Eleições Legislativas 2025

Até às 12h00 deste domingo, votaram cerca de 25,56% dos eleitores inscritos. Esta percentagem é superior à das últimas legislativas.

4 Curtiram

Same here. Nem 5 minutos estive dentro da escola para votar. Uma maravilha.

1 Curtiu

É muito importante ter um nível de participação elevado. A democracia sai fortalecida.

1 Curtiu

Feito.

Equipado a rigor. Até o voto foi verde.

1 Curtiu

A única diferença para mim foi o local de voto. Sempre votei na Escola Básica da Fontinha, este ano foi noutro local, mas antes fui consultar online a secção de voto e não há que enganar. Tudo muito célere.
Se o resto que envolve o Estado tivesse esta fluidez parte dos problemas do país não existiam.

Há sempre alguém incapaz de respeitar.

Até metem nojo fdx

Eles têm de dar tudo nos círculos maiores. Com a compensação fica tudo com outra distribuição e os votos passam a ter o mesmo peso. A compensação beneficia mais os pequenos partidos pois vai lhes sobrar mais votos na compensação, os grandes com menos logo perdem ali uns quantos deputados. Por alguma razão mantemos este sistema arcaico.

1 Curtiu

Arcaico e antidemocrático. Cada vez mais desfasado da realidade.

Nas últimas votaram no local como habitualmente e ja tavam a viver na mesma casa. Depois disso é que se casaram e renovaram os CC. Ou não viram corretamente a morada ou não sei. Mas hj foram pra votar e nada. Eles dizem morada ficou igual como antes.

Por isso é que deixei de votar em partidos pra estas eleições. O voto que não for PS ou PSD nas zonas dos distritos do interior, conta zero vai pro lixo. E partidos recebem € consoante os votos recebem a nível nacional. Então se o meu voto é lixo pra eles, pk raio eu lhe tenho dar dinheiro a ganhar?

Sem dúvida

Se não houve mudança de morada só pode ser um erro ou o sítio onde votavam deixou de estar a funcionar. Se houve mudança de morada é normal, mas também conforme se foi feita antes ou depois das listas fecharem. Deve se sempre consultar as listas para ver se está tudo ok, mas ninguém o faz, eu incluído, eu fui ver hoje

O meu local de voto também mudou de uma escola para outra sem motivo aparente. Para isso serve a consulta online do local de voto, não fui apanhado desprevenido. Aceito que para alguns idosos seja mais complicado.

1 Curtiu

Muita gente a votar. Vamos ver se não há surpresas.

Se estamos preocupados com a igualdade de voto (por assim dizer) então qual é o argumento contra apenas um só círculo nacional? Der por onde der, só assim haveria de facto igualdade (por assim dizer).

Por mim, preferia a estabilidade (então com a classe política que temos) e optava por círculos uninominais, uns 200, em que quem vencesse levava o respetivo deputado e ponto final. Talvez assim fosse possível um governo governar.

Não fiquem estupefactos se o Chega tiver mais 20% estas eleições porque é o que vai acontecer. E tendo em conta que as projeções também apontam para um aumento de votos na AD e na IL, espero uma enorme derrocada da esquerda nestas eleições. Não devem chegar a 40%.

Eles ao casarem andaram a trocar mutuamente de apelido. Poderá ser uma das causas. Mas acho ja foram falar com a junta de freguesia pra tentar ver podiam fazer

Olha que não. Noticias dizem até as 16h votaram 48,28%. Em 2024 a mesma hora era de 51%