Nunca isso será revertido porque estaria dependente da concordância dos grandes partidos, aqueles que beneficiam do sistema atual.
O tamanho do Chega acaba por trazer uma coisa que para mim é boa - nunca foi tão improvável ter uma maioria absoluta, o que faz com que os grandes partidos possam estar cada vez mais dependentes dos pequenos.
A conversa da estabilidade e de apelo ao voto útil é palha para burros, a meu ver
As sondagens estão a ter em conta dos 100.000 votantes que votaram ADN e eram para votar AD ?
Pergunto , o eleitor típico do Chega até 2024 não tiveram anos sem votar, tiveram décadas sem votar, acho estranho se terão a paciência para votar 2 vezes num espaço de um ano ?
Lamento Pedro, mas não é. Lá por seres apoiante do IL isso não legitima que o IL só sirva como oposição sem sustentação e, vaticino eu, é um partido com existência bastante a prazo (de certa maneira quase todos estão, mas muito mais que outros partidos).
Não tem nada a ver com ser apoiante da IL - aliás, não sou apoiante ou filiado a qualquer partido, tanto que ainda naz últimas eleições disse aqui estar indeciso entre um voto no Livre ou na IL.
Mas mesmo que não nos identifiquemos com as linhas gerais se um partido, é preciso ter a humildade de reconhecer que algumas das lutas são válidas e necessárias. Eu consigo ver isso no PCP apesar de não me identificar minimamente com as linhas do partido, por exemplo
Eram? Arriscada essa afirmação… porque as actuais sondagens mostram que a ADN terá perto dos mesmos valores. Que tenha havido confusão, parece-me claro. 100.000 não foram, diria.
Este tipo de formas de manipular a opinião pública deviam ser consideradas criminosas. Infelizmente, muitas vezes são próprios Estado autoritários que as criam para minar a democracia na Europa. Por isso, é que depois nas redes sociais parece que metade das pessoas apoia partidos de extrema-direita. Isto não é nada de novo e já foi feito nos EUA, Alemanha e muitos outros países. Não admira que também aconteça em Portugal.
Por isso e que nao da para vos levar a serio.
Quando apareceu a noticia do PS andavam calados que nem ratos. Eu so fiquei a espera que viesse a mesma noticia do Chega para, mais uma vez, ficar provado por escrito a vossa falta de espinha
Se vires a cambada de acéfalos que defende o mesmo com as mesmas palavras, mesmo sendo mentira, a informação teria de vir de algum lado. Hoje em dia com tanta maneira de verificar notícias, as pessoas preferem espalhar a mentira
Esta sondagem já tem uns resultados interessantes. Fui ver a sondagem do ano passado e o Chega ficou em terceiro com 17% o que pode indicar que há mais simpatia pelo Chega para estas eleições no fórum. Por outro lado, também destaca-se a subida do Livre, ADN e Ergue-te. Vamos ver como muda a sondagem nos próximos dois dias.
No próprio vídeo foi afirmado que a propagação de desinformação feita a favor do Chega é feita em níveis nunca antes visto. Além disso, 58% das contas que promovem o Chega são falsas. Não percebo a comparação. As voltas que dás para defender o Chega…
Não estou de acordo. O CH é projecto de um gajo que não ia sair do papel no PSD e teve que criar um partido próprio para conseguir um tacho. Beneficiou da máquina propagandística que já trazia do clube de futebol para ter claque e lançar o partido.
São alvo de menor escrutínio porque não governam. Mas por partido pequeno assumo qualquer um que não seja PS, PSD e CH. É que se há partido que tem sido escrutinado até ao tutano é o CH. Desnecessariamente, diga-se. Aliás, o escrutínio feito ao CH é, em certa medida, um dos pontos que lhes dá força.
O escrutinio do Chega considero diferente… Aquilo ali por vezes é tão “básico” (Miguel Arruda style) que não é preciso investigação, dá-se um pontapé numa pedra e deparamo-nos com uma anormalidade chegana qualquer…
Isso e com base em que dados?
Epa… as voltas que voces dao para atacar o Chega e defender os vossos!
Onde estao as mesmas investigacoes para o PSD ou para o PS?
E quantas do PS tambem o sao ja muito antes de o Chega ter 18% dos votos?
E no final, chegamos sempre ao mesmo argumentozinho da treta. Arranjem outro!
Qualquer utilizador deste forum que nao seja um cego demente ja me viu a atacar todos os partidos sem excepcao. Incluindo muitas vezes o Chega.
O vosso problema e que so conseguem ver tudo de um lado. Agora o Chega e que criou o problema das contas falsas e da desinformacao quando o PS muito antes do Chega ser relevante ja gastava milhares de euros em contas falsas?
Ganhem juizo… arranjem outra, porque se ha algo que nao falta no Chega, e coisas para criticar. Mas quando o fizerem, lembrem-se que as vossas paixoes clubisticas muito provavelmente tambem tem telhados de vidro.
Olha, por exemplo, falem nas malas do Arruda, porque um caso absurdo desses de certeza que nunca vai acontecer em mais partido nenhum.
O escrutinio do Chega e perfeitamente normal.
O que nao e normal e o branqueamento constante que se faz do que os outros fazem. Como por exemplo, fazer uma noticia sobre as contas falsas como se fosse um ‘exclusivo’ do Chega.
Agora so falta qq dia o Chega ter um presidente da Camara corrupto, e sair um exclusivo em como esse presidente e corrupto…
??
Tens reparado na quantidade de criminosos que foram descobertos naquela bancada parlamentar?
Nâo fosse o escrutinio (que todos os partidos devem ter!) e ninguém sabia!
Não é à toa que o CH agora nâo torna pública a lista dos seus candidatos.
Nem sei como isto pode ser legal sequer.
É mais que lógico que as pessoas, os eleitores, têm que saber em quem estão a votar (ou em quem podem votar).