[Eleições SCP 2011] COMO deveria ser o próximo presidente do SCP?

Se a moderação considerar isto uma repetição de tópico, actue em conformidade e, naturalmente, aceite as minhas desculpas. No entanto, a ligeira alteração do título do tópico que proponho é muito mais que uma subtileza.

Lembram-se de algum presidente de um grande clube que, nos últimos 30 anos, tenha sido verdadeiramente consensual e querido pelos seus sócios? Em 16 presidentes, apenas 1 único, o inevitável Pinto da Costa. Ou 2, vá lá, se considerarem o Fernando Martins.

Assim, e ao contrário do que às vezes se quer fazer crer, ser Presidente do Sporting é tudo menos fácil. Muito menos, nesta altura.
Sportinguismo e boa vontade não bastam.

Ser-se contra isto, ou a favor daquilo, também não qualifica ninguém.

É preciso muito mais. Muito mais do que nomes, nesta altura, é talvez mais importante estabelecer um perfil
Lanço algumas características que, na minha opinião, poderiam servir melhor o Sporting.

CONDIÇÕES BÁSICAS

1 - Sportinguista. Que seja inequivocamente Sportinguista, ainda que não tenha qualquer história de participação em anteriores órgãos sociais do Clube ou ligações a esta ou aquela tendência.

2- Um gestor. Um homem que tenha no currículo um passado de boa gestão, COM RESULTADOS, à frente de uma empresa ou de outra qualquer instituição, de preferência numa escala parecida com a que iria encontrar no Sporting.

3 - Um negociante experiente. Alguém que tenha espírito para negociar em nome dos interesses do Sporting e que não tenha medo de o fazer de forma INSTRANSIGENTE e RADICAL. Que não receie ser antipático e menos educado, se a situação o exigir.

CONDIÇÕES PREFERENCIAIS

4 - Que perceba de futebol, não só na vertente técnica mas, sobretudo, que esteja a par de algumas das particularidades do mundo do futebol profissional. Dos bastidores do balneário aos bastidores da Liga, dos caprichos dos jogadores às manhas dos empresários.

5 - Que entenda o significado que as outras modalidades têm para a história e matriz do Sporting e que se empenhe em criar aí uma dinâmica de vitórias mobilizadora.

6 - Que tenha a imagem, carisma e postura junto dos adeptos e comunicação social. Por muito supérfluo que isto possa parecer, cada vez mais me convenço que pode ser determinante. Quer para uma eleição, quer para o exercício de um mandato.

NOTAS:

Muito provavelmente, esqueci um ou outro atributo importante. Venha de lá, então, o vosso contributo.

Se, como é provável, não se encontrar ninguém que corresponda a este perfil, então que se preencha as condições em falta através da integração na respectiva lista de elementos que possuam essas competências.

Uma coisa é certa, se não soubermos O QUE queremos, é muito mais difícil saber QUEM queremos.

Resta agora a parte mais difícil, ou seja, colocar nomes à frente de cada condição.

[mod]Por mim não vejo problema no tópico, e até me parece bem, mas chamo a atenção dos foristas para que respeitem aquele que é o objectivo a que o tópico se propõe e não o transformem em mais um em que se vão apenas lançando nomes, e em alguns casos sem discussão alguma à volta dos mesmos. Para isso já existe outro tópico.[/mod]

Concordo com o texto! Isto deve de ser discutido!

O Presidente não pode ser um qualquer porque se gosta ou não do discurso!

Acrescentaria também que tem de ser um Presidente participante, e actual, lembro-me (para variar) do Pinto da Costa, com as boquinhas dele, mas pelo menos, aquilo enche o FCPorto de uma grande maneira, e os deixa confiantes!
Tem de ser um Presidente que consiga cooperar de uma maneira “vistosa” com os adeptos, para que haja aquilo que se chama de: “Fervor Sportinguista!” Alguém com “nervo”, com Coração de Leão!

Nem mais :arrow:

Eis um tópico bem mais interessante do que o outro em que se fala de Rogérios, Cristóvãos e alianças malsãs entre ambos.

