Eu pessoalmente emprestaria:
Guarda-redes:
- Luís Ribeiro, Vítor Golas (apenas em caso de “absolvição” do Batista, caso contrário integrava o plantel).
Defesas:
- Bruno Pereirinha, Cédric Soares
- Nuno Reis
- André Marques
Médios:
- Renato Neto, Afonso Taira
- André Martins, José Lopes
- Diogo Rosado
Avançados:
Dos actuais, saía o Batista (não faz sentido ser emprestado, ou fica - podendo - ou é dispensado), o J Gonçalves (plantel principal), o Pedro Silva (dispensado), o Mexer (dispensado), o Pedro Mendes (dispensado), o Adrien Silva (plantel principal), o Wilson Eduardo (plantel principal), Purovic (dispensado), Owusu (vendido), Pongolle (vendido).
Tive dúvidas entre o Taira e o W. Carvalho, mas como o segundo me parece ter semelhanças com o Renato Neto, e vejo o Afonso Taira como um futebolista já mais maduro e forte (além das características mentais, onde parece ser superior), resistente fisicamente, e com qualidade para, rodando, poder voltar ao Sporting.
Poderá também ser surpresa a manutenção do André Marques, que penso não ser assim tão mau (e, sendo uma posição fragilizada no Sporting - e mesmo na selecção, visto que, á excepção de Coentrao, só há Emídio e André Marques), e a dispensa de Pedro Mendes (não vale a pena ser novamente emprestado, o Nuno sê-lo-á, e no próximo ano está no Sporting, o Pedro fica com o caminho tapado).
Dos juniores transitaria o Luís Ribeiro (guarda-redes muito maduro, outra posição em que a Selecção está fragilizada), Afonso Taira (razões já explicadas) e Zézinho (dispensa apresentações).
EDIT: O primeiro critério no empréstimo de jogadores, para mim, é e terá de ser sempre a competência do treinador da equipa (embora não possa, obviamente, ser o único).