Elias Trindade [2011-2014]

Acho que é mais forte a defender do que a atacar. Gostava de o ver a 6 no sábado

Não, não és só tu! Aliás, quando Rinaudo se lesionou e toda a gente aqui dizia que era o AS ou Carriço para a sua posição eu aqui disse que o Elias para mim tinha caracteristicas mais do que suficientes para poder fazer a posição enquanto o Rinaudo estivesse lesionado. Aliás, até acho que provavelmente ganhariamos mais com a troca de posições entre Elias e A. Santos (se bem que A. Martins neste momento sentasse A. Santos no banco).

Mas enfim, Elias desde que Rinaudo se lesionou desceu brutalmente de produção, e hoje fez mais um jogo de treta! Tem sido uma autêntica nulidade, e não estou a falar da finalização que essa ainda admito, o que não compreendo é como é que a sua influência na equipa se tem esfumado completamente!

Aliás, acho que passa muito por aí a explicação para um decréscimo de qualidade na construção do jogo ofensivo da equipa, a que, como referi, não está também alheia a lesão de Rinaudo. Digo mais, o Sporting registou nesta fase, melhores exibições com A. Martins em campo substituindo Elias.

Como disse atrás, não vi o jogo, mas acho que é mais ou menos isto que se passa…

Não conseguimos encontrar alternativa a Rinaudo, que se mostrou tão preponderante enquanto jogou.

Espero que recupere a boa forma. Quero-o no seu melhor Sábado!

Acertasse os remates à baliza, e Elias seria o nosso 2ª melhor marcador… Falhou um golo, de forma incrível, e fez-me voltar a lembrar nas cadeiras a arder…

Um resto de semana a chutar à baliza, era o tratamento que eu lhe receitaria…

:arrow:

:arrow: :arrow: :arrow:

Não se admite… um jogador do nível dele. :naughty: :naughty: :naughty:

O Elias levanta-me um incrivél misto de emoções…

Sei que o Elias é um enorme jogador, e considero que tenha sido um excelente contratação! No entanto, ontem teve tão mal…a unica coisa que se ainda escondeu a pior exibição com a verde e branca foi a disponibilidade fisica…de resto, foi o pior em campo…

Espero bem mais e melhor! :arrow:

Desculpem voltar ao tema, mas este Elias tem sido uma tremenda desilusão para mim e não percebo porque o chamam de um grande jogador, só o vi a fazer bons jogos no SPORTING , nos primeiros 2 ou 3 jogos que por cá fez a partir dai tem sido um jogador banal como tantos outros que por cá passaram, neste momento para mim não tem qualidade para ser titular do SPORTING…

:cartao: :cartao: :cartao: :cartao: :cartao: :cartao:

Perdulário… em demasia e em demasiados jogos. Tanta entrega e tão pouco acerto, por vezes. Para mim, Schaars a 6 e Elias a 8, ou o inverso, já o defendo há muito. Ambos no meio campo não funciona. Precisamos de Matias ou André Martins nesse posto.

Muito mau, mais uma vez. A jogadores do seu nivel exige-se MUITO mais! Exige-se que nao se escondam do jogo, que sejam influentes, preponderantes… E nao e admissivel as falhas de distrital a nivel de finalizacao! Grande quebra, e passa muito por aqui o abaixamento exibicional claro do Sporting! Ele, Schaars, Capel e Wolfs estao em queda livre… E e estranho que assim seja… Fisico? Tactico? Nao sei, mas vejo o treinador com pouca capacidade para mexer nisto nesta altura… :arrow:

Falhou de facto um golo relativamente fácil, mas dai até ser uma má contratação vai lá vai até a barraca abana! No Sporting Clube de Portugal nem Iniesta que é o melhor do Mundo na sua posição serviria iria ter sempre a unha do pé grande mal aparada.

Enfim… uma derrota trás logo o melhor dos adeptos… no caso foi só um empate… se tivéssemos perdido, imagino.

