Muito se tem falado da importância da banca neste processo eleitoral do Sporting, da necessidade de o novo presidente leonino ser bem aceite pelos responsáveis bancários, nomeadamente ligados ao BCP e ao BES, instituições que estão na base do processo de reestruturação financeira sportinguista. [b]Segundo apurámos, Rogério Alves já recebeu palavras de agrado dos responsáveis bancários[/b].
A BOLA sabe que o presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD é neste momento o fulcro de grandes movimentações que visam as eleições de 26 de Março e a forma como a banca apadrinha o seu empenhamento é um factor que contribuirá no seu envolvimento numa solução.
Rogério Alves terá, entretanto, resolvido os obstáculos que se erigiram nas últimas semanas no caminho para assumir outro tipo de responsabilidades, sabendo A BOLA que o ex-bastonário da Ordem dos Advogados será muito provavelmente parte da solução, faltando definir na sua cabeça as circunstâncias e condições em que isto sucederá.
Nunca seria uma candidatura contra e explico porquê:
o SS a surgir parece surgir na filosofia de um CF independente. Um conselho fiscal independente não é contra ou a favor de ninguém. É isso mesmo que promete: um conselho fiscal. E independente.
PPC deu a cara quando mais ninguém o quis dar pelo programa SS. Continua (pelo que sei) a acreditar nas mesmas coisas que fizeram parte do programa final SS, que também incluiu os seus pontos de vista. Caso o SS surja com um candidato específico ao CD quanto muito teriamos uma duplicação de principios, nunca um “contra”.
Mas percebo a lógica do “contra”. Faz parte da nossa dlialética e filosofia nos últimos anos. Andamos todos uns contra os outros, e se não é parece. É pena, mas é compreensível dado o contexto.
Comentando finalmente no tópico devido a candidatura RA.
Sobre RA
Na minha opinião é claramente uma candidatura da continuidade. Porquê?
Porque apoiou todas as medidas estruturais que separavam a continuidade da oposição.
Posição perante a SAD: o SCP dificilmente conseguirá recuperar a maioria do capital depois da reestruturação efectuada
Posição perante património, estádio, academia
Posição perante os bancos
Posição perante os sócios: os mandatos de FSF e JEB foram os que mais atentaram contra os direitos dos sócios. A gestão teve sempre em conta preferencialmente a posição dos accionistas que dos sócios.
Em todo o processo não foi um espectador de bancada mas sim um interveniente importante. Com FSF PMAG da SAD e Clube e com JEB apenas da SAD (o que reforça o ponto 4).
Acredito que será um forte candidato à vitória se for a votos. A minha dúvida e, penso que a de RA, é saber se contará com o apoio de BES e BCP. Mesmo que estes não o vejam com desconfiança, se surgir algum candidato mais bem posicionado o tapete será retirado. Sei que neste momento movimentações fortes junto da banca (especialmente do BES) estão a ser feitas por pessoas muito influentes.
O grande mistério: saber o que este homem pensa. Tirando a sua concordância com as medidas de gestão dos dois últimos mandatos, continuo sem saber quais são as suas ideias.
Sobre PPC
A sua presença com vice de RA está dada como certa. Ao contrário de muitos foristas qua acompanharam de perto as últimas eleições, este facto não me surpreende. Porquê?
Fiquei desde cedo com a sensação de pouco compromisso com as ideias do programa SS. Não que PPC não acreditasse nelas, mas surgiu como a figura que deu a cara por algo que estava construído. Ou seja, adaptou-se a uma realidade existente. No entanto, é muito difícil entender tamanha mudança de posição pela divergência de programas que RA e PPC apoiaram há 18 meses.
Acredito que a descida a vice (tendo em conta o lugar de cabeça de lista das últimas eleições), será uma promoção. Numa candidatura com RA, a avançar se a banca não retirar o apoio, poderá aspirar a ganhar.
Será muito útil a RA ter uma presença «securitária» na tentativa de controlar algumas franjas de adeptos, nomeadamente as claques. Considero que este é um grande trunfo que exibe muito bem. A última AG foi prova disso mesmo. No entanto penso que só isso não abona muito a seu favor. Um vice deveria ter algo mais a transmitir aos adeptos. Terá PPC?
Resumindo:
candidatura de continuidade.
até agora sem nenhuma ideia e programa, forma de financiamento e gestão do futebol (para mim o grande tema a ser discutido de agora em diante); aguardemos.
esta candidatura tem uma grande probabilidade de vencer, se, repito se, a banca não retirar todo o apoio a RA
Lisboa, 29 jan (Lusa) -- O presidente da Assembleia Geral da SAD de futebol do Sporting, Rogério Alves, continuou hoje a admitir "todos os cenários" sobre a eventual candidatura a líder dos "leões", após reunião com o empresário José Braz da Silva.
Segundo confirmou fonte próxima do advogado à Agência Lusa, a vida profissional de Rogério Alves é o “único constrangimento, mas é grande”, adiantando que “não saiu uma conclusão” do encontro com o líder do grupo Finertec, com capitais e negócios angolanos.
