Entrevista a Adrien Silva, atleta júnior do Sporting C.P.

As respostas lacónicas do Adrien não me surpreendem. É um rapaz pacato, discreto e de poucas falas. Logo, não me espanta que na escrita ele também não seja muito expansivo. Ele fala bem português, portanto não é por aí.

Barbosa, eu explico-te o que é que a palavra “sacrifício” significa para um jovem da Academia:

• Significa muitas vezes sair de casa muito novo e estar longe da família e amigos (no caso do Adrien, mais de 400 kms);
  • significa cumprir horários rígidos e uma disciplina rigorosa;
  • significa passar fins de semana inteiros na Academia por não poder aproveitar os domingos para ir a casa e ver a família, se for longe;
  • significa ficar alguns períodos sem ver a família porque nem todos os pais têm disponibilidade para ir à Academia assistir aos jogos dos seus filhos;
  • significa não poder pensar “Eh pá, vou ali ao Fórum Montijo beber um café e hoje deito-me mais tarde”, porque não pode (a não ser que tenha carro mas mesmo assim há horário para recolher aos quartos);
  • entre outras coisas.

Portanto, nesta acepção, eles fazem sacrifícios. Não têm, nem de longe nem de perto, o tipo de vida de qualquer outro jovem da idade deles.

Concordo com tudo o que disseste,mas esses “pequenos” sacrificios no no futuro,podem lhe dar uma estabilidade economica e um nivel de vida que não estão ao alcançe de muitos.

As respostas lacónicas do Adrien não me surpreendem. É um rapaz pacato, discreto e de poucas falas. Logo, não me espanta que na escrita ele também não seja muito expansivo. Ele fala bem português, portanto não é por aí.

Barbosa, eu explico-te o que é que a palavra “sacrifício” significa para um jovem da Academia:

• Significa muitas vezes sair de casa muito novo e estar longe da família e amigos (no caso do Adrien, mais de 400 kms);
  • significa passar fins de semana inteiros na Academia por não poder aproveitar os domingos para ir a casa e ver a família, se for longe;
  • significa ficar alguns períodos sem ver a família porque nem todos os pais têm disponibilidade para ir à Academia assistir aos jogos dos seus filhos;
  • significa não poder pensar “Eh pá, vou ali ao Fórum Montijo beber um café e hoje deito-me mais tarde”, porque não pode (a não ser que tenha carro mas mesmo assim há horário para recolher aos quartos);
  • entre outras coisas.

Portanto, nesta acepção, eles fazem sacrifícios. Não têm, nem de longe nem de perto, o tipo de vida de qualquer outro jovem da idade deles.

Concordo com tudo o que disseste,mas esses “pequenos” sacrificios no no futuro,podem lhe dar uma estabilidade economica e um nivel de vida que não estão ao alcançe de muitos.

Podem dar… ou não.

• entre outras coisas.

Podem dar… ou não.

Mas pelo que eu já vi e sei do Adrien é quase certo que vai dar,e depois para os outros que não dão tanto á sempre o velho ditado,quem corre por gosto não se cansa.

Claro que está a fazer um sacrifício. Não tem a vida normal de um puto de 18 anos. Tem obrigações e tem que cumprir regras que a maioria dos putos da idade dele não cumprem, e basta ver o que aconteceu ao Dani por não querer fazer sacrificios.

Não é sacrifico nenhum.

A partir da altura em que ele não está a ser obrigado a nada e apresenta-se no Sporting porque quer seguir a carreira e Profissão de Jogador de Futebol Profissional, não está a sofrer nenhum sacrificio.

Isso do Dani não é sacrifico é não querer trabalhar, bem diferente.

Presumo que tenha sido por falta de vocabulário Português e espero mesmo que tenha sido até porque a palavra que melhor se enquadrava era a de “trabalho” e “dedicação”.

É um sacrifício pois abdica de algo para ter o seu sonho. É nesse sentido que li as palavras dele.
Eu não trabalho por “gosto”, há coisas bem mais divertidas para fazer, mas é um sacrifício que faço para ganhar o meu, se ele me caísse do ceu era lindo.

Caro, se ele quer que esta profissão seja a sua profissão durante ainda uns longos anos então vai ter de trabalhar por gosto e não por sacrificio.

Hoje em dia em Portugal, muitas pessoas apenas trabalham para ganhar dinheiro e nem sequer têm o minimo de gosto naquilo que fazem.

