Entrevista a Adrien Silva, atleta júnior do Sporting C.P.

Antes demais, quero-vos dizer que este “hobbie” que tenho, é uma coisa que gosto muito de fazer, quando tenho oportunidade para tal. Ontem tinha-vos referido que tinha ficado um pouco desapontado com o resultado final da entrevista e chego mesmo a ter dúvidas, se fui eu que não estive à altura dos acontecimentos.

Por isso, gostaria que no fim dessem o vosso parecer, porque existem dias em que as coisas nem sempre saiem bem, mas quero que saibam também e para finalizar, que faço isto com todo o gosto e toda a minha dedicação possível. Um abraço.

Aqui fica a entrevista ao Adrien Silva:

Entrevista a Adrien Silva

1. Adrien, como se processou a tua vinda para o Sporting e em que moldes se efectuou?

-A minha vinda para o sporting iniciou-se num torneio de selecçoes distritais em viana do castelo, depois deste tal torneio apareceu esta proposta irrecusavel!

2. O que sentiste quando vestiste a primeira vez, a camisola verde e branca?

-Foi uma sensação fantástica, e de orgulho que apesar desses 5anos não mudou!

3. Como te sentiste ao saberes que eras o português escolhido para a selecção da Europa e posteriormente, qual o teu sentimento quando por lesão, não pudeste dar o teu contributo?

-Foi uma grande satisfação. Uma grande recompensa desse esforço de todos nós (meus,da minha familia e claro do sporting clube de portugal durente esses anos). Infelizmente apareceu essa lesão em má altura(uma lesão nunca aparece em boa altura), mas a vida continua...

4. O que pensas da estrutura actual do Sporting, enquanto clube? (falar de técnicos, instalações, etc, etc,)

-È um grande clube, excelentes estruturas e dirigentes muito bons.

5. É sabido que és um dos mais promissores jovens da formação do Sporting e que os Sportinguistas esperam muito de ti. Como te sentes perante isto?

-È sempre bom ouvir isso, mas tenho de provar isso dentro de campo, não basta as pessoas falarem sobre mim, agora é uma responsabilidade e concerteza que farei tudo para corresponder às espectativas dos sportinguistas!

6. Adrien, gostaria que me descrevesses o teu dia a dia, sobretudo o dia a dia na Academia.

-Levantar cedo para ir para escola ,a meio da manha voltar para treino, depois do almoço regressar as aulas e por volta das 16h30 academia..

7. A curto prazo, quais são as tuas expectativas? Fazer já a pré época com o plantel principal?

-È claro que é o meu sonho fazer a pré época com o plantel principal mas tenho um objectivo antes disso, que é ser campeao nacional de juniors.

8. Quando vês atletas como Miguel Veloso, Nani, João Moutinho, Yannick e Bruno Pereirinha a actuarem pela equipa principal, sentes que podes lá chegar também? Imaginas esse dia?

-Claro que pensso senão, não estava aqui a lutar e a fazer esses sacrificios...

9. Qual a tua opinião sobre o futebol praticado pelo Sporting?

-Um bom futebol sobretudo com muitos jovens o que é muito bom.

10. Um dia esperamos que chegues à equipa principal. Quando esse dia aparecer, que número gostarias de usar na camisola?

-Um qualquer, desde que chegue lá sera suficiente.

11. Quais são os jogadores do Sporting que mais admiras e quais são aqueles com quem tens uma boa relação?

-Os jogadores que mais admiro são o João Moutinho e o Yannick. Tenho uma boa relação com os mais novos.

12. Desde que estás no Sporting, qual foi para ti, o treinador que mais te marcou?

-TODOS!!! Todos me ensinaram algo diferente. Paulo cardozo, luis dias, joao couto, luis martins e josé lima.

13. Foi conhecida aquele episódio da possível ida para o Chelsea. Felizmente tomaste a melhor opção. Estás arrependido de não teres ficado em Inglaterra? Como foi a experiência?

-Esta situação ja esta resolvida, da melhor maneira. Nao me arrependo de nada!!

