Encontrar alternativas

Bem caros, perdemos e perdemos bem.

Realmente não dá para compreender o que se passa com essa equipa.

Paciência… agora não adianta chorar, uma hora se ganha outras se perde. Hoje perdemos … mais uma vez.

Por falta de tempo não pude participar na discussão na ressaca do jogo do Restelo, mas pego nesta questão levantada pelo Arqux para dar a minha opinião sobre as causas desta irregularidade que a todos nos atormenta e que em parte vai de encontro ao que o Mauras referiu nesse debate.

Julgo que até os mais exigentes reconhecem que Peseiro impôs um futebol agradável à vista que é sustentado no assumir do jogo e na posse de bola com muita movimentação. Os problemas aparecem quando enfrentamos equipas que conseguem preencher muito bem o meio campo tirando-nos a iniciativa do jogo e secando as fontes que habitualmente fazem escorrer abundantemente o jogo para a zona onde Liedson resolve, e se essas equipas tiverem na frente jogadores rápidos capazes de aparecerem nas costas da nossa defesa a coisa torna-se ainda mais complicada.

Chegados aqui podemos concluir que o que é preciso é uma alternativa para essas situações que na minha opinião terá de passar pela abertura do jogo para os flancos e pela colocação dum homem mais fixo na área.

Curiosamente parecia ser isso que Peseiro se preparava para fazer no Restelo quando sofremos aquele golo estúpido que deixou o Belenenses como queria.

No entanto o nosso plantel tem algumas limitações para esse tipo de jogo pois só temos um extremo e apenas há um lateral com características para fazer todo o corredor, e termos de homens de área só agora é que chegaram o Mota e o Niculae uma vez que Pinilla não conta.

Peseiro nunca experimentou um esquema que me parece ser uma boa alternativa para desmontar estas equipas bem plantadas por treinadores atentos e conhecedores do nosso futebol e que passa por dois avançados (Liedson e Niculae) dois homens nas alas (Douala e Paíto) um triangulo no meio campo onde só podem caber homens que queiram correr muito (Custódio, Moutinho, Sá Pinto ou Rochemback) e três defesas que se devem posicionar consoante a disposição do ou dos avançado/s adversários e aqui a polivalência de Beto é um trunfo.

Esta é a minha ideia de treinador de bancada, :oops: mas se o Peseiro precisar de mais alguma coisa é só falar que eu não me chamo José mas também vejo umas coisas :stuck_out_tongue:

Concordo 100 %

Paíto à esquerda e Douala na dtª

Seriam os desencravas de serviços, seguidamente qdo a outra equipa abrisse, ela vê-los a sofrer uns atrás de outros.

Depois deste jogo tirei a minha conclusão.

Para mim não é questão de paitos, kualas, etc.

É uma questao de mentalidade e de profissionalismo. Parte do plantel é constituída por bons jogadores com mentalidade de chulo, que só correm e jogam à bola como deve ser nos jogos/competições que lhes interessa.

Essa situação é culpa de 3 entidades: a entidade plantel, a entidade treinador e a entidade SAD.

Gostava de ter tempo e oportunidade para fazer uma análise mais detalhada, mas há uma impressão nítida que eu tenho: a de que as coisas normalmente correm mal quando 2 ou mais elementos do quarteto do meio-campo estão em sub-rendimento (por exemplo no Domingo só Pedro Barbosa jogou alguma coisa que se visse). E por aqui me fico.

Estou com o Mauras. Mentalidade, profissionalismo e concentração é o que se exige em todos os jogos.

Quem vi o modo como os jogadores se lançaram aos adversários logo na jogada inicial, pressionando alto e sem-medos percebi logo que coisa boa iria sair dali.

Quando pensam que apenas a qualidade e a camisola que vestem ganham os jogos… tramam-se.

Em Barcelos ou Barcelona a atitude deverá ser sempre igual !!

Depois deste jogo tirei a minha conclusão.

Para mim não é questão de paitos, kualas, etc.

É uma questao de mentalidade e de profissionalismo. Parte do plantel é constituída por bons jogadores com mentalidade de chulo, que só correm e jogam à bola como deve ser nos jogos/competições que lhes interessa.

Essa situação é culpa de 3 entidades: a entidade plantel, a entidade treinador e a entidade SAD.

