Em Principio Votarei BE, Apesar de cada vez acreditar menos na politica, Desiludiu-me também a moção de Censura do BE ao Governo…Mas talvez por outro lado tenha sido o melhor remédio…
Há coisas que não compreendo o porquê de Votar no Bloco Central PS/PDS…Parece que não aprendemos com os erros do Passado, e digo-vos sinceramente (Especialmente á Malta de direita) ao menos que Votem CDS-PP…Ao menos que dêem oportunidade á outros…
Para Finalizar, Gosto das colagens que algumas pessoas de Extrema Direita tentam fazer ao BE… :wall:
Mas cada vez estou mais descontente com a Politica Nacional…
Alguns quotes de outro fórum sobre o que é o voto em branco:
Um voto em branco maciço será impossível de ignorar, é diferente da simples abstenção, que pode ser confundida com preguiça, desinteresse e até mesmo com o não acreditar na democracia, o voto em branco representa aqueles que se deslocam à mesa de voto para fazer questão que querem o direito de escolher, mas estão descontentes com as opções que lhe são dadas.
Não queria mesmo votar em branco na situação em que o país está, mas nunca como agora houve tanta falta de opções, ou opções tão más, sendo mais verdadeiro como agora, sendo assim, sou obrigado a fazer isso mesmo.
É que nem o voto noutros partidos como voto de protesto vale, muito por culpa do que estes partidos fizeram com eles, limitaram-se a protestar e mal.
Como está na moda assinar apelos, petições e declarações do género, assino esta, por não poder estar mais de acordo.
Desculpem, mas um voto em branco é a mensagem mais clara possível de que as pessoas acreditam no processo democrático, na importância do voto, mas não concordam nem aceitam as alternativas existentes, e não mostra apenas a quem vota, mostra a todos os que acabarem eleitos com uma minoria de votos de entre todos os cidadãos inscritos. Mina-lhes a legitimidade governativa, rouba-lhes a possibilidade de se dizerem "representantes do povo", e lança sinais de alarmes em todas as direcções quanto à credibilidade que possuem junto das pessoas.
O que é que diria a quem nos visse, aqui, na UE, no mundo, se a comparência nas mesas de votos fosse de 80% e metade desses votos ou mais fosse branco ou nulo?
Que tipo de legitimidade teria um grupo de deputados eleitos por um círculo onde votaram 10% dos eleitores?
Que eles até possam ser eleitos por um único eleitor é irrelevante: ninguém no seu perfeito juízo pensaria duas vezes antes de fazer novas eleições!
Muito mais perigoso seria votar em protesto num qualquer partido à esquerda ou à direita, mandando para o governo uma equipa sem preparação, apanhada de surpresa, e com o qual todos teríamos de apanhar por tabela. E quem não vota, diz apenas que o processo não lhe interessa, não apareceu, é apanhado na praia, não está interessado em participar, é uma imagem ridícula que descredibiliza todos os eleitores a próxima vez que alguém pedir um referendo e nos disserem que não, porque nós não votamos quando somos chamados a esse DEVER.
Por isso, em vez de pura e simplesmente não ir votar dá um sinal muito mais claro para todos o voto em branco, é de quem não fica em casa, é de quem está contra o estado de coisas, é de quem exige que as coisas mudem, mas não aceita estas opções porque elas são todas más.
Se te sentes ofendido peço desculpa pelos termos que utilizei.
Extremismo foi o ponto em que chegámos: precisamos do FMI, FEEF - o que lhe quiserem chamar - para não entrarmos em default.
Tu vais votar no partido que nos liderou ao estado actual e mais, o pior está por vir! As pessoas ainda não têm consciência, mas vão ter…
O partido que nos escondeu a realidade, o partido que prometeu aumentos de salários sabendo que iria ser impossível cumprir.
Explica-me que eu não percebo! O barco afundou, por culpa do capitão e tu continuas a depositar confiança no mesmo!
Essa é a tua opinião, respeito mas não concordo, não aceito que coloques palavras na minha boca / teclado que eu não proferi e muito menos aceito entrar numa discussão com termos como “enrabadas”, esse tipo de extremismo não resolve nada nem serve para uma discussão que se quer, no mínimo, civilizada! :idea:
[/quote]
Se te sentes ofendido peço desculpa pelos termos que utilizei.
