Entrevista a Diogo Tavares, avançado da equipa júnior do SCP

Foi com agrado que consegui chegar à fala com o Diogo Tavares, avançado da equipa de júniores e sobre o qual recaiem algumas dúvidas em relação ao seu futuro. O Diogo não se abriu muito como eu esperava e compreendo, mas acho que na entrevista têm aí algumas achegas de alguma coisa que possam querer saber.

Espero que gostem. Qualquer pergunta que queiram fazer para eu colocar ao Diogo, é deixar aqui que eu depois questiono-lhe. Obrigado.

Diogo, em primeiro lugar queria-te agradecer a amabilidade de me concederes esta entrevista. Basicamente algumas perguntas são da prache como deves calcular. Vamos a isto:

Diogo, como se processou a tua vinda para o Sporting?

Primeiro que tudo, gostava de referir, que fiquei muito contente por estar a dar esta entrevista.
A minha vinda para o SCP processou-se da seguinte forma: eu jogava no SLB em escolinhas, quando nesse final de época, os responsáveis desse clube, decidiram terminar com as equipas B da formação. A partir daí até chegar ao Sporting decorreram poucas semanas, onde eu fiz um treino, para me avaliarem e verificarem se tinha capacidade para integrar o grupo do Sporting, e assim fiquei e começou a minha aventura no Sporting.

O que é para ti representar um clube com a dimensão do Sporting e com todas as condições para se evoluir como jogador de futebol?

Para mim é muito bom, penso que não há nenhum clube em Portugal com as condições do SCP. Nós na formação treinamos sempre na relva, temos ginásio, treinadores acima da média, uma organização desportiva estruturada, tudo para vingar no futebol e para mim estar a treinar num clube com a dimensão o SCP, é muito bom.

Das conversas que temos tido, tens revelado alguma indefinição em relação ao teu futuro. Como te sentes neste momento com este impasse?

O facto do Sporting só agora me apresentar uma proposta de contrato profissional deixou-me um pouco triste, pois o trabalho que tenho realizado e o respeito que tenho tido à instituição, no meu entender merecia um tratamento diferente para comigo, pois como já mencionei não estou aqui à dois dias, fui criando muitas amizades e carinho pelo clube, mas não tenho sentido reciprocidade do Sporting, o que como é óbvio me entristece. Mas a vida é assim e não posso dizer que está a ser fácil tomar decisões agora, mas estamos cá para isso, o interesse por parte de outros clubes estrangeiros tem-me deixado muito contente, pois quando alguém reconhece o nosso trabalho nós sentimo-nos gratificados. Devo confessar, que como é a primeira vez que me encontro nesta situação, tenho-me sentido ansioso, mas acho que tenho conseguido gerir bem as coisas, com o apoio da minha família e dos meus treinadores.

Dos treinadores que tiveste no Sporting, houve algum que te marcou especialmente? Quem e porquê?

Bem para ser sincero sempre gostei dos meus treinadores, cada um com as suas tácticas com as suas ideias mas sempre muito bons. Para mim o treinador que me marcou mais foi o Mister Luís Martins que já tinha sido meu treinador nos juvenis, com quem fui Campeão Nacional. Para mim é uma pessoa espectacular, muito amigo dos seus jogadores e tenho com ele uma relação de grande amizade. Como treinador na minha modéstia opinião, é muito bom. O Mister Fernando Justino é meu treinador pela primeira vez, é muito parecido com o Mister Luís Martins apesar de desempenharem papéis diferentes. Considero-o um bom treinador, muito amigo dos seus jogadores, é uma pessoa espectacular, sempre pronto a dar o apoio que o jogador precise.
Têm uma experiência muito vasta, ficava muito contente de voltar a trabalhar com estes dois MISTERS.

Gostaria de saber o que Paulo Bento vos disse e transmitiu quando se despediu a caminho do plantel principal e tu pessoalmente, como te sentiste?