Eu gosto do Elias. E sim, acho que tem feito bem mais que o Schaars, e por várias razões.

Com bola:

1 - Não lateraliza tanto o jogo. O Schaars passa quase sempre a bola para o extremo ou para o lateral, é o hábito que se adquire jogando-se a médio-defensivo tantos anos.

2 - Dá uma fluidez tremenda, pondo sempre a bola a girar, e jogando sempre a 1/2 toques… poucos o conseguem fazer bem, em Portugal. Ou nenhum. Á excepção de Elias.

Sem bola:

1 - Está em todo o lado a nível de pressão/ocupação dos espaços (aqui, inteligente quase sempre a forçar o adversário a pôr a bola em zonas pouco perigosas)

2 - É talvez dos jogadores que, no processo ofensivo, mais linhas de passes dá aos colegas. Está sempre a ‘trabalhar’ para receber a bola, mesmo não a ‘querendo para ele’.

Por tudo isto, acho mesmo que é o melhor jogador que o Sporting tem para jogar na zona em que os seus médios-centro têm jogado. Preferencialmente, quando regressar Rinaudo, á frente deste e ao lado de Matías (este ano, tem mostrado estar mais calmo e inteligente a decidir o que fazer á bola, assim como tem estado menos intermitente dentro do jogo) ou até do Izma.

A questão de jogar a 1/2 toques é, de facto, real. Se vires, o Schaars procura fazer o mesmo. A diferença, para mim, é o critério.

O Schaars parece que levou com uma actualização de software onde lhe incutiram que, para ter qualidade, deve jogar SEMPRE ao primeiro toque. Tem sido frequente e recorrente vê-lo tentar jogar sempre ao primeiro toque e, dado o elevado grau de dificuldade deste gesto, a percentagem de sucesso é bastante reduzida.

No geral, o Schaars até é capaz de fazer passes mais espetaculares e afins… em termos de eficácia geral, parece-me que perde claramente para o brasileiro… mas acho que o holandês ganha na capacidade de pressão e ganha aos pontos (isto é, para mim, a maior surpresa da época, positivamente para o holandês, negativamente para o brasileiro) na eficácia em zonas de finalização.

Gonçalo,

Em relação ao que referes em cima confesso que, e talvez devido a alguma ignorância da minha parte, esperava que Elias trouxesse também mais capacidade de transições com condução de bola. Ele é realmente forte jogando um a dois toques, disso não há dúvidas, mas penso que por vezes, e isto provavelmente até terá mais a ver com o modelo de jogo preconizado pelo Domingos, o 8 do Sporting seja Elias ou outro, deveria criar mais desequilíbrios com bola de forma a tornar o jogo do Sporting menos previsível. No fundo defendo que é necessária uma maior alternância no tipo de soluções. A entrada de Matias no último jogo mudou radicalmente as características do jogo, pois ao termos um médio que transporte a bola, e consequentemente arraste jogadores adversários o espaços necessariamente surgirão.

Mas acredito como tu que, com o regresso de alguns lesionados e mais cerelac :slight_smile: , o próprio Elias mostre mais soluções no seu jogo.

Goncalojbcorreia: Eu gosto do Elias. E sim, acho que tem feito bem mais que o Schaars, e por várias razões.

Com bola:

1 - Não lateraliza tanto o jogo. O Schaars passa quase sempre a bola para o extremo ou para o lateral, é o hábito que se adquire jogando-se a médio-defensivo tantos anos.

2 - Dá uma fluidez tremenda, pondo sempre a bola a girar, e jogando sempre a 1/2 toques… poucos o conseguem fazer bem, em Portugal. Ou nenhum. Á excepção de Elias.

