Eleições legislativas 2011

Em Principio Votarei BE, Apesar de cada vez acreditar menos na politica, Desiludiu-me também a moção de Censura do BE ao Governo…Mas talvez por outro lado tenha sido o melhor remédio…

Há coisas que não compreendo o porquê de Votar no Bloco Central PS/PDS…Parece que não aprendemos com os erros do Passado, e digo-vos sinceramente (Especialmente á Malta de direita) ao menos que Votem CDS-PP…Ao menos que dêem oportunidade á outros…

Para Finalizar, Gosto das colagens que algumas pessoas de Extrema Direita tentam fazer ao BE… :wall:

Mas cada vez estou mais descontente com a Politica Nacional…

Alguns quotes de outro fórum sobre o que é o voto em branco:

Um voto em branco maciço será impossível de ignorar, é diferente da simples abstenção, que pode ser confundida com preguiça, desinteresse e até mesmo com o não acreditar na democracia, o voto em branco representa aqueles que se deslocam à mesa de voto para fazer questão que querem o direito de escolher, mas estão descontentes com as opções que lhe são dadas.

Não queria mesmo votar em branco na situação em que o país está, mas nunca como agora houve tanta falta de opções, ou opções tão más, sendo mais verdadeiro como agora, sendo assim, sou obrigado a fazer isso mesmo.

É que nem o voto noutros partidos como voto de protesto vale, muito por culpa do que estes partidos fizeram com eles, limitaram-se a protestar e mal.

Como está na moda assinar apelos, petições e declarações do género, assino esta, por não poder estar mais de acordo.

Desculpem, mas um voto em branco é a mensagem mais clara possível de que as pessoas acreditam no processo democrático, na importância do voto, mas não concordam nem aceitam as alternativas existentes, e não mostra apenas a quem vota, mostra a todos os que acabarem eleitos com uma minoria de votos de entre todos os cidadãos inscritos. Mina-lhes a legitimidade governativa, rouba-lhes a possibilidade de se dizerem "representantes do povo", e lança sinais de alarmes em todas as direcções quanto à credibilidade que possuem junto das pessoas.

O que é que diria a quem nos visse, aqui, na UE, no mundo, se a comparência nas mesas de votos fosse de 80% e metade desses votos ou mais fosse branco ou nulo?

Que tipo de legitimidade teria um grupo de deputados eleitos por um círculo onde votaram 10% dos eleitores?

Que eles até possam ser eleitos por um único eleitor é irrelevante: ninguém no seu perfeito juízo pensaria duas vezes antes de fazer novas eleições!

Muito mais perigoso seria votar em protesto num qualquer partido à esquerda ou à direita, mandando para o governo uma equipa sem preparação, apanhada de surpresa, e com o qual todos teríamos de apanhar por tabela. E quem não vota, diz apenas que o processo não lhe interessa, não apareceu, é apanhado na praia, não está interessado em participar, é uma imagem ridícula que descredibiliza todos os eleitores a próxima vez que alguém pedir um referendo e nos disserem que não, porque nós não votamos quando somos chamados a esse DEVER.

Por isso, em vez de pura e simplesmente não ir votar dá um sinal muito mais claro para todos o voto em branco, é de quem não fica em casa, é de quem está contra o estado de coisas, é de quem exige que as coisas mudem, mas não aceita estas opções porque elas são todas más.

Se te sentes ofendido peço desculpa pelos termos que utilizei.

Extremismo foi o ponto em que chegámos: precisamos do FMI, FEEF - o que lhe quiserem chamar - para não entrarmos em default.

Tu vais votar no partido que nos liderou ao estado actual e mais, o pior está por vir! As pessoas ainda não têm consciência, mas vão ter…
O partido que nos escondeu a realidade, o partido que prometeu aumentos de salários sabendo que iria ser impossível cumprir.

Explica-me que eu não percebo! O barco afundou, por culpa do capitão e tu continuas a depositar confiança no mesmo!

Faz sentido?

Não tentem comparar o incomparável. :arrow:

[quote="Rui Sampaio, post:39, topic:20584"]

Essa é a tua opinião, respeito mas não concordo, não aceito que coloques palavras na minha boca / teclado que eu não proferi e muito menos aceito entrar numa discussão com termos como “enrabadas”, esse tipo de extremismo não resolve nada nem serve para uma discussão que se quer, no mínimo, civilizada! :idea:
[/quote]

Se te sentes ofendido peço desculpa pelos termos que utilizei.

Extremismo foi o ponto em que chegámos: precisamos do FMI, FEEF - o que lhe quiserem chamar - para não entrarmos em default.

Tu vais votar no partido que nos liderou ao estado actual e mais, o pior está por vir! As pessoas ainda não têm consciência, mas vão ter…
O partido que nos escondeu a realidade, o partido que prometeu aumentos de salários sabendo que iria ser impossível cumprir.

