[Eleições SCP 2011] Novo Sócio - Condições

Boa tarde a todos.

Antes de mais, peço desculpa se o tópico não está no lugar correcto, mas pareceu-me ser o mais indicado.

Tinha prometido a mim mesmo que caso o Bruno tivesse vencido as eleições, completava o espaço verde que me preenche e metia-me a sócio. Posto isto, decidi repensar a minha posição e vou tornar-me sócio na mesma por uma razão muito simples: Tirar aquela corja toda do poleiro!! Só assim é possível, só em eleições com povo cada vez mais novo… E isto sem qualquer manobra.

Uma vez que vivo em Braga, sou obrigatoriamente forçado a ser sócio correspondente e como sabemos, esses sócios não têm poder de voto. A minha questão é muito simples, há alguma hipótese de ser sócio normal, pagar a cota mensalmente(creio que são 12€) e poder votar sempre que houver eleição? A única maneira que pensei ser possível era dar uma morada de Lisboa, mas não conheço ninguém que esteja lá a morar(até porque preciso da morada de Braga para qualquer encomenda ou carta que receba obviamente)

PS. Sei que isto é possível de alguma forma, pois um amigo do meu pai com direito a 25 votos foi a Lisboa votar.

Obrigado desde já.

Força Sporting!

Estás redondamente enganado! :wink:

Tu não tens que ser sócio correspondente, longe disso! Quem vive em Lisboa ou num raio de 50km em relação à capital é que tem forçosamente que ser efectivo, tu podes escolher.

Quando fiz 18 anos, mandaram-me logo um cartão de sócio efectivo, e eu vivo em Braga como tu. Depois é que pedi para alterarem esse estatuto para correspondente, porque para já não me compensa minimamente ser efectivo e nunca poderia ter votado nestas eleições porque só teria 2 meses de sócio efectivo nessa altura.

Espero ter-te esclarecido, é uma questão simples de resolver.

Qualquer pessoa pode ser sócio normal, independentemente do lugar onde vive, ser sócio correspondente é uma alternativa não uma obrigação.

A tua situação é em tudo idêntica à minha há menos de um ano atrás. Na altura voltei com a palavra atrás, tinha dito que não me inscrevia como sócio caso o JEB fosse eleito, e acabei por me inscrever como sócio efectivo. Não há nada que te impeça de fazer o mesmo.

Há que esperar pelos novos estatutos. GL, BdC e PB (apenas estes) disseram que iriam dar poder de voto aos correspondentes.
Ainda com estes estatutos, mesmo que sejas correspondente podes a qualquer momento pedir para passar para efectivo e manter a antiguidade. E o facto de seres de Braga nada tem a ver com isto.

p.s a vontade que me deu foi deixar de ser sócio, mas não o vou fazer.
O que sei é que toda esta onda verde se deveu unicamente a BdC e ele iria fazer com que muita gente se fosse associar. Foi pena.

Tinha a certeza que li em qualquer lado essa mesma informação, grande barracada então. Vou ver se trato disso o quanto antes, penso que apenas tenho de comprar o pack de sócio:
http://www.sporting.pt/Loja/ProductDetail.asp?item=0546&mark=02

Ainda assim, sabem-me dizer quanto tempo tenho de ser sócio efectivo para poder estar apto a participar num acto eleitoral?

Leão das Sortes, acho que começar por ser sócio correspondente não me trazia vantagens nenhumas a esse nível, porque mesmo que depois possa passar para efectivo, não vou poder ir votar uma vez que não teria tempo suficiente de sócio efectivo.

Em primeiro, quero agradecer ao sportingman por ter feito a pergunta. Também tinha algumas duvidas sobre isto, mas eu vivo nos E.U.A., e agora já estou mais informado graças a voçês!

Em segundo, o obrigado a todos, claro, por terem respondido e clarificado as duvidas ao sportingman, e a mim próprio!

Também andava com a ideia de me tornar sócio caso o BdC tivesse ganho. A ideia de um presidente “jovem” agradava-me imenso, mas agora não sei… Como não estou muito a par das coisas por causa de viver no outro lado do mundo, não sei todos os detalhes de cada lista, mas por alguma razão identificava-me muito com ele!

