R – O que mais interessa é o aspecto desportivo. Até agora, esse desempenho é bom ou mau?
JEB – O Sporting é a equipa com menor orçamento dos três grandes e nos últimos dois anos ficou em 2.º lugar, foi à Liga dos Campeões, ganhou uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Não sendo aquilo que o Sporting gostaria de ter conquistado, a verdade é que é uma boa prestação. Aliás, na última década saldou-se por êxitos ao nível logo a seguir à década de 50.
R – Não acha que é exigível mais?
JEB – Não podemos escamotear que tudo o que se passa a nível desportivo no clube está condicionado por um projecto de restruturação que se encontra com um atraso em relação àquilo que seria desejável para se poder programar uma época com estabilidade para saber exactamente quais são os meios que a Sporting SAD dispõe para poder fazer um determinado trabalho e atingir os níveis de ambição que correspondem à grandeza do clube. Não há ambição se não houver meios que sustentem esse nível de ambição.
É mais uma entrevista na qual fica claro que a ambição dos adeptos do Sporting não se reflecte na dos dirigentes, para eles segundos lugares é excelente.
Precisamos de alguém que goste mais do futebol jogado em campo e menos de finanças; às vezes o Sporting faz-me lembrar aquilo que se passa no país, sempre a apertar o cinto mas resultados
Dos estarolas o JEB consegue ser o que menos azia me mete, até um considero um rapaz sério, e que gosta razoavelmente do clube a ponto de se for presidente montar uma equipa para sermos campeões.
É mais um dos roqueteiros a vomitar a cassete que lhes foi impingida.
A conversa é sempre a mesma,que hoje em dia só tem eco nos situacionistas que convivem conformadamente com a derrota.
Cheia de imprecisões,falácias,inverdades e vazia.
Eles sabem esta lição de cor e salteado e desbobinam-na de trás para a frente e de frente para trás.
São de facto óptimos papagaios do professor “claramente roquette” e alunos brilhantes.
Mas a verdade é que todos os anos CHUMBAM inapelávelmente e de forma miserável em todas as matérias e em todas as disciplinas.
RUA COM ESTA CORJA.Nem um lá poderá ficar.Não passam de merceeiros de lápis atrás da orelha convencidos que são “grandes” gestores.Para além de Sportinguistas não terem nada.
Nope, toda a gente se alambazou a grande nesse aspecto, todos tiveram direito a fazer coisas que o cidadao comum nao pode fazer, o que lhes da esse direito? Ainda hoje estou para perceber…
Mais do mesmo, claramente! Se o Pipinho for mesmo forçado a sair, não me admira que seja este a pegar no legado! Com um discurso diferente, mas a mando dos mesmos e com os mesmos propósitos…
Já gostei do senhor… mas esta conversa… ui, ui, ui… vão-se deixar enganar outra vez?
Esta história de fecharem os olhos ao PDM é uma vergonha.
Agora, o que JEB quis dizer, foi que o Sporting competia com rivais directos que foram favorecidos relativamente ao Sporting. E como disse anteriormente, nisso ele tem toda a razão. E no caso do F.C.Porto a situação ultrapassou até os limites do escândalo. Valeu o Rui Rio que ainda pôs travão em algumas coisas, mas de resto… Terrenos, centro de estágios de graça,… enfim, sem palavras.
Esta questão é importante, porque com mais umas quantas dezenas de milhões de euros, já o Sporting conseguiria pagar as suas obrigações ao mesmo tempo que investia no futebol profissional.
Aceito as opiniões das pessoas, mas com todo o respeito pergunto quem do Sporting tem então condicões de ser alternativa.
Eu concordo que esta direcção, ou grupo de sócios que tem estado à frente do Sporting, não se deve livrar de ser criticada por algumas opções que tomou. Mas parece-me relevante saber quem se pode colocar ao leme do Clube, em vez dos que lá estão. Bem, poder pode-se por qualquer um, a questão é se essas pessoas são melhores do que estas e se têm um projecto melhor para o clube.
Digo desde já, que a mim não me chega tipos a dizerem que agora vão investir muito no futebol profissional, porque isso são aldrabices de inconscientes. Todos sabemos que para já não se pode investir forte e que qualquer megalomania ainda nos enterra mais. No entanto, sem grandes investimentos pode haver projectos melhores.
É essa a questão, quem é que está em condições de indicar alguém em condições com um projecto realista.