A mesma fonte acrescentou que o dirigente sportinguista se limitou a “aceitar um convite para uma conversa sobre o Sporting, na mesma medida que tem aceite outros com pessoas que entende que podem ter algum contributo para o clube”.
Caro Rui,
Se RA tem os apoios prévios de FSF e JEB (independentemente dos novos desenvolvimentos que ligam RA a Braz da Silva), ainda te restam dúvidas sobre a «continuidade» da candidatura?
Sobre PPC apenas tracei cenários com base nas notícias não desmentidas. Aqui estou como tu, espero para ver.
[b]Rogério Alves a um passo de entrar na corrida[/b]
Rogério Alves está a um pequeno passo de assumir a candidatura à presidência do Sporting. Continuando a sentir “uma grande expectativa” em torno do seu nome e sabendo reunir o apoio de diversas sensibilidades do universo sportinguista, o ex-bastonário da Ordem dos Advogados entende que tem perfil para fazer parte da solução do problema do clube, mas, para avançar e montar um projecto reformista, com bases sólidas para devolver o futebol leonino ao trilho do sucesso, ainda lhe falta resolver uma questão: compatibilizar a sua actividade profissional com as exigências inerentes ao exercício do cargo de presidente dos leões.
Mergulhado em dificuldades que condicionam o potencial da equipa de futebol, o Sporting, pelo segundo ano consecutivo, volta a falhar redondamente na luta do título, sendo facilmente superado pelos históricos competidores FC Porto e Benfica. E transformar radicalmente a relação de forças no panorama nacional é um dos objectivos a que Rogério Alves se proporá, desde que, como acredita, consiga criar condições para conciliar os interesses profissionais e a presidência do clube.
Também incentivado pelo demissionário José Eduardo Bettencourt a formular uma candidatura para lhe suceder na liderança do Sporting - conforme O JOGO noticiou na semana passada -, Rogério Alves já teve entretanto conhecimento de que o seu nome foi alvo de “total ratificação” por parte do consórcio bancário (BES-BCP) que suporta financeiramente a gestão do clube.
Perfilado de momento como pré-candidato à presidência, o actual líder da Mesa da Assembleia Geral da SAD leonina tenciona definir o seu posicionamento na corrida eleitoral no máximo até meados de Fevereiro.
Haverá dúvidas sobre quem é o candidato da continuidade?
Pedro, estes frases chavão são completamente dispensáveis. És uma pessoa inteligente, não precisas disto.
Mas, podemos reformular para ficar mais bonito.
Resta saber se o Ser Sporting vai a eleições e teremos PPC a concorrer a “favor” (votando no entanto numa cruz distinta no boletim de voto) no Ser Sporting… Será curioso e bizarro…
Fica a ressalva, que apesar de haver linhas orientadores opostas, mentalidades distintas, competências distintas, honestidades distintas, linhas de continuidade e linhas de ruptura, de haver listas OPOSTAS, todos querem o melhor do Sporting.
Infelizmente que tem lá andando não tem conseguido o melhor do Sporting, apenas com uma auditoria e análise aos respectivos actos de gestão iremos saber se a má gestão esteve ferida de dolo ou de negligência.
Estarás com certeza mais bem informado do que eu, mas não é isso que parece, a avaliar pelo que se tem escrito sobre esta possível candidatura.
Ainda sem ter muitas referências sobre os diversos candidatos, a hipótese Rogério Alves integrando Paulo Cristóvão e alguns nomes do que foi em tempos a candidatura Ser Sporting seria, na minha opinião, uma boa alternativa.
Seria, a meu ver, dotar um plano estratégico que acredito ser o melhor para o Sporting com um rosto forte.
E melhor ainda seria integrarem outras pessoas com opiniões divergentes. Isso é salutar e possibilita a discussão de ideais e rumos a seguir.
Caro amigo, diria que essas são, neste momento, as menores das nossas preocupações, julgo eu.
Há tanto para fazer para endireitar o Sporting… Deveria ser aí que se devia resumir os esforços de quem for para a Presidência do Sporting. E já é uma enorme dor de cabeça.
Andar atrás do prejuízo e andar a procurar responsáveis vai fazer-nos perder ainda mais tempo, acho eu…
Precisamos de um presidente que seja claro, firme e directo. Sempre. Sem meias palavras, sem promessas que depois não cumpre. Tem de dizer o que pensa do actual estado do Sporting e o que irá fazer para alterar o rumo dos acontecimentos. Rogério Alves parece-me tudo menos uma pessoa clara, firme e directa…
Outro que mudou o nome para ver se o desligam dos últimos 15 anos? Já faz lembrar o Castro/Nobre(riscar o que não interessa) Guedes.
Na prática, começo a pensar que o Sporting vai ter uma candidatura da continuidade baseada num “apoio podre” de uns quantos Presidentes - wannabe, que acenou com € 100M (e os sócios começam a esquecer-se!) e que, se ganhar, estaremos nisto outra vez em 2012 por causa das facadinhas do costume.