O meu coração quer uma coisa, e a cabeça quer outra…

Um ano. :wink:

Quem é sócio-correspondente e passa a sócio-efectivo perde os anos como sócio-correspondente?
Exemplo: sócio-correspondente há 10 anos e quer passar a efectivo. Tem direito aos votos como se fosse sócio-efectivo há 10 anos?

Pois é essa a minha dúvida, pois se assim for, claramente nem se coloca a hipótese de sócio correspondente e passo logo a comprar o efectivo. Alguém sabe e pode confirmar?

Depois de comprar o pack de sócio(vou comprar 2 packs aqui para Braga), onde é que preenchemos a folha de sócio? Através do site? Antes ou depois da compra do pack? E as fotografias fazem-se upload para lá?

Entretanto obrigado pelas respostas que me vão dando. :wink:

Estou na mesma situação - devo-me fazer sócio em breve mas apenas para lutar contra este status quo!

Pergunta: podemos nos fazer sócio e pagar apenas um mês, ficar logo em atraso até que seja necessário novas eleições (sei que apenas um ano de efectividade me dá direito a voto), isto tudo para não andar a sustentar chulos.

SL

Tem.

Não vale a pena esperar por estatutos! Neste clima ninguém conseguirá aprovar estatutos, que requerem votações de 75%.

É importante que, na medida das possibilidades económicas de cada um, se façam sócios o quanto antes. Só dessa forma poderão influenciar os destinos do clube! A antiguidade dos sócios correspondentes é mantida, existindo apenas a restrição do ano de sócio efectivo para poder votar.

Deve ser grande a frustração, principalmente para quem vive fora de Lisboa e não pode usufruir de alguns dos benefícios de sócio, querer contribuir para uma eleição e não poder.

É preciso dar o passo de se fazerem sócios, e ter a paciência de esperar pela oportunidade para exercer os direitos, que não é logo no dia seguinte a entrarem como sócios, mas nas AGs e eleições.

Ok. Espero que nas novas eleições o clube não esteja esvaziado de quem lhe quer bem… já fiz o pagamento do pack.

Eu vou esperar mais uns dias por novidades de Bruno de Carvalho e se haverá impugnação ou não. Em caso de não haver impugnação e se mantiver GL no poder, vou deixar de ser sócio efectivo e passo a sócio correspondente, e se não me deixarem visto viver a menos de 50 kilometros do estádio deixo mesmo de ser sócio e continuo a ajudar o núcleo de Sesimbra com as suas iniciativas e ir ver os jogos quando me apetecer sem grandes encargos financeiros.

Estou Farto disto!

Eu tornei-me sócio em Dezembro de 2010, algo que à muito vinha adiando, e finalmente decidi sê-lo para poder mais tarde votar, ter uma voz no nosso grande clube, estando farto do rumo que temos tomado. Mal recebi o meu cartão paguei logo um ano de cotas (estão pagas até Janeiro) e continuarei a pagá-las. Apenas me arrependo de não o ter feito mais cedo pois poderia ter ajudado o nosso Sporting a correr com a corja já nestas eleições e não imaginam como me sinto por não ter podido ajudar com o meu voto, mesmo que tivesse sido somente UM…

Como tal, peço a todos os que ponderam, não pensem mais! Se podem ser sócio (pagar as cotas), façam-no sem hesitar. Por muitos terem desistido, ou não o serem, estamos como estamos. Os mais velhos, os adeptos da continuidade (e não comentar agora sobre a fraude que aconteceu), é que mandam nisto. Todos unidos fazemos a diferença!

SL

Então, para quem vive longe de Lisboa, a melhor opção passa por entrar como sócio correspondente e mais tarde, no mês da eleição, mudar para sócio efectivo sem perder nada?? Ou é entrar já como efectivo?

É que os sócios efectivos tem também as vantagens dos descontos no cartão e afins… Não sei se o correspondente também tem isso.

:great:

Segundo o que percebi, terás de ter sempre 12 meses de sócio-efectivo para poder votar.

No mês da eleição não! Quanto muito um ano antes…

Então pronto, está fora de questão sócio correspondente.

Vou comprar os packs de sócio e tornar-me efectivo. Como é que depois funciona? Como preencho a folha de adesão? Vem no pack e depois tenho de enviar por correio para Lisboa? Ou preencho no site quando fizer a compra do pack?