Eng- Gilberto Borges

O Engenheiro Gilberto Borges é o rosto do Hóquei Patins do Sporting desde 2005.

Antigo praticante federado de futebol e voleibol, embora nunca no Sporting, Gilberto Borges é Engenheiro de Formação, Administrador de Profissão e Sportinguista desde que se lembra de ouvir os primeiros relatos pela rádio quando vivia em Moçambique.

Na década de 1970, quando era aluno numa das grandes casas de formação do Hóquei nacional, a Escola Salesiana do Estoril, teve contacto, com os seus primeiros ídolos da Modalidade.

Com a entrada no Instituto Superior Técnico surge também a oportunidade de melhor acompanhar as Modalidades do Sporting e claro o Hóquei em Patins onde revê “velhos” conhecidos, em jogos memoráveis em Alvalade.

Com a decisão da Direcção do Sporting em acabar com o escalão Sénior no Hóquei, em 19 de Maio de 2005, o Engenheiro Gilberto Borges, já ligado à formação desde 2003, e um grupo de Sportinguistas, tomam a decisão de que o Hóquei não podia acabar no Clube e resolveram estruturar, organizar e desenvolver a Formação do Hóquei de modo autónomo tendo criado a Associação de Patinagem do Sporting Clube de Portugal.

A 16 de Junho de 2005 o Clube dá autorização para a utilização do Nome e do Símbolo do Sporting nas diferentes actividades da Associação.

E é assim, com muitos sacrifícios pessoais, muita vontade e muita determinação, que o Engenheiro Gilberto Borges conduz esse projecto, do Hóquei do Sporting baseado na formação, à conquista de inúmeros títulos e à presença de muito Jogadores Leoninos nos diferentes escalões da Selecção Nacional.

O projecto tinha também prevista a criação do escalão sénior, alimentado entretanto pelos escalões de formação, e tal não só aconteceu, como após a conquista dos Títulos Nacionais da terceira (2010/11) e segunda (2011/12) divisões, a Equipa sénior do Sporting sobe, antes do previsto e na sua segunda época de existência, à 1ª Divisão Nacional.

Para o futuro o Engenheiro Gilberto Borges estabelece como principal meta a consolidação dessa presença na 1ª Divisão.

Homem que vive o Sporting de uma maneira impar e apaixonada, o Engenheiro Gilberto Borges em 2007 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Dedicação.

Fonte: Wiki Sporting

Facebook - www.facebook.com/gilberto.d.borges?fref=nf

Palmarés - Equipa Sénior

1 - Campeonato Nacional 3ª Divisão
2010/2011

1 - Campeonato Nacional 2ª Divisão
2011/2012

1 - Taça Cers
2014/2015

Obrigado Silvia.

JUSTO ESTE RECONHECIMENTO. :venia: :venia: :venia:

SL

PS: Faltam ai os vários títulos da formação desde a refundação.

Um enorme obrigado :clap:

Fantástico trabalho, é quase inacreditável o esforço, a dedicação e a GLÓRIA que este homem trouxe ao Sporting CP!!!

Parabéns, nunca vou esquecer!!! :clap: :clap: :clap:

MUITO OBRIGADO!! :venia: :venia: :venia:

Alguém que encarna em pleno o Esforço, a Dedicação e a Devoção.

Obrigado.

Manter a mentalidade e melhorar, evoluir, sustentadamente.

:venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :mais: :mais: :mais: :mais: :mais:

Em 2011 num torneio de pré-época em Ponta Delgada foi às bancadas agradecer a minha presença e das restantes 4 pessoas que lá estiveram nos 3 jogos que realizaram. São pequenas coisas como esta que fazem a diferença entre as pessoas e que nos fazem seguir as pessoas e modalidades.

Parabéns por este feito alcançado ontem e que as coisas continuem a melhorar para chegarmos a campeões nacionais e da liga europeia.

Faz tanta falta um homem como estes no futebol, que realmente perceba o futebol de alto a baixo.

Que competência. Que arte.

A minha vénia é escrita, para ficar para sempre.

:venia:

Mais que merecido este reconhecimento.

Um enorme Orgulho e um enorme Obrigada!

:venia:

SPORTING SEMPRE

Sem dúvida que o Eng. merece estar nesta secção!! :clap: :clap: :clap: :clap:

Obrigado por todo o esforço e dedicação, sem ele não estaríamos a festejar de certeza este titulo da taça Cers!!

:venia: :venia: :venia:

Representa verdadeiramente o Esforço, a Dedicação, a Devoção e a justa Glória em formato de competição europeia!

Um Orgulho sem dúvida. Um Símbolo do Ser Sporting.

Não é preciso escrever muita coisa sobre o excelência do Engenheiro.

Ficarei por isto: imagino o Engenheiro, há muitos anos, a pensar e a projectar, e a conversar com muita gente verde-e-branca sobre a sua visão, a recuperação da modalidade hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal.
Solitário, presumivelmente, mas lotado de fervor leonino e persistência, e, e reflictamos um bocadinho apenas na relevância da seguinte informação, numa conjuntura em que o Sporting era administrado – insidiado, rasteirado, defraudado, bigodeado - por tipos que fizeram tudo por que o eclectismo do Sporting – uma das colunas do edifício Sporting – fosse abolido duma vez por todas. Contra uma visão de Sporting que de Sporting tinha nada, o Engenheiro montou um projecto que respirava Sporting Clube de Portugal.

Alguns anos depois do sonho, do esforço, da paixão posta em prática, das incontáveis dificuldades que foram superadas com uma firmeza de aço, o Sporting, pela mão do visionário que dá nome a este tópico, conquistou a Taça CERS.

Engenheiro Gilberto, um sincero herói do Sporting Clube de Portugal.

Sabes onde posso encontrar essa informação? :great:

Títulos nacionais: Infantis (2005), Iniciados (2008, 2013) e Juvenis (2010, 2011).

Quanto aos títulos distritais/regionais já pedi ao Eng.º e assim que souber coloco aqui.

Na hora de almoço estava a ouvir o Eng. na SportingTV e ele falou num título nacional de infantis logo no primeiro ano de regresso da miodalidade (camadas jovens). :great:

Já existe o Sr. Atletismo agora temos também o Sr. Hóquei em Patins no Sporting.
Notável trabalho e aplicação do nosso Lema. :venia:

Só agora li o texto inicial deste tópico. Cheguei a uma conclusão. Este senhor salvou o hóquei do Sporting :slight_smile: obrigado Eng Gilberto Borges.