Extremismo foi o ponto em que chegámos: precisamos do FMI, FEEF - o que lhe quiserem chamar - para não entrarmos em default.
Tu vais votar no partido que nos liderou ao estado actual e mais, o pior está por vir! As pessoas ainda não têm consciência, mas vão ter…
O partido que nos escondeu a realidade, o partido que prometeu aumentos de salários sabendo que iria ser impossível cumprir.
Explica-me que eu não percebo! O barco afundou, por culpa do capitão e tu continuas a depositar confiança no mesmo!
Faz sentido?
Para mim faz, decerto não fará para outros, convivo bem com as escolhas alheias e não vivo perturbado com o sentido de voto dos outros, vivemos num mundo de escolhas e nas Legislativas que se aproximam, dadas as escolhas que temos para optar, o meu voto será no PS de José Sócrates, repito, não voto em branco e sou de esquerda, a partir daqui é uma opção entre BE, PCP e PS, o meu voto está decidido! :arrow:
ok quem vota nas eleições terá que ser maior de idade por isso não citei, e não faz muito sentido colocar “Não tenho idade para votar”,então quem for menor que vote no que desejaria e explique a razão, esqueci-me foi do do “Não vou votar”, fica então como abstenção
Comparar o BE ao PNR é das coisas mais ridículas que já vi escritas neste fórum. Nunca votei BE, pondero fazê-lo agora, mas não é por isso que falo assim. O que tem a ver votar no BE com votar num partido xenófobo, racista e que põe em causa direitos fundamentais de cidadãos?
Obviamente comparar PNR e BE é ridículo do ponto de vista político. No entanto acho que existe um ponto em comum nos eleitores de ambos os partidos, ambos querem mudança têm é caminhos opostos para a fazer.
nº 4 - Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista.
NOTA: extraída da CRP Anotada de Gomes Canotilho e Vital Moreira - “a definição de organizações fascistas terá de reportar-se em particular à ordem política concreta extinta em 25-4-1974, com os seus próprios símbolos, expoentes, organizações e ideologia, bem como às ideologias em que aquela se inspirou (cfr. Preâmbulo). De notar que a Constituição proíbe as organizações fascistas, mas não legitima a criação de qualquer delito de opinião. Podem defender-se ideias fascistas; o que não se pode é fundar organizações fascistas. Mas, por outro lado, a Constituição ao falar com de organizações, utiliza uma forma mais ampla que a de associações ou partidos, de forma a abranger todo o tipo de esquema organizatório que sirva de substracto a actividades fascistas ou à difusão de ideias fascistas. A proibição implica, naturalmente a obrigação de dissolvê-las, se constituídas, tendo a dissolução de ser decretada por um tribunal (cfr nº 2), qu eé, nos termos da lei, o Tribunal Constitucional (Lei 28/82, artº 10º). Note-se que o artº 163º-1/d parece supor que a participação em organizações de ideologia fascista dá lugar a punição penal.”
Está aqui uma diferença, por exemplo. Muito significativa. Organizações como o PNR nem são permitidas por constituição, em Portugal.
:arrow: :arrow: Sem dúvidas! penso da mesma forma. Mas a mim faz-me muita confusão e após o que se tem passado nestes ultimos 30 anos, é que como ainda há gente que vota em PS’s e PSD’s ^-^
Tal como referi existem diferenças na ideologia política.
Relativamente ao que esta escrito na constituição, não me parece que enviar determinadas ideologias políticas para a clandestinidade, tal como quem arruma no sotão a tralha que não quer ter à vista, seja uma atitude muito correcta.
Não deixa de ser curioso estar na constituição, nesse artigo específico, a expressão “ideologias fascistas” e não “ideologias totalitárias”, colocando deste modo em causa apenas a extrema direita como se em Portugal não existisse extrema esquerda.
Não querendo como é óbvio estar aqui a fazer de advogado do diabo, até porque não tenho nenhuma simpatia pelo partido em causa, o PNR tem todo o direito de estar presente no processo democrático como qualquer outro partido.
Se votasse votava em branco ou no Partido da Terra ou no MEP. A classe política portuguesa em geral e sobretudo os partidos mais mediáticos causam-me náuseas, semeiam a corrupção e a sede de poder e o país que se foda.