Emigrar para fora do país

Mudar-se para outro país é uma decisão enorme e cheia de desafios, mas também de oportunidades. Neste espaço vamos discutir tudo sobre emigração, desde os passos práticos para viver no estrangeiro, questões legais e burocráticas, até experiências pessoais, dicas de trabalho, estudo e adaptação cultural.

Se estás a pensar em tentar a vida fora, queres informações sobre vistos, trabalho, estudo ou moradia, ou apenas partilhar experiências, este é o lugar para trocar ideias e esclarecer dúvidas.

:speech_balloon: Partilha a tua história, faz perguntas ou aprende com quem já passou por este processo!

Alguém aqui no fórum já pensou emigrar para garantir uma melhor condição de vida ? Ou alguém que fez isso mesmo ? Como está a ser experiência e qual país tu vocês estão ? Como foi adaptação

Nunca tive intenções de emigrar, nem me via a fazer tal. Na altura da faculdade queria sim experimentar Erasmus mas as estrelas nunca se alinharam para tal.

Pós universidade, comecei a candidatar-me para vagas em Portugal e no Estrangeiro. Para alem de ter mais respostas do estrangeiro, as propostas eram bem mais aliciantes que as portuguesas.

Acabei por aceitar um estágio de 6 meses na Alemanha com perspectiva de ter essa experiência no estrangeiro e depois voltar a Portugal.

Depois de chegar à Alemanha rapidamente percebi que a ideia de voltar não era o que queria. Com alguma sorte, passado os 6 meses tive uma proposta para passar a efectivo.

Faz este ano 10 anos que sai, e sem grandes intenções de voltar. Passei por Alemanha, Suíça, voltei à Alemanha, e agora assentei (espero) na Suécia.

O estilo de vida de cada é radicalmente diferente mas todos com os seus prós e contras.

Emigrar não é para todos mas esta vida assentou-me extremamente bem.

O conselho que costumo dar a quem me pergunta por onde começar, é que não escolhes um país para emigrar mas sim uma oportunidade. Ter algum dinheiro em caixa é importante, principalmente para os primeiros meses mas não é entrave.

Não há vergonha de não resultar. É experimentar e perceber se é o que querem ou não.

2 Curtiram

E já alguém pensou em emigrar dentro do país, tirando o Bruno Aleixo?

9 Curtiram

A minha ideia é emigrar para Luxemburgo ou Suíça mas de tudo que já pesquisei Luxemburgo terá melhor peso acerca do clima em questão,tem maior emigração de portugueses que faz com que adaptação seja menos complicada que na Suiça,a questão dos transportes pelo país inteiro com uma boa facilidade e gratuitos! Alguém aqui do forum vive atualmente no Luxemburgo? Ou já pensaram nesse país para emigrar ! Das cidades que não são mesmo no centro e tem muita população portuguesa a viver é cidade Sul (Região de Esch-sur-Alzette)tem ótimas casas por lá uma urbanização que estão a reformular

se ganhares bem , não te importas de pagar pelos transportes .

1 Curtiu

O meu conselho é simples:

Habibi, come to Dubai…

2 Curtiram

Nunca emigrei e agora que tenho um filho pequeno penso que já não o farei

Mas diria que o melhor a fazer é tentar essa situação precisamente antes de seres pai

Porque depois ficar longe dele(s) é muito difícil emocionalmente

Eu até para Espanha não me importava de ir

Basta passar a fronteira e sentimos logo a melhoria das condições de vida…

3 Curtiram

Fui emigrante de curtíssimos períodos. Vivi quase 3 anos na China e alguns meses em Angola.

Nesta última serviu para aprender que há mesmo coisas que o dinheiro não paga.

Its A Trap Thomas GIF by Amazon Prime Video

2 Curtiram

Quando eu era miúdo tinha um livro chamado 365 anedotas para rir ou algo do género.

1 Curtiu

Ja saí de Portugal ha 26 anos,quando cheguei á Inglaterra o País estava a bombar agora é muito diferente e a retorica Politica não augura nada de bom por estes lados,no entanto com muito trabalho consegui um emprego estavel e trabalho para o Governo Britanico tenho direito a duas boas reformas e o meu plano de der certo é reformar-me aqui e ir passar o resto dos meus dias em Portugal,como o @RASHID disse para os primeiros tempos convem ter dinheiro em caixa. Emigrar não é para todos é preciso isto na minha opinião uma grande força mental novos habitos,ritmo de vida adptação ao País,condições metereologicas etc etc. Boa sorte Amigo,Saudações Leoninas.

