O Livre é o irmão gémeo do BE. Conheço pessoalmente várias pessoas do Livre para estar a vontade para poder dizer que elas são uma nulidade política e que apenas querem tacho. O PCP, PS, BE, PSD, CDS já estão habituados ao poleiro no parlamento. O discurso é sempre o mesmo e não se vê uma estratégia para o país desses partidos. O Marinho é demagogia pura. Aquilo tudo espremido é zero ou menos que zero. Dos outros partidos pequenos, alguns têm direcções muito específicas como por exemplo o PAN ou o PURP, e pode não fazer sentido numa política que se quer mais abrangente e transversal. Outros partidos pequenos têm pouca expressão política e estão a tentar ganhar o seu espaço. Ao contrário de outras eleições anteriores, provavelmente votarei num destes partidos mais pequenos.
Pessoalmente, acho que as diferenças no PS e na coligação são poucas no que a grandes medidas dizem respeito. Há metas impostas pela UE que tem de ser cumpridas, a ditadura das taxas de juro, uma dívida colossal são ambos factores que impedem um Governo que saia de um destes dois partidos de fazerem a diferença. Especialmente porque ambos os 2 dedicam muito pouco tempo nos seus programas eleitorais a falar desses factores.
Depois, se a coligação fez um mau trabalho no Governo, este PS não mostra ter um discurso e gente capaz de fazer melhor. Aliás só demonstra que se for governo fará ainda pior.
Mas o que mais me chateia é o rumo da política em Portugal. As listas de deputados são fechadas, beneficiam que é politico profissional e sabe bem as regras do aparelho. Não há qualquer relação entre os deputados de determinado círculo eleitoral e as respectivas populações de distrito. Os deputados apenas se limitam a seguir a cartilha geral do partido e a trabalhar para manter o seu cargo, sem qualquer vontade de ter novas ideias e de ser diferentes para melhor.
Vejo a geração política que se segue a esta de Passos Coelhos e Costa e só vejo carreiristas, tachistas e gente que nunca teve um dia de emprego sem ser pago por dinheiro público. Sinto mesmo que temos uma grave crise no sistema politico.
Sempre votei PSD e mais à direita (excluindo aquela palhaçada neo-nazi do PNR); Nas autárquicas, que são um jogo completamente diferente, já votei, em esforço, 2 vezes nos xuxas. Mas a coisa está tão mal que oiço a Mariana Mortágua ou o Pedro Filipe Soares e, olhando para o que me rodeia, os tipos até que fazem sentido. Talvez seja mais um voto emocional, de protesto, mas estou tão farto desta treta, que até o BE parece uma alternativa – que nunca será – viável.
Sou libertário no plano social e dos costumes (normalmente, apoio as causas ditas “fracturantes”) e moderado/social-democrata nas questões económicas. Assim, sendo fiel às minhas ideias, só posso votar no PS.