Se ele quer seguir esta vida, nunca isto pode ser um sacrificio.

Ele abdica de parte da liberdade dele, por vontade propria mas abdica, nem todos estão para tal.
Conheço uma pessoa que trabalho na Goldman Sachs (só para veres como é a remuneração lá o CEO recebeu um bonús de mais de 140 milhoes de euros em 2006) e ele saiu porque não estava para trabalhar tantas horas por dia.

Mas pelo que eu já vi e sei do Adrien é quase certo que vai dar,e depois para os outros que não dão tanto á sempre o velho ditado,quem corre por gosto não se cansa.
Os outros, tais com o Dani ou o Hugo Leal, lá têm que se contentar com gajas, coitadinhos. :lol:
Os outros, tais com o Dani ou o Hugo Leal, lá têm que se contentar com gajas, coitadinhos. :lol:

E não é bom? :smiley:

• entre outras coisas.

Não sabia que haviam assim tantas restrições para os atletas.

Eles praticamente não podem fazer nada segundo esse “regime”, sim porque isso acaba por ser um “regime”.

Grande trabalho Jardaxx,belissimo trabalho.O Adrien foi mesmo muito diplomatico a responder…tal como eu tinha previsto.

Pelo pouco que se ficou a saber e se ele foi sincero parece que o rapaz é um grande Sportinguista que quer ajudar o clube a melhorar em termos desportivos…

Grande interview Jardax. :slight_smile:

Gostei. :arrow:

Barbosa nao foste nada meigo nas criticas ao puto!

Chega apenas o sacrificio de estar longe da familia.
Nem e preciso falar de outros,so quem nunca esteve longe da familia
pode achar que nao e sacrificio.

Barbosa nao foste nada meigo nas criticas ao puto!

Chega apenas o sacrificio de estar longe da familia.
Nem e preciso falar de outros,so quem nunca esteve longe da familia
pode achar que nao e sacrificio.

Acredito que sim mas o miudo pareceu-me demasiado presunçoso pelo menos pela maneira como fala, mas isto pode ser fruto do pouco vocabulário que dispõe.

Nem sequer me lembrei que ele estava longe da Familia e desconhecia o “regime” que vigorava na Academia. Nesse aspecto, tens toda a razão.

Agora, houve aqui um conjunto de respostas que não me cairam nada bem, inclusivamente esta que me fez lembrar uns dois meninos que agora brilham nos rivais.

21. Eras capaz de vestir a camisola de um dos nossos rivais? O que pensas sobre o Benfica e fcporto por exemplo?

-Só penso no clube por quem trabalho.

Enfim, definitivamente esta foi a resposta que mais azia me causou. Já para não falar no egocentrismo que ele parece ter, através das suas palavras.

Mas tambem não sou nenhum psicologo que consegue analisar as caracteristicas do rapaz através de uma entrevista.

Primeiro, qual é o sacrifico que ele está a ter?

Provavelmente, ter saído de junto da família, dos amigos, para ir para longe de casa.

O miudo foi lacónico, mas pelo que percebi o Jardax não o conhece pessoalmente, é natural que se retraia.

Não vale a pena começar a bater só porque ele respondeu correctamente, aliás, já é muito bom dizer por 2 vezes que sonho é chegar à equipa sénior do Sporting e não a um clube estrangeiro qualquer.

Primeiro, qual é o sacrifico que ele está a ter?

Provavelmente, ter saído de junto da família, dos amigos, para ir para longe de casa.

O miudo foi lacónico, mas pelo que percebi o Jardax não o conhece pessoalmente, é natural que se retraia.

Não vale a pena começar a bater só porque ele respondeu correctamente, aliás, já é muito bom dizer por 2 vezes que sonho é chegar à equipa sénior do Sporting e não a um clube estrangeiro qualquer.

´~

Alemid não estou a bater em ninguem.

Não gostei da maneira como o miudo falou. :arrow:

Sem dúvida que a vida na Academia não é para todos e os miudos como já foi dito estão sujeitos a regras bem rígidas, aquilo não é própriamente um campo de férias mas é mais parecido com um colégio interno(passo o exagero).