é isso mesmo.

Alinho pela mesma lógica de raciocínio. Se o treinador, se o plantel e se a SAD são os mesmos, não há razões objectivas para que o rendimento a nível interno seja x, e a nível externo seja x+1.

a não ser que todos treinem pela mesma bitola… :shock:

pois…também estou de acordo caro Mauras…

Isso é muito bonito mas não existe. Penso que nenhum de nós foi profissional de futebol mas a verdade é que é inevitável que haja certos jogos onde a motivação é acrescida e outros onde por mais que os treinadores tentem evitá-lo há sempre a tendência de se economizarem esforços e atenção que vem já aí o Penafiel.

É claro que cabe ao treinador a difícil função de não deixar ninguém dormir e tentar minimizar e gerir essas pausas competitivas, mas isso já é uma questão de carisma que claramente Peseiro não têm.

No entanto há jogos em que o problema nem é esse, no Restelo por exemplo o Sporting até começou dentro do seu estilo habitual, embora com algumas dificuldades porque o Carvalhal plantou a sua equipa muito bem, era um daqueles jogos em que seria muito importante marcar primeiro. O Belém foi mais feliz e precisamente na altura em que Peseiro ia tentar fazer alguma coisa. Depois disso é verdade o Sporting foi incapaz de reagir perante um Belenenses que estava como peixe na água, mas não me parece que tenha sido por falta de atitude

Realmente a coisa é muito dificil de explicar…em todas as vertentes…

Caramba…até aceito que a motivação de jogar com o Belém não seja a mesma de jogar contra o Boro, mas então teriamos de ter uma equipa para a uefa e outra para as competições domésticas…

Mais a mais, há certamente alguém cuja tarefa é cuidar dos niveis motivacionais dos jogadores e da equipa…e zelar para que o resultado do todo seja superior, mas muito superior ao resultado da soma das diversas partes que constituem o plantel…ainda ontem lia um texto retirado de um blog sobre o Mourinho…tenho isso em casa logo faço um paste para aqui…mas basicamente era mencionado o facto de o little sarracen conseguir transformar um conjunto de jogadores medianos/mediocres numa equipa competitiva, pressionante e motivada…e aqui é que se faz o click…

Reparem bem, por exemplo, na valia do plantel dos porquitos…a soma do valor dos elementos do plantel é claramente inferior áquilo que os diversos treinadores têm obtido da equipa…

Claramente Peseiro é bom, até talvez muito bom, táticamente, conseguiu criar mecanismos, esquema de jogo, e até alguma beleza no futebol praticado…“apenas” não tem conseguido que a regularidade se mantenha…e porquê…porque não consegue manter os niveis animicos e motivacionais “lá” em cima…

A qualidade (muita ou pouca) dos jogadores está sempre lá, a interiorização dos processos de jogo, também…por isso só pode ser por aqui…

E, SE PESEIRO É MAU NISSO, ENTÃO CONTRATEM ALGUÉM PARA CUIDAR DESTA PARTE!!!

Alinho pela mesma lógica de raciocínio. Se o treinador, se o plantel e se a SAD são os mesmos, não há razões objectivas para que o rendimento a nível interno seja x, e a nível externo seja x+1.

Mas há! E chamam-se prémios de jogo ou o que quiserem chamar!

Neste assunto penso que tanto a posição do To-mane como de Mauras têm cabimento.

Por um lado um esquema táctico alternativo é uma necessidade preemente em qualquer equipa, mas no nosso caso é de dificil implementação, face à conhecida situação do nosso plantel, com desequilibrios e principalmente alguns jogadores de caracteristicas semelhantes. A alternativa avançada pelo To-mane parece-me ter lógica, Paíto acho que poderá ser uma alternativa válida para a extrema esquerda e Douala parece que voltando a sua forma será sempre uma alternativa válida para a extrema direita. A solução dos 2 pontas de lança agrada-me sempre e penso que poderia ser mais vezes utilizada.

A questão da forma como alguns jogadores abordam cada partida é, para mim, o problema mais grave. Neste ponto não ataco o Peseiro, porque não tenho informação suficiente, mas a ideia que fico, principalmente após as ultimas declarações de DC, é que não haverá apoio da SAD para medidas mais drásticas em relação aos prevaricadores. Neste ponto a relação SAD-Mourinho seria um exemplo a seguir pelo Sporting.

A motivação diferente em jogos diferentes é um facto e uma situação normal, o que não é aceitável são as diferenças de rendimento abissais que se verificam e estas têm tido um papel primordial na nossa irregularidade.

Tomanas,

obviamente existe sempre mais motivação em alguns jogos do que noutros.

A questão aqui é que o diferencial é demasiado grande… o diferencial vai de 0-3 na Madeira, ou 0-1 em belém até 3-1 na banheira, 3-3 na luz sabe-se bem como e 3-2 em middlesborough.

É demasiada diferença.

O “normal” são equipas em bom momento que jogam bem melhor nas competições a doer (tipo CL) e menos bem internamente mas o SUFICIENTE para ganhar… tens o exemplo do porto de mourinho, sobretudo no ano da uefa, que dava show na CL e em casa jogava qb para vencer, por vezes feio.

Eu não peço que o Sporting jogue bem todos os jogos. Apenas peço uma diferença menos ESCANDALOSA no empenhamento, na concentração e no profissionalismo, um problema talvez não abrangente a todo o plantel mas a muitos meninos que parecem outros em certos jogos.

Num campeonato como este, que era tão fácil ganhar doi mais ver isto.

Obviamente que quando se tem um treinador que teoricamente deve ser mto bom (afinal foi o melhor da turma) mas que dá sinais de muito fraco desempenho na gestão de pessoas e motivações, uma SAD que não deve existir (pois nunca ninguém fala sobre nada) a coisa fica mais complicada, e assim começa-se a compreender jogadores que mandam o treinador levar na bilha, jogadores que decidem prolongar férias, jogadores que discutem por penalties, jogadores que reagem mal a substituições todas as semanas, e jogadores que dão 100 nos jogos que lhes interessa e 10 nos jogos “cagada”.

Para mim este é um filme que já vi em outros anos, sempre que a liderança era fraca. Seja ela o treinador ou a SAD, neste caso para mim são os dois. No entanto não desculpabilizo os jogadores, para mim a conclusão está tomada: existe um núcelo de CHULOS demasiado forte, que não conhece a voz do dono e que consciente ou inconscientemente se acha maior que o pp sporting, não havendo ninguém que tenha arte, engenho e presença suficiente para os meter na ordem quando isso devia ter acontecido… no arranque da época.

Se o benfica for campeão deixo o meu agradecimento aos chulos, e estou-me a borrifar para a UEFA, se há coisa que me poderá revoltar é ver os orcs vencerem o que quer que seja por desleixo nosso.

Para mim isso são balelas.
A ser assim os jogadores do Sporting ( e por inerência os seus comandos)ainda são mais estúpidos do que parecem. É que para se ter a carne do lombo - leia-se ir à CL onde podem mostrar o cú à Europa e arranjar os contratos da vidinha deles - têm de roer o osso - ou seja,ganhar a competiçãozinha interna sem o qual não há palhaços para ninguém.
Ou será que esperam ir à CL por decreto real??

Ou será que esperam ir à CL por decreto real??

Nao era mal visto :slight_smile: 8)

Para mim isso são balelas. A ser assim os jogadores do Sporting ( e por inerência os seus comandos)ainda são mais estúpidos do que parecem. É que para se ter a carne do lombo - leia-se ir à CL onde podem mostrar o cú à Europa e arranjar os contratos da vidinha deles - têm de roer o osso - ou seja,ganhar a competiçãozinha interna sem o qual não há palhaços para ninguém. Ou será que esperam ir à CL por decreto real??

Essa tua tese inesperadamente ingénua esquece um ponto importante: os jogadores que poderão não estar ppmente a fazer “planos de continuidade” em alvalade para a próxima época, entre fins de carreira e potenciais transferidos olha que não são assim tão poucos.

Essa divisão interna/externa não é justa, foi inventada pela CS há 2 semanas e nós lá vamos que nem cordeirinhos atrás…ainda há 2 semanas se falava noutra coisa, que era “1 jogo bom, 1 jogo mau”. Como a CS percebeu que para nos desestabilizar era mais fácil falar dessa dicotomia cá dentro/lá fora, então agora vão andar a bater nisso até não conseguirem…

Não vi grande diferença de atitude entre este jogo fora e o jogo em casa com Rio Ave, por exemplo. E mesmo alguns jogos fora correram mal porque correram…às vezes os adversários jogam melhor, também devemos saber aceitar isso…

Se há uma coisa em que é injusto culpar a equipa é a falta de empenho. Só “de cor” lembro-me dos seguintes jogadores que nunca levantam o pé: Liedson, Sá Pinto, Douala, Moutinho, Custódio, Paito, Enak, Rogério, Carlos Martins. Pode ser que Hugo Viana, Rock e Barbosa o façam, mas é injusto culpar a equipa toda, quando se tem visto que pelo menos tentam lutar e ganhar…

No início da época era “quando o Liedson não marca, o Sporting não ganha”.

Parece-me que chegámos a algumas conclusões:

1. Há jogos que dão mais pica do que outros e isso é normal.

2. O nosso treinador foi o melhor da turma mas não é o melhor treinador do mundo e arredores, por isso não consegue transformar jogadores vulgares em craques, nem sequer manter os níveis motivacionais em patamares aceitáveis.

3. Há indisciplina e vedetismo no balneário, mas não há ninguém com voz grossa para pôr ordem naquilo.

4. Não é justo generalizar, temos seguramente grandes profissionais e pelo meio alguns calões.

Apesar disto tudo eu mantenho a minha opinião de que muitas das exibições menos conseguidas do Sporting resultam da incapacidade de ultrapassar as estratégias bem montadas por treinadores que conhecem muito bem o Sporting, coisa que não acontece com Mc Claren e Gullit por exemplo, e isto leva-me a outra conclusão:

1. Equipa que não consiga roubar a bola ao nosso meio campo só por milagre escapa à derrota e este ano tivemos dois exemplos os lamps para a Taça e o Setubal em Alvalade.

Sendo assim falta encontrar a formula para ultrapassar aqueles que nos conseguem esconder a bola e explorar os nossos pontos fracos, é sobre isso que tentei escrever, porque no balneário nunca entrei, desconheço o que lá se passa, mas sei que não é facil gerir um grupo de 30 a 40 personalidades totalmente distintas, onde há interesses indeviduais no meio do interesse colectivo.

Estou certo que muitos de vocês já lideraram noutras situações grupos desta ou de menor dimensão pelo que devem saber que não é facil manter sempre o equilibrio, e que as linhas rectas muitas vezes não são os caminhos mais curtos

Estou certo que muitos de vocês já lideraram noutras situações grupos desta ou de menor dimensão pelo que devem saber que não é facil manter sempre o equilibrio

Nao so nao e facil como e praticamente impossivel, mas…

Entendendo as especificidades que situacoes dessas encerram, ha algo que nao pode nem deve NUNCA ser diferente:

E OBRIGATORIO existir DISCIPLINA FERREA e saber-se tambem quem manda e quem deve ser obedecido.

Claro que para que isso aconteca nao basta “falar grosso” ou sequer cumprir o minimo indispensavel (pagar os salarios a horas por exemplo)… e preciso tambem que os jogadores (e ate as equipas tecnicas) saibam e percebam que quem dirige sabe o que quer e esta disposto a TUDO fazer para atingir os objectivos.

Podemos dizer isso do Sporting e suas equipas dirigentes?

Estou certo que muitos de vocês já lideraram noutras situações grupos desta ou de menor dimensão pelo que devem saber que não é facil manter sempre o equilibrio

Nao so nao e facil como e praticamente impossivel, mas…

Entendendo as especificidades que situacoes dessas encerram, ha algo que nao pode nem deve NUNCA ser diferente:

E OBRIGATORIO existir DISCIPLINA FERREA e saber-se tambem quem manda e quem deve ser obedecido.

Claro que para que isso aconteca nao basta “falar grosso” ou sequer cumprir o minimo indispensavel (pagar os salarios a horas por exemplo)… e preciso tambem que os jogadores (e ate as equipas tecnicas) saibam e percebam que quem dirige sabe o que quer e esta disposto a TUDO fazer para atingir os objectivos.

Podemos dizer isso do Sporting e suas equipas dirigentes?

Não é nenhum disparate. :wink:
Muito antes pelo contrário, penso que colocaste o dedo na ferida.
Foi mesmo na “mouche”.