Equipa B - 2023/2024

Equipa inicia a época Domingo dia 2 de Julho

EQUIPA B ARRANCA LIGA 3 FRENTE AO AMORA FC

Por Sporting CP
14 Jul, 2023

EQUIPA B

Primeira jornada disputa-se em Alcochete

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal vai arrancar a Liga 3 2023/2024 frente ao Amora FC, em Alcochete. Esta primeira jornada da prova está inicialmente marcada para dia 8 de Agosto, não estando ainda acertada.

Esta primeira fase da Liga 3, jogada com duas séries – o Sporting CP joga na B – vai disputar-se desde o início da segunda semana de Agosto até ao final de Janeiro (28/01).

No final desta fase, os primeiros quatro classificados de cada série apuram-se para a 2.ª Fase - Subida, enquanto as restantes seis equipas de cada agrupamento vão disputar a 2.ª Fase - Manutenção e Descida.

CALENDÁRIOE SÉRIE B DA LIGA 3
J1/J10: Sporting CP vs. Amora FC (08/08 - 05/11)
J2/J11: SC Covilhã vs. Sporting CP (13/08 - 12/11)
J3/J12: Sporting CP vs. FC Oliveira do Hospital (20/08 - 03/12)
J4/J13: Atlético CP vs. Sporting CP (27/08 - 10/12)
J5/J14: Sporting CP vs. AA Coimbra (03/09 - 17/12)
J6/J15: SU 1.º Dezembro vs. Sporting CP (17/09 - 07/01)
J7/J16: Sporting CP vs. Caldas SC (01/10 - 14/01)
J8/J17: Sporting CP vs. FC Alverca (08/10 - 21/01)
J9/J18: CA Pêro Pinheiro vs. Sporting CP (29/10 - 28/01)

jogo treino

Estoril 1-1 Manuel Mendonça

É certo o fim dos sub 23?

Penso que deveria ser muito bem pensado o projecto para a equipa B, e assumir de uma vez por todas a subida de divisão.

No meu entender deveríamos acabar com a equipa sub 23, dado não termos assim tantos jogadores com qualidade.
Acho que a equipa tem sofrido muito pela falta de experiência e de liderança em campo.
Pelo que defendia que se fizesse a aposta em 1 ou 2 jogadores com mais idade, por exemplo, muito se tem discutido se faz sentido renovar com o NETO, penso que se ele aceitasse jogar na equipa B (obviamente com revisão por baixo do ordenado), e depois outro jogador experiente do meio campo ou ataque.

Temos muitos míudos com potencial, embora vários deles tenho dúvidas que faça sentido fazerem mais uma epoca a jogar na Liga 3.

1 Curtiu

Esta filosofia de formação sem pressão de resultados, pode ser benéfica em escalões mais baixos (iniciados, juvenis) mas na equipa B, não pode ser. Sendo a ante-câmara da equipa A, não podem saltar de uma B com 0 ambição para uma equipa A que tem a obrigação de ganhar. O problema é que estamos num ano em que alguns jogadores já estarão num ponto de dilema (ficar e ajudar a equipa a subir (mas não evoluir) vs sair emprestados para evoluir)

GR: Callai (um dos casos que falei)
DD: Travassos, Esteves, Leonardo Barroso
DC: Muniz, Alcantar, Gilberto, Domingos Andrade
DE: Nazinho
MD: Essugo (um dos casos que falei), Marco Cruz
MC: Mateus Fernandes, Diogo Abreu, Samuel Justo
EXT: Fatawu(um dos casos que falei), Diogo Cabral, Afonso Moreira, Adam Arvelo, Tiago Ferreira, Joelson
PL: Rodrigo Ribeiro

Claro que há jogadores que gostava que fossem “verdadeiramente” apostas na A, mas fica um esboço de jogadores que gostava de ver na B (pode faltar um ou outro), com o objetivo de subir.

Penso que seria benéfico para alguns saírem. Callai, um dos 3 laterais direitos, Nazinho, Mateus Fernandes, Diogo Abreu e talvez Rodrigo Ribeiro.
Essugo e Fatawu têm de ser do plantel dos AA.

Acho que ainda estão a decidir relativamente a isso. Não é assim tão fácil porque implica dispensar bastantes jogadores e membros de equipa técnica, por isso é que ainda está a ser averiguado, penso.

1 Curtiu

Concordando contigo, penso que a saida dos todos referidos implicaria a não subida…

Mais colchões para a malta.

Se calhar, decorar os quartos com uns led’s vermelhos… e portáteis disponíveis com Windows 10.

Vitórias garantidas.

1 Curtiu

Gr : Francisco Silva e Diogo Pinto
(Callai emprestado)

DD: Travassos e Barroso
(Esteves emprestado)

DCD: Contratação, João Pereira
DCE: Muniz, Taibo

LE: Nazinho, João Ferreira

Mdef: Contratação + Domingos Andrade
(Essugo na A, Diogo Abreu emprestado)

MC: Mateus (o lugar dele ainda é aqui), Samuel Justo, Marco Cruz, Rodrigo Marquês, Manuel Mendonça

EE: Diogo Cabral, Arvelo
(Fatawu emprestado)

ED: Afonso Moreira, André Gonçalves

PL: Rodrigo Ribeiro, Rafael Nel e contratação

Traria um DC, um MC e um PL batidos para trazer estabilidade, experiência e qualidade à A para poderem subir.
Emprestaria Callai, Esteves, Fatawu e Diogo abreu porque foram os únicos a par do Dario a mostrar qualidade para isso.

Lamba e Gilberto libertaria com % do passe e opção de recompra. Nazinho idem (indo buscar também um LE neste caso).

1 Curtiu

para o ano faria uma mescla de bons jogadores jovens , com alguns mais experientes com "experiência de liga 3 " ( contratos por 1 ano por exemplo), para tentar a subida.
Nem que significa-se mais um ano de sub-23 ( aqui com um treinador de futebol).
Se for de novo com miúdos , vai dar o mesmo resultado destas 2 épocas.

Para o ano a série deverá ser e a faltarem equipas:

[Amora FC]
[FC Alverca]
[Sporting B]
[Caldas]
[FC Oliv. Hospital]
[Académica OAF]
[Atlético CP]
[ 1º Dezembro]
[Pêro Pinheiro]

O Lusitano garantidamente que não sobe, e das outras 3 só sobem 2. Há equipas do “norte” que vão jogar na série sul

oki

mais vão ter que apostar então.

A mim não me incomoda ter a equipa de sub-23. Não percebo é a utilidade de ter a equipa “B” a competir no Campeonato Nacional. A 2.ª Liga devia ser uma prioridade há bastante tempo e, nessa senda, percebo ainda mais a manutenção da equipa “B” por dois motivos: em primeiro lugar, porque se é para lutar para subir, há jovens que não têm lugar e, em segundo lugar, se é para subir de divisão, há jovens que não estarão preparados para estar na 2.ª liga, seja por uma questão de falta de qualidade, seja por uma questão de impreparação.

Não me incomoda absolutamente nada ir bater os campeonatos africados e as divisões secundárias em Portugal em busca de algum valor. Quem sabe se não aparece aí um Beto ou mais 4 ou 5 Fatawu ou Mexer ou Zainadines.

Baliza → Penso que o tempo do Diego Callai nesta equipa já passou - ou já deveria ter passado, porque deveria ser emprestado. Não sendo um guarda-redes fenomenal, acho que o Diogo Pinto pode dar boa conta do recado. A equipa é que tem de o ajudar… este ano, não ajudou nada o Diego. Francisco Silva é um bom backup.

LateraisTravassos será certamente uma aposta forte - e acredito que pode dar um grande salto futebolístico este ano, revelando todo o potencial que tem. Se o David Monteiro sair (terei pena), terá de ser contratado um lateral com argumentos para ser titular (idealmente, canhoto) porque não me parece que o Nazinho ande com vontade de continuar aqui. Somam-se Gonçalo Braga (devia ficar) e Leonardo Barroso.

CentraisJoão Muniz será uma aposta forte este ano e faz todo o sentido, tem características raras que o tornam um projeto de central muitíssimo interessante. Falta contratar um patrão da defesa destro para ajudar o miúdo a crescer - ou então regressa o Quaresma para essa tarefa. Acredito que apesar da má época, Lamba possa ficar. E o João Pereira também.

Médios-defensivos → Penso que será preciso contratar um jogador que dê garantias para titular. Domingos Andrade, não tendo feito uma má época individualmente nos sub-23, não me convence por completo. Não sei se o Tiago Octávio fica. Acredito mais no futuro do Alexandre Brito e do Henrique Arreiol, mas esses beneficiariam de competir onde podem ser titulares (sub-23?).

Médios-centro ofensivosMiguel Menino, Marco Cruz e Samuel Justo é um trio de médios com capacidade para competir por dois lugares. Têm os 3 qualidade para isso. Depois, acredito que o Jallow fique - saindo em definitivo o Kiko Félix e o Lucas Dias. Se os sub-23 acabarem, Jallow pode seguir caminho porque o Mendonça teria de contar. Diogo Abreu e Mateus Fernandes, não faz sentido continuarem a jogar Liga 3.

ExtremosDiogo Cabral e Rodrigo Marquês já renovaram, são dois miúdos que não sendo brilhantes e provavelmente não conseguindo chegar aos A, podem crescer na Equipa B este ano. Do lado contrário, Afonso Moreira pode ter a sua grande época de afirmação - tem potencial para chegar aos A. Resta perceber quem completa o lote. Tiago Mamede, se não for emprestado, é a opção mais óbvia. Mas ainda há Arvelo, André Gonçalves, Luís Gomes e Lucas Anjos - 4 jogadores que beneficiariam da equipa de sub-23 continuar no próximo ano. Sobretudo os últimos 2, porque os 2 primeiros já podem vir a ter espaço na equipa B se o Mamede rodar.

Ponta-de-lançaRodrigo Ribeiro tem de continuar a ser aposta e pode, neste próximo ano, dar um salto competitivo decisivo. Será preciso perceber se o Canário continua como suplente. O Chermiti, se for 3º PL dos A, também poderá somar minutos num ou noutro jogo por aqui. E ainda há o Rafael Nel, que também beneficiaria da equipa de sub-23 continuar mas que se não continuar terá de subir de escalão e ser backup ao RR.

acho que o lamba sai por acaso

Bem, há muitos pontos em que concordamos, por isso vou responder à tua análise. Para facilitar as coisas, vou partir do pressuposto que iremos terminar com a equipa de sub-23.

GR: Apesar de concordar que o tempo do Callai aqui já passou, acho que vai continuar a ser ele o titular desta equipa. Gostava que começasse a entrar na equipa A, mas para já parece-me apenas algo que vai acontecer gradualmente, infelizmente. Portanto apostaria em Callai e Diogo Pinto, com o Francisco Silva a ir para o banco nos jogos de ausência do Callai

Laterais: Aqui as escolhas são bem mais complicadas. Por um lado, a LD está assegurada - mesmo com Travassos lesionado para já, Barroso assume esse lugar. Esteves é uma grande incógnita. Deverá fazer pré-epoca na A (espero), mas com o contrato a terminar em 2024, não sei quais são os planos. Novo empréstimo podia ser bom, mas sem contrato é inviável. David Monteiro sai e nem Gonçalo Braga nem João Ferreira têm qualidade. Em condições normais, acredito que os titulares devam ser Travassos (na esquerda) e Barroso. Portanto teria que vir pelo menos um lateral suplente - se o João Ferreira ficar mais um ano como suplente, não será crítico. Nazinho é para emprestar/vender. David Moreira é para sair, Martim Marques tem saída já confirmada para o Lugano.

Centrais: Muniz tem que ser a base para esta posição. Tudo o resto é uma tamanha incerteza. Alcantar à partida não fica e quero acreditar que com o Lamba será igual. Gilberto ficaria como opção para o banco e seria preciso ir buscar um central para fazer dupla com o Muniz. João Pereira poderia ser 4ª opção. Emanuel Fernandes para sair e há ainda Malam Malu, que para o ano ainda poderia jogar Sub-19.

Médios-defensivos: Outra posição algo complicada. Essugo e Diogo Abreu não devem continuar por aqui - não faz sentido. Domingos Andrade é uma possibilidade até certo ponto, mas não o vejo como titular. Alexandre Brito como possível suplente. Em caso de saída do Domingos, contratar um trinco para titular.

Médios-centro: Aqui não me parece que será complicado. Apesar de achar que Mateus Fernandes deveria continuar por aqui, não me parece que seja isso que vá acontecer. Sendo assim - Samuel Justo, Miguel Menino, Lamarana Jallow, Marco Cruz e Manuel Mendonça. Ainda há o Rodrigo Marquês que pode ser incluído aqui, apesar de fazer a posição de extremo por vezes. Besugo, T. Augusto, Lucas Dias e Kiko Félix para sair.

Extremos: Afonso Moreira deverá fazer a pré-época na A e, caso não fique, é aqui que jogará. Tiago Ferreira também estará certamente na pré-época, mas não me parece que volte à B. Depois há Diogo Cabral, Adam Arvelo, André Gonçalves e Luís Gomes (resta saber em que condições regressa). Vando Félix, Isnaba e Lucas Anjos saem.

Ponta-de-lança: Finalmente, acho que RR continuará por aqui. Para mim seria essencial vir um reforço para esta posição para competir com o Rodrigo. Acho que o Canário acabará por continuar, apesar de discordar. Rafael Nel poderá aparecer aqui também

Com todo o respeito… Com esses plantéis na B não vamos longe.

1 Curtiu

Claro, eu próprio também acho que não. Vale referir que o que escrevi é o que acredito que vai acontecer, não aquilo que acho que deveria acontecer.

Se estivermos sempre a promover os melhores jogadores à A instantaneamente nunca dará para fazer um plantel suficientemente competitivo para subir. Para mim, apenas o Callai e o Essugo subiriam à A, nunca em definitivo, para ser possível subir à 2a Liga.

1 Curtiu

O Essugo se tem ficado nos juniores (há 2 anos) e na B (o ano passado) sem andar a passear de forma completamente aleatória pela equipa A era hoje melhor jogador que o que é.

1 Curtiu