É que se não existir ninguém,então prefiro esta direcção a uma cambada de aventureiros. No Sporting, houve outras alturas em que se julgou que não se podia ficar pior, e no entanto acabou-se por ficar bem pior.
E eu pergunto. Porque é que temos que ser nós a indicar alguem? Tem é que ser alguem que esteja interessado a aparecer. E depois logo será julgado pelos sócios nas eleições.
O facto de serem os unicos não faz deles nem bons nem maus. O que os faz péssimos são os resultados visiveis da politica implementada por Roquette e seus tenentes.
De acordo, mas se não aparece ninguém, em que é que ficamos??
Para a rua com todos eles??
E quem toma conta da casa?
Eu, tu, quem?
Quando houver eleições teremos hipótese de escolher.
O curioso é que nem existe oposição. Aliás há quem diga que existe, mas só se move nas sombras e não dá a cara.
Se alguém acha que faz melhor que se chegue à frente já, até porque aparecer apenas 15 dias antes das eleições dá-lhes pouco tempo para se darem a conhecer bem aos sócios.
Para qualquer um que queira assumir o Sporting, quanto mais cedo se der a conhecer melhor. A não ser que tenha receio de discutir as questões. Se é esse o caso, presta um mau serviço ao Sporting.
Respeito a tua opinião também! Mas vou-te tentar responder com uma pergunta:
Já pensaste que, se calhar, ninguém avança porque sabe, melhor que nós, como é que aquilo (não) e$tará por dentro?
E em relação ao JEB, infelizmente, considero-me escaldado! Mesmo assim, estou mais ou menos como o Majestade: daquela malta toda, este até era o que mais se mexia pelo Sporting (lembro-me, por exemplo, do Moreirenso-Sporting ou do episódio do Mourinho)! Infelizmente, achei o discurso dele demasiado comprometido e conivente com o que se passa em Alvalade.
Agora, contrariamente ao que o JEB propõe, neste momento, os Sportinguistas não precisam de “união”! Neste momento, os Sportinguistas precisam de acreditar em algo válido! E jamais acreditarei em algo válido, “unido” com sportinguistas que perdem uma mísera hora por dia com o clube! Estou farto de ser enxovalhado, estou farto de sentir nojo e vergonha sempre que aquele Presidente abre a boca! Não quero saber se faz bem contas… Não quero saber se oferece merdinholas em porcelana ao Rui Moreira e ao Carlos Daniel… Não quero saber o que é que ele acha do desporto “tennis”! Queria apenas que fosse um homem CAPAZ, COMPETENTE e SÉRIO para presidir o meu clube! Tenho 21 anos, e tirando o Sousa Cintra (e na altura era puto, só tinha capacidade para “ver” o boneco e não para analisar o seu trabalho), nunca senti que tivesse um Presidente tão ou mais Sportinguista que eu (e que muitos, muitos, muitos adeptos que conheço)!
Aos jogadores já não se exige paixão! Agora a um Presidente… Porra! Mas será que alguém se identifica com aquilo? JÁ CHEGA, por amor da Santa!
P.S. - Tenho pena que o Sr. Dias Ferreira, por quem nutria estima e consideração, se tenha esquecido do auditoria às contas do clube que tanto propagandeou! Era bom para todos sabermos realmente o que se passa! Como sócios e accionistas devíamos ter direito a saber por A+B (como se fôssemos muitos estúpidos…) porque motivo é o nosso buraco financeiro tão grande!
R – Carlos Freitas deveria, pois, ter adiado a saída?
JEB – Ninguém é obrigado a gostar de ser enxovalhado. Lembro que nos primeiros anos de Carlos Freitas no Sporting foi preciso explicar que ele não andava a roubar o clube; depois, [b]nos anos em que ele trabalhou comigo, não havia livro de cheques. Considero no entanto que, em termos de personalidade, as características que faziam dele um óptimo director desportivo não o tornavam um óptimo administrador. Carlos Freitas não era o administrador indicado para o momento do Sporting, mas não se podia negar a vontade que tinha de dar esse salto[/b]. Verdade seja dita que também foi um acto de coragem da parte dele, porque na altura não havia grandes alternativas.
R – E os outros sportinguistas a que se refere, estão no Sporting?
JEB – Se calhar vai doer aquilo que vou dizer, mas acho que o Sporting ainda tem mais papagaios que o Benfica. Actuam de forma menos clara e têm aportado muito pouco nestes últimos tempos. Está na altura de aparecer no Sporting uma lista republicana.
