Abro este tópico com o objectivo de que se faça o pleno esclarecimento dos moldes em que funcionará o FUNDO proposto pelo BdC, e a sua comparação com outros fundos que eventualmente venham a ser propostos e detalhados por outros candidatos.
Os tópicos das candidaturas não são o ambiente ideal para esta discussão, que desse modo ficaria dispersa em vários tópicos, cujas discussões resvalam invariavelmente para conversa de treinadores, jogadores e comportamentos ‘claquistas’.
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A - DESCRIÇÃO DO FUNDO
A primeira notícia que descrevia o fundo prestava-se a múltiplas interpretações, sendo que ainda hoje alguns órgãos de comunicação social e opinadores se baseiam nesta versão:
Bruno Carvalho, um dos cinco candidatos às eleições do Sporting, já apresentou, num hotel de Moscovo, na Rússia, os três investidores internacionais que o acompanham - caso se torne o próximo presidente do clube leonino - na criação de um fundo de 50 milhões de euros.Durante a apresentação, Bruno Carvalho explicou, de forma resumida, como funcionará o fundo em causa, que irá chamar-se “Sporting Champions”.
“Conforme prometi, aqui estou sentado ao lado dos investidores para apresentar o denominado fundo ‘Sporting Champions’. Em traços gerais, o fundo será 60% de investimento direto do Sporting e 40% dos investidores. Trata-se de uma aplicação de 50 milhões de euros, onde os jogadores terão de estar no mínimo 2 anos no plantel. Um dos pontos importantes é que o clube poderá ter direito de opção sobre a venda de jogadores. Já a decisão sobre a compra de novos futebolistas será sempre do Sporting. E a opção de recomprar ao fundo o passe total do jogador também será do Sporting”, disse.
Durante a apresentação, Bruno Carvalho explicou ainda que o fundo será constituído em Portugal: “Este fundo será feito em Portugal. E será utilizado para o reforço do plantel já na próxima época, como já tinha dito várias vezes.”
Noticia by Record
A candidatura posteriormente publicou um comunicado com uma descrição mais rigorosa:
"No seguimento da estratégia e timetable definidos para a evolução dos trabalhos por Bruno de Carvalho, desde o anúncio da candidatura à presidência do Sporting, vimos agora, e após anúncio dos investidores, realizada segunda-feira, numa unidade hoteleira de Moscovo, comunicar e explicar os contornos do Fundo 'Sporting Champions'.I. Formato legal: Fundo de Investimento Mobiliário Fechado;
II. Objectivo: Reforço do plantel do SCP e gerar mais valias quando os jogadores se transferirem para outro clube;
III. Nome: Sporting Champions;
IV. Montante: 50 milhões de euros;
V. Activos: jogadores do Sporting CP;
VI. Mais valias: 60% Sporting (para compensar o suporte dos salários feito pelo clube) e 40% investidores;
VII. Quem decide as contratações: O Sporting. O fundo, depois, vê se aceita o jogador ou não;
VIII. Condições: os jogadores tem de ficar no Sporting no mínimo duas épocas e o Sporting tem sempre o direito de opção de compra do jogador ao fundo se assim o entender importante para o clube;
IX. Sediação do fundo: Portugal.
Modelo de negócio pretendido para o Sporting:
A ideia última por detrás deste fundo consubstancia-se na possibilidade que o Sporting passará a ter de incorporar jogadores de topo no seu plantel, sem ter a necessidade de fazer o esforço financeiro no momento do investimento, sendo o mesmo suportado pelos investidores.
Assim, o risco do investimento será suportado pelos investidores e as mais valias repartidas percentualmente conforme acordado (Sporting 60% - Investidores 40%).
O que se pretende é atrair ao Sporting a possibilidade de valorizar a sua equipa, ser mais competitivo e voltar a ser um agregador de paixões e multidões, como sempre o foi ao longo da sua história centenária.
O aumento da competitividade, a luta pelos títulos, os melhores espectáculos que se poderão oferecer, trarão consigo o potencial de negociação de melhores condições com patrocinadores, vendas de direitos televisivos, renegociação de condições com credores, entre outros acordos, sempre em benefício do Sporting.
Assim, o Fundo ‘Sporting Champions’ tem como fim último o facto de ser uma das bases primordiais para implementar a estratégia que Bruno de Carvalho desenhou para o Sporting.
Estratégia essa que se baseia em torno da mobilização e agregação dos sócios, que levem ao aumento da fidelização dos sócios, simpatizantes e adeptos, potenciando o aumento das quotizações e captação de novos sócios, ao incremento da venda de ‘gameboxes’ e bilhetes, numa politica de Estádio cheio, e à potenciação do aumento das vendas de merchadising do clube.
Em fim pretende-se devolver o sonho, o espírito Sporting de ‘Esforço, Dedicação, Devoção e Glória’, e voltar ao rumo de conquistas e das vitórias que o clube sempre habituou os seus seguidores"