “Era Roquette”.

Para que não fiquem dúvidas,não é o emblema em si,que embora não gostando,não me custa admitir as qualidades que possa ter e aqui muito bem defendidas por alguns.Posso até dizer que noutras circunstâncias,salvo a questão dos sócios não terem sido ouvidos,o aceitaria perfeitamente,tendo sempre a opção de poder usar o anterior ou os anteriores.

A minha posição baseia-se fundamentalmente,como sempre deixei claro,no ódio que sinto por aqueles que tanto mal têm feito ao Sporting e aos Sportinguistas.É o ódio aos vendidos.É o ódio aos traidores.

Poderá ser exagero?Para alguns talvez.Poderá ser demasiado radical?Para alguns talvez.
Mas é assim que eu penso.É uma questão de coerência.Nada mais.

SEM TRÉGUAS!|

chirola ninguém está a colocar em causa nada disso.

Acho que é consensual, ou quase, que a direcção fez mal em não falar com os sócios.

O que eu disse (não vou falar pelos outros mas acredito que pensem igual pelo que li das suas opiniões) foi que cada um tem o pleno direito de gostar, ou não, do emblema.

Um dos logótipos mais fortes de sempre em termos de reconhecimento é o da nike. Contudo existe muitas pessoas que simplesmente não gostam, outras que vêem naquilo apenas uma curva, outros que conseguem (ou tentam) identificar a identidade corporativa, outros que adoram e se for preciso até tatuam, etc. Mesmo quem não goste, não pode dizer que foi um logo que não resultou.

Com o emblema do Sporting passa-se algo idêntico: à quem goste, à quem goste de o analisar, à quem o ache indiferente, quem não goste, etc. Todos tem o seu direito.

O que eu acho e falo isto porque esta área fascina-me de todo, é que não se pode dizer que a evolução do emblema não tenha sido boa. Independentemente de se gostar ou não do resultado, acho que não se pode criticar a sua evolução (e vocês nem imaginam a trabalheira que dá) e sua identidade, que repito, foi fiel.

E visto este fórum ter uma grande quantidade de críticos, eu incluído, facilmente se pode ver alguém criticar algo, mesmo sem razão, só para agradar a massas.

VUK,
Eu não discuto a evolução,a identidade ou a beleza do emblema.Nem critiquei quem gosta ou quem não gosta.

O que eu não gosto(NADA) é de quem lá o pôs e da maneira como o pôs.E o período que ele representa.

Por isso e pelas razões que já expliquei passava para o emblema anterior.Era uma posição de ruptura e uma atitude simbólica.
A minha luta é contra esta corja.

[font=Tahoma]As minhas opiniões sobre

Emblema: Um pequeno pormenor, em 1945 não era costume votar-se muita coisa neste país.
Quanto ao actual, houve atropelo aos Estatutos, dê por onde der, e isso deveria ser corrigido quanto antes.
Por muito «avançado» e «tecnológico» que o novo emblema seja, eu prefiro o antigo, e gostaria que os sócios (e não os adeptos neste caso) fossem consultados sobre o assunto, como já o foram em relação a outros assuntos. Se se manifestassem a favor do actual aceitaria essa decisão. Só acho as letras imprescindíveis.
Aliás, embora a representatividade deste fórum seja reduzida, podia-se fazer aqui uma sondagem.

Super Bock:
A camisola exibida durante o anúncio oficial do patrocínio deve ser considerada provisória, até ver.
Não me espanta no entanto, que a solução definitiva seja semelhante.
Gosto da solução «Green», mas não me cheira que a adoptem. Era uma excelente ideia, para começar, até ver, mas os peritos de marketing lá saberão, e de certeza que quererão algo mais vermelhusco. Se não o conseguirem, deverão andar perto da versão vista na apresentação.[/font]

Não querendo voltar à questão do emblema, não pude deixar de reparar como é que ele está representado no painel ao fundo na foto.

Isto é que me irrita profundamente!

Quanto à “evolução” do mesmo, sem discutir estética (ou sequer filosofia como quer o Luisito), mas indo de encontro ao exemplo do Vuk10Bala, apenas digo que nas próximas décadas não me parece que a nike venha a mudar o seu logo (o swoosh), p.ex. e se há “logos” que são fortes são os emblemas dos clubes.

Já sei que me vão falar das mudanças do Arsenal, dos Spurs, do Liverpool (analisem lá bem esta) e por aí fora. Mas por cada exemplo destes que dêem eu dou 2 ou 3 dos que não mudam…

E se fôssemos um pouco mais ciosos com estas questões dos símbolos, não se discutiria também o avardajamento que fazem às riscas do nosso equipamento, à forma como destacam os números nas costas ou a cor dos calções.

