[Eleições SCP 2011] Candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar

Centralizo neste novo tópico a informação, que manteremos actualizada, sobre a Candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar.

Esta candidatura será protagonizada por um conjunto de sócios preocupados com o estado calamitoso a que chegou o Sporting Clube de Portugal e determinados a dar corpo a uma outra forma de exercer as competências do CFD: zelo e diligência no cumprimento da missão que os estatutos lhe atribuem, total isenção e independência dos demais órgãos sociais, cuja actuação lhe cabe fiscalizar.

Candidatos

Presidente: Frederico de Sousa Teixeira da Costa Abreu, Sócio nº 40066, Empresário;

Vice-Presidente: João Alexandre Ferreira Mineiro, Sócio nº 18075, Auditor;

Vogal: Fernando Luís Escuder Pereira de Carvalho, Sócio nº 5087, Empresário;

Vogal: Francisco Pestana Girão dos Santos Ferro, Sócio nº 7599, Director Industrial;

Vogal: João Nuno Sá Pessoa Nunes Rodrigues, Sócio nº 9744, Advogado;

Vogal: Filipe Reinhardt da Costa Dias Meneses, Sócio nº 24460, Auditor;

Vogal: Vicente Lemos Caldeira Pires, Sócio nº 42656, Advogado.

Programa

Candidatamo-nos ao Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting Clube de Portugal com um sentido de missão e de serviço ao Clube. Sabemos qual o difícil caminho que o Sporting terá de percorrer para se regenerar e pretendemos contribuir para que esse percurso seja feito com o apoio dos Sócios.

Para tal defendemos uma real independência entre os diferentes Órgãos Sociais do Clube, assegurando-se deste modo uma gestão transparente e o acesso à informação por parte dos Sócios, garantia de uma avaliação permanente da situação de todo o Grupo Sporting.

1. Separação de Poderes

I. O CFD é um órgão regulador, fiscalizador e disciplinar com poderes efectivos que deverão ser exercidos de forma firme, dentro das suas competências, e com total independência dos outros órgãos sociais.

II. O CFD que propomos será totalmente independente dos restantes órgãos sociais, ao contrário daquilo que tem sucedido nos últimos mandatos.

2. Indicadores de Gestão

I. Pretendemos definir indicadores de gestão que deverão ser actualizados regularmente para conhecimento dos sócios:
i) Balanço e Resultados Consolidados do Grupo Sporting;
ii) Balanço e Resultados da SAD;
iii) Síntese dos Resultados desportivos, por modalidade e com indicação do orçamento respectivo;
iv) Valor das equipas de futebol e modalidades;
v) Valores das principais compras e vendas de jogadores;
vi) Número total de sócios com quotas em dia.

II. Momentos de divulgação da informação:
a) Assembleias Gerais eleitorais;
b) Final de cada época desportiva, junto da apresentação de contas do Clube;
c) Assembleias Gerais, ordinárias ou extraordinárias, que submetam os sócios a votações.

3. Acompanhamento da Gestão do CD

I. Assegurar que o CD executa uma gestão sustentável, não colocando em causa o futuro do Sporting.
II. Fiscalização do programa eleitoral da lista vencedora ao CD.

4. Defesa Intransigente do nome do SCP e dos seus Sócios

I. Deverá exercer-se de forma intransigente a defesa do bom nome do SCP, actuando disciplinarmente, sempre que necessário.
II. Os direitos dos Sócios devem ser reforçados, devendo o CFD apoiar todas as medidas que defendam o carácter associativo do Clube.

5. Linhas Programáticas

I. Pugnar pela defesa da maioria do capital da SAD pelo SCP.
II. Apoiar a tentativa de aumento, sustentável, do património do Sporting.
III. Defender uma alteração estatutária, atribuindo ao CFD a escolha dos órgãos de fiscalização da SAD e todas as sociedades participadas.

6. Realização de uma auditoria externa e independente à gestão de todo o Grupo Sporting desde 1995, com objectivo de elaborar um «Livro Branco», que permita:

I. A apresentação anual de contas consolidadas relativas a todo o universo Sporting (todas as 19 entidades e não apenas as contas auditadas da SAD e Clube, como acontece actualmente).
II. Explicar a evolução de passivos e activos, relacionando-a com as sucessivas direcções.
III. Mostrar a evolução do património do Clube, com explicação detalhada sobre os principais negócios como a venda dos terrenos do antigo estádio, construção do estádio e da academia e venda do património não desportivo.

Assinaturas

Está em marcha o processo de recolha de assinaturas dos proponentes da candidatura. As folhas para esse efeito estão disponíveis em http://independentescfdscp2011.files.wordpress.com/2011/01/folha-de-assinaturas-cfd_1.jpg?w=211&h=300&h=300.

Poderão ser proponentes os sócios efectivos cujo número seja inferior a 83034 e que tenham pago a quota do mês de Fevereiro. Deverão ser preenchidos todos os campos da folha de assinaturas e obtidas fotocópias do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão do proponente. A forma de entrega dos documentos deverá ser ajustada mediante contacto com a candidatura, através do email abaixo indicado.

