EO 225M (2025-2053) JP Morgan

image

Make It Rain Money GIF

6 Curtiram

Nao podem mandar este dinheiro para minha conta🤣

Depois de sair na imprensa, sai o comunicado. Uma operação desta grandeza não deveria passar primeiro pela aprovação numa assembleia geral? É que não estamos a falar de uma coisa menor, mas de um acto que vai impactar (seguramente) a vida financeira do clube nos próximos 20 e tal anos…

1 Curtiu

E certamente passou, mas pela AG da SAD, não do clube.

4 Curtiram

Uma operação destas passou, seguramente.

Mas a emissão de divida de 225M a 28 anos não tem de ser aprovada pelos sócios?

Não.

Mal a meu vêr.

Normalmente os empréstimo obrigacionista são aprovados em AG da SAD, não sei se este foi.

Sendo que a maioria da SAD é do clube parece-me o assunto devia também ser discutido em AG do clube.

Até porque é um empréstimo gigante, a 28 anos. Ainda por cima com uma taxa de juro de 5,75%. Mais alta por exemplo do que a do ultimo EO.

1 Curtiu

Atenção que o objetivo também é liquidar os 60M de dívida que ainda tínhamos com a Sagasta, que tinham uma taxa de juro mais alta.

Parece-me que num empréstimo deste montante e com um prazo tão longo se devia conseguir uma taxa de juro bem mais baixo. O porco por exemplo com as contas bem piores conseguiu mais baixa.

1 Curtiu

Mais tempo, mais risco, maior juro.

O cupão de uma bond do us treasury de 30 anos está a 4.75% hoje. É o gold standard.

imagem

É um valor normalíssimo, e os 0.16% de custos de operação são bem baixos.

5 Curtiram

A taxa de juro é marginalmente menor (5.62% vs 5.75%) para um empréstimo com maturidade inferior em 3 anos, o que é normal

Sabe-se quem pode ter sido os maiores investidores nesta procura?

Não, mas deve haver imensos investidores diferentes. Provavelmente seguradoras, fundos de pensões, etc.

2 Curtiram

Se bem entendi, 60 milhões são para antecipar o pagamento à Sagasta e 50 milhões são para pagar as obras já realizadas.

Não sabendo se a compra da fracção do Alvalaxia, 17/18 milhões, já está incluída nestes 50 milhões, concluo que o dinheiro disponível para novos investimentos será entre os 100 e os 115 milhões. É assim?

Eu julgo que os 50M já incluíam a verba da recompra do Alvaláxia, portanto nesse caso seriam os 115M que referes.

3 Curtiram

Na minha ótica , será mais importante assegurar não existirem derrapagens na reabilitação do estádio. Venho lembrar que o projecto do estádio foi alterado á última da hora. O estádio era para levar 42 mil lugares e passou para 50 mil. Aumentaram para o dobro o custo e ainda derrapou…

É evitar que o lobby da construção ataque novamente. 

Bom as obras do estádio é um investimento com retorno , aumentou a capacidade do estádio para vender mais Gameboxes, e acrescentaram os lugares premium com os Lion Seats.

Agora quando vejo noticia de 200M€ para o Estádio , epah quero lembrar que o principal motivo dos sócios/adeptos é para verem craques no relvado e não “efeitos especiais”

Nota: Noutro tópico garantiram-me que os leds vão dar retorno com a pubilicidade.

Com 200M€ dá para contratar muito craque, vejam lá onde aplicam o dinheiro, eu não quero um estádio competitivo , quero um plantel competitivo

1 Curtiu