Explica-me que eu não percebo! O barco afundou, por culpa do capitão e tu continuas a depositar confiança no mesmo!

Faz sentido?

Para mim faz, decerto não fará para outros, convivo bem com as escolhas alheias e não vivo perturbado com o sentido de voto dos outros, vivemos num mundo de escolhas e nas Legislativas que se aproximam, dadas as escolhas que temos para optar, o meu voto será no PS de José Sócrates, repito, não voto em branco e sou de esquerda, a partir daqui é uma opção entre BE, PCP e PS, o meu voto está decidido! :arrow:

Voto no Bloco de Esquerda.

Ou seja, votas PS.

Não interessa quem lá está e o que já fez, é isso? Não interessa se estamos a falar de alguém que mentiu e levou Portugal à falência, é isso?

ok :wink: quem vota nas eleições terá que ser maior de idade por isso não citei, e não faz muito sentido colocar “Não tenho idade para votar”,então quem for menor que vote no que desejaria e explique a razão, esqueci-me foi do do “Não vou votar”, fica então como abstenção

Votei PS nas ultimas eleições, mas desta vez não irei repetir a situação. PSD também não me inspira confiança.

Estou mais inclinado para votar CDS :arrow:

Vou votar no PS, adoro o Sócrates!

Comparar o BE ao PNR é das coisas mais ridículas que já vi escritas neste fórum. Nunca votei BE, pondero fazê-lo agora, mas não é por isso que falo assim. O que tem a ver votar no BE com votar num partido xenófobo, racista e que põe em causa direitos fundamentais de cidadãos?

pessoal da esquerda, percebo o voto em branco mas reparem que quem vai beneficiar com essa “ausência” de voto vai ser sobretudo a direita!

eu voto CDU!

Obviamente comparar PNR e BE é ridículo do ponto de vista político. No entanto acho que existe um ponto em comum nos eleitores de ambos os partidos, ambos querem mudança têm é caminhos opostos para a fazer.

Artº 46º - Liberdade de Associação

nº 4 - Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista.

NOTA: extraída da CRP Anotada de Gomes Canotilho e Vital Moreira - “a definição de organizações fascistas terá de reportar-se em particular à ordem política concreta extinta em 25-4-1974, com os seus próprios símbolos, expoentes, organizações e ideologia, bem como às ideologias em que aquela se inspirou (cfr. Preâmbulo). De notar que a Constituição proíbe as organizações fascistas, mas não legitima a criação de qualquer delito de opinião. Podem defender-se ideias fascistas; o que não se pode é fundar organizações fascistas. Mas, por outro lado, a Constituição ao falar com de organizações, utiliza uma forma mais ampla que a de associações ou partidos, de forma a abranger todo o tipo de esquema organizatório que sirva de substracto a actividades fascistas ou à difusão de ideias fascistas. A proibição implica, naturalmente a obrigação de dissolvê-las, se constituídas, tendo a dissolução de ser decretada por um tribunal (cfr nº 2), qu eé, nos termos da lei, o Tribunal Constitucional (Lei 28/82, artº 10º). Note-se que o artº 163º-1/d parece supor que a participação em organizações de ideologia fascista dá lugar a punição penal.”

Está aqui uma diferença, por exemplo. Muito significativa. Organizações como o PNR nem são permitidas por constituição, em Portugal.

:arrow: :arrow: Sem dúvidas! penso da mesma forma. Mas a mim faz-me muita confusão e após o que se tem passado nestes ultimos 30 anos, é que como ainda há gente que vota em PS’s e PSD’s ^-^

x2

Estou inclinado para votar PCP também, mas ainda estou indeciso, para mim ou vai ser Bloco ou PCP.

Tal como referi existem diferenças na ideologia política.

Relativamente ao que esta escrito na constituição, não me parece que enviar determinadas ideologias políticas para a clandestinidade, tal como quem arruma no sotão a tralha que não quer ter à vista, seja uma atitude muito correcta.

Não deixa de ser curioso estar na constituição, nesse artigo específico, a expressão “ideologias fascistas” e não “ideologias totalitárias”, colocando deste modo em causa apenas a extrema direita como se em Portugal não existisse extrema esquerda.

Não querendo como é óbvio estar aqui a fazer de advogado do diabo, até porque não tenho nenhuma simpatia pelo partido em causa, o PNR tem todo o direito de estar presente no processo democrático como qualquer outro partido.

Tantos supostos votos como no BE :o

Também não consigo perceber o voto no CDS :inde: Para mim é o mais ridículo de todos os partidos.

quais legistativas? estamos só a eleger o secretário de estado do FMI :lol: :lol: :lol:

por isso é igual, escolham pelo que seja do sporting :lol: :lol: :lol:

Se votasse votava em branco ou no Partido da Terra ou no MEP. A classe política portuguesa em geral e sobretudo os partidos mais mediáticos causam-me náuseas, semeiam a corrupção e a sede de poder e o país que se foda.