R – O que quer dizer com isso?
JEB – Há a mania de considerar que o Sporting é uma monarquia? E essa lista tem de começar a trabalhar desde já, com um plano claro, com conhecimento total e profundo da actual realidade do Sporting, deve tomar conta dos dossiers mais difíceis e conseguir provar aos sócios que é capaz de negociar com a Câmara uma aprovação de uns terrenos que, já foi dito 20 vezes, estavam aprovados e nunca mais são desbloqueados.
R – A vítima do costume…
JEB – Recordo um episódio: o presidente Luís Filipe Vieira resolveu o problema com uma declaração ameaçadora numa visita da UEFA. Disse ele peremptoriamente “Não sei se vai haver estádio”. O dr. Soares Franco, na entrevista que deu ao Record, acha que tem tido um estilo de negociação de acordo com determinados princípios que até admite poderem ser prejudiciais ao clube. Logo, tenho de aceitar que apareçam listas alternativas que tenham o direito de se acharem mais eficientes nestas e noutras negociações, como por exemplo com os bancos.
R – Mas pensa voltar um dia?
JEB – Tenho um compromisso claro e uma responsabilidade mais exigente e alargada daquela que tinha há anos. Vibro, sofro, serei sportinguista para o resto da vida. E talvez não morra sem ser presidente do Sporting!
Candidatou-se com 1 ano e meio de antecedência.
Criticas com pinceis à actual gestão, senão levava com um processo em tribunal.
Mais um a confirmar que estamos mesmo péssimos em termos financeiros.Ok,entendo a situacao,continuarei a apoiar o meu Sporting como o faco á 21 aninhos.Mas por favor,se nao há guito nao insistem em comprar porcaria porque para isso já nao tenho paciencia nenhuma.
Já que nao podemos sonhar com grandes nomes pelo menos que nao nos desapontem com carunho da primeira…
O JEB sempre me pareceu um homem bem honesto e um grande Sportinguista!!
O repto está lançado … se existe oposição que apareça, mas de forma clara, e não de um modo escondido … e como diz o JEB a “picar a claques” e acrescentaria de um forma anónima em blogs e foruns.
O clube tem dificuldades financeiras já muito conhecidas … e razão dos mesmos também é bem conhecido, como já disse em outras conversas aqui no forum, o Sporting foi o único dos grandes, que não teve “ajudas” para construir a sua academia, foi também o que teve menos favorecimento nas questões de permutas e compensações sobre os terrenos aquando da construção do novo estádio.
Pelo que dessa forma, não restou outra alternativa ao clube que se endividar, e como as taxas de juros duplicaram nos últimos anos, o Sporting viu-lhe subir de uma forma abrupta os seus encargos periódicos com o financiamento do estádio e da academia, cortando logicamente no dinheiro para investimento.
Não sei se vocês sofrem do mesmo, mas tenho a certeza que o meu caso é igual a milhões de portugueses … a minha prestação mensal do crédito mensal para a minha habitação já esteve em tempos perto do 500€ … agora, está neste momento acima dos 650€ … ou seja, são mais 150€ que deixo de ter no meu orçamento mensal… ou seja, 1800€ por ano … isto é, em vez do fazer umas belas férias numa ilha das caraíbas, tenho de ir as praias das redondezas …
Ou seja, se pagas mais … não podes gastar ou investir!
O Sporting se quiser avançar na construção de uma grande equipa, tem de resolver primeiro os seus problemas do seu financiamento … e quem disser o contrário … é simplesmente (e lamento em o dizer) um perfeito irresponsável.
Por isso … quem vem para aqui com bitaites e todo tamanho sobre ombrear com o Porto (porque com o Benfica … penso até que com o investimento que eles fazem, nós até temos sido bem superiores) tem de ter um pouco de mais tino, e fazer o trabalho de casa.
E já agora, digo-vos … o futebol português é feito de ciclos … e desde à mais de 25 anos … o ciclo é do FC Porto … e só vai acabar quando o Pinto da Costa deixar de ter sanidade mental para liderar o seu clube (o que prevejo que seja daqui a uns 5 anos).
Pelo que o Sporting deve construir bases sólidas para que o próximo ciclo seja nosso!!!
Entao o que chamas a quem te prometeu um mundo de sonhos que se ‘auto-financiava’ ?
E o que chamas a quem aos primeiros sinais que a coisa tava a dar para o torto vendeu o que podia e foi-se embora sem ter cumprido uma unica das promessas que fez?