Empréstimo Obrigacionista 30M 2021-2024

A minha opinião é que as obrigacoes têm muito mais risco do que normalmente lhes é associado. E sendo assim, o risco/beneficio não me atrai minimamente.
São dividas para pagar divida, em balões que têm vindo a encher na ultima decada a um ritmo consideravel.
Como tudos os balões, qq dia rebentam.

Mas again, é a minha opinião, acho que só por duas vezes investi em obrigacoes, uma delas do SCP, e entretanto o meu perfil de investidor mudou bastante.

1 Curtiu

Não acredito que o negócio dos clubes de futebol grandes rebente assim, pois existe muito dinheiro nestes não capitalizado (formações, seniores valor 0, patrimonio, receitas futuras, etc…). São clubes centenários diferente dos leirias e salgueiros, MAS nunca se sabe…

Não tenho grandes dúvidas que vai haver bastante adesão. Inicialmente vamos pedir 30M mas acredito que se tiver essa boa adesão que se aumente e que chegue aos 35/40M.

Contas, riscos, número de sócios e lugares do José Alvalade: SAD do Sporting diz tudo ao mercado

Prospeto sobre novo empréstimo obrigacionista faz radiografia a todas as áreas do Grupo Sporting

Na sequência do prospeto publicado na madrugada desta quinta-feira na CMVM, referente ao empréstimo obrigacionista que a SAD do Sporting lançará ainda este mês - consulte tudo aqui -, os leões fazem a radiografia de toda a sua situação, financeira e estrutural, informando o mercado em que condições lançará obrigações até 30 milhões de euros.

Record faz-lhe um resumo das principais informações prestadas, uma prática normal para quem quiser subscrever este tipo de operação:

Contas da SAD

• O Sporting lembra ao mercado que apesar de ter terminado o último exercício com um prejuízo de 33 milhões de euros, o maior dos últimos sete anos, começou o atual com um resultado liquido positivo acima dos 18 milhões.

Fatores de risco

• Não obstante, são apontados vários fatores de risco pelo Emitente - a Sporting SAD -, que passam, por exemplo, pelos riscos associados à pandemia pela Covid-19, decisivos, lembra a administração, para agravar as últimas somas da sociedade.

• Mesmo tendo reduzido os capitais próprios negativos de 41 milhões de euros para 22, fruto precisamente do resultado positivo no primeiro trimestre de 2021/22, a administração lembra uma situação de “incerteza material”, porém, já verificada em exercícios anteriores.

• Entre outros fatores, são nomeadas as receitas variáveis quer através das provas europeias, quer através de transações de jogadores, além de contratos de financiamento de empresas dentro do Grupo Sporting que respondem diretamente à SAD.

Número de sócios e lugares do José Alvalade

• São apenas curiosidades, mas informa-se no prospeto que a 30 de setembro de 2021, o Sporting tinha 117.623 associados e que o Estádio José Alvalade tem capacidade para 50.478, concentrando-se a maioria nas bancadas inferiores (24.480) e a segunda fatia nas superiores (20.070).

Mais complicada?
Tens muito mais activos vendáveis, tens champions.
Incomparável.

Ui esses passes a 100% então…

Mais complicado para alguns para mim não simplesmente estava na brinca por causa de uma conversa que tive no tópico do relatório e contas.

Havia muito pessoal a dizer que este EO tem mais risco que o outro e eu a dizer que não.

Exactamente.

1 Curtiu

Isso toca a investir. Siga.

Em termos líquidos, fica em quanto?

Ninguém está a dizer se deves investir ou não. O que se está a dizer é que as instituições são demasiado grandes para cair.

É como investir na EDP ou na GALP, as hipóteses de não te pagarem são próximas de zero. O BES foi a única que caiu dessas todas num espaço de décadas.

Mais complicada porque fizeste uma operação de titularização no valor de 26.7M para pagar o actual EO, que vais ter que suprir com o novo EO, e ainda tens que colocar 16M na conta reserva e pagar 0.5M em juros aos bancos até ao fim do ano.

Achar que a situação financeira de hoje é melhor que em 2018, depois das rescisões, é perceber zero de contas. As nossas finanças estão uma catastrofe.

1 Curtiu

Depende do Intermediário Financeiro mas diria que um investimento de € 10.000,00 consideradas Comissões de Registo e depósito, não rende mais de 3% liquidos.

Valores de investimento menores (<€ 10.000,00) acarretam uma rentabilidade igualmente menor.

1 Curtiu

Não fosse o Estado a injectar dinheiro e quantas não teriam caido como o BES?

Apesar da instabilidade em 2018, as contas da SAD pelo menos eram reais/transparentes e não estavam maquilhadas com negócios de fachada. Hoje estão e ninguém sabe o que andam a varrer para debaixo do tapete.

Independemente disso e da minha parte não dou mais um cêntimo a esta gente.
Mais por uma questão de principio do que rentabilidade ou risco.
Só quero o meu dinheiro de volta, são e salvo.

Quem votou nas contas que se chegue à frente.

1 Curtiu

Portanto pra se ter " lucro" só depositando acima de 10k?

Até ao dia que não são :wink:

Acontece poucas vezes mas acontece…e pode acontecer aqui também (infelizmente).

1 Curtiu

Conto investir, tal como no anterior.

Não tenho dúvidas que vai ser totalmente subscrito.

E o BANIF ou o BPP? Também ficou gente a arder, não foi só o BES

Muita malta pensa que obrigações são depósitos a prazo com juro melhor. Quando correr mal depois vão fazer manifs a chorar para a porta dos bancos a dizer que não sabiam.

2 Curtiram

Coloque lá dinheiro quem passa constante cheques em branco e faz vista grossa a tudo o que se passa.

Eu assisto de cadeirinha esperando que todos se queimem que é o que merecem

2 Curtiram