Para mim, os requisitos de um futuro Presidente do Sporting, neste ou noutro momento qualquer, são os seguintes:

1 - Sportinguismo

Tem que ser um fulano loucamente apaixonado pelo Clube e obcecado em vê-lo ganhar e crescer, alguém que o coloque acima de todo e qualquer interesse. No Sportinguismo inclui-se também o respeito escrupuloso pelo Sporting Clube de Portugal enquanto associação de pessoas e, nessa medida, o respeito individual por cada uma dessas pessoas e pelos anseios e opiniões legítimas de todas elas.

2 - Ideias e Rumo

Tem que ser alguém que, sobre um conhecimento detalhado da realidade do Clube, tenha elaborado um pensamento próprio sobre o que pode e deve ser o Sporting, e tenha chegado a uma estratégia e um rumo para o fazer realizar esse potencial e alcançar esse objectivo.

3 - Inteligência e Capacidade de Adaptação

Tem que ser uma pessoa com os instrumentos intelectuais adequados a tomar as melhores opções em cada momento, o que se liga com a capacidade de se adaptar a um mundo com as idiossincrasias do desportivo (profissional ou não).

4 - Honestidade

Claro que honestidade no sentido de não se meter em trafulhices com árbitros e agências de viagem, claro que honestidade no sentido de não receber kickbacks de empresários por contratar este ou aquele jogador, mas também a honestidade de falar aos sócios a verdade toda e de lhes colocar preto no branco quais são as circunstâncias que envolvem e limitam o Clube e por isso determinam aquilo que este pode ou não alcançar. E ainda a honestidade intelectual de, se for o caso, assumir erros próprios, em vez de culpar o Bin Laden ou o Herri Batasuna.

5 - Determinação

Tem que ser alguém disposto a percorrer o caminho das pedras, a ser intransigente, a fazer inimigos; tem que estar disposto a, dentro do limite da legalidade, fazer rigorosamente tudo o que for necessário para conduzir o Clube ao longo do caminho que considera ser o do sucesso, sem se importar com as consequências. Consensos e entendimentos, sempre que possível, mas se não for, rupturas e murros na mesa.

Deixei de fora, de propósito, a capacidade de gestão e essa treta toda. Porque a avaliação do currículo e da capacidade de gestão foi o que recomendou vivamente um administrador de um banco com grande dimensão, abrindo as portas a um perfeito incapaz como JEB.

Pegando no exemplo do autor do tópico, o critério “capacidade de gestão” seguramente deixaria de fora um vendedor de electrodomésticos insolvente, e com isso rejeitaria o Bimbo da Costa, ao passo que o critério das “provas dadas à mesma escala” deixaria de fora um sócio de uma casa de câmbios, e com isso rejeitaria o mais importante presidente da história do beifica (Joaquim Bogalho).

Entendo que numa direcção deve haver competências de gestão, mas não considero imprescindível que elas estejam na pessoa do presidente. Pode até ser contraproducente que estejam, porque a gestão é um meio, um instrumento, e sendo o presidente estritamente um gestor pode ficar aprisionado por isso, perdendo a noção da big picture, como aconteceu com FSF e também, apesar do folclore e das maracas, com o próprio JEB.

Condição muito importante:

• Alguem que queira mesmo ser Presidente

Isto para mim é fundamental.Chega dos discursos do tipo , só vou a votas se reunir os apoios…, tretas chegue-se á frente alguem que queira servir o Sporting independentemente das dificuldades porque passamos.
É de evitar mais candidatos empurrados para o cargo.

@barbicane, excelente tópico, os meus parabens :great:

SL

para mim:

-Sportinguista.
-Consciente das suas capacidades- que deixe para os outros o trabalho que ele não sabe fazer por exemplo.
-Humilde para com os sócios e adeptos
-Exigente como nós.
-Conhecedor da realidade do futebol português.
-Que tenha classe.
-Conhecedor da história do Sporting e do nível mínimo exigido para um clube da nossa dimensão.
-Corajoso.