2 Curtiram

Vivi 21 anos no Luxemburgo. Deve ser o melhor país do Mundo para se viver, excetuando o clima e não ter mar.

1 Curtiu

É um burgo de luxo?

1 Curtiu

Também tenho muito boa imagem do Luxemburgo.

Fui lá em 2023, pensava que aquilo era só um depósito de trolhas tugas, e enganei-me.

Há já uma segunda e uma terceira gerações de Portugueses qualificados, há sítios (como Differdange) que são basicamente Portugal, é seguro, é limpo, é bonito, ganha-se muito bem, transportes públicos muito bons e 100% gratuitos.

Quem eu conheço lá, adora lá viver…

Todos esses países podem ser uma boa aposta a curto e médio prazo. Um local para emigrar e garantir futuro para os descendentes , é mesmo a Noruega . Tenho dois amigos por lá desde 2000. Eles passaram pelo Luxemburgo e Dinamarca cada um deles. A razão da escolha. São o único país que soube garantir que o dinheiro dos recursos é aplicado no povo. O fundo soberano do reino assim o garante. Ao contrário dos países do petróleo, Luxemburgo ,Suiça e afins. Nenhum tem o futuro 100% garantido. Boa sorte ,pois também é preciso .

SL

Estive 18 meses a trabalhar em Angola e não gostei.

Fiz missões em trabalho na Irlanda, Irlanda do Norte, Espanha, Alemanha e Brasil.

No entanto, se soubesse o que sei hoje tinha dado de frosques como o Robin dos Bosques há muito tempo.

Talvez tivesse tentado a Irlanda ou a Alemanha.

Neste momento, a minha filha mais nova está num processo de recrutamento (é enfermeira) para ir trabalhar para a Noruega com um contrato de trabalho de 2 anos.

Ela já conhece Oslo, Bergen e Tromsø e identifica-se muito com a maneira de pensar e de viver dos noruegueses.

Se as coisas correrem bem, é daqueles casos em que só voltará quando for velhinha e eu já estiver a fazer tijolo há muito, muito tempo.

Nascido e criado no Luxemburgo. É um país fantástico, sem dúvida.

No entanto, emigrar hoje ou há 30–40 anos atrás, como foi o caso da geração dos meus pais, é uma realidade completamente diferente.

Enquanto nas décadas de 80 e 90 o salário de um casal com baixas qualificações (geralmente o homem trabalhava na construção civil e a mulher nas limpezas) era suficiente para cobrir as despesas mensais (alimentação, aluguer, etc.) e ainda permitir poupar um dos salários, hoje em dia isso é impossível, sobretudo devido ao custo de vida bastante elevado e à subida exponencial do preço do alojamento.

Quem emigrar hoje para o Luxemburgo tem de possuir altas qualificações e um bom conhecimento de francês e de inglês (existe um mercado bastante específico e reduzido em que apenas o inglês é suficiente).

No entanto, o Luxemburgo — tirando o clima — continua a ser um país fantástico em todos os aspetos (opinião subjetiva evidentemente, visto que nunca vivi noutro país​:sweat_smile:)

5 Curtiram

Eh, confesso que durante anos e anos a fio “fetichizei” praticar medicina nos EUA. Porque tinha curiosidade acerca do sistema, os salários parecem brutais e em criança/adolescente idolatrava a cultura que eles impõem aos outros países.

Bem, ao dia de hoje está fora de questão sequer lá ir fazer turismo com a conjunção do meu apelido muito “hispânico” e a minha aparência física “latina”. Mas nem é por aí, as ilusões que me chavamam para esse país desfizeram-se apenas.

De resto, agora adulto e cada vez mais perto de começar a praticar medicina tenho uma opinião diferente da que tinha e estou muito mais resistente a emigrar. Tenho os meus objetivos bem estabelecidos e só se não os conseguir realizar cá estarei inclinado para sair do país (sempre para a Europa, penso eu).

Olha, eu aqui sou muito diferente.

Não sou uma pessoa muito focada em carreira, e por outro lado tenho sempre um bichinho por ir.

É difícil para mim ficar muito tempo no mesmo sítio geográfico. Nunca me habituei a isso, desde miúdo que mudo constantemente de casa. Agora em adulto até me faz mal.

Sou viciado no ciclo de ir, mudar, ter saudades e regressar. Qualquer perspectiva de emigrar me entusiasma, e quando as oportunidades me caem no colo, aproveito.