Equipa B - 2024/2025

Com a saída de Filipe Çellikaya são, ao que tudo indica, João Pereira e a sua equipa técnica a assumirem a liderança da Equipa B para a época de 2024/2025

3 Curtiram

Vou deixar aqui uma sugestão minha de como deveria ser o plantel para a próxima época. Vale referir que este seria o plantel que eu gostaria de ter para atacar a subida à Segunda Liga, pelo que, dependendo daquilo que forem os objetivos, poderá estar desajustado da realidade.

GR: Diogo Pinto, Francisco Silva, Pedro Miguéis - à semelhança do papel que tiveram Callai e Diogo Pinto no início da presente temporada, penso que Diogo e Francisco deverão ter esse mesmo papel em 24/25, com Callai a ser novamente emprestado. Pedro Miguéis tem contrato pelo menos até 2026 e faz bem o papel de 3º GR

DC: Reforço, João Muniz, Miguel Alves, Lucas Taibo - Lamba termina contrato e não deverá continuar, Muniz necessita de mais 1 ano nesta equipa. Taibo fez uma excelente temporada nos Sub-23 e merece ser promovido, Miguel Alves a continuar a ter minutos. Para atacar a subida seria essencial, a meu ver, um reforço jovem, já com alguma experiência, possivelmente para titular.

DD: Leonardo Barroso, David Monteiro - estamos bem servidos nas laterais. Espero que possa ser a época de afirmação do Barroso, porque é daqueles em quem mais vejo potencial de chegar à equipa A. David Monteiro pode ser útil porque joga nos 2 lados. Como suplente é bom o suficiente.

DE: Pedro Bondo, Diogo Travassos - 2 ótimos talentos aqui. A época do Bondo foi bastante sólida e estou a contar que seja exercida a opção de compra. Travassos acaba de regressar de lesão e, ao início, será uma incógnita. Se tudo correr normalmente, os 2 devem ir disputanto o lugar

MCD: Alexandre Brito, Henrique Arreiol - Mais uma vez, 2 excelentes opções aqui. Para Arreiol foi uma época de afirmação na equipa de Sub-23. Excelentes características. O Xandy fez também uma época positiva na B. Espero uma rivalidade competitiva, mas saudável, não ignorando até a possibilidade de jogarem em simultâneo.

MC: Marco Cruz/Reforço, Reforço, Manuel Mendonça, Rafael Besugo - Por aqui acho que necessário reforçar. A saída do Miguel Menino já está confirmada. Para mim, também não deveríamos contar com o Diogo Abreu mais - esta devia ter sido a sua época de afirmação, e não foi. Pelos valores que vieram na comunicação social, também não acredito que seja exercida a opção de compra do Kauã. Assim sendo, dependendo da saída do Marco Cruz, espero 1/2 reforços para aqui. Manuel Mendonça, que terá mais tempo de jogo, e Rafael Besugo, que fez uma boa temporada nos Sub-23, completam o lote. Uma referência para o Gui Santos - até penso que poderá entrar nas contas, mas sem saber como está a sua lesão, decidi não incluir.>

E: Geovany Quenda, Mauro Couto, Reforço, Dudá - Quenda e Mauro Couto são, para mim, certezas nesta equipa. Vando Félix termina e contrato e deverá estar de saída. Optei por deixar de fora também o Tiago Ferreira, apesar de não saber que futuro o espera. Seria bom ter um reforço para competir na titularidade com os restantes e, Dudá, apesar da lesão, poderá perfeitamente fazer o papel de suplente. Ewandro e Arvelo poderiam ser nomes a equacionar, mas suspeito que não iremos exercer opção de compra pelo primeiro e que o segundo estará de saída.

PL: Rafael Nel, Reforço, Rodrigo Marquês - Foi uma época positiva para Nel que aproveitou, de início, um mau momento de RR. Mas é preciso alguém para rivalizar na posição com o Nel. Marquês tem contrato e seria bom incluí-lo no plantel devido à sua versatilidade.

Saídas: Chico Lamba, Diogo Abreu, Miguel Menino, Marco Cruz (?), Kauã Oliveira, Tiago Ferreira, Vando Félix, Lucas Anjos

4/5 reforços - Central, 1/2 médios, Extremo, Ponta

3 Curtiram

Um jogador experiente, como o Neto, por exemplo, poderia ser bom para acomodar os jovens? E ia fazer a transição para treinador.