A lista é extensa, quanto mais o for menos possível se torna o aparecimento de alguém que reúna todas as características citadas, vou tentar fazer um Top5 das qualidades que gostava de ver no próximo Presidente do nosso Sporting:

• Sportinguista, alguém que sinta o Clube com fervor.
  • Queira ser Presidente, tenha esse desejo desde miúdo e ache que tem condições para o ser.
  • Honesto, Trabalhador e Competente, é meio caminho para o sucesso.
  • Alguém que se saiba rodear de pessoas de confiança, capazes, alguém com a rara qualidade de saber analisar os outros e consiga retirar deles o que de melhor têm.
  • Por último, alguém pró-activo e resiliente, o futuro próximo do Sporting será um sem fim de pressões e problemas, só alguém resiliente e pró-activo poderá aguentar a “pancada”!

Acredito que há gente que encaixa nas características que acima referi, se esse alguém assim se candidatar numas futuras eleições terá o meu voto! :arrow:

Mas foi precisamente para prever essas eventualidades, que acrescentei, no fim do post inicial, o seguinte:
“Se, como é provável, não se encontrar ninguém que corresponda a este perfil, então que se preencha as condições em falta através da integração na respectiva lista de elementos que possuam essas competências.”

Tu, melhor do que a maioria, sabes que algumas das questões ligadas, por exemplo, ao processo de financiamento ou ao projecto de reestruturação financeira envolvem alguma complexidade. Alguma experiência e uma boa dose de conhecimentos podem tornar mais eficaz a negociação com os bancos. O facto de outros, que por lá passaram recentemente, reunirem esses atributos não implica que o domínio dessas competências seja, por si mesmo, um mal.
Se estão na alçada do presidente ou de qualquer outro elemento da equipa, não me interessa, como podes comprovar pela frase que citei.

Não deixa de ser uma ironia que o alvo preferido da cooptação seja justamente o ‘técnico’ arranjado para conduzir o projecto de reestruturação financeira . . . dá para perceber as prioridades!

Vamos esperar que, a haver cooptação, não se prolongue para além de Maio, altura para a qual defendo a marcação das eleições.

Nao é preciso muito , o problema é que os competentes não têm disposição para servir o clube. As duas facções dominantes sao inúteis , os incompetentes que não largam o poder á 20 anos , e os anti-poder que vivem do insucesso do clube.

Sportinguista , Competente , Honesto e que vá para o Sporting com a missão de fazer crescer o clube e nao apenas responsabilizar o passado. Que tenha ideias próprias e domine os assuntos sem precisar de cartilha (o pior que posso ver é uma pessoa estar sempre a olhar para uma folha para saber o que tem de dizer).

Nao tenho esperança NENHUMA que exista alguem que conjugue estes simples aspectos !

Boa tarde,
Este topico é muito interessante de facto e aqui estamos a discutir o que realmente interessa, um perfil e uma politica e não nomes, porque os nomes não passam disso só se não tiverem ideias ou ideais.
No meu humilde ponto de vista, o perfil para o conselho directivo é diferente de um perfil para uma SAD.
Para o conselho directivo de um clube e fundamental o Presidente ser uma pessoa aglotinadora de todos as modalidades e dos socios, uma pessoa cujo sportinguismo será inquestionavel.
Já para a SAD entidade que acima de tudo gere o futebol profissional deveremos ter uma pessoa cujo caracter seja intrasponivel, alguem que saiba acima de tudo gerir pessoas e finanças.
Em ultimo recurso ter um director geral ou director desportivo que tenha influencia junto da Liga/Empresarios/Treinadores/Jogadores.
Uma coisa não abdico da minha opinião o Presidente será intocavel e devemos ter pessoas responsaveis pelo Futebol que têm de assumir os sucessos/falhanços

Para além dos diversos requisitos que já mencionaram e com os quais concordo (com quase todos) acho que o próximo presidente teria de ser um tipo “rijo” um Homen com H grande, porque os próximos tempos vão ser tempestosos e a nossa realidade actual assim o exige…

O Barbicane que me perdoe mas ao ler o segundo ponto tive logo de ir tomar um copo de água com açucar. Insistem no mesmo, apesar da desgraça.

O Presidente não tem de ser um excelente gestor. Se o for melhor, embora como já se percebeu isso não garanta absolutamente NADA. Ele tem é de saber rodear-se de bons profissionais em cada área.