Tens razão mas há emblemas de clubes que não envelhecem. Que, pela sua forma ou conteúdo ficam bem tanto em 1950 como em 2000 ou em 2020. Já o do Sporting apresentava na minha opinião um aspecto pouco moderno, que hoje iria ficar completamente antiquado se não tivesse sido substituído. Atenção que eu não estou a dizer que o símbolo era feio. Gosto muito dele, muito mesmo, mas…
Talvez se as alterações tivessem sido menores e mais discretas se conseguisse mais consenso, mas não acho que tenhamos ficado com um mau símbolo.

Há aqui dois aspectos importantíssimos que têm que ser separados (como já foi dito, de resto): dum lado está o logótipo em si, as vantagens em relação ao antigo, etc. Do outro lado está a questão racional da coisa. O processo como foi feita a alteração, a justificação da alteração, a decisão, quem decidiu, porquê, etc.
São coisas diferentes e quando estamos a conversar sobre isto não podemos misturá-las!

Tens razão.

Mas, já agora, não mistures «logotipo» com «emblema», sff… :slight_smile:

Não sejas picuinhas. É um logótipo, uma marca gráfica, que por sinal é o emblema/símbolo de um clube. ;D
Mas se quiseres podemos ser mauzinhos: o emblema do Sporting tem o SCP por cima, o logótipo do Sporting não tem. Está melhor? :lol:

Não! :lol: :lol: :lol:

Logótipo é a representação gráfica de uma marca. O emblema é a representação gráfica de um clube.

O Sporting apenas indirecta e remotamente poderá ser considerado uma marca…

Nesta questao do emblema tenho que dizer que gosto dos dois ,apesar de ter um fraquinho pelo mais antigo , acho-o mais romantico e sonhador e tambem porque foi com ele que festejamos muitas das ultimas grandes conquistas ( campeonatos ) !- Quando andava na primària , como nao tinha dinheiro para bandeiras nem camisolas desenhei-o inumeras vezes em folhas A4 e no fim orgulhoso metia-o na t-shirt para ir jogar à bola , là na rua era quase sò lamps ,atè ficavam roixos de raiva… ;D !

Eu também fazia isso. Desenhar bem todas aquelas curvas era o cabo dos trabalhos, mas quando ficava bem era um orgulho! E as letras “em coroa”? Só esse S-C-P era sinónimo de Sporting, chegaram a haver bonés que só tinham essas três letras que agora andam a ser postas de parte à má fila.

Pessoalmente concordo com o meu estimado Amigo nmac -

Nem mais. De resto, cada um é livre de gostar mais de um ou de outro emblema. Eu gosto mais do antigo.

Se eu vos contasse a quantidade de horas (para não dizer dias ou semanas) que passei no paint (penso que ainda ante do windows 95) a fazer o simbolo do Sporting ponto por ponto :rotfl: :rotfl: :rotfl: ai, ai, se eu vos contasse :lol:

Antigamente no Ciclo Preparatório (1º e 2º ano) havia uma disciplina de Trabalhos Manuais.O meu primeiro trabalho(e último) em madeira foi como não podia deixar de ser,fazer o emblema do Sporting.Havia uma placa de contraplacado em que depois de passar o emblema para papel vegetal a seguir passava-o para a placa.Até aí tudo bem.O pior vinha depois para recortar com um pequeno serrote todos os pormenores do brasão e as letras.As lâminas do serrote partiam-se umas atrás das outras.Mau material,como se pode perceber.
A placa era grande e era suposto dar para todo o 1º período e assim se realizarem vários trabalhos.
Depois de muita insistência e enorme perseverança só me restava um bocado de contraplacado de 20cmx20cm.Escusado será dizer que foi o professor que acabou o trabalho.No final, nota brilhante,trabalho na sala de exposições e dispensado de fazer mais trabalhos em madeira.O professor era Sportinguista.

Se fôsse hoje,os filhos dos actuais dirigentes ou os filhos dos capachos que os bajulam,não tinham esse problema.
É que o emblema do BES é muito mais fácil de fazer.

Bem já que está tudo a falar de trabalhos manuais, deixo aqui uma imagem da prenda de aniversário que a minha mãe me deu há 2 anos, bordada à mão. Só é pena que coitadinha não soubesse que a sigla SCP também fazia parte do símbolo: