Equipa B - 2014/2015

Os jogadores não têm espaço porque a gestão do plantel foi mal feita.

Um clube formador que tem uma equipa B recheada com jogadores de qualidade não precisa de ter 25 jogadores no plantel principal. Aliás, nem sequer faz sentido que tenha 25 jogadores no plantel principal. Está a obstar à entrada de novos jogadores da formação.

Quando há uma equipa B que nos seus quadros conta com jogadores como Esgaio, T. Figueiredo, Mallmann, Chaby, F. Geraldes, Podence, Ponde, I. Medeiros, G. Martins, etc. (nem vou colocar aqui jogadores como Gauld, Rabia e Slavchev), não precisa de ter 3 jogadores por posição no plantel principal.

Faz algum sentido, neste momento, ter A. Geraldes, M. Lopes e Cedric para a lateral-direito quando se apregoa aos 7 ventos que é para apostar no Esgaio a lateral direito? Então, mas andamos a pagar o salário ao M. Lopes e vamos gastar 600.000€ no Geraldes para vir tapar o Esgaio? É que se é assim, estamos a passar um atestado de incapacidade a um dos jogadores mais regulares da equipa B.

Quem diz o Esgaio, diz o I. Medeiros, o Podence ou o G. Martins. Faz algum sentido ter Capel ou o Heldon no plantel quando temos 3 avançados tão promissores no plantel? O Capel tem assim exibições tão boas que justifique ter tantos minutos acumulados como os que tem até ao momento?

Quando é que um jogador como o W. Mallmann chega à equipa principal? Se formos a olhar ao 4x3x3 o Wallyson encaixa em 2 posições do meio campo. À sua frente conto (para médio-defensivo) W. Carvalho, Rosell e Slavchev, bem como (para 8 ) Adrien, A. Martins, J. Mário e Slavchev. Quando é que o Wallyson que fez uma temporada espectacular vai chegar à equipa principal?

Se é para se apostar a sério na equipa B e fazer da equipa B um projecto com cabeça, tronco e membros, o plantel principal deve ter entre 18 a 20 jogadores. Contento-me com 2 guarda-redes, 7 defesas , 5 médios e 5/6 avançados. Não é preciso mais que isto.

Admitindo que dos 7 defesas, 3 são centrais, se um se lesionar, ninguém fica muito chateado. Vai-se à equipa B e resgata-se um jovem cheio de potencial (eles estão lá). Se for preciso mais um avançado, não há que temer, vai-se à equipa B que também não faltam lá jogadores.

Há determinados jogadores que estão no plantel principal que são um desperdício de dinheiro e que hipotecam fortemente um projecto que queira fazer da equipa B um futebol de transição para a equipa principal.

Se é para ter 25 jogadores no plantel principal voltamos à estratégia antiga. Renova-se com uns quantos júniores, deixam-se os jogadores a rodar e quando acharem que estão prontos voltam.

Nem mais CaptainCharisma, excelente post. :great: :great:

A equipa B precisa de uma grande remodelação. Há muitos jogadores a mais na equipa.

Hoje o jornal record trás qualquer coisa sobre a equipa b, parece que pode acabar.
SL

Não comecem já a lançar boatos, dasse.

Não é “parece que pode acabar”.

É, “de acordo com o record, o Sporting equaciona a possibilidade de acabar com o projeto da equipa B se a FPF não aceitar rever alguns pressupostos do enquadramento das equipas B nas competições profissionais”.

Pois independentemente das razões apresentadas acho que não é motivo para acabar com a equipa B.

E se a federação não satisfazer os pedidos do Sporting, O sporting acaba com a equipa B?

Se acabar com a equipa B, vou gostar de ver a suposta formação?

E relativamente às obras se não podem jogar na academia vão jogar a outro lado qualquer durante uma época, também não será por ai que o sporting irá á falência.

Muito temos que mudar na gestão desportiva e já em Janeiro.

É verdade que o Sporting enviou uma carta a sugerir a alteração de alguns pontos das equipas B, mas a “ameaça” de acabar com a nossa equipa B é mentira.

Noticia de capa para vender mais rascords, nada demais, é o normal da Cofina.

Se vem no “Rascord”…eu parto do principio de que é mentira…simples.

Acredito que o Sporting tenha sugerido alterações…como sugeriu para tudo e mais alguma coisa (relacionada com o futebol em Portugal)…nada mais que isso…

A Equipa B é para manter…mas espero que com melhor gestão e rigor…mas tudo a seu tempo…

Aproveito para responder aos 2. Como é evidente no meu comentário está implícito que é um disparate acabar com a equipa B. Por isso digo que tendo em conta aquilo que é o projeto do Sporting a situação estava mais para se criar uma equipa C do que acabar com a B.

Quanto a esse possibilidade, algo irreal, de criar uma equipa C não me parece tão absurda quanto isso. Há vários clubes que têm equipa C.

Mesmo que o plantel da equipa A fosse mais curto haveriam sempre muitos jogadores com pouco tempo de jogo na equipa B. E nos juniores também vários jogadores com pouco tempo de jogo. Eu até percebo que esses jogadores são os mais fracos aos olhos do treinador mas não mereceriam esses jogadores ter a oportunidade de crescer jogando?

Guilherme Oliveira, Liu Yming, King, R. Ribeiro, E. Ié, João Palhinha, Francisco Geraldes Wilson Manafa, etc…

Serão estes jogadores todos para dispensar? Ou até não serão maus mas bastante inferiores aos outros? A verdade é que parados não evoluem e não têm oportunidade de se mostrar.

Não obstante eu achar que tens razão e que é uma notícia fantasiosa, quais são as tuas fontes para essas afirmações que fizeste?

:arrow: :arrow: :arrow:

Lê a notícia, precisamente por eles não terem fontes. Eles próprios afirmam que a “equação” como lhe chamam, tem como base a carta que o Sporting enviou. Ou seja, a ameaça de acabar com a equipa B é insinuação deles próprios, pelo simples facto de o Sporting ter enviado um pedido de alteração de regras.
É o modus operandi da Cofina, de insinuarem algo bombástico para meter na capa e vender jornais (não apenas com o Record, mas com o Correio da Manhã também).

E na equipa B quantos jogadores defendes que deveria de haver?

Bom, a parte da equipa C poderá não ser descabida, de facto, como “mais um patamar”. Ainda assim, tal só faria sentido de a estratégia que o CaptainCharisma aponta fosse tornada realidade como, na minha opinião, é por demais evidente que assim o deveria.

Ter 18/20A+18/20B e uma equipa C com um misto de ex-juniores (os que andam ‘a meio’ da afirmação) e Enoh’s e Gazela’s (malta jovem recrutada em divisões inferiores, de custo marginal), poderia ser um cenário interessante na questão dos patamares de evolução, dado que considero estupidamente prejudicial ter um Domingos Duarte, um Guilherme Oliveira ou um Gelson Martins sentados no banco em 90% dos minutos oficiais uma época.

A base de todas é uma: planeamento. A curto, médio e, especialmente, longo prazo. Algo que, sinceramente, e apesar de estar a 100% do lado desta Direcção, me parece que está a falhar a vários níveis, de forma preocupante.

Neste momento e dada a forma como tem sido gerido este projecto b não via a sua extinção como um drama. Porventura ate poderia ser algo que que no final se revelaria positivo.

Eu prefiro que seja usada a equipa B para lançar os mais novos. E este objectivo é o que me faz sentido.

Mas compreendo que seja necessário, embora eu não seja fã da ideia, que a equipa B seja utilizada para colocar jogadores que não servem ou ainda não se adaptaram à equipa A.

Mas e o que farias com tanto miúdo que por lá anda?

A verdade é que a equipa B deveria servir como uma preparação aos miúdos da formação para que quando a oportunidade surgir eles se consigam impor no plantel principal.
Concordo em absoluto com o post do CaptainCharisma, um projeto em que acredite realmente numa equipa B como resposta aos problemas que possam surgir ao longo da época não pode ter tantos jogadores para a mesma posição. Esta foi uma das directrizes do projeto que o Bruno de Carvalho apresentou na altura das eleições. Um plantel composto n maximo por 20 jogadores com a equipa B a servir de ligação entre o futebol de formação e a equipa principal.

Muitos dos miúdos que lá andam são ultrapassados por contratações…que lhes serve estarem na B se não jogam?

Para muitos desses miúdos mais valia estarem sobre empréstimo do que estarem na equipa B, novos protocolos com outros cubes como se fez com o clube Belga no passado.

Neste momento o projecto B não funciona, e não só não funciona como levanta algumas dúvidas.Que mérito por exemplo tem Enoh para estar no Sporting?Qual é a justificação de um jogador destes estar a roubar um lugar a um miúdo?

No modelo actual prefiro a extinção da equipa B.

Infelizmente os jornais acertam muitas vezes.
SL