A equipa de iniciados C do Sporting – a terceira naquele escalão, para jogadores de 13 e 14 anos – foi despromovida pela AF Lisboa à 2.ª Divisão Distrital da categoria, na sequência de uma falta de comparência na partida com o Fontainhas, no passado dia 15. Os leões até tinham o primeiro lugar garantido, mas o Benfica passa a ser o novo vencedor e está apurado para a final.
Inicialmente, o jogo da última jornada da Série 2 do campeonato distrital de iniciados estava marcado para as 11 horas. Porém, a partida foi antecipada para as 9 horas, algo divulgado pela AF Lisboa no comunicado de alterações número 302, de 9 de Maio. Só que, à hora prevista, a equipa do Sporting não compareceu.
A partida era bem mais importante para o Fontainhas, que jogava a manutenção com o Carcavelos. Os regulamentos prevêem a descida de divisão a quem falte nas últimas três jornadas, uma vez que pode alterar a classificação de forma irreversível.
Assim, além da pena de derrota por 0-3, o Conselho de Disciplina da AF Lisboa puniu o Sporting com descida de divisão, multa de 600 euros e ainda o pagamento das despesas e organização da partida com o Fontainhas.
Desta forma, o Sporting junta-se ao Lourel nos clubes despromovidos.
O jogo era às 11h, foi antecipado para as 09h00, e o Sporting chegou ao local às 09h30 e o árbitro não permitiu que o jogo se realizasse.
[center][size=18pt][b]Sporting pondera recorrer da descida de divisão[/b][/size][/center]
[b]O Sporting pondera recorrer da descida de divisão da equipa de iniciados C imposta pelo Conselho de Disciplina da AF Lisboa, na sequência da falta de comparência na partida com o Fontainhas, da última jornada da Série 1, do campeonato distrital de iniciados.
Fonte do clube leonino disse a A BOLA que o caso está entregue ao departamento jurídico. A partida estava marcada para as 11 horas, mas foi antecipada para as 9 horas. A mesma fonte referiu que a equipa do Sporting chegou «por volta das 9.30 horas», mas que o árbitro já não deixou que o encontro começasse.
Além da descida, o Sporting foi punido com derrota por 0-3, uma multa de 600 euros e teve de pagar todas as despesas de organização da partida.[/b]
Parece-me estranho o arbitro não deixar que o jogo se realiza-se por meia hora de atraso. Geralmente nestes jogos de formação seja em que desporto for, atrasos destes acontecem sempre. Acho demasiado rigoroso. Não estamos a falar de jogos profissionais mas sim jogos de miúdos que querem é divertir-se…
Isto foi feito de propósito não acredito em tamanha incompetência! O Gajo é lampião e fez por vingança! Bem nos alertaram para o facto de estes senhores estarem a destruir a formação! Mas ainda reagimos contra essas pessoas em vez de procuráramos de que lado estava a verdade e o resultado está a mostra!! O Fanatismos por vezes cega...
Não querendo desculpabilizar ninguém, também vou por aqui. E já agora pergunto: não é excessivo punir com descida de divisão uma falta de comparência? Corrijam-me se estiver enganado, mas tenho a ideia de que nos campeonatos profissionais é preciso mais do que uma para ser despromovido.