Contactos e Divulgação

Email: cfdindependente@gmail.com

Website: http://cfdindependente.wordpress.com

Facebook: http://www.facebook.com/CFD.Independente

Programa (versão para impressão): http://cfdindependente.files.wordpress.com/2011/03/programa-cfdi_v42_11.jpg?w=231&h=300

Boa sorte! oxalá que desta vez os sócios entreguem os destinos do clube a sportinguistas competentes.

É só notáveis! ;D

É para esta lista que vai o meu voto.

:arrow:

Continuamos a recolher assinaturas.
Contamos convosco.
http://cfdindependente.wordpress.com/recolha-de-assinaturas/

Julgava que os Estatutos não permitiam a apresentação de listas ao CFD sem o Abade… :twisted:

:rotfl:

Apesar de não poder votar…não tenho um ano ainda de sócio…Ando a trabalhar para recolher as assinaturas…

Até penso que posso entregar em mão a um dos membros da lista. ;D

Estou convosco rapazes!!!

Da minha parte terão 7 votos!!!

Caros sportinguistas

O Sporting Clube de Portugal atravessa um momento negro, provavelmente o mais difícil da sua centenária história! Urge mudar este rumo, urge voltar a fazer rugir o leão…mas também urge aprender com os erros do passado e apurar as responsabilidade de quem nos trouxe até aqui!

Nos últimos 15 anos o passivo do Sporting passou de 27 para mais de 300 milhões de euros…

Hoje temos um clube delapidado do seu património: depois de nos mandatos de Filipe Soares Franco termos vendido o que tínhamos de património não desportivo (Alvaláxia, Holmes Place, Clinica Cuf e Edificio Sede), “evoluímos” para a venda dos direitos televisivos e Academia para a SAD, “inovámos” com a venda de capital da SAD disfarçado de VMOC e terminámos esta época em beleza com a venda, a preço de saldo, dos nosso melhores jogadores, culminando com a cedência “à pressa” de Liedson para se efectuar o pagamento de salários!

E ao longo deste período que palavras ouvimos do CFeD? Será que não viu o clube a definhar em termos financeiros, património, sócios, pessoas no estádio? Porque não ouvimos o seu “grito” de alerta?

É contra esta falta de acção que queremos actuar! Não podemos compactuar com mais nenhum interesse que não o sportinguismo acima de tudo!

Não admitimos um clube onde as amizades pessoais se confundem com os interesses do clube, onde os credores do clube se comportam como seus donos!

Queremos independência entre todos os órgãos sociais do clube! Queremos rigor em todos os actos de gestão do clube! Queremos verdade na informação prestada aos sócios!

Chegou a hora dos sócios serem elucidados sobre a vida do seu clube! É a isso que nos propomos!

Independência. Rigor. Verdade.

Candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar

in http://cfdindependente.wordpress.com/

Já assinei a Lista e podem contar com os meus 7 votos !!!

SL

Também já entreguei a minha assinatura e podem contar com os meus 4 votos.

SL

Quando o Conselho Fiscal de GL nem conhece o estado das contas…

Melo Franco garante lisura

Sem qualquer ligação anterior ao clube de que é associado há três décadas, João Melo Franco, 64 anos, marcou igualmente presença no almoço de ontem. Candidato à presidência do Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting e director do Automóvel Clube de Portugal (ACP), com vasta experiência na área de auditoria, revelou a surpresa pelo convite, mas os integrantes da lista não o fizeram demorar a aceitar o repto, como afirmou: “Confesso que fiquei surpreendido com o convite, mas, perante a valia destas pessoas, decidi aceitar. Luís Godinho Lopes transmitiu-me a maior segurança e garanto aos sportinguistas que, connosco, o Conselho Fiscal será um garante da legalidade e lisura.” Melo Franco admitiu ter ainda “muito pouco conhecimento do actual estado financeiro do Sporting”, mas mostrou confiança nos actuais dirigentes e, caso Godinho Lopes saia vencedor do sufrágio que se aproxima, próximos dirigentes leoninos. “Conheço o José Filipe Nobre Guedes desde miúdo e sei da sua valia técnica. Como director do ACP, é óbvio que ao lidar com Carlos Barbosa [candidato a vice-presidente], sei bem o quanto ele imprime dinamismo nos projectos que abraça. O futuro do Sporting será mais promissor com esta Direcção”, preconizou.

in http://www.ojogo.pt/27-69/artigo916135.asp

Faz Favor nao poluir o tópico :mrgreen:

SL

Contem com o meu apoio !!

Obrigado pelo apoio!

Temos um link mais simpático para a página do facebook!

http://www.facebook.com/CFD.Independente

Por falar em recolha de assinaturas, alguém sabe esclarecer se será possivel assinar mais do que uma lista (que não concorram para o mesmo Conselho); por exemplo, uma para o Conselho Leonino e outra para o Conselho Fiscal?

SL

Sim, é possível. As listas aos diversos órgãos são formalmente autónomas, ainda que sejam apresentadas sob a alçada da mesma candidatura.

:arrow: