Futuro na Bélgica
JOVENS LEÕES DEVEM AMADURECER NO CERCLE DE BRUGES
O protocolo celebrado entre o Sporting e o Cercle de Bruges deverá desviar alguns dos jovens ligados aos leões para a liga principal do futebol belga.
Num universo onde constam jogadores como Fábio Paim, Rui Fonte, Luiz Páez, William Owuso, Pedro Mendes, André Martins, Wilson Eduardo ou Diogo Rosado, entre outros, alguns destes talentos podem ser convidados a amadurecer na Jupiler League, dando corpo ao protocolo celebrado entre os leões e o clube belga.
Sendo seguro que os responsáveis belgas estão mais recetivos a jogadores com alguma maturidade competitiva, afinal a equipa compete no principal campeonato do país, o Cercle de Bruges está consciente do valor da formação leonina, pelo que já fez sentir ao Sporting que alguns dos produtos que terminam esta época o seu trajeto nos escalões de base, sobretudo aqueles que revelam maior maturidade, pode ser opção para 2009/10. Porém, este dossier só ficará definido no final do campeonato nacional de juniores.
Este protocolo enquadra-se perfeitamente na categoria “pau de dois bicos” ou, na versão menos prosaica de Jaime Pacheco, na célebre “faca de dois legumes”.
A questão é muito simples: a primeira divisão belga tanto pode ser o palco competitivo ideal para um jogador iniciar o seu trajecto de sénior, como pode representar um ano perdido se se verificarem dificuldades na adaptação a um país novo e a uma língua e cultura novas.
Não vejo com maus olhos o facto de se emprestarem um ou dois jogadores ao Cercle de Bruges mas terão de ser muito bem escolhidos. Daria preferência ao empréstimo de, pelos menos, dois jogadores, para evitar mandar para lá apenas um miúdo que se arrisque a ficar demasiado “isolado”, sobretudo na fase inicial. Contudo, os jogadores seleccionados devem impreterivelmente revelar possuir o necessário “arcaboiço” mental para embarcar numa experiência internacional.
O Nuno André Coelho, por exemplo, não sei se foi na sua primeira época de sénior, se na segunda, também foi rodar para a Bélgica… pelos vistos com bons resultados…
Duvido da qualidade competitiva a que eles vão ser expostos e por arrasto da sua evolução mesmo quando comparados com clubes nacionais. Inclusive das divisões mais inferiores.
Duvido que, mais a mais com as dificuldades financeiras que clubes da 1ª e 2ª liga passam, que não se encontrem colocações para os que realmente interessam em Portugal. Parece-me até razoável impor pelo empréstimo de um jogador mais evoluído (em termos de maturidade ou qualidade) outro que se veja potencial mas que se encontra mais atrasado (p.ex. Ao empréstimo do Celestino agrega-se um Golas - nomes meramente exemplificativos).
Pessoalmente até digo que preferia que o protocolo fosse utilizado para colocar jogadores já com alguns anos de séniores e que se enquadram numa outra categoria que não a dos ex-júniores.
Nomes como o de Celsinho, Purovic, Paulo Renato ou mesmo Fábio Paim poderiam seguir para a Bélgica.
Os miúdos devem ficar sempre por perto, para poderem ser observados e aconselhados da melhor forma, pois são activos muito valiosos. Como já foi referido, uma ida para a Bélgica, em caso de não adaptação imediata (o que é perfeitamente normal de acontecer…), pode ser uma catástrofe na evolução do jogador, principalmente em termos anímicos.
Não há quem perceba da poda e possa transmitir tantos ensinamentos aos miúdos como ele.
Avançados emprestados seria para as mão do Manuel Fernandes.
Em relação ao protocolo com os belgas parece-me uma ideia interessante mas não mandava para lá nenhum senior de 1º ano.
Há que ter em conta que estamos a falar do 4º classificado do campeonato belga o que equivale a dizer que deve ser uma equipa equivalente a uma Académica ou Marítimo com a vantagem de ser um futebol mais físico.
Os possíveis candidatos para mim seriam Celsinho, Celestino, Paím, Paulo Renato, Ronny, Purovic, Stojkovic, Tiuí, Paez, Marco Matias ou Owuso. Alguns deles seriam para ir e não voltar mas outros seriam para ir, ganhar maturidade competitiva e regressar.
O campeonato belga é uma boa montra de futebol. O campeonato alemão e holandês abastecem-se muito por lá.
Um factor importante que pode ajudar na adaptação dos miúdos é o facto de Alcaraz fazer parte do plantel. Este jogador esteve 5 anos em Portugal ao serviço do Beira-mar e pode ser uma boa ajuda para os jovens recém-chegados.
Tens razão. Deixei-me levar pela notícia associada ao protocolo. :-[
Retomando a questão dos empréstimos e protocolos com lembrar que também temos o protocolo com o Real.
Mas vendo bem os futuros seniores de primeiro ano, considero que não haja nenhum que “precise” de ir para uma 2ª Divisão.
Acho que todos eles estão preparados para entrar directamente numa equipa da Liga Vitalis.
O único que não reconheço capacidade para tal é Michael Santos mas que também não deve continuar ligado ao Sporting.
Já Golas, Pedro Mendes, Diogo Amado, Diogo Rosado, André Martins, Wilson Eduardo e Rui Fonte acho que estão num patamar evolutivo muito superior a alguns dos ex-júniores do ano passado e nesse aspecto a Intercalar ou o Arsenal no caso de Fonte, podem ter sido factores determinantes.
Jogadores a emprestar para a II Divisão não deveremos ter muitos, de facto. Pelo menos têm todos qualidade para jogarem pelo menos na Vitalis. Agora entre ir para a Vitalis só fazer número num plantel ou poder jogar com regularidade na II Divisão, não sei se a segunda não será melhor opção. Mas também só vejo Golas ou Pedro Mendes a poderem ir para lá.
O único que tinha pensado como hipótese de poder alinhar na 2ª Divisão era mesmo Golas.
Pedro Mendes acho que tem capacidade para ser titular numa equipa da Liga Vitalis.
No entanto, é como dizes se não houver “garantias” de que os jogadores vão para serem utilizados com frequência mais vale irem para um 2ª Divisão onde possam jogar regularmente.
Vem hoje num dos jornais desportivos (não sei qual) que, provavelmente, o Marco Matias vai ser emprestado ao Fátima esta época, juntando-se assim ao Bruno Matias.
Uma correcção Regio o Sporting tem um protocolo com o Cercle de Brugge 9º classificado do campeonato belga, quem ficou em 4º foi o Club Brugge uns dos “grandes” da Belgica