14. Normalmente, com quem costumas ver o Sporting nas partidas fora?

-com os meus companheiros da academia.

15. A nível mundial, quais são as tuas referências?

-SPORTING Clube de portugal.

16. Sobre Paulo Bento, a tua opinião é…?

-nao o tive como treinador mas como jogador era um dos meus idolos, a sua postura dentro e fora do campo agradava me muito.

17. Qual a tua principal razão para vestires a camisola do Sporting num futuro próximo?

-O sonho de realizar o melhor emprego: ser jogador profissional e num grande clube como o sporting.

18. Quando uma partida não te corre da melhor maneira, tens alguma reacção ou acto em especial?

-Fico a pensar no que deveria ter feito melhor, mas fico chateado cmg proprio!!

19. És supersticioso antes de entrar em campo?

-NAo. Apenas me tento concentrar no jogo.

20. Gostavas de fazer carreira no Sporting, ou sonhas também um dia vestir a camisola de um grande clube europeu? Se sim, qual?

-O meu grande sonho é vestir a camisola do sporting.

21. Eras capaz de vestir a camisola de um dos nossos rivais? O que pensas sobre o Benfica e fcporto por exemplo?

-Só penso no clube por quem trabalho.

22. Como é o ambiente vivido entre a vossa equipa no dia a dia?

-Muito bom.

23. A saída de Luís Martins do comando técnico e a entrada de José Lima, prejudicou um pouco o vosso entrosamento? Qual a tua opinião sobre estes dois técnicos?

-Foi um pouco complicada a mudança, mas soubemos logo nos integrar. Sao dois exelentes treinadores com quem aprendi e aprendo todos os dias.

24. Como te sentes ao veres que pessoas importantes da estrutura dirigente do Sporting, vos acompanham nas partidas na Academia?

-Acho muito bom, é sinal de que nao nos esquecem, e que temos de trabalhar imenso para um dia termos a nossa oportunidade.

25. Não sei se é do teu conhecimento, mas existe um fórum (www.sportingcp.artinova.pt) do Sporting que tem um espaço totalmente dedicado à formação e onde diversos elementos vos acompanham e seguem a vossa evolução, mostrando-nos fotos e crónicas bastante importantes. Como te sentes perante este apoio?

-Por acaso nao tinha conhecimente desse site. Apenas me concentro nas minhas prestaçoes.

26. Por fim, queres deixar uma mensagem aos Sportinguistas?

-Agradecer aqueles que têm esperança em mim e que farei tudo (se lá chegar), para ganhar titulos para o nosso sporting.

Adrien, um muito obrigado por esta entrevista. Grande abraço.

25. Não sei se é do teu conhecimento, mas existe um fórum (www.sportingcp.artinova.pt) do Sporting que tem um espaço totalmente dedicado à formação e onde diversos elementos vos acompanham e seguem a vossa evolução, mostrando-nos fotos e crónicas bastante importantes. Como te sentes perante este apoio?
     -Por acaso nao tinha conhecimente desse site. [b]Apenas me concentro nas minhas prestaçoes.[/b]</blockquote>

Ok, o gajo ainda é novo. Mas a resposta ficou meio robótica.
Já agora Jardaxx, a entrevista foi feita em papel ou em conversa?
É que se foi em papel é natural q ele tenha encarado isso como um TPC que tinha que despachar.

Eu gostei de ler esta entrevista,acho que de um joven nao se podia
esperar respostas mais trabalhadas e estas sente-se que sao sinceras.
Quanto ao entrevistador dou-te os Parabens acho que nao fazes isto profissionalmente e como tal esta muito bem.
Obrigada da minha parte. Gostei!

-Por acaso nao tinha conhecimente desse site. [b]Apenas me concentro nas minhas prestaçoes.[/b]</blockquote>

Ok, o gajo ainda é novo. Mas a resposta ficou meio robótica.
Já agora Jardaxx, a entrevista foi feita em papel ou em conversa?
É que se foi em papel é natural q ele tenha encarado isso como um TPC que tinha que despachar.

