O problema do nosso meio campo chama-se Rinaudo…não há volta a dar…Elias e Schaars…estão a sofrer com isso…porque com Rinuado em campo tudo é mais fácil para estes dois…
Miguel160:
O problema do nosso meio campo chama-se Rinaudo...não há volta a dar...Elias e Schaars...estão a sofrer com isso...porque com Rinuado em campo tudo é mais fácil para estes dois...
Discordo. Ou melhor, não acho que seja O problema… é um dos problemas, na minha opinião e já o digo e disse na série de vitórias que tivemos, em que tendencialmente se defendia que o 11 ( ou melhor, o meio campo ) que na altura era intocável, independentemente do adversário e do momento. E na altura havia Rinaudo. O Zambrot faz referência a jogos contra equipas de bloco baixo e para mim na altura já eram evidentes as dificuldades do tridente Rinaudo, Elias e Schaars no transporte de bola e na incapacidade de a manter e criar desequilíbrios com pouco espaço e perto da área contrária. Escrevi-o aqui várias vezes e sempre me responderam que em equipa que ganha não se mexe, ou que quando se ganha, é porque as coisas estão bem. Ou então que a minha opinião era como era, porque queria incluir Matias Fernandez no 11, a qualquer custo. Não era e não é verdade. O que entendo, é que além da falta de alguém mais capaz na posição 6, nos momentos de construção, é necessário, em determinados jogos, ter alguém que faça aquilo que o chileno faz, seja ele ou outro ( a questão é que no actual plantel, não temos outro … :mrgreen: )… alguém que verticalize o jogo, com bola, que crie momentos de definição e que alimente os avançados. É opinião generalizada que o Izmailov pode fazer isso… eu não vou por aqui. Não acho que o faça. Ou melhor, pelo passado, já longo de Izmailov no Sporting, o seu tempo de utilização no meio, não serve para concluir acerca da sua capacidade de o fazer… pode-se ter essa crença e esse feeling, mas nada mais e é essa a minha opinião.
Obviamente… sem o Rinaudo, Schaars e Elias são obrigados a recuar demais, deixando de estar na zona onde podem e devem ser mais influentes tanto a atacar como a defender, portanto perdemos 3 jogadores de uma táctica que começava a assentar e a apresentar bons resultados.
A pressão alta que faziamos antes da lesão do Rinaudo e que era um dos pilares das nossas boas exibições simplesmente desapareceu… todos aqueles golos madrugadores não surgiram por sorte nem por acaso, foram originados nesta pressão constantes que o Sporting colocava sobre os adversarios.
Foi um erro TREMENDO da direcção e da equipa técnica não se ter encontrado um substituto para o Rinaudo agora em Janeiro, esta sim era a contratação mais prioritária de todas, os resultados e exibições mais recentes só provam isso mesmo e não tenho qualquer dúvida que se não chegar mesmo ninguém em breve, a machadada final nas aspirações para esta época está dada.
o substituto de Rinaudo está no plantel e chama-se Schaars (o Elias aparece melhor nas zonas de finalização… ainda que finalizar não seja o seu forte).
o meu meio-campo, nesta altura, passaria por Shaars a “6” e à sua frente Elias e Matías/Izmailov.
O Elias tem de apostar na melhoria da finalização. Não há dúvidas que aprece bem na área contrária, mas já por diversas vezes revelou falta de eficácia.
Bastava o Joao Mario ter uns anitos a mais…Ou entao apostar definitivamente em Elias, que muitos bons jogos fez no corinthias, e penso que renderá bastante, pois tem caracterisitcas para tal: agressividade na procura da bola, velocidade, bom primeiro passe.
Tb concoordo que falta rasgo de génio ao meio campo…e Matias poderia ser a solução…mas depois perdemos intensidade…mas não é só o Schaars ou Elias que perdem capacidade com a ausência do Fito…tb as alas perdem…porque na hora de recuperar…seja no meio, na esquerda ou na direita…estava lá o Fito…dai algumas dificuldades da equipa em ser mais intensa…
Obviamente que com um 10 mais clássico…aquele jogador de rasgos e de desiquilibrios…o nosso meio campo podia ser mais forte…mas mesmo assim…terias de ter na mesma Fito em campo…assim como Elias e Schaars…a solução podia passar por ter só um ala puro e ter alguem encostado á esquerda ou á direita para vir mais para dentro…
Havia o caso nas galinhas…com o Di Maria na esquerda e Ramires na direita…sendo um falso ala…podia resultar na nossa equipa…com Capel na esquerda e Elias na direita (como ele fazia no Corinthians)…e nunca o Mati (ele escostado fica mais perdido)…há soluções na equipa…incluindo o Izma seja na direita, no meio, na esquerda (o ruso joga bem em todo o lado)…mas haverá sempre um ponto sem muita discussão…o Fito tem de estar na equipa…porque não há ninguem que equilibre tanto a equipa como ele…
Concordo…no plantel a melhor solução a 6 será o Schaars (se bem que o Elias tb poderá desempenhar bem o papel…tem condições para isso)…
Eu jogaria com Schaars/Elias/Mati…Capel na esquerda…Izma na direita…
A solução pode tb passar por um duplo pivot defensivo (Elias/Schaars…numa teoria de 2 box to box) com o Mati a sua frente…ou seja dois 6 e um 10…em vez do normal 6, 8 e 10…
prefiro o Schaars a “6” pela sua boa leitura táctica (jogador extremamente inteligente), enorme capacidade de pressão e facilidade de passe (tanto curto como longo).
o Elias parece-me mais molengas e mais propenso a desconcentrações.