Eu senti-me feliz por ele, ter conseguindo, com a sua equipa técnica atingir um dos seus objectivos. Sempre considerei, o Mister Paulo Bento, um grande profissional de futebol (como atleta) e penso que tem muito a dar a esta modalidade como treinador.
Respondendo à outra sua questão, o que o Mister nos comunicou foi: que surgiu esta oportunidade e como tinha traçado como um dos seus objectivos, chegar como treinador, à equipa principal do SCP, mesmo não estando à espera tão cedo, mas que estava muito contente e que ia agarrar esta oportunidade. Contudo agradeceu-nos, a todos, dizendo obrigado pela ajuda, porque nós também o tínhamos ajudado, a alcançar este objectivo.

Como te descreves como jogador, para aqueles que não te conhecem?

Eu considero-me um jogador disciplinado e acima de tudo trabalhador. Acho que para atingir objectivos, por mais pequenos que sejam, nós devemos trabalhar para os alcançar.

É público e sabido que o Sporting anda no mercado em busca de um avançado/ponta de lança. O que sente um jovem jogador como tu, autor de bastantes golos esta época? Sentes que poderias ser esse avançado que o Sporting procura?

Não sei, eu fiz o meu trabalho como avançado, acho que quem vai decidir se tenho ou não capacidades, para integrar a equipa sénior, são os treinadores.
Eu trabalhei ao longo da época com o objectivo de servir da melhor forma possível o meu clube, lógico que como jogador tenho o sonho de um dia poder trabalhar com a equipa principal do SCP, por isso gostaria, como é claro, ser esse avançado.

Como achas que o Sporting tem acompanhado o teu desenvolvimento?

Na minha opinião, acho que o SCP poderia ter apostado ou acreditado mais nas minhas capacidades, sobretudo anteriormente. O meu desempenho, na minha modesta opinião tem sido bastante regular. A minha forma de encarar o trabalho tem sido sempre a mesma, tenho-me empenhado ao máximo para que tudo resulte. Nem sempre fui opção, mas continuei sempre a trabalhar, até que finalmente consegui o meu lugar na equipa e na selecção.

Confessaste-me à pouco tempo que quando eras criança eras benfiquista, mas que logo mudaste para o clube de todos nós. Felicito-te por essa escolha e pergunto: temos aqui amor à camisola?

Sim, sem dúvida.

Na altura em que o Tomané foi chamado ao plantel principal, não escondeste a tua alegria por ver um colega teu na equipa principal, mas ao mesmo tempo, sei que te sentiste algo triste e desiludido. Afinal o que se passou para não seres chamado? Segundo me revelaste, nem tudo foi pela ordem de Paulo Bento. Queres nos contar o que se passou afinal?

Sinceramente não sei, como referiste fiquei feliz por eles lá terem ido. No entanto, tive dificuldades em compreender, porque motivo é que não estava junto com eles. A única certeza que tenho é que nessa altura do campeonato eu estava a jogar e a marcar golos.
Relativamente a quem tomou a decisão, de quais seriam os jogadores a ir para os seniores, peço desculpa mas eu tenho a minha ideia.

Qual a tua relação com Jean Paul Lares e com José Manuel Torcato?

Poucas foram as vezes que falei com esses dois senhores. O mister Jean Paul Lares só falou comigo este ano, pela primeira vez e em particular, estando eu à 8 anos no SCP. Com o senhor José Manuel Torcato a primeira vez, foi o ano passado.

Sei que tens clubes interessados nos teus préstimos. Clubes da Liga, da Liga de Honra?

Sim é verdade, tenho clubes interessados, mas o segredo é a alma do negócio.

Satisfaz-me esta curiosidade: alguma proposta de rivais nossos?

Não posso dizer, desculpa…

O Sporting propôs a tua renovação e depois consequente empréstimo, aspecto que rejeitas linearmente. É definitiva a tua decisão? Em que te baseias para a tomares?