Sem bola:

1 - Está em todo o lado a nível de pressão/ocupação dos espaços (aqui, inteligente quase sempre a forçar o adversário a pôr a bola em zonas pouco perigosas)

2 - É talvez dos jogadores que, no processo ofensivo, mais linhas de passes dá aos colegas. Está sempre a ‘trabalhar’ para receber a bola, mesmo não a ‘querendo para ele’.

Por tudo isto, acho mesmo que é o melhor jogador que o Sporting tem para jogar na zona em que os seus médios-centro têm jogado. Preferencialmente, quando regressar Rinaudo, á frente deste e ao lado de Matías (este ano, tem mostrado estar mais calmo e inteligente a decidir o que fazer á bola, assim como tem estado menos intermitente dentro do jogo) ou até do Izma.

Também gosto do Elias. Espero muito dele mas não acho, de todo, que esteja a render de acordo com o valor que tem. Parece-me que há razões de ordem colectiva para tal, que passam por quem joga atrás e pelo que entendo ser a falta de complementaridade entre os 2 vértices mais adiantados do triângulo, mas não só. Também espero mais presença de Schaars na fase de construção e por aqui devo dizer que algum défice de rendimento do meio campo, além de questões de ordem táctica e da forma como os jogadores que têm sido utilizados “casam” entre eles, acho haver razões para momentos de jogo tão prolongados como tenho visto e em que não assumem a construção, que passam muito pelo desempenho individual dos 2 jogadores em questão.

Não vejo essa fluidez que falas. O jogo do Sporting, no meio, tem sido tudo menos fluido, pelo menos de forma regular. E penso estar bem abaixo do holandês no trabalho sem bola, porque o holandês o faz de forma consistente, sem interrupções e não por fogachos como acho que tem acontecido com Elias ( tem uma capacidade de arranque fantástica quando decide iniciar a disputa por uma bola, mas fá-lo menos vezes que o desejável ), quem está tanto tempo desaparecido em campo, em quase todos os jogos, especialmente os últimos e numa posição nevrálgica do terreno, acaba por afectar de forma negativa a forma como a equipa se comporta. Penso que Elias é mais jogador que Schaars, mas estou mais satisfeito com o rendimento do holandês. Precisam ambos, de um jogador capaz ofensivamente naquele tridente. Ou de extremos com outra versatilidade e outra capacidade de leitura de jogo.

@ Zambrot,

Eu conhecia-o, razoavelmente. Pouco pelos jogos no Campeonato Brasileiro, mas por dois/três jogos no Atlético e por jogos na Selecção Brasileira. Quando se compara o jogador com o Ramires, penso que é isso que esperaria:

Um jogador muito forte na transição, muito capaz a acelerar o jogo, e, perante equipas mais recuadas, importante por estar sempre a girar (ele, á procura de dar uma linha de passe, e a bola, quando a tem).

Também acho que falta alguma magia e ‘parar para pensar’ ali no meio. Pensar o ataque naquelas zonas, porque ultimamente o Sporting tem colocado a bola nos extremos ou laterais e eles que ataquem a área (com um cruzamento, ou transportando a bola).

Agora, ao lado de um Matías (ou de um Izmailov…), para mim, mantendo-se este modelo posicional do Domingos, estará sempre um Elias. Nunca um Schaars.

Também lá pode jogar um A. Martins. É semelhante ao Schaars ofensivamente. Mas tem um aspecto com bola que o holandês não tem: gosta de, não entrando em rupturas nem sendo um 10 criativo, meter a bola na área.

Sim, também espero exactamente o mesmo. E creio que tal já esteve mais longe, embora haja ainda alguns problemas por… afinar. Oxalá cá estejamos para o enaltecer em Maio.

@ Lion73,

Eu acho que tem havido fluidez. E com fluidez falo de ser rápido a meter a bola a correr. O que falta é capacidade de parar e atacar o espaço ofensivo, rompendo e abrindo espaços. Isto pelo meio, claro.