Se bem me recordo não é por acaso que os jogadores do plantel principal aquando o Euro2004 chamavam à Academia de Alcatraz. Há miudos que tem tido mau comportamento na Academia, pq não conseguem adaptar-se a esse modo de vida ou sacrificio que é preciso suportar para tornar realidade o seu sonho e ilusão, ainda mais qd não se está longe da família e dos amigos.
Em relação ao Adrien do que pude observar, parece-me um moço calmo e discreto, o pai dele e o irmão assistem sempre aos jogos. Qd fui ao Seixal este ano na fase regular o pai e o irmão estavam lá a assistir em pé encostados ao muro na última fila da bancada e cada vez que o Sporting atacava eles vibravam e qd a equipa falhava um passe o pai dele dava saltos e dava pontapés no muro de tanta irritação. Qd o míudo aos 92 minutos meteu a bola lá dentro o pai dele parecia um louco, foi tb o delírio de muita gente que se encontrava por detrás dessa baliza e que tinha entrado no campo de borla muito depois do jogo começar.
No entanto penso que o Barbosa têm o direito de não ter gostado da entrevista, de facto tb me pareceram respostas muito mecanizadas, e essas 2 respostas que ele deu tb não me cairam bem, mas isso não quer dizer nada.

A mim nenhuma me caiu mal, achei perfeitamente normal o tipo de respostas que ele deu. Já o ouvi a ser entrevistado e é desse tipo mesmo. A personalidade dele é mesmo essa, faz o que tem a fazer. Não é presunçoso, pelo contrário, é admirado pelos colegas pela sua forma de trabalhar e como se dedica. Além disso é dos melhores colegas para os colegas. É um rapaz com muita responsabilidade, segundo alguns jogadores com quem dialoguei. Um exemplo a seguir, já para muitos, inclusivé jogadores juniores.

Não tenho dúvidas que o Adrien é um pérola e terá sucesso. Ele não pensa no benfica como nós tanto tempo perdemos. Ele pensa diariamente no Sporting, na Academia, nos seus colegas e como é óbvio … na sua familia. Ele preocupa-se com o benfica e pensa no benfica, porto, etc … a partir da semana antes do jogo que irá ter contra eles.

A mentalidade de um atleta de alta competição, não pode, nem deve ser a mentalidade de um adepto que sofre pelo clube, tal como nós.

Boa entrevista. Bom trabalho Jardax.

Jardax parabéns pela entrevista. SEm grandes rodeios...não correu melhor que o Adrien não ajudou. Para teres grandes entrevistas...precisas que os entrevistados colaboren...e o Adrien limitou-se a fazer um telegrama.

tambem acho o mesmo. Parece que tava a fazer tpc…

tambem conheço pessoal que fala mais “falando” mas a escrever por exemplo no msn fala pouco porque é um bocado lento com as teclas.

Para mim ja e suficiente que o rapaz tenha resolvido dar uma entrevista para um “simples” forum do SCP, por isso lhe agradeço a ele e ao Jardax.

Qto ao conteudo, o jovem foi cuidadoso, ele nao sabe quem vai ler, qual a repercussão que podia ter ou não, etc.

Nada do que ele respondeu me deixou preocupado, parece-me um moço humilde e cuja palavra trabalho é a sua principal ferramenta, deixem o moço em paz, agora malha-se em tudo o que mexe?
Até nos juniores? haja pachorra…

Imaginem o rapaz, que como o Tiago Pinto disse uma vez, só consegue dormir 6 ou 7 horas por dia. Levanta-se de madrugada, vai para escola, regressa para treinar, almoça, regressa para treinar, vai estudar, e ainda tem de ter um tempinho para vida social. Acham que um rapaz assim que apanha com 26 perguntas por escrito se ia dar ao luxo de responder minuciosamente com 4/5 linhas por resposta? É óbvio que ele iria escrever sucinta e aforisticamente. Se a entrevista fosse in loco, falada e com um gravador apontado, se calhar ele diria coisas suficientes para as tais 4/5 linhas de resposta.

Assim é complicado… Mas o Jardaxx não tem culpa, porque dentro das possibilidades dele ele já faz muito.

Acho que a entrevista teve boa Jardax, deves continuar, parabéns.
Qto ao Adrien temos de compreender que é um miudo e não tá ainda habituado a estas a andanças, não me desiludiu apesar de esperar mais desenvolvimento nas respostas, aliás todos esperavamos.
Talvez seja um rapaz timido…

Parabéns Zé pelo teu trabalho! :wink:
Quanto à entrevista em si, nada me surpreendeu particularmente, nem em termos de forma nem de conteúdo. O Adrien é mesmo assim, trabalhador, pragmático e parco em palavras.