Continuo sem saber, como comprovar a minha assinatura, estando a morar no estrangeiro.
Nao ha qualquer referencia a simple emigrados.
Posso utilizar os servicos de um notario ingles - um registrar? E a declaracao, pode ser em ingles?
É que se tiver de ser em portugues, vou ter de gastar uma pipa de massa numa traduçao oficial (da declaracao), para o notario aqui aceitar reconhecer a minha assinatura.
Por favor, alguem que de ai uma ajuda! Como é que votaram a partir do R.U.? Certamente que ha socios que votaram no passado, que estarao na mesma situaçao que eu.
Infelizmente não te posso ajudar, porque das duas vezes que fui chamado a votar para as eleições no SCP - 2011 e 2013 - sendo residente no UK, voei e fui votar presencialmente. Não faço ideia de como funciona o processo, sorry!
Penso eu que poderá ser na língua do país, lembro me de ler qualquer coisa no tópico das eleições de 2013. Mas não tenho a certeza. Tenta ver… Senão entra em contacto com o clube, por e-mail… :great:
Telefonei ontem para a linha de apoio e o que me disseram foi isto:
Endereçar carta ao Presidente da mesa da AG, referindo os dados relativos ao nº de sócio e CC e pedir o voto por correspondência.
A morada que me deram foi a do estádio:
Rua Prof. Fernando Fonseca
Ap. 4120
1501-806 Lisboa
O voto deverá então ser enviado para a nossa morada que está registada no Sporting.
Vou ter de votar por correspondencia porque nesse fim de semana vou estar fora de Lisboa. Só que ter de pagar 20€ para reconhecerem a assinatura não é nada convidativo… mas por outro lado se eventualmente o pmr ganhasse por 1 voto ia sentir-me culpado para o resto da vida :mrgreen:
[member=22460]Cisito , encontrei estes esclarecimentos da MAG relativos a 2013. Penso que esclarece as tuas dúvidas:
" Estou no estrangeiro - O consulado é considerado um oficial de registo com o poder de reconhecer uma assinatura?
Sim, é.
Se o advogado for estrangeiro, o reconhecimento tem de ser obrigatoriamente em português?
É escrito na língua do autor do reconhecimento, seja ele advogado, notário ou outro. Não é necessária tradução se o reconhecimento estiver em inglês, francês, castelhano ou italiano."
Parece que ainda nao será desta que teremos voto electrónico aqui no Norte. Será que não temos socios no norte que justifiquem? pelo menos num nucleo, poderia muito bem ser no Solar do Norte…
Melhor método era Com codigo único entravam no site e faziam a votaçao, os sócios que eram longe de lisboa e no estrangeiro… Esse código só seria valido por 1 unica vez. Quem tentasse voltar a votar, não conseguia…
Acho que os lamp já utilizam um esquema parecido a este nas " eleições" deles…
:arrow:
E sim, no benfica o sistema de votos deles é como referiste. O meu patrão vota, e não foi agora nessas eleições que este sistema está em vigor, já nas ultimas tenho quase a certeza que foi assim.
Nas ultimas eleições havia voto electrónico, no computador, mas depois imprimia o voto em papel que era metido em urna.
Penso, portanto, que havia um duplo registo dos votos, electrónico e em papel na urna. Acho que é impossível de martelar.
Os votos eletrónicos têm de bater certo com os da urna. Caso haja discrepâncias, prevalecem os votos em urna! Vai com certeza haver delegados a fiscalizar… Dificilmente haverá problemas…
PS: o prazo para regularização de quotas, para poder votar, termina amanhã dia 13!
correcto.
E haviam delegados de várias listas.
Era feito o voto electronico. saía um ticket que o sócio verificava se estava correcto e que depois colocava na urna.
urna essa que no fim era selada e colocada numa sala junto ao Hall central.