Eu quando falo do trabalho sem bola, não estou a falar em correr muito ou em ser uma “carraça”. Falo em pressionar bem, nos momentos certos, e a focar-se mais no espaço que no adversário quando desejável.

E, acima de tudo, algo que não vejo o Schaars fazer, uma procura intensa, quando não tem a bola, de a ir receber. Ele só dará 1/2 toques e depois voltará a passar, mas tocar-lhe-á muitas mais vezes que o SS (que até fica com ela mais tempo).

E ofensivamente, acho que o rendimento do Schaars tem sido, ele sim, os tais fogachos. Os golos. Duvido que venha a marcar muitos mais, porque não está nas suas características.

Marcou alguns, o Elias tem pecado na finalização, mas é um jogador que procura aparecer mais na área, romper mais, procurar mais o espaço ofensivo. E creio que mais tarde poderemos observar melhor esta tendência recorrendo a dados que o sustentem.

@ Lion73,

Eu acho que tem havido fluidez. E com fluidez falo de ser rápido a meter a bola a correr. O que falta é capacidade de parar e atacar o espaço ofensivo, rompendo e abrindo espaços. Isto pelo meio, claro.

Eu acho que não… :mgreen:… não digo que por falta de capacidade, mas porque os médios têm tido pouco jogo, sejam quais forem as razões para tal… a bola, demasiadas vezes ou é transportada pelos corredores ( na segunda feira quase só pela esquerda ) ou em jogo directo. Se não têm a bola, não há construção pelo meio nem de aí vejo fluidez. E não têm a bola ( também ) porque não a procuram ( baixando ). E muito menos para atacar o espaço ofensivo, como referes.

Eu quando falo do trabalho sem bola, não estou a falar em correr muito ou em ser uma "carraça". Falo em pressionar bem, nos momentos certos, e a focar-se mais no espaço que no adversário quando desejável.

E, acima de tudo, algo que não vejo o Schaars fazer, uma procura intensa, quando não tem a bola, de a ir receber. Ele só dará 1/2 toques e depois voltará a passar, mas tocar-lhe-á muitas mais vezes que o SS (que até fica com ela mais tempo).

Presumo que tal como eu, vejas os nossos jogos com avidez, obsessiva e nada nos consegue desviar a atenção do que se passa dentro de campo. Eu tenho problema de não ver o Sporting mais que 4 ou 5 jogos ao vivo por ano, nem sempre ajuda para que a percepção seja a melhor. Mas é curioso como vemos as coisas ( algumas ) de forma quase inversa… :mrgreen:… o que mais gosto de Schaars é precisamente a forma como não pára e se posiciona para que nenhum colega esteja desprotegido e sem linhas de passe. É nisto que o considero acima da média, tem uma percepção de jogo colectivo tremenda.

E ofensivamente, acho que o rendimento do Schaars tem sido, ele sim, os tais fogachos. Os golos. Duvido que venha a marcar muitos mais, porque não está nas suas características.

Cá estarei para te lembrar disto… :mrgreen:

Marcou alguns, o Elias tem pecado na finalização, mas é um jogador que procura aparecer mais na área, romper mais, procurar mais o espaço ofensivo. E creio que mais tarde poderemos observar melhor esta tendência recorrendo a dados que o sustentem.

Sim, ao contrário do que tenho lido, é um jogador com percepção de baliza e os problemas que temos visto na finalização parecem-me conjunturais. O seu histórico revela um jogador com valências neste aspecto.

Eu concordo com o Lion73, apesar de ta forma com que nos temos apresentado tenho visto no Schaars uma maior preocupação em estar sempre em jogo, procurando dar linhas aos colegas e fazendo as compensações sempre que são exigidas. O que não espero que ele faça é aquilo que pensei que Elias nos trouxesse, capacidade de progressão com bola.

O problema é que realmente nenhum nesta altura o faz, o que nos coloca muitas vezes em dificuldades perante equipas com o bloco baixo.