GUARDA-REDES ITALIANO REFERENCIADO PARA SUCEDER A RUI PATRÍCIO
SPORTING 09:19
Por
Redação
Emiliano Viviano, guarda-redes italiano de 32 anos, a cumprir a quarta temporada na Sampdoria, onde é titular indiscutível, está referenciado pelo Sporting e pode mesmo ser o sucessor de Rui Patrício, internacional português que já tem em mãos, como A BOLA noticiou, uma proposta tentadora do Nápoles, igualmente da série A italiana.
Formado na Fiorentina e no Brescia, Viviano tem já largo currículo, sobretudo em Itália, onde vai no sétimo clube de uma carreira onde foi quase sempre titular indiscutível nos emblemas que representou. A exceção aconteceu precisamente na única vez em que emigrou: em 2013/2014, então vinculado ao Palermo e depois de ter estado cedido à Fiorentina, Viviano foi emprestado ao Arsenal. Acabou por não fazer qualquer jogo oficial ao serviço da equipa principal dos gunners, tapado por Szczesny e Fabianski, tendo atuado apenas pelas reservas.
Atualmente cumpre a quarta temporada na Sampdoria, emblema que pagou 2,3 milhões de euros ao Palermo pela sua contratação em 2014, Viviano tem um vínculo válido até junho de 2021. Caso a SAD leonina decida avançar para uma primeira sondagem oficial pelo guarda-redes, a resposta que terá da Sampdoria será simples: os italianos não estão disponíveis para negociar pelos valores abaixo dos três milhões de euros.
Uma quantia, ainda assim, bem abaixo daquela que, por exemplo, se pode fazer o negócio de Rui Patrício - o Nápoles está disposto a avançar com 20 milhões de euros para assegurar o atual dono da baliza do Sporting e da Seleção Nacional.
Na posição especifica de GK é assim que o mercado funciona, uma posição onde é preciso maturação, muito jogo nas pernas até se atingir o pleno das capacidades, casos como o Ederson acontecem 1 vez em cada 250.
Podes sempre jogar ao Totobola como os lampiões a tentar Svillar e Varela a procura do novo Ederson mas eu prefiro jogar pelo seguro e ter um GK competente com alguma experiência e esses todos sabemos que serão sempre piores que o Rui Patricio caso contrário o Napoles contratava esses e não o Rui Patricio.
Isso é se estiveres a falar de putos, e pegando nesses exemplos a verdade é que eles já tinham acertado no Oblak antes. Se não contratares um GR puto essa maturação já está feita.
E claro que é possível contratar um muito bom GR por bem menos do que o valor pelo qual o Rui seja vendido, se falarmos de 15-20M de euros.
Mas a questão não é se são muito bons GR é se são do mesmo nível do Rui Patrício, eu acho muito difícil porque estamos a falar de um GR de classe Mundial.
A verdade é que não precisas de um GR de classe mundial para ser campeão por cá. Precisas de um bom GR, e continuo a achar que isso é perfeitamente alcançável. Vender o Rui, contratar um bom nome para a baliza e ainda lucrar com isso.
O Alisson custou algures entre os 5 e os 6 milhões e pouco, dependendo da altura do ano de 2015 em que foi vendido. Já toda a gente sabia o que estava ali.
Venha quem vier será sempre inferior ao Patrício, até terá sempre o natural tempo de adaptação e a pressão da pesada herança.
Claro que por exemplo 20 ou 25 milhões pelo Patrício não se podem recusar, sobretudo nas actuais circunstâncias.
Mas que vamos sempre ter saudades dele disso ninguém tenha dúvidas.