Que passado de gestão tinha Pinto da Costa?
Que passado de gestão tinha Luis Filipe Vieira?
Que passado de gestão tinham os poucos presidentes dignos da história do Sporting, nomeadamente nos anos 50 e 60?
Que passado de gestão tinha Laporta quando tirou o Barcelona do buraco?

Matem esse dogma da treta pelo amor de Deus. Um clube de futebol não é uma empresa como as outras. O Presidente tem de ser um LÍDER, um estratega, ter carisma, saber motivar as tropas, puxar pelos adeptos, e escolher quem o rodeia, esses sim com competência técnica em cada área.

Já chega da conversa do gestor.

:arrow:

Subscrevo por inteiro, acrescentando o que seria o meu “ponto 6”:

6 - Abertura e Pluralidade

Gostaria que o Presidente do Sporting fosse alguém que, independentemente das ideias que tenha e do rumo e estratégia que coloque em prática, abrisse aos Sócios a “porta” da participação activa no clube sem qualquer tipo de preconceito. Ao facilitar e incentivar a discussão aberta e transparente sobre a problemática do clube estaria criada uma janela de oportunidade para o surgimento e análise de forma continuada das diferentes soluções, não só “programáticas” como também “humanas”, para o presente e futuro do clube.

Por exemplo: abrir o Jornal Sporting às opiniões de qualquer Sócio do Sporting (bem elaboradas entenda-se), realizar sessões temáticas 1 vez por semana ou de 2 em 2 semanas no Auditório do Estádio com presença obrigatória do presidente, vice-presidentes e eventuais técnicos das áreas a serem discutidas, com oradores interessados em apresentar ou analisar ideias em profundidade com sessão de esclarecimento e/ou debate com a assistência composta por Sócios do Clube, iniciar sessões de esclarecimento mensais ou trimestrais no Auditório do Estádio para apresentar um resumo dos resultados obtidos nos diversos vectores de actuação dos dirigentes e esclarecer eventuais dúvidas dos sócios, estimular a criação de comissões voluntárias de grupos de Sócios para a análise de problemáticas específicas… etc etc.

Acima de tudo, tem que ser do Sporting! Sporting Clube de Portugal, e não Sporting FC! >:D

Depois, deve estar disposto a sanear o Clube de funcionários em lugares-chave que são do SLMerda e de outros clubes.

Mais importante, deve ter como objectivo primordial (para além do crescimento do Clube em todos os aspectos possíveis), a aquisição da totalidade da SAD e a sua retirada da Bolsa, incorporando o Sporting todo o património que lhe foi subtraído por estes pulhas de colarinho branco.

Excelente tópico :clap:

Também não me parece assim tão importante ser gestor tarimbado. O que não significa que não tenha de ter gestor(es) tarimbado(s) na sua equipa, entre outras competências
Um clube desportivo não é uma empresa, com balanços e balancetes, cinzento e opaco.
É preciso perceber a psicologia ou a racionalidade das massas apaixonadas

[hr]

Excelente retrato da actual situação

:arrow: :arrow: :arrow: Muitas.

O PCF tem toda a razão. No passado (eleições anteriores) fartei-me de repisar isso.

O Presidente do Sporting é a cabeça de uma equipa. Tem de ter visão, e ser inteligente e perspicaz para compreender um pouco de todas as funções que estão “abaixo” dele, mas não tem de ser necessariamente ele próprio que “gere” directamente a pasta a, b ou c. Isso pode ser delegado em profissionais específicos, que têm de ser bem escolhidos.

O Presidente do Sporting, moderno e plural, é antes de tudo UM ROSTO. Uma cara que tenha e transmita liderança, sportinguismo, confiança e determinação num rumo. Que defenda publicamente o Clube e os seus valores, quando necessário.

Isto é MUITO IMPORTANTE que seja percebido, não só aqui como nos sportinguistas-de-estádio, sob pena de voltarmos a cair no erro de ver chegar á presidência os tais cinzentos “gestores” de bancos, que depois não percebem um c* de futebol ou paixão desportiva!

Deverá ser um presidente com competência financeira,desportiva, e de bastidores… Mais não peço.