Ainda não consigo ficar indiferente ao ver essas fotos e ao pensar que o actual presidente é tão Sportinguista como a minha mulher
Já passou quase uma semana sobre a eleição e BdC anunciou ter escolhido o caminho mais difícil para si: impugnar judicialmente o acto eleitoral.
Digo o mais difícil, porque a via mais fácil era ficar sentado em casa, sabendo que:
- 40% dos sócios que foram votar o escolheram para presidente e apenas 30% preferiam o vencedor
- que o eleito apareceu rodeado de gorilas junto dos associados e foi obrigado a recuar, escondendo-se numa fortaleza
- que não vão existir milagres e as probabilidades de maus resultados da equipa principal de futebol no que resta da época são muito elevadas, quer em casa (onde o histórico já é horrível), quer fora (dada a valia dos adversários e o que têm sido os jogos do Sporting). Perante isso a contestação tenderá a existir e a raiva não poderá ser contida: se com o Leiria já não se podia mandar ninguém (porque não existia) pró caral*o, agora já se pode
- que não vão existir milagres e, dado o calendário, a equipa de futebol corre sérios risco de ficar em 4º ou 5º lugar (ou até abaixo), estragando a próxima época
- que membros da lista vencedora prognosticaram eleições daqui a poucos meses e, provavelmente, terão razão
- que a lista vencedora é tão grande e tem tantos elementos conflituosos que corre sérios riscos de não permanecer com a actual composição quando a próxima época começar. Basta Duque ver a torneira fechar, ou Freitas não conseguir ser o que um forista deste espaço sempre dele disse, ou Varandas (o responsável pela ligação com a AG, presidida, não pelo seu amigo RA, mas pelo irascível EB) ficar furioso com uma reunião da direcção, ou PPC não conseguir organizar um batizado no próximo verão, ou…
Assim a via mais simples era ficar à espera que o fossem buscar, daqui a 2, 6 ou 10 meses, sabendo-se ainda por cima que pelo menos 2 membros da actual direcção prognosticaram eleições a breve trecho (caso BdC vencesse, se calhar vão acertar, com a sua direcção a cair)
Com a impugnação, BdC só se vai queimar. Quer veja as suas pretensões recusadas (só quis prejudicar o Sporting e afinal acabou por atestar a validade da derrota), quer lhe seja dada razão na providência cautelar (vai ser difícil negociar contratos, assegurar a gestão corrente, etc.)
Em futuras eleições isso vai ser atirado á sua cara.
Quem desceu tanto e lhe chamou Vale e Azevedo de 3º categoria, fará isso e muito mais.
O homem que engoliu isso (não há pior ofensa que se possa fazer um Sportinguista: chamar-lhe, de uma assentada, lampião e trafulha, ainda por cima com tostões) e ainda foi mais homem porque se dispôs a acalmar as hostes revoltadas com o desfecho eleitoral tinha tudo a ganhar em estar quietinho.
E mais.
Como estas eleições demonstraram, se BdC quisesse atenção ou tacho, bastava ficar quieto e esperar que o próximo candidato credível (nem que fosse daqui a 4 anos) o fosse chamar e lhe oferecesse uma posiçãozinha.
E como a semana pós-eleitoral já demonstrou, até já podia estar sentado à mesa com o ofensor, GL, a tratar da gestão do Sporting. Outros derrotados (PB e SAM) já o fizeram e, ainda por cima, foram ajudar em assuntos sensíveis, como a auditoria.
Concluindo.
Continuo a apoiar o que BdC anuncia que vai fazer, mesmo que bata com a cabeça na parede. Desista dos processos judiciais, por constatar que não tem hipóteses, ou prossiga e venha a perder nas sentenças (como suspeito que ocorrerá).
Sou um homem de convicções e foi por isso que votei nele
Obviamente, não o seguirei às cegas, nem darei o meu apoio a tudo o que venha a fazer, mas, até ao momento, continua a merecer toda a minha consideração e ainda não desmereceu a confiança que nele depositei.