O SCP ainda não tomou a última decisão em relação a mim, por isso a minha decisão ainda não está tomada.

A camisola 9 do Sporting está vaga… Era esse número que escolherias se pudesses?

Sim sem duvida é o meu número preferido.

Thierry Henry é o teu ídolo. Que jogadores na tua posição mais aprecias também?
Liedson, poderia ser o parceiro ideal? Que opinião tens dele?

Há muitos bons avançados, mas se tivesse que eleger um, seria sem margem de dúvida, o Thierry Henry, o melhor do mundo…
Quanto a Liedson considero ser, um grande avançado, o melhor do SCP. Relativamente a jogar ao lado dele, é um jogador com a camisola do SCP, da equipa principal, por isso é um sonho e um grande objectivo.

Qual o jogador da tua equipa achas que poderá ser lançado a curto prazo no plantel principal?

Há muitos jogadores, principalmente os de segundo ano, que têm grandes possibilidades de integrar a equipa principal do SCP.

Tem-se falado muito na personalidade especial de Fábio Paím. Como é a tua relação com ele e com o grupo?

Muito boa, somos grandes amigos. Respondendo à sua segunda questão, a relação do grupo é boa e unida, pois falamos todos muito bem.

Sei que conheces o fórum do Sporting Clube de Portugal (sportingcp.artinova.pt) e que vais lá ver as apreciações à equipa de juniores. Que opinião tens sobre o acompanhamento que fazem às camadas jovens e sobre todo o interesse que em vocês recai?

Considero que esse acompanhamento foi muito significativo, acho que deveria de haver mais apoio deste tipo. Relativamente a mim, agradeço e reconheço o grande trabalho que têm feito e o grande apoio que nos têm dado ao longo do ano, obrigado.

Diogo, um muito obrigado pela entrevista que me concedeste. Espero que consigas resolver a tua situação com o Sporting. Os adeptos esperam que fiques cá em Alvalade e espero que fiques sensibilizado também, com a nossa vontade para que fiques cá.

Porra,como e possivel o Sporting deixar escapar um matador nato.Jogadores como etses cada vez sao mais raros no futebol mundial e o Sporting nao tem mais nada do que andar a apostar em Kokes e Pinillas em vez de apostar no Diogo Tavares…amo o Sporting mas isto desilude-me imenso.

Foi a entrevista possível. Ele tem-me contado coisas que não me têem agradado muito e por isso compreendo o seu desalento. Espero que o Sporting ainda vá muito a tempo de abrir os olhos e não desperdiçar um bom talento e um bom rapaz como o Diogo.

Jardax, estás em grande.
Boa entrevista, mais uma grande iniciativa.

Quanto ao que li, vamos com calma … uns já estão a dizer mal do SPORTING, outros já disseram mal do Diogo, nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

O Diogo é um jovem cheio de qualidades e ele sabe-o disso. No que li vejo contradições que me deixam intigrado. As contradições a meu ver são simples e trata-se de quem o “maneja” por fora. Se por um lado ele diz que é um grande objectivo vestir a camisola do grande SPORTING e poder jogar em grande nível, por outro nota-se alguma mágoa e esconde-se em palavras de coisas que não correram como esperado. Nota-se que nada está decidido, nem pouco mais ou menos, mas neste momento ele também tem uma fase final para disputar e muito provavelmente quer e vai ser Campeão tal como os seus colegas.

O que apelo é a calma. O que condeno no Diogo é o não querer ser por exemplo emprestado[segundo esta entrevista]. Um junior singrar numa equipa como o SPORTING é raro e é preciso também sorte além da qualidade. Por isso, um ano emprestado a um clube de perto, por exemplo um Belenenses a meu ver seria muito bom e ele poderia mostrar realmente o seu valor. Se mostrasse o que realmente esperamos das qualidades dele, não tenho dúvidas que em 2007/2008 seria um dos avançados do SPORTING.

Acredito que os euros aliciados por fora sejam um doce mais que desejado, com mundos e fundos prometidos, bem como uma vista pela europa. Isto para um jovem … é um autêntico doce e um grande sonho concretizado, mas se o Diogo quiser dou-lhe milhentos exemplos de sonhos que se tornaram em grandes fracassos e muitos sairam do SPORTING com a idade do Diogo.

O Diogo é um jovem e tem de se mentalizar disso … não pode querer o topo da piramide, quando só agora chegou ao chão para a subir.
Quanto ao nosso clube, como é óbvio … gostaria que incluisse o Diogo na pré-época da equipa, era justo, merecido e uma grande prova para o Diogo … se não tivesse o calo suficiente para uma época puxada e exigente como a que vamos ter, então o empréstimo seria a melhor solução.

Força para todos vocês e vamos ao Bi-Campeonato :wink:

Nota: Mais uma vez, Obrigado Jardax pelo bom trabalho.

o Diogo tem contrato até que época?

o Diogo tem contrato até que época?

Estão-lhe agora a propôr um contrato profissional no Sporting e se ele aceitar, depois o objectivo do Sporting parece ser emprestá-lo a outro clube para que ele possa rodar, coisa que me parece que ele não aceita muito.

Na minha modesta opinião, o Diogo é sem sobra de dúvidas o melhor ponta de lança do escalão de Juniores. Merecia a pré época com o plantel principal. Dá-me ideia é que deve existir alguma barreira entre o Paulo Bento e o Diogo. É pena, se realmente ele aceitar uma proposta de outro clube. Só espero que não seja para um dos nossos rivais… a proposta de contrato profissional foi-lhe dada tardiamente, mas são poucos os que têm o privilégio de o receber, pelo que se eu estivesse 8) no lugar dele, aceitava logo!

Tudo de bom pro Diogo T. seja qual for a sua decisão :wink:

PS - um salva de palmas a mais esta entrevista do jardax!

Pelo que depreendo das palavras do jovem, é como se ele soubesse que está queimado no Sporting e estivesse a encarar esta oferta de contrato como uma esmola ou algo do género.

Seja ele que tem um feitio mais sensivel nestas questoes, seja por outros motivos, o facto é que parecem ter-lhe feito alguma…

Ninguém recusa um contrato profissional com o Sporting sem razões muito fortes, ainda que não fique na equipa tem sempre aquele selo de qualidade (este gajo veio do Sporting), tal como temos muitos espalhados por essa liga fora…

Era dos jogadores que eu mais gostava de ver chegar à equipa principal. Acho que tem até potencial para ser o ponta de lança da selecção A daqui a uns anos, desde que continue a evoluir.

Apesar de tudo, não sei se estará já em condições de jogar pelos séniores, e fico um pouco apreensivo pela aparente recusa em ser emprestado. Espero que o Sporting o consiga segurar.

Excelente entrevista Jardax, parabéns!

Quanto ao Diogo Tavares, é um jogador que pelo que tenho lido aqui tem todas as qualidades para singrar na equipa principal dentro de algum tempo.
Vejo-o magoado com pessoas dentro do Clube, mas não esqueças que uma, duas pessoas não fazem um clube! Por isso, peço-te para teu bem e nosso também, que não abdiques de lutar por um lugar no Sporting por causa dessas pessoas! Se não te propuseram contrato mais cedo, mas propuseram agora, é porque acabaste por convencer todos que tens valor! Eu também digo que merecias fazer a pré-época, mas não desanimes se não o fizeres! Depois, não recuses o empréstimo! Isso é importante para ganhares rodagem e experiência profissional! Jogas num lugar onde é necessária experiência e onde em Portugal muito raramente sai um jogador dos juniores directamente para a equipa principal de um grande!

Assim, o meu conselho é: assina o contrato profissional, aceita rodar um ano noutra equipa e trabalha lá como sempre! Vais ver que o teu valor vai ser reconhecido e na próxima época (tal como nesta aconteceu ao Yannick Djaló) irás integrar o plantel profissional e dar muitas alegrias a todos nós!
Ao fazeres isto, vais dar uma grande alegria a muita gente!

Força Diogo! Felicidades para ti… sempre no Sporting!

P.S.: Jardax… boa continuação deste trabalho! Fico à espera de mais!

O Segredo é a alma do Negocio … palavras do rapaz …

Todos concordamos que o Diogo é jogador para singrar dentro de alguns anos. Ainda não li ninguem a dizer que o Diogo deveria estar no Plantel esta época.

Posto isto, e uma vez que é ele que diz que não quer ser emprestado para crescer mais um pouco, visto que ele na sua juventude acha que já tem valor para ser o 9 do sporting, quando ele admite que está em negociações com outros clubes, e que o segredo é a alma do negocio.

A Mim, parece-me que alguem junto a ele, já lhe traçou o destino … és muita bom, mereces estar no planetel, se não estás vais embora …

Vedetismo puro …

Não diria vedetismo… mas provavelmente alguém (concerteza empresário) poderá estar envolvido nestas idéias. Mas tenho a certeza que o Diogo vai ter a humildade necessária a todos os grandes jogadores, e pensar a sério no que será melhor para ele.

Agora… só lhe desejo muito boa sorte para o importantissimo jogo desta tarde! Força Diogo!

Boa entrevista Jardax XXI, espero que o Diogo Tavares possa continuar ligado ao Sporting no futuro.

Se o Diogo Tavares ler isto, ele que reflicta bem antes de optar pela ruptura.

Que se lembre que a ansiedade é uma coisa terrível, que é muito difícil de superar até porque parece que não há luz ao fundo do túnel, mas que ele é ainda muito jovem, que tem de crescer para o futebol, principalmente no plano da força mental que o leve a manter o nível futebolístico acima da média em todos os jogos.
Se ele conseguir esse feito, ser emprestado será a melhor coisa que lhe poderá acontecer, pois tornar-se-á concerteza o melhor jogador da equipa à qual for emprestado e provará que merece um lugar no plantel principal do Sporting.
O choque de personalidades e de formas de estar na vida com outras pessoas é inevitável, mas como ele próprio disse, o Sporting oferece boas condições para ele evoluir futebolisticamente. Se ele conseguir evoluir mentalmente, de certeza que daqui a uns anos, altura em que ele terá provado o seu valor numa 1ª Liga profissional, poderá então definir o seu percurso de vida, escolhendo a opção que mais lhe agradar, que nessa altura não deverão faltar (e que não terá que escolher tendo em vista a menos má :wink: ).

Tenho conhecido este jogador e outros graças ao fórum e ao trabalho das pessoas que acompanham as nossas camadas jovens, que muito enche de orgulho todos os Sportinguistas. E depois de tudo o que tenho lido sobre ele tornei-me num fã(até porque tem o meu nome), porque parece que tem tudo para se tornar num grande jogador, num grande ponta de lança. Não vou para aqui falar das qualidades do rapaz, porque toda a gente já o conhece, apenas vou dizer que fiquei muito triste ao ler a entrevista. Não tenho grande experiência de vida, mas vou deixar aqui a minha humilde opinião.
Todos nós queremos o melhor na nossa vida e o Diogo claro que não ia querer ser uma excepção, mas subir tudo muito depressa na maior parte das vezes dá asneira, é melhor subir degrau a degrau para não cairmos e o que parece é que o Diogo quer subir os degraus a correr… É preciso sermos humildes e saber ouvir quem realmente nos pode ajudar, não é ouvir empresários com promessas atrás de promessas, que os jogadores vão a algum lado, e os exemplos não faltam, o Diogo que se lembre do João Paiva…
Ao receber uma proposta de contracto profissional é porque o Sporting vê nele um jogador de futuro, e ser emprestado não é descer degraus, é um degrau que serve para subir outro, vou dar o caso do Djaló e do Veloso que o ano passado foram emprestados, e agora vão voltar ao plantel principal, foram humildes e agora vão ter a sua oportunidade… Se realmente o sonho do Diogo for vestir a camisola da equipa sénior do Sporting, e se ele realmente reconhece que evoluiu no nosso clube, ele saberá ouvir os seus treinadores e reconhecerá que o melhor para a sua carreira seria o empréstimo para daqui a um ano voltar, e envergar o 9, que nos encheria muito de orgulho. Muita sorte para logo e para a carreira do Diogo.