Ou seja, começar como jogador-treinador? Antes de mais, acho que não precisamos de jogadores super experientes por aqui a tirar tempo aos restantes. Prefiro contratar um central prometedor de 20 anos que tenha mais experiências que os restantes.

Sobre a parte de treinador, para além de não se saber sequer se o Neto seguirá essa carreira, para aqui penso que precisamos de alguém com alguma experiência - não que o JP tenha muita, mas é qualquer coisa…

Não. Ser só jogador. Mas com uma proximidade ao treinador .

Os Andrades há uns anos tinham um jogador batido na equipa b. Recordo me do Varela.

Para o Neto seria um ano de aprendizagem e para os miudos seria importante uma voz de comando.

Mas pode não fazer sentido

1 Curtiu

Atualmente esse jogador é adjunto da nossa equipa B. Deve sair juntamente com o Celikkaya. Em relação ao Neto, não acho que faça sentido

1 Curtiu

Percebo e concordo com o que dizes.

Eu também apostava em alguém para essa posição no plantel e olhava para o André Martins.

1 Curtiu

Esqueci-me do José Silva! Acho que muito provavelmente também deve entrar aqui para a ala direita. Também tem sido usado como extremo ultimamente.

Porque não estruturas a equipa em 343?

Qual será a desculpa este ano?

Parece-me que se no ano passado a ideia já era tentar subir (plantel estável e ligeiramente mais velho), este ano vai continuar a ser o mesmo. O Celikkaya falhou o objetivo e podia ter feito mais, vamos ver até onde o JP leva estes miudos. Tem o bónus de já os conhecer a todos dos sub-23.

1 Curtiu

Realmente faria sentido, ainda para mais considerando que o treinador será o JP. Ainda assim acho que deverá ser este o esqueleto da equipa, no máximo subestimei o número de centrais :sweat_smile:

Boa decisão tanto a saída da equipa técnica como promover uma equipa técnica q já tem conhecimento de muitos destes jogadores e vai aproximar mais a forma de jogar da equipa principal, pelo menos nas intenções.

Importante manter espinha dorsal de jogadores já com experiência acumulada na Liga 3 para a transição dos jogadores q saltam dos sub 23 ser melhor enquadrada com resultados. E discurso de pressão para vencer jogos desde o primeiro dia.

O q se passa nos outros escalões pode ser discutido noutra altura se é mais ou menos importante vencer títulos, sub 23 é diferente, mas aqui na B eles precisam de sentir mais pressão, acho q vai ser preciso encontrar pelo menos 2 reforços com qualidade para entrar no 11.

O Belenenses e Vitória de Setúbal por diferentes motivos devem regressar para a nossa série e clubes históricos bem ou mal seja em q escalão for n é a mesma coisa q um Pêro Pinheiro ou 1o Dezembro com todo o respeito.

Alguns dos jogadores que se refere como possíveis reforços/regressos não estão puramente em condições físicas para jogar.

A experiência é importante e ajuda, mas só se o jogador estiver fisicamente em boas condições.

É importante arranjar um bom central destro, um lateral canhoto (Bondo para continuar?), um extremo e um ponta de lança.

@pedroperdigao nao sei se o Pedro Silva não fará parte do plantel, ou mesmo o Joao Pereira. Pode ser mais um central, mas é preciso acertar na mouche naquele que se contratar.

Acho que depende do estilo de jogo que adotarmos. Num 343, muito possivelmente. Não é dos meus preferidos, mas duvido que queiram desistir dele. Num 433 acho que faria parte do plantel, mas jogaria sobretudo nos Sub-23.

Vai sair

Só aqui é que não concordo muito. Tanto o Barroso, como o Travassos, como o David Monteiro podem jogar a LE se necessário. E para a direita, além desses 3, haverá José Silva. Estou obviamente a contar com a continuidade do Bondo.

E onde metes o Guilherme Pires, que é na minha opinião o GR mais promissor a seguir ao Callai?

Titular dos Sub-23

Eu tenho gostado muito do Guilherme nestes jogos em que assumiu a titularidade na equipa B e espero que continue a jogar, seja na B, sub-23 ou emprestado.

Acho que tem um enorme potencial.

Onde diz que o siricaia saiu?

Jornal Sporting

1 Curtiu