Não caro amigo. A entrevista foi feita pela Internet o que pode explicar algumas das suas dúvidas.

Não gostei do miudo.

Afirmo isto sem qualquer problema para não andar aqui com meias palavras.

Responde na base do politicamente correcta, poucas palavras e preocupa-se em demasia consigo (neste sentido que refiro não é um aspecto positivo)

Houveram aqui estas duas perguntas que mereciam um pequeno abanãozinho que até podia ser dado por ti, caro Jardaxx.

Primeiro, qual é o sacrifico que ele está a ter?

Segundo, depois de lhe dizeres que existia um Fórum, no qual algumas pessoas acompanhavam de perto a Formação e ele diz que não sabia e que apenas se concentra nas suas exibições.Um obrigado pelo apoio não te ficava nada mal.

Parece-me um puto presunsoso e não falo de qualidades futebolisticas por desconheço por completo.

[b]8. Quando vês atletas como Miguel Veloso, Nani, João Moutinho, Yannick e Bruno Pereirinha a actuarem pela equipa principal, sentes que podes lá chegar também? Imaginas esse dia?[/b]

-Por acaso nao tinha conhecimente desse site. Apenas me concentro nas minhas prestaçoes.

.

Não caro amigo. A entrevista foi feita pela Internet o que pode explicar algumas das suas dúvidas.

Hummm… mesmo assim pareceu-me um bocado retraído.

Parabéns pela entrevista,Jardax.

Não gostei do miudo.

Afirmo isto sem qualquer problema para não andar aqui com meias palavras.

Responde na base do politicamente correcta, poucas palavras e preocupa-se em demasia consigo (neste sentido que refiro não é um aspecto positivo)

Houveram aqui estas duas perguntas que mereciam um pequeno abanãozinho que até podia ser dado por ti, caro Jardaxx.

Primeiro, qual é o sacrifico que ele está a ter?

Segundo, depois de lhe dizeres que existia um Fórum, no qual algumas pessoas acompanhavam de perto a Formação e ele diz que não sabia e que apenas se concentra nas suas exibições.Um obrigado pelo apoio não te ficava nada mal.

Parece-me um puto presunsoso e não falo de qualidades futebolisticas por desconheço por completo.

[b]8. Quando vês atletas como Miguel Veloso, Nani, João Moutinho, Yannick e Bruno Pereirinha a actuarem pela equipa principal, sentes que podes lá chegar também? Imaginas esse dia?[/b]

.

Obviamente poderia ter abanado mais um pouco mas não o quis fazer. Do contacto que tenho/tive com ele, parece-me um miúdo super educado, simpático, com naturais e compreensíveis dificuldades na escrita portuguesa e provavelmente não quereria ter dito algumas das coisas que disse.

Fiz aquela que era a minha ideia para uma entrevista com o rapaz. Logicamente poderia ter tocado em assuntos mais sensíveis, mas não o fiz, foi a minha opção. Daí e depois de ter visto o resultado da entrevista, ter ficado um pouco desapontado.

1º kero agradecer a entrevista, o resultado da entrevista em si mesmo ajuda nos a perceber como e o caracter de este miudo, nao partilho das criticas feitas a este bem pelo contrario a maneira de ele respoder so mostra o quanto homem este é, e como n esta preocupado em dar “graxa” a ng, provando ser honesto

2º espero k continues a fazer entrevistas pk adoro ler este tipo de entrevistas :wink:

Parabens Jardax, eu cá gostei e do miudo tb… :smiley:

Claro que está a fazer um sacrifício. Não tem a vida normal de um puto de 18 anos. Tem obrigações e tem que cumprir regras que a maioria dos putos da idade dele não cumprem, e basta ver o que aconteceu ao Dani por não querer fazer sacrificios.

Claro que está a fazer um sacrifício. Não tem a vida normal de um puto de 18 anos. Tem obrigações e tem que cumprir regras que a maioria dos putos da idade dele não cumprem, e basta ver o que aconteceu ao Dani por não querer fazer sacrificios.

Não é sacrifico nenhum.

A partir da altura em que ele não está a ser obrigado a nada e apresenta-se no Sporting porque quer seguir a carreira e Profissão de Jogador de Futebol Profissional, não está a sofrer nenhum sacrificio.

Isso do Dani não é sacrifico é não querer trabalhar, bem diferente.

Presumo que tenha sido por falta de vocabulário Português e espero mesmo que tenha sido até porque a palavra que melhor se enquadrava era a de “trabalho” e “dedicação”.

Gostei da entrevista.Só te tenho a dizer uma coisa:
Continua.
Tás lá Jardax XXI. :wink:

Não é sacrifico nenhum.

A partir da altura em que ele não está a ser obrigado a nada e apresenta-se no Sporting porque quer seguir a carreira e Profissão de Jogador de Futebol Profissional, não está a sofrer nenhum sacrificio.

Presumo que tenha sido por falta de vocabulário Português e espero mesmo que tenha sido até porque a palavra que melhor se enquadrava era a de “trabalho” e “dedicação”.

É um sacrifício pois abdica de algo para ter o seu sonho. É nesse sentido que li as palavras dele.
Eu não trabalho por “gosto”, há coisas bem mais divertidas para fazer, mas é um sacrifício que faço para ganhar o meu, se ele me caísse do ceu era lindo.

Jardax parabéns pela entrevista. SEm grandes rodeios…não correu melhor que o Adrien não ajudou. Para teres grandes entrevistas…precisas que os entrevistados colaboren…e o Adrien limitou-se a fazer um telegrama.

Respostas do tipo “politicamente correcto”.
É a vida…
Mas o que vale aqui é o trabalho do Jardax e, sobre este: =D>

Não é sacrifico nenhum.

É um sacrifício pois abdica de algo para ter o seu sonho. É nesse sentido que li as palavras dele.
Eu não trabalho por “gosto”, há coisas bem mais divertidas para fazer, mas é um sacrifício que faço para ganhar o meu, se ele me caísse do ceu era lindo.

Caro, se ele quer que esta profissão seja a sua profissão durante ainda uns longos anos então vai ter de trabalhar por gosto e não por sacrificio.

Hoje em dia em Portugal, muitas pessoas apenas trabalham para ganhar dinheiro e nem sequer têm o minimo de gosto naquilo que fazem.

Se ele quer seguir esta vida, nunca isto pode ser um sacrificio.

Muitos parabéns Jardax, bom trabalho, quanto ás respostas dele, foram curtas, as ele é novo, e demonstra uma grande preocupação em concentrar-se no seu trabalho, o que mostra que é um jovem focado e com um objectivo bem definido.

Será que ele vai mesmo à escola? :lol:

Valeu Jardax, foi pena é ele não se alargar mais nas respostas. :roll: :wink:

As respostas lacónicas do Adrien não me surpreendem. É um rapaz pacato, discreto e de poucas falas. Logo, não me espanta que na escrita ele também não seja muito expansivo. Ele fala bem português, portanto não é por aí.

Barbosa, eu explico-te o que é que a palavra “sacrifício” significa para um jovem da Academia:

• Significa muitas vezes sair de casa muito novo e estar longe da família e amigos (no caso do Adrien, mais de 400 kms);
  • significa cumprir horários rígidos e uma disciplina rigorosa;
  • significa passar fins de semana inteiros na Academia por não poder aproveitar os domingos para ir a casa e ver a família, se for longe;
  • significa ficar alguns períodos sem ver a família porque nem todos os pais têm disponibilidade para ir à Academia assistir aos jogos dos seus filhos;
  • significa não poder pensar “Eh pá, vou ali ao Fórum Montijo beber um café e hoje deito-me mais tarde”, porque não pode (a não ser que tenha carro mas mesmo assim há horário para recolher aos quartos);
  • entre outras coisas.

Portanto, nesta acepção, eles fazem sacrifícios. Não têm, nem de longe nem de perto, o tipo de vida de qualquer outro jovem da idade deles.