Para Diogo Tavares:

Toma as tuas decisões em função do teu futuro a médio/longo prazo e não a curto parzo. As pressas e as precipitações nunca deram bom resultado. Lembra-te do teu objectivo enquanto jogador: jogar num clube ganhador e chegar à selecção nacional. E aquilo que pode ser bom ou até muito bom para ti no imediato, pode ser mau para o teu futuro. Por isso toma as tuas decisões tendo em mente a melhor forma de atingir o maior sucesso possível no futuro.
Por isso, calma e reflecte bem. E não estou a dizer para ficares no Sporting, estou dizer para tomares a decisão mais correcta e sem pressas.
Desejo-te a maior sorte do mundo na tua carreira profissional. Se essa carreira acontecer no Sporting tanto melhor, fico ainda mais feliz.

O Diogo Tavares que esqueça tudo o que o rodeia e que marque uns golinhos hoje frente ao Estoril e sábado frente ao Boavista para sermos campeões!

Mais claro o Diogo Tavares não podia ser, isto é, não gosta do Sporting e não se sente bem no clube que o formou porque se realmente gostasse já tinha assinado o contrato profissional.

Claro que tem uma proposta de um grande (Benfica ou Porto) porque nenhum jogador jovem recusa assinar um contrato profissional com Sporting se não tiver algo semelhante.

Posto isto, o Diogo Tavares, foi um jovem jogador promissor que passou ao lado de uma grande carreira por culpa própria.

Mais claro o Diogo Tavares não podia ser, isto é, não gosta do Sporting e não se sente bem no clube que o formou porque se realmente gostasse já tinha assinado o contrato profissional.

Claro que tem uma proposta de um grande (Benfica ou Porto) porque nenhum jogador jovem recusa assinar um contrato profissional com Sporting se não tiver algo semelhante.

Posto isto, o Diogo Tavares, foi um jovem jogador promissor que passou ao lado de uma grande carreira por culpa própria.

CAF, tem lá calma. Não tens a certeza do que dizes quanto às propostas que ele tem, nem muito menos sabes se ele vai passar ao lado de uma grande carreira. E enquanto sportinguista devias era ter esperança que ele ficasse no Sporting. E depois, se tudo isto lhe está a acontecer neste momento não é por culpa dele, porque ele ainda não sabe que rumo escolher, a culpa é principalmente do Sporting, porque não era no final da época que devia ter proposto o contrato, ainda para mais depois da excelente época que ele fez… Há muito que o Sporting devia ter tentado salvaguardar os seus próprios interesses e os do Diogo Tavares. Assim está-se a arriscar a peder um jovem talento sem as justas compensações. Portanto, quem tem menos culpa é o Diogo.

Não me venham com tretas.
Quem esteve bem ou mal nem é o SPORTING nem o jogador … são os abutres dos “amigos” dos jogadores que lhes prometem mundos e fundos, que são muito amigos deles, que vão ver alguns jogos deles engravatados, com ar importante e a única coisa que querem é que eles sejam falados, se exibam em grande nível para possíveis comissões com grandes clubes. Eles querem lá saber da carreira deles … só querem é as comissões, que sejam muito falados e se mostrem.