Ao Schaars falta-lhe alguma velocidade e aquele pontinha de ‘animal’ que mete os adversários em respeito naquela zona para ser um bom trinco.
Seria a típica adaptação de um 8 a 6, que muito raramente dá resultados satisfatórios… desenrasca durante um ou dois jogos mais fáceis, mas nunca é a mesma coisa.
Para mim, um bom trinco tem que ser excelente a defender em primeiro lugar… ocupar bem o espaço, ser duro, ter pulmão e velocidade, ser ‘carraça’, saber quando e como dobrar laterais e centrais, ser focado e de preferência feio, para meter mesmo medo.
Tudo o resto se vier por acréscimo tudo bem, mas são estas as características fundamentais e insubstituíveis… vide Vidigal, por exemplo.
concordo contigo e sou daqueles que acha a contratação dum “6” desses prioritária, há anos e anos.
no actual plantel, e para mim, Schaars seria o indicado, para substituir Rinaudo, pelas características que já lhe apontei antes.
não o acho lento para aquela posição e é uma verdadeira carraça na pressão alta. além disso tem um pulmão quase tão grande como o do Rinaudo. faz sempre os 90mn em alta rotação. cansa de o ver jogar.
Pressão alta não é a mesma coisa que fazer pressão ali naquela zona do campo… uma ajuda mas não é obrigatória, a outra é fundamental, portanto a mentalidade para cumprir uma função e a outra é completamente diferente.
Resumindo, na minha opinião não existe ninguém no plantel que dê garantias mínimas a jogar naquela posição e isso vai tirar-nos todas as hipóteses de ainda sonharmos com o título este ano.
Por outro lado, talvez assim se garanta a continuidade do Rinaudo para o ano que vem, o que será excelente tendo em conta que a equipa já estará mais entrosada… porque se ele tem continuado a fazer as exibições que fez, não seria fácil segurá-lo aqui no final da época!
sim eu sei, mas aqui o processo até tem sido o oposto. na holanda jogava mais recuado e tem estado em processo de aprendizagem (já assumido pelo mesmo) à posição “8” mais avançada onde tem jogado.
ou seja, não me parece que lhe fosse muito complicado voltar a colocar o chip para assumir a “6” enquanto o Rinaudo não regressa.
Tb concoordo que falta rasgo de génio ao meio campo…e Matias poderia ser a solução…mas depois perdemos intensidade…mas não é só o Schaars ou Elias que perdem capacidade com a ausência do Fito…tb as alas perdem…porque na hora de recuperar…seja no meio, na esquerda ou na direita…estava lá o Fito…dai algumas dificuldades da equipa em ser mais intensa…
Entendo que temos mais problemas com bola do que sem ela. A capacidade de circulação e posse da mesma, em zonas mais adiantadas e de alimentação do ataque, é para mim visível desde o início da época e em todos os jogos que fizemos, com excepção do jogo com o Setúbal e por, em grande parte, termos marcado 3 golos nos primeiros 15 minutos e contra uma equipa lenta e que se estendeu no terreno.
Acho extremamente redutor falar-se continuamente de Rinaudo como a causa de problemas que entendo serem bem mais amplos e já existentes quando este estava disponível. É claro que faz muita falta, até porque não há substituto e por se tratar de um enorme jogador… mas a sua ausência agravou o mal que já havia em termos de ( na primeira fase ) construção de jogo e teve um impacto negativo sobre a capacidade de pressão defensiva da equipa. Mas não é a causa de todos os males.
Obviamente que com um 10 mais clássico...aquele jogador de rasgos e de desiquilibrios...o nosso meio campo podia ser mais forte...mas mesmo assim...terias de ter na mesma Fito em campo...assim como Elias e Schaars...a solução podia passar por ter só um ala puro e ter alguem encostado á esquerda ou á direita para vir mais para dentro...
É isto que não entendo. Mas porque razão hei-de ter SEMPRE Rinaudo, Elias e Schaars? Para mim, Elias e Schaars são pouco complementares ou não o são o suficiente em jogos em que tenhamos menos espaço. A incapacidade de assumir o jogo que muitas vezes denotam Elias e Schaars, de o transportar e de criar soluções ofensivas é porque não têm Rinaudo? Fosse assim tão simples.
É verdade que com Jeffren e Izmailov temos outro tipo de soluções e versatilidade para as alas, que podem disfarçar aquilo que o meio não consegue fazer, mas há, houve e haverá muitas situação de jogo em que é necessário que o meio tenha outra capacidade ofensiva que para já, está muito longe de provar ter, quando se joga com um 6 e dois 8.
Havia o caso nas galinhas...com o Di Maria na esquerda e Ramires na direita...sendo um falso ala...podia resultar na nossa equipa...com Capel na esquerda e Elias na direita (como ele fazia no Corinthians)...e nunca o Mati (ele escostado fica mais perdido)...há soluções na equipa...incluindo o Izma seja na direita, no meio, na esquerda (o ruso joga bem em todo o lado)...mas haverá sempre um ponto sem muita discussão...o Fito tem de estar na equipa...porque não há ninguem que equilibre tanto a equipa como ele...
Mas tb posso estar a ver mal o problema…
As galinhas tinham Aimar à frente de Di maria e Ramires. E não discuto a importância de Rinaudo, repudio é o “TEM que estar na equipa”, seja com este ou qualquer outro jogador, apesar do sentido do meu comentário nem ter a ver com o argentino, mas com as 2 posições à frente dele.
O problema é que as duas posições à frente dele têm e muito a ver com ele, portanto tendo em conta o actual plantel, Rinaudo TEM mesmo que estar na equipa.
Até há um exemplo bem recente: orcs na